Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 25/6/2008 12:39

Mas eu volto a repetir o que disse ontem: A culpa é, sobretudo, dos operadores de mercado que - sem quererem defraudar as expectativas dos jornalistas com quem desejam continuar a manter boas relações- têm que arranjar sempre alguma justificação. E a dos estrangeiros é sempre perfeita. Quase sempre... :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por TP1 » 25/6/2008 12:36

carrancho Escreveu:
TP1 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:
Ah... e se ontem os títulos da Imprensa eram "Bolsa Nacional afunda com saída de estrangeiros", quer dizer que eles vieram a correr outra vez? ;)

Um abraço,
Ulisses

:mrgreen: :mrgreen:

Se houver muitos jornalistas a lerem o CB, vais come;ar a receber muitos emails... :lol:

Duvido... já tinham aprendido alguma coisa! :wink:

Naaaa, saudades do sol algarvio. Ja eram muitas... :)

Registado: 30/11/2007 21:13

por carrancho » 25/6/2008 12:32

TP1 Escreveu:
Ah... e se ontem os títulos da Imprensa eram "Bolsa Nacional afunda com saída de estrangeiros", quer dizer que eles vieram a correr outra vez? ;)

Um abraço,
Ulisses

Se houver muitos jornalistas a lerem o CB, vais come;ar a receber muitos emails... :lol:

Duvido... já tinham aprendido alguma coisa! :wink:
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por asgardd » 25/6/2008 12:29

Laaz Rockit Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Ah... e se ontem os títulos da Imprensa eram "Bolsa Nacional afunda com saída de estrangeiros", quer dizer que eles vieram a correr outra vez? ;)

Ulisses

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Só disseram que saíram, nao disseram que nao voltariam hoje :mrgreen:

Registado: 5/6/2008 22:53

por Laaz Rockit » 25/6/2008 12:27

Ulisses Pereira Escreveu:Ah... e se ontem os títulos da Imprensa eram "Bolsa Nacional afunda com saída de estrangeiros", quer dizer que eles vieram a correr outra vez? ;)

Ulisses

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.

Registado: 30/11/2007 21:12

por TP1 » 25/6/2008 12:25

Um abraço,
Ulisses

por Ulisses Pereira » 25/6/2008 12:19

Aì está ele a ressaltar no local previsto! Tal como escrevi aqui ontem, o PSI estava no local perfeito para um ressalto: Zona de suporte, estado de "sobrevenda" como só tinha estado uma vez nos últimos 10 anos e e uma escalada do pessimismo.

Durará 1 dia? 1 semana? 1 mês? Tal como ontem, não faço a menor ideia. :)

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (34.84 KiB) Visualizado 4534 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (38.65 KiB) Visualizado 4519 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (28.08 KiB) Visualizado 4526 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Resina » 25/6/2008 0:02

Titleist,
investidores institucionais!? Como é que eles souberam isso... E que isso é deveras interessante, quando eles voltarem a entrar eu faço umas compras...
Enfim... :?
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por marbar » 24/6/2008 23:29

Esta questão do nosso jornalismo é comun a várias áreas.
Eu trabalho com direito penal e provavelmente nos nossos media 50% ou mais, são notícias relacionadas com crimes, detenções, preventivas, tribunais, mps, polícias, etc..
uma coisa posso garantir e de certeza que há por aqui gente com formação na área, é uma barrigada de rir com os comentários da maior parte dos jornalistas.
Um abraço
BN
Marbar

Registado: 29/11/2007 10:11

por Titleist » 24/6/2008 19:28

Ulisses Pereira Escreveu:TP1, o que te posso dizer é que isto acontece no mundo inteiro. Não tem a ver com falta de profissionalismo, nem tem a ver com alguma característica portuguesa.

E até digo mais... se temos uma má programação televisiva, é porque as TV`s dão o que povo quer ver. Se a informação sobre Bolsa é assim, é porque é isto que as pessoas querem ler. Se alguém não apresenta uma justificação para o que está a suceder, não tem interesse.

Nós, no Caldeirão, continuaremos o nosso papel pedagógico.

Um abraço,
Ulisses

mais um exemplo do bom jornalismo bolsista:

in diario económico

O índice de referência nacional encerrou em queda acentuada pela terceira sessão consecutiva, tendo hoje atingido mínimos de dois anos devido às ordens de venda emitidas por investidores institucionais, que se encontram preocupados com a situação económica ocidental, depois dos fracos indicadores hoje divulgados tanto nos EUA como na Zona Euro.

:wall:
"O $$$ foi feito para se gastar 8-), não para se perder :( ..."

Registado: 5/12/2006 16:44

por Crómio » 24/6/2008 16:49

Crómio Escreveu:Olha, nem mais, acabadinha de sair:

Petróleo valoriza com greve na Nigéria
(24-06-2008 - 16:31)

Os preços do petróleo seguiam a valorizar impulsionados pela greve dos trabalhadores da Chevron que ameaça aumentar as perdas de produção na Nigéria. As declarações do presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) que afirmou que os preços não vão descer também estão a impulsionar a matéria prima.

O West Texas Intermediate (WTI) seguia a ganhar 0,45% para os 137,36 dólares por barril no mercado nova-iorquinho depois de já ter estado a valorizar 1,47%. Em Londres, o "Brent" do mar do Norte, que serve de referência à economia portuguesa, depois de ganhar mais de 1,3% seguia a negociar nos 136,47 dólares ao avançar 0,41%.

No momento emque a notícia sai, o Oil(NY) está a perder -0,16 a 136,5$.

E agora qual será a notícia a justificar a queda?

Bem,agora já vai em -0,29...

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Crómio » 24/6/2008 16:48

Olha, nem mais, acabadinha de sair:

Código: Selecionar todos
[b]Petróleo valoriza com greve na Nigéria[/b]
(24-06-2008 - 16:31)

Os preços do petróleo seguiam a valorizar impulsionados pela greve dos trabalhadores da Chevron que ameaça aumentar as perdas de produção na Nigéria. As declarações do presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) que afirmou que os preços não vão descer também estão a impulsionar a matéria prima.

[b]O West Texas Intermediate (WTI) seguia a ganhar 0,45% para os 137,36 dólares por barril no mercado nova-iorquinho depois de já ter estado a valorizar 1,47%. [/b]Em Londres, o "Brent" do mar do Norte, que serve de referência à economia portuguesa, depois de ganhar mais de 1,3% seguia a negociar nos 136,47 dólares ao avançar 0,41%.

No momento emque a notícia sai, o Oil(NY) está a perder -0,16 a 136,5$.

E agora qual será a notícia a justificar a queda?

Bem,agora já vai em -0,29...

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

por Pedro Miguel » 24/6/2008 16:28

"Não há qualquer duvida que estamos a encaminhar-nos para uma recessão se já não estivermos lá" afirmou Michael Chren da Allegiant Asset Managemnet citado pela Bloomberg.

Quando a recessão estiver a acabar é que finalmente vão admitir

:lol: :lol: :lol: :lol: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 29/11/2007 11:45

por lemor » 24/6/2008 16:16

Sim são quase sempre esses os títulos:

"As bolsas norte-americanas estão a ser penalizadas pela divulgação de dados económicos negativos. "

ou

"As bolsas norte-americanas sobem após a divulgação de dados económicos acima do esperado."

:|

Registado: 8/3/2007 15:37

por Ulisses Pereira » 24/6/2008 16:16

TP1, o que te posso dizer é que isto acontece no mundo inteiro. Não tem a ver com falta de profissionalismo, nem tem a ver com alguma característica portuguesa.

E até digo mais... se temos uma má programação televisiva, é porque as TV`s dão o que povo quer ver. Se a informação sobre Bolsa é assim, é porque é isto que as pessoas querem ler. Se alguém não apresenta uma justificação para o que está a suceder, não tem interesse.

Nós, no Caldeirão, continuaremos o nosso papel pedagógico.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por TP1 » 24/6/2008 16:12

Ulisses Pereira Escreveu:"As bolsas norte-americanas estão a ser penalizadas pela divulgação de dados económicos negativos. "

Por exemplo, esta é o título que domina as principais fontes de notícias financeiras portuguesas hoje. E eu pergunto: Mas os futuros norte-americanos já não estavam bem negativos antes destes dados?

E volto a perguntar: Se hoje as Bolsas americanas fecharem a subir, como se vai alterar estes títulos? Afinal às 15h30 as Bolsa afundavam por causa destes dados e no fecho já não?

Um abraço,
Ulisses

LOL Mas esse tem sido o pão nosso de cada dia desde Agosto passado. Por isso, não acho que muitos destes jornalistas, sejam verdadeiros profissionais. Não dizem a verdade (ignorância?), mas procuram desculpas.

por Crómio » 24/6/2008 16:11

Concordo, por exemplo o Oil:

Desceu, notícia:

"Petróleo desce com declarações de aumento de produção."

A seguir, no mesmo dia, o Oil sobe:

"Petróleo sobe com greve na Nigéria."

Existem sempre notícias positivas e negativas acerca de qualquer subjacente, e se não existirem é fácil inventar, confundindo a prima do mestre de obras com a obra prima do mestre.

Então a lógica da batata prossegue e justificam-se as quedas com as más notícias e as subidas com as boas.

No fim nem se sabe qual das notícias realmente teve impacto, ou qual teve mais impacto que a outra.

É por isso que dou total prioridade à Análise Técnica onde até se podem "ler" essas notícias.

O mais fantástico é quando a AT "prevê" uma notícia com grande impacto no subjacente.

Abraço

William Bernstein

por Ulisses Pereira » 24/6/2008 16:02

"As bolsas norte-americanas estão a ser penalizadas pela divulgação de dados económicos negativos. "

Por exemplo, esta é o título que domina as principais fontes de notícias financeiras portuguesas hoje. E eu pergunto: Mas os futuros norte-americanos já não estavam bem negativos antes destes dados?

E volto a perguntar: Se hoje as Bolsas americanas fecharem a subir, como se vai alterar estes títulos? Afinal às 15h30 as Bolsa afundavam por causa destes dados e no fecho já não?

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por AC Investor Blog » 24/6/2008 15:40

Ulisses Pereira Escreveu: Escrever sobre Bolsa é muito diferente de se escrever sobre outros aspectos económicos. Tirando os erros normais (que os há em todo o lado) até considero a informação económica em portugal de boa qualidade. Agora em relação aos mercados, não.

Nunca estive tão de acordo contigo. :mrgreen:
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por pinhal » 24/6/2008 15:35

obrigado Ulisses, pela forma como sempre aqui procura ilucidar os ignorantes como eu.
Resina estava a perguntar sobre o mercado referente ao PSI 20. Se quiser outras informações, obviamente pergunto.
Editado pela última vez por pinhal em 24/6/2008 15:44, num total de 1 vez.

Registado: 5/7/2007 18:13

por Ulisses Pereira » 24/6/2008 15:27

Tal como disse, eu acho que estamos numa zona em que há boas probabilidades de termos um ressalto. Mas não vejo qualquer demonstração de força que me faça despir o fato de urso que tenho vestido há largos meses.

A minha forma de estar no mercado é a de não o tentar contrariar. Não tentar ser o herói. O mercado dará sinais de força (e os sinais de força não são um mero ressalto) que nos farão perceber que a tendência de médio/longo prazo mudou. Isso acontecerá um dia. Daqui a 1 mês? Daqui a 1 ano? Daqui a 5 anos? Deixo isso para os videntes. Prefiro ir guiando as minhas análises pelo que vejo.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Resina » 24/6/2008 15:27

pinhal Escreveu:pois... eu sei.
estava a ver se havia alguma esperança no horizonte. :mrgreen:
obrigado

Consideras a esperança como uma subida?
Nos dias que correm há tanta gente que ganha nas quedas como nas subidas... Com os certificados que são praticamente o mesmo que as acções, podes ganhar nas quedas como ganhas nas subidas... Por isso esperança nos tempos que correm depende de que lado do mercado estás...
Abraço
Editado pela última vez por Visitante em 24/6/2008 15:41, num total de 1 vez.
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por carrancho » 24/6/2008 15:26

Discordo em absoluto!!

Ulisses estamos a falar de profissionais, não andamos aqui a brincar para vender de jornais...

Se não andam disfarçam bem, mas talvez seja mesmo só ignorância e falta de brio profissional.

eu poderia fazer um topico igualzinho com todas as asneiras dos forenses deste caldeirão!!

Pois, mas estes não são profissionais, não recebem pelos comentários que fazem nem têm nenhuma obrigação perante os seus leitores... podes juntar esta tua frase a esse teu tópico!

errar é humano, agora dizer que arranjam justificações para vender jornais é ridiculo...

Não diria que é para venderem jornais, é mais para não venderem jornais com apenas duas folhas... palha com força!!!

Mas não é só neste tipo de jornalismo, o desportivo é 1000 X pior.

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

Ulisses

por mcarvalho » 24/6/2008 15:25

Admirável !!

um abraço

mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por pinhal » 24/6/2008 15:21

pois... eu sei.
estava a ver se havia alguma esperança no horizonte. :mrgreen:
obrigado

Registado: 5/7/2007 18:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Silvaz77 e 184 visitantes