Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP. ga

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por R_Martins » 30/5/2003 15:24

Pata

Eu poderia partilhar do teu não optimismo na EDP e não me vai custar muito mudar de opinião, ou melhor,estar menos optimista,poderia durar dois segundos, basta o ministro-da-luz abrir a boca a respeito e lá vai ela...
Enquanto esse rapaz estiver calado, pode ser.Agora se começa a inventar, cuidado.
Já veremos...
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

EDP

por Razao_Pura » 30/5/2003 13:05

pois...
há sempre dois caminhos, ou para cima ou para baixo.
ou para o lado, ultimamente lateralizações é que não têm faltado no nosso PSI.

De qualquer forma, um canal descentdente de longo prazo é sempre um canal descendente de longo prazo.

Resta saber se o papel tem força para inverter o trend de longo prazo.

No curto prazo está bem e recomenda-se mas há sempre a teoria da opinião contrária. Se todos acreditam que continuará a subir há sempre a possibilidade de contrariar esta opinião.

Em bolsa está provado que tudo pode acontecer. Mas não vai... :mrgreen:
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por Pata-Hari » 30/5/2003 12:55

Bem, eu continuo a gostar da minha linha, e não vos estou a pedir que gostem, lol. De qq modo, a linha está mesmo só a 1.90, ainda tem uns ticks até lá chegar.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por MarcoAntonio » 30/5/2003 12:52

Referes-te à linha branca?

Se sim, eu dou-te a minha opinião: eu considero que essa linha já foi relativamente consistente.

Digo já foi porquê?

Porque essa linha foi testada entre Setembro/2000 e Outubro/2001 (13 meses). E já não é testada há... 19 meses!

Ou seja, estás a extrapolar uma linha que terá durado cerca de um ano, para um período de caso 3 anos. O que a meu ver retira muita credibilidade à linha por outras palavras, ela já existiu... mas tenho poucas garantias que ela <b>ainda</b> exista.

É claro que ela poderá funcionar mas considero um critério fraco quando comparado com outros dados. Eu, pessoalmente, não shortaria a EDP com base nessa linha quando ela fez um bom fundo e sobe agora com volume e vai quebrando resistência atrás de resistência.

Enfim, é uma opinião e uma questão de critérios.

Além do mais, não me referia a essa linha em particular. Essa é até a mais interessante que vejo no gráfico... :wink:
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 30/5/2003 13:10, num total de 3 vezes.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 30/5/2003 12:49

Este teu post levanta uma questão importante. Imagina uma linha de tendência com 3 anos, que tem 10 pontos de toque, mas 9 dos pontos de toque são em 9 dias consecutivos. Isso faz com que eu considere que a linha tem apenas dois pontos de toque, pois num horizonte temporal tão alargado, toques em dias próximos não os considero na minha contagem.

A questão é polémica mas é assim que eu a interpreto.

Beijos,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Pata-Hari » 30/5/2003 12:44

Ah e na linha amarela até podes considerar que são 4 pontos, apesar do primeiro não estar bem desenhado, é verdade. Mas pronto, era para o registo.
Administrador Fórum

por Pata-Hari » 30/5/2003 12:42

LOL, quer isso dizer que os 11 pontos de contacto não são do teu agrado? ok, eu tb não te quereria influenciar :P
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 30/5/2003 12:36

Eu tenho a opinião de que uma linha tendência, quanto mais alargado o seu prazo, mais se lhe exige a nível de consistência.

Ou seja, considero regra geral uma linha com 3 pontos no curtíssimo-prazo suficientemente consistente mas posso considerar uma linha no longo-prazo, mesmo que com 3 pontos, pouco consistente.

Isto porque quanto mais alargamos o prazo maior é a probabilidade de encontrarmos 3 pontos em linha sem que estes tenham qualquer significado de especial ou de alguma forma traduzam realmente o movimento do título.

Portanto, quando se fala de uma linha de longo-prazo, considero que a consistência da linha ganha particular importância dado que a arbitrariedade pode não resumir-se a um ou a dois pontos mas mesmo a mais (por uma mera questão de probabilidades). Por outro lado, existe sempre a tentação de encontrar uma linha mesmo quando ela não existe. Quero dizer, nada obriga a que um título tenha num determinado espaço temporal uma linha válida. Nesse espaço o título pode ter passado por vários estados diferentes e não existir uma linha que represente o seu movimento de uma forma válida. Este tema já tinha sido abordado de uma forma ligeira numa resposta minha ao Nuno Faustino numa questão que ele me colocou e já o abordei noutras alturas (se não me falha a memória falei tb desta questão da consistencia nos vários planos temporais no artigo sobre linhas de tendência).

Uma última nota, no entanto, não considero que a consistência se avalie apenas pelo número de pontos de toque (o que justifica que o mesmo número de pontos não represente necessariamente o mesmo nível de consistencia/validade) mas por outros aspectos: além do plano temporal, podemos recorrer a uma Média Móvel no mesmo plano temporal para aferir se ao longo desse período de tempo o título manteve um ritmo de variação próximo do apresentado pela linha de tendência que estamos a estudar, por exemplo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por tiagor » 30/5/2003 12:33

Entretanto.. aqui fica um gráfico bem mais bonito ;)
a estrela às 12:30
Anexos
edp.jpg
edp.jpg (78.51 KiB) Visualizado 2575 vezes

Registado: 30/4/2003 18:49

por Ulisses Pereira » 30/5/2003 12:31

Mesmo numa perspectiva de médio/longo prazo, acho que a EDP está com óptimo aspecto. Continuo a acreditar que Quarta-feira foi um dia que marcou o futuro da EDP, com a ruptura da base que foi criando ao longo de um ano. Esta minha opinião foi desenvolvida no artigo "Mais uma luz a iluminar a nossa Bolsa" que pode ser lido em:

http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=89

Estava dado o sinal de compra pelo qual esperava há muitos meses.

Beijos e abraços,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por tiagor » 30/5/2003 12:27

há que aproveitar o dia-a-dia.. amanhã logo se vê ;)
Entretanto.. o melhor é apreciar os números enquanto brilham

Registado: 30/4/2003 18:49

por Pata-Hari » 30/5/2003 12:24

É, o volume é mesmo bom para esta hora do dia... mas quando olho para o looongggo prazo, fico com a mesma impressão(medo) que tenho no mercado todo : "isto já está tãooooo esticadooooooooo e não me parece que seja "o bull"".
Administrador Fórum

por NORTE » 30/5/2003 12:20

O que aconteceu as 12:15H??? Tantas compras de uma só vez??? Alguem viu o que eu vi?
Foi uma compra ao market a 1.81€, 1.82€ e 1.83€!
Foi mais de 1Milhão de acções ou estou a ver mal?

Ass: Diogo Cardoso

Registado: 13/5/2003 11:42

por NORTE » 30/5/2003 12:17

Já repararam no volume???
Uma quebra dos 1.80€ com este volume é um bom sinal... não te parece Marta? Mas é sempre bom ver outras opiniões.

Um abraço e Bons Negócios.

Ass: Diogo Cardoso

Registado: 13/5/2003 11:42

EDP

por Razao_Pura » 30/5/2003 12:03

Hoje que eu finalmente me rendi aos encantos da lampadinha é que vens para aqui agoirar?

Santa paciência...

lol!
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por Pata-Hari » 30/5/2003 12:03

LOL, aqui fica, mas a ideia é mesmo assustar o pessoal :twisted: . Para tornar mais bombástico ainda poderia terminar, dizendo:

SHORT DO ANO?
Anexos
edp.png
edp.png (25.62 KiB) Visualizado 2660 vezes
Editado pela última vez por Pata-Hari em 30/5/2003 12:07, num total de 2 vezes.
Administrador Fórum

por Pata-Hari » 30/5/2003 12:01

LOLOL! opá, as linhas mexeram-seeeeeeeeeeeeee!

HAHAHA, que cenaaaaaaaaaa!
Administrador Fórum

por R_Martins » 30/5/2003 11:58

Pata

Que lindo gráfico…
Parece um feijão, a germinar em terra dura, curvas e curvinhas, branco pela sombra, quando rebentar as pontas serão verdes, muito verdes.
Que comparações, não fosse eu agricultor.
Bons negócios
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por TRSM » 30/5/2003 11:54

Que :lol: :lol: lindo que ficou o teu gráfico :lol: :lol:

É melhor tirares essas LTD, pq acho que não vão fazer qq tipo de resist. a ela :lol: :lol:

Não compraste???? comprasses, mas agora não venhas assustar o pessoal tá Martinha :lol: :lol:

jinhos

TRSM
Anexos
Image1.gif
Image1.gif (60.45 KiB) Visualizado 2702 vezes

Registado: 5/11/2002 11:30

por Ulisses Pereira » 30/5/2003 11:53

Pata,

Já sabias que eu viria aqui dizer-te isto (já é meu costume sempre que aparecem linhas destas): Nenhuma daquelas linhas tem dois pontos de toque, condição essencial para o traçado de uma linha de tendência. Não é? ;)

Beijos,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

EDP. ga

por Pata-Hari » 30/5/2003 11:46

Aqui fica o meu boneco, que não é igual e tão entusiasmante quanto outros que aqui tenho visto..
Anexos
edp.png
edp.png (25.25 KiB) Visualizado 2721 vezes
Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Aqui_Vale, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, m-m, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1 e 150 visitantes