GALP/combustiveis - Desmontando o mito (analise semanal)
Merceeiro Escreveu:Não tenho interesses na Galp, mas posso vir a ter, como poderei vir a ter noutra qualquer. Para já estou fora. Se algúns de vós ilustres foristas não tiver interesse na Galp, por favor comprem acções da Galp e dêem-me os dividendos, então.![]()
Se achas que os dividendos são assim tão gordos, porque não compras?
Merceeiro Escreveu:E da minha parte gostaria de ter melhores transportes públicos, n ando de carro por gosto, mas para não levar o dobro do tempo a chegar ao trabalho. Deem-me transportes públicos rápidos e eficientes e deixo o carro em casa com muito gosto!
Podes definir o que entendes por transportes públicos rápidos e eficientes?
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Elias Escreveu:alvim Escreveu:Mas falando serio... os combustiveis ainda estão muito caros.
Hummm... a que preço acharias os combustíveis baratos?alvim Escreveu:Torno a avisar para o caso do GPL que NAO está a Baixar. È uma vergonha!!!
Podes apresentar o histórico?alvim Escreveu:vão roubar para a estrada.
epa, mas eles já lá estão
Elias
no site, http://www.maisgasolina.com/ , é possivel fazer comparaçoes e ver onde os combustiveis sao mais baratos.
Se há meia duzia de postos a vender abaixo do preço praticado pelos GRANDES, estes tambem podem baixar!!!
Torno a referir o caso do GPL da Galp, custa 0,72 cts....;
na figueira da foz e noutros locais, ele está a 0,58cts ou seja 0,15 cts de diferença.
Na prática, o GPL da GALP, custa mais 25% !!!!!!
Como é possivel eles não baixarem????
São 25% de diferença.
Sao exemplos como estes que revoltam as pessoas.
Não tenho interesses na Galp, mas posso vir a ter, como poderei vir a ter noutra qualquer. Para já estou fora. Se algúns de vós ilustres foristas não tiver interesse na Galp, por favor comprem acções da Galp e dêem-me os dividendos, então.
Peço desculpa, realmente o tópico n é sobre os lucros da Galp. É sobre variações de preços.
E da minha parte gostaria de ter melhores transportes públicos, n ando de carro por gosto, mas para não levar o dobro do tempo a chegar ao trabalho. Deem-me transportes públicos rápidos e eficientes e deixo o carro em casa com muito gosto!
Cumpts e bons negócios

Peço desculpa, realmente o tópico n é sobre os lucros da Galp. É sobre variações de preços.
E da minha parte gostaria de ter melhores transportes públicos, n ando de carro por gosto, mas para não levar o dobro do tempo a chegar ao trabalho. Deem-me transportes públicos rápidos e eficientes e deixo o carro em casa com muito gosto!
Cumpts e bons negócios
A mercearia de valores não faz fiado
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Merceeiro Escreveu:A Galp sempre alegou que teve que esmagar margens para não repercutir o verdadeiro preço do petróleo nos combustíveis, quando esteve a quase 150 dólares, (...)
Não me recordo que a GALP tenha alegado isso.
O que sei é que as margens dos refinados no Verão estiveram bastante baixas mas por razões de mercado e não porque a GALP quisesse repercurtir isto ou aquilo. A GALP só seguiu o mercado e na altura as margens estavam muito baixas...
Merceeiro Escreveu:Toda a gente percebe o que quero dizer...
Eu também percebo o que queres dizer. Agora, isso não interessa para nada, pelo menos para o propósito deste tópico.
Aqui a questão não é se a GALP tem grandes ou pequenos lucros (há um tópico mais adequado para isso, o tópico da própria GALP). Este tópico é para analisar o comportamento da evolução do preço face à matéria-prima que se demonstra correcto com o tempo.
Acessoriamente tem sido possível antever preços e alterações futuras o que também é de utilidade para as pessoas.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Merceeiro Escreveu:O crescimento brutal dos lucros que se poderá vir a confirmar, ou não, irá espelhar se o negócio correu mal ou não. A Galp sempre alegou que teve que esmagar margens para não repercutir o verdadeiro preço do petróleo nos combustíveis, quando esteve a quase 150 dólares, por isso esperemos para ver o resultado nos lucros.
Segundo julgo saber os lucros da GALP provêm essencialmente do gás natural.
Merceeiro Escreveu:Ao menos venham de lá esse dividendos gordos!
Bom, se tu tens interesses na GALP então o caso muda de figura. Vou fazer "shift + delete" de tudo quando escreveste nos posts anteriores.
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MarcoAntonio Escreveu:Aqui a ideia não é discutir os lucros da GALP (nem da EDP, nem do BCP nem de nenhuma outra cotada) mas analisar como se tem comportado a evolução do preço dos combustíveis face ao preço da matéria-prima.
O crescimento brutal dos lucros que se poderá vir a confirmar, ou não, irá espelhar se o negócio correu mal ou não. A Galp sempre alegou que teve que esmagar margens para não repercutir o verdadeiro preço do petróleo nos combustíveis, quando esteve a quase 150 dólares, por isso esperemos para ver o resultado nos lucros.
Toda a gente percebe o que quero dizer...
Vão alegar que reduziram custos noutros sectores, blá blá. Tá bem abelha.
Ao menos venham de lá esse dividendos gordos!
cumpts
A mercearia de valores não faz fiado
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alvim Escreveu:Mas falando serio... os combustiveis ainda estão muito caros.
Hummm... a que preço acharias os combustíveis baratos?
alvim Escreveu:Torno a avisar para o caso do GPL que NAO está a Baixar. È uma vergonha!!!
Podes apresentar o histórico?
alvim Escreveu:vão roubar para a estrada.
epa, mas eles já lá estão

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Elias Escreveu:Oh alvim, logo hoje que a gasolina desceu?
Por isso mesmo. Hoje é com disconto !!!!

Mas falando serio... os combustiveis ainda estão muito caros.
Torno a avisar para o caso do GPL que NAO está a Baixar. È uma vergonha!!!
É o combustivel menos pluente que está no mercado, alem de ser o mais barato de extrair do poço...; como dizia o outro... vão roubar para a estrada.
jfr2006 Escreveu:(...) e não lag's que são uma semana ou 2 dias quando é para subir e 2 semanas quando é para descer
Eu volto a pedir que coloques datas e valores e demonstres o que alegas.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Merceeiro Escreveu:Por mim, posso apresentar qualquer coisa. Tenho nos meus registos que a última vez que o petróleo esteve a aprox 75 dólares foi no principo de Agosto 2007. Em euros era à volta de 55€. É o que se está a verificar agora, mais centésima menos décima.
O Gasóleo estava a 1,097€
A média do preço do petróleo em Julho de 2007 foi de cerca de 54 euros e em Agosto, de cerca de 53 euros.
O valor actual que está a servir de referência ao preço dos combustíveis é de 64.7 euros (semana de 6 a 10 de Outubro). Um bom bocado acima ainda, portanto...
Merceeiro Escreveu:Descontando subidas da inflação (julgo que não houve subida do ISP) o gasóleo penso que ainda tem margem para descer, e bem.
Além disso, o gasóleo nestes meses desde Agosto do ano passado até agora inflaccionou mais que o petróleo e a gasolina. Esquece o gasóleo ao mesmo preço para o mesmo valor do petróleo pois ele subiu proporcionalmente mais em todo o lado, não só em Portugal.
A inflacção aqui não conta para nada, praticamente.
Merceeiro Escreveu:Entretanto aguardemos o lucro trimestral da Galp, enquanto não sabemos o lucro anual de 2008, se subiu ou não em relação a 2007.
Aqui a ideia não é discutir os lucros da GALP (nem da EDP, nem do BCP nem de nenhuma outra cotada) mas analisar como se tem comportado a evolução do preço dos combustíveis face ao preço da matéria-prima.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco,
se estiveres interessado, fica aqui um link com o preço por tonelada do preço do gasóleo em londres, que penso que seja a referência para nós...
http://app2.expansion.com/cuadrostudine ... teria=LGO#
Não se tens tempo para estudar estes valores... há tempos, olhava sempre para estes valores.
Cumps.
se estiveres interessado, fica aqui um link com o preço por tonelada do preço do gasóleo em londres, que penso que seja a referência para nós...
http://app2.expansion.com/cuadrostudine ... teria=LGO#
Não se tens tempo para estudar estes valores... há tempos, olhava sempre para estes valores.
Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Agora que tenho o histórico dos preços completo, para cada dia é calculada a média do preço do crude em eruos (tendo em conta a média cambial desse dia) e depois, para a semana, é calculada a média dos 5 dias da semana: (A+B+C+D+E)/5
Não se trata de uma média entre o máximo e o mínimo mas sim de uma média real (do mais real que se consegue tendo históricos EOD).
Não se trata de uma média entre o máximo e o mínimo mas sim de uma média real (do mais real que se consegue tendo históricos EOD).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco:
Ainda não entendi como é que fazes esses gráficos.
Se o crude variar de 2.º a 6.º entre os $75 e os $90 qual é o valor que consideras para aferir da suposta relação entre o preço nas bombas e o preço do crude?
P.S.: "suposta" não impica o descrédito dos teus gráficos
Ainda não entendi como é que fazes esses gráficos.
Se o crude variar de 2.º a 6.º entre os $75 e os $90 qual é o valor que consideras para aferir da suposta relação entre o preço nas bombas e o preço do crude?
P.S.: "suposta" não impica o descrédito dos teus gráficos
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jfr2006 Escreveu:Elias Escreveu:jfr2006 Escreveu:curioso, curioso é que os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal descem só 5,5 cêntimos ao gasóleo,enquanto que a cepsa desce 7 cêntimos![]()
![]()
Ou seja, a roubalheira continua![]()
Eu ainda não percebi o que é que tu defendes.
Em tua opinião qual deveria ser o preço de venda da gasolina?
Da gasolina, pode ser o que te apetecer...eu não meto gasolina![]()
O que eu defendo, é simples: preços reais e actualizações reais e não lag's que são uma semana ou 2 dias quando é para subir e 2 semanas quando é para descer![]()
Claro que só não vê isso quem quer..
Sim.. mas quando o Petroil estava a 140 USD se tivessem colocado o preço que defendes... tinhas-te revoltado..
Pois eu até defendo que não deviam acompanhar o mercado com tanta frequência.. deve ser dos pouco negócios onde isso acontece.
Se o resto da economia fosse atrás deles.. já estavamos a pagar muito mais por todos os bens que viajam por via rodoviária.. e pela energia. E não era lá muito positivo pois não?
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Sim, explica lá...
Por mim, posso apresentar qualquer coisa. Tenho nos meus registos que a última vez que o petróleo esteve a aprox 75 dólares foi no principo de Agosto 2007. Em euros era à volta de 55€. É o que se está a verificar agora, mais centésima menos décima.
O Gasóleo estava a 1,097€
Descontando subidas da inflação (julgo que não houve subida do ISP) o gasóleo penso que ainda tem margem para descer, e bem.
Entretanto aguardemos o lucro trimestral da Galp, enquanto não sabemos o lucro anual de 2008, se subiu ou não em relação a 2007.
Cumpts!



Por mim, posso apresentar qualquer coisa. Tenho nos meus registos que a última vez que o petróleo esteve a aprox 75 dólares foi no principo de Agosto 2007. Em euros era à volta de 55€. É o que se está a verificar agora, mais centésima menos décima.
O Gasóleo estava a 1,097€
Descontando subidas da inflação (julgo que não houve subida do ISP) o gasóleo penso que ainda tem margem para descer, e bem.
Entretanto aguardemos o lucro trimestral da Galp, enquanto não sabemos o lucro anual de 2008, se subiu ou não em relação a 2007.
Cumpts!
Editado pela última vez por Merceeiro em 15/10/2008 11:33, num total de 1 vez.
A mercearia de valores não faz fiado
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jfr2006 Escreveu:Elias Escreveu:jfr2006 Escreveu:curioso, curioso é que os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal descem só 5,5 cêntimos ao gasóleo,enquanto que a cepsa desce 7 cêntimos![]()
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Ou seja, a roubalheira continua![]()
Eu ainda não percebi o que é que tu defendes.
Em tua opinião qual deveria ser o preço de venda da gasolina?
Da gasolina, pode ser o que te apetecer...eu não meto gasolina![]()
O que eu defendo, é simples: preços reais e actualizações reais e não lag's que são uma semana ou 2 dias quando é para subir e 2 semanas quando é para descer![]()
Claro que só não vê isso quem quer..
Qual seria então o preço justo para o gasoleo? Em que dia devia ter descido? Qual a próxima data para descer ou subir pela tuas contas?
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Elias Escreveu:jfr2006 Escreveu:curioso, curioso é que os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal descem só 5,5 cêntimos ao gasóleo,enquanto que a cepsa desce 7 cêntimos![]()
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Ou seja, a roubalheira continua![]()
Eu ainda não percebi o que é que tu defendes.
Em tua opinião qual deveria ser o preço de venda da gasolina?
Da gasolina, pode ser o que te apetecer...eu não meto gasolina

O que eu defendo, é simples: preços reais e actualizações reais e não lag's que são uma semana ou 2 dias quando é para subir e 2 semanas quando é para descer

Claro que só não vê isso quem quer..

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jfr2006 Escreveu:curioso, curioso é que os Grandes Aldrabões e Ladrões de Portugal descem só 5,5 cêntimos ao gasóleo,enquanto que a cepsa desce 7 cêntimos![]()
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Ou seja, a roubalheira continua![]()
Eu ainda não percebi o que é que tu defendes.
Em tua opinião qual deveria ser o preço de venda da gasolina?
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