O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções
Mas eu volto a repetir o que disse ontem: A culpa é, sobretudo, dos operadores de mercado que - sem quererem defraudar as expectativas dos jornalistas com quem desejam continuar a manter boas relações- têm que arranjar sempre alguma justificação. E a dos estrangeiros é sempre perfeita. Quase sempre...
Um abraço,
Ulisses

Um abraço,
Ulisses
carrancho Escreveu:TP1 Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:
Ah... e se ontem os títulos da Imprensa eram "Bolsa Nacional afunda com saída de estrangeiros", quer dizer que eles vieram a correr outra vez?
Um abraço,
Ulisses
![]()
![]()
Se houver muitos jornalistas a lerem o CB, vais come;ar a receber muitos emails...
Duvido... já tinham aprendido alguma coisa!
Naaaa, saudades do sol algarvio. Ja eram muitas...

TP1 Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:
Ah... e se ontem os títulos da Imprensa eram "Bolsa Nacional afunda com saída de estrangeiros", quer dizer que eles vieram a correr outra vez?
Um abraço,
Ulisses
![]()
![]()
Se houver muitos jornalistas a lerem o CB, vais come;ar a receber muitos emails...
Duvido... já tinham aprendido alguma coisa!

Abraço,
Carrancho
Carrancho
Aì está ele a ressaltar no local previsto! Tal como escrevi aqui ontem, o PSI estava no local perfeito para um ressalto: Zona de suporte, estado de "sobrevenda" como só tinha estado uma vez nos últimos 10 anos e e uma escalada do pessimismo.
Durará 1 dia? 1 semana? 1 mês? Tal como ontem, não faço a menor ideia.
Um abraço,
Ulisses
Durará 1 dia? 1 semana? 1 mês? Tal como ontem, não faço a menor ideia.

Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (34.84 KiB) Visualizado 4549 vezes
-
- forum-psi2.GIF (38.65 KiB) Visualizado 4534 vezes
-
- forum-psi3.GIF (28.08 KiB) Visualizado 4541 vezes
Titleist,
investidores institucionais!? Como é que eles souberam isso... E que isso é deveras interessante, quando eles voltarem a entrar eu faço umas compras...
Enfim...
investidores institucionais!? Como é que eles souberam isso... E que isso é deveras interessante, quando eles voltarem a entrar eu faço umas compras...
Enfim...

Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Esta questão do nosso jornalismo é comun a várias áreas.
Eu trabalho com direito penal e provavelmente nos nossos media 50% ou mais, são notícias relacionadas com crimes, detenções, preventivas, tribunais, mps, polícias, etc..
uma coisa posso garantir e de certeza que há por aqui gente com formação na área, é uma barrigada de rir com os comentários da maior parte dos jornalistas.
Um abraço
BN
Marbar
Eu trabalho com direito penal e provavelmente nos nossos media 50% ou mais, são notícias relacionadas com crimes, detenções, preventivas, tribunais, mps, polícias, etc..
uma coisa posso garantir e de certeza que há por aqui gente com formação na área, é uma barrigada de rir com os comentários da maior parte dos jornalistas.
Um abraço
BN
Marbar
- Registado: 29/11/2007 10:11
Ulisses Pereira Escreveu:TP1, o que te posso dizer é que isto acontece no mundo inteiro. Não tem a ver com falta de profissionalismo, nem tem a ver com alguma característica portuguesa.
E até digo mais... se temos uma má programação televisiva, é porque as TV`s dão o que povo quer ver. Se a informação sobre Bolsa é assim, é porque é isto que as pessoas querem ler. Se alguém não apresenta uma justificação para o que está a suceder, não tem interesse.
Nós, no Caldeirão, continuaremos o nosso papel pedagógico.
Um abraço,
Ulisses
mais um exemplo do bom jornalismo bolsista:
in diario económico
O índice de referência nacional encerrou em queda acentuada pela terceira sessão consecutiva, tendo hoje atingido mínimos de dois anos devido às ordens de venda emitidas por investidores institucionais, que se encontram preocupados com a situação económica ocidental, depois dos fracos indicadores hoje divulgados tanto nos EUA como na Zona Euro.

"O $$$ foi feito para se gastar
, não para se perder
..."

Crómio Escreveu:Olha, nem mais, acabadinha de sair:Petróleo valoriza com greve na Nigéria
(24-06-2008 - 16:31)
Os preços do petróleo seguiam a valorizar impulsionados pela greve dos trabalhadores da Chevron que ameaça aumentar as perdas de produção na Nigéria. As declarações do presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) que afirmou que os preços não vão descer também estão a impulsionar a matéria prima.
O West Texas Intermediate (WTI) seguia a ganhar 0,45% para os 137,36 dólares por barril no mercado nova-iorquinho depois de já ter estado a valorizar 1,47%. Em Londres, o "Brent" do mar do Norte, que serve de referência à economia portuguesa, depois de ganhar mais de 1,3% seguia a negociar nos 136,47 dólares ao avançar 0,41%.
No momento emque a notícia sai, o Oil(NY) está a perder -0,16 a 136,5$.
E agora qual será a notícia a justificar a queda?
Bem,agora já vai em -0,29...
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Olha, nem mais, acabadinha de sair:
Abraço
- Código: Selecionar todos
[b]Petróleo valoriza com greve na Nigéria[/b]
(24-06-2008 - 16:31)
Os preços do petróleo seguiam a valorizar impulsionados pela greve dos trabalhadores da Chevron que ameaça aumentar as perdas de produção na Nigéria. As declarações do presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) que afirmou que os preços não vão descer também estão a impulsionar a matéria prima.
[b]O West Texas Intermediate (WTI) seguia a ganhar 0,45% para os 137,36 dólares por barril no mercado nova-iorquinho depois de já ter estado a valorizar 1,47%. [/b]Em Londres, o "Brent" do mar do Norte, que serve de referência à economia portuguesa, depois de ganhar mais de 1,3% seguia a negociar nos 136,47 dólares ao avançar 0,41%.
Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
TP1, o que te posso dizer é que isto acontece no mundo inteiro. Não tem a ver com falta de profissionalismo, nem tem a ver com alguma característica portuguesa.
E até digo mais... se temos uma má programação televisiva, é porque as TV`s dão o que povo quer ver. Se a informação sobre Bolsa é assim, é porque é isto que as pessoas querem ler. Se alguém não apresenta uma justificação para o que está a suceder, não tem interesse.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:"As bolsas norte-americanas estão a ser penalizadas pela divulgação de dados económicos negativos. "
Por exemplo, esta é o título que domina as principais fontes de notícias financeiras portuguesas hoje. E eu pergunto: Mas os futuros norte-americanos já não estavam bem negativos antes destes dados?
E volto a perguntar: Se hoje as Bolsas americanas fecharem a subir, como se vai alterar estes títulos? Afinal às 15h30 as Bolsa afundavam por causa destes dados e no fecho já não?
Um abraço,
Ulisses
LOL Mas esse tem sido o pão nosso de cada dia desde Agosto passado. Por isso, não acho que muitos destes jornalistas, sejam verdadeiros profissionais. Não dizem a verdade (ignorância?), mas procuram desculpas.
Concordo, por exemplo o Oil:
Desceu, notícia:
"Petróleo desce com declarações de aumento de produção."
A seguir, no mesmo dia, o Oil sobe:
"Petróleo sobe com greve na Nigéria."
Existem sempre notícias positivas e negativas acerca de qualquer subjacente, e se não existirem é fácil inventar, confundindo a prima do mestre de obras com a obra prima do mestre.
Então a lógica da batata prossegue e justificam-se as quedas com as más notícias e as subidas com as boas.
No fim nem se sabe qual das notícias realmente teve impacto, ou qual teve mais impacto que a outra.
É por isso que dou total prioridade à Análise Técnica onde até se podem "ler" essas notícias.
O mais fantástico é quando a AT "prevê" uma notícia com grande impacto no subjacente.
Abraço
Desceu, notícia:
"Petróleo desce com declarações de aumento de produção."
A seguir, no mesmo dia, o Oil sobe:
"Petróleo sobe com greve na Nigéria."
Existem sempre notícias positivas e negativas acerca de qualquer subjacente, e se não existirem é fácil inventar, confundindo a prima do mestre de obras com a obra prima do mestre.
Então a lógica da batata prossegue e justificam-se as quedas com as más notícias e as subidas com as boas.
No fim nem se sabe qual das notícias realmente teve impacto, ou qual teve mais impacto que a outra.
É por isso que dou total prioridade à Análise Técnica onde até se podem "ler" essas notícias.
O mais fantástico é quando a AT "prevê" uma notícia com grande impacto no subjacente.
Abraço
William Bernstein
William Bernstein
"As bolsas norte-americanas estão a ser penalizadas pela divulgação de dados económicos negativos. "
Por exemplo, esta é o título que domina as principais fontes de notícias financeiras portuguesas hoje. E eu pergunto: Mas os futuros norte-americanos já não estavam bem negativos antes destes dados?
E volto a perguntar: Se hoje as Bolsas americanas fecharem a subir, como se vai alterar estes títulos? Afinal às 15h30 as Bolsa afundavam por causa destes dados e no fecho já não?
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu: Escrever sobre Bolsa é muito diferente de se escrever sobre outros aspectos económicos. Tirando os erros normais (que os há em todo o lado) até considero a informação económica em portugal de boa qualidade. Agora em relação aos mercados, não.
Nunca estive tão de acordo contigo.

AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
obrigado Ulisses, pela forma como sempre aqui procura ilucidar os ignorantes como eu.
Resina estava a perguntar sobre o mercado referente ao PSI 20. Se quiser outras informações, obviamente pergunto.
Resina estava a perguntar sobre o mercado referente ao PSI 20. Se quiser outras informações, obviamente pergunto.
Editado pela última vez por pinhal em 24/6/2008 15:44, num total de 1 vez.
- Registado: 5/7/2007 18:13
Tal como disse, eu acho que estamos numa zona em que há boas probabilidades de termos um ressalto. Mas não vejo qualquer demonstração de força que me faça despir o fato de urso que tenho vestido há largos meses.
A minha forma de estar no mercado é a de não o tentar contrariar. Não tentar ser o herói. O mercado dará sinais de força (e os sinais de força não são um mero ressalto) que nos farão perceber que a tendência de médio/longo prazo mudou. Isso acontecerá um dia. Daqui a 1 mês? Daqui a 1 ano? Daqui a 5 anos? Deixo isso para os videntes. Prefiro ir guiando as minhas análises pelo que vejo.
Um abraço,
Ulisses
A minha forma de estar no mercado é a de não o tentar contrariar. Não tentar ser o herói. O mercado dará sinais de força (e os sinais de força não são um mero ressalto) que nos farão perceber que a tendência de médio/longo prazo mudou. Isso acontecerá um dia. Daqui a 1 mês? Daqui a 1 ano? Daqui a 5 anos? Deixo isso para os videntes. Prefiro ir guiando as minhas análises pelo que vejo.
Um abraço,
Ulisses
pinhal Escreveu:pois... eu sei.
estava a ver se havia alguma esperança no horizonte.![]()
obrigado
Consideras a esperança como uma subida?
Nos dias que correm há tanta gente que ganha nas quedas como nas subidas... Com os certificados que são praticamente o mesmo que as acções, podes ganhar nas quedas como ganhas nas subidas... Por isso esperança nos tempos que correm depende de que lado do mercado estás...
Abraço
Editado pela última vez por Visitante em 24/6/2008 15:41, num total de 1 vez.
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Discordo em absoluto!!
Ulisses estamos a falar de profissionais, não andamos aqui a brincar para vender de jornais...
Se não andam disfarçam bem, mas talvez seja mesmo só ignorância e falta de brio profissional.
eu poderia fazer um topico igualzinho com todas as asneiras dos forenses deste caldeirão!!
Pois, mas estes não são profissionais, não recebem pelos comentários que fazem nem têm nenhuma obrigação perante os seus leitores... podes juntar esta tua frase a esse teu tópico!
errar é humano, agora dizer que arranjam justificações para vender jornais é ridiculo...
Não diria que é para venderem jornais, é mais para não venderem jornais com apenas duas folhas... palha com força!!!
Mas não é só neste tipo de jornalismo, o desportivo é 1000 X pior.
Abraço,
Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho