Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae Indústria...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por FHSMONTEIRO » 3/6/2008 10:15

rufa Escreveu:Fecharam vermelhos e ela caíu :idea: (Os Us markets não são tudo na SONI)agora eu não encontro :shame: nenhuma correlação entre as quedas dos States e as subidas da SONI :shock: . Já o contrário quando a SONI está(esteve :-k ) com tendência ascendente encontro uma relação clara entre verde nos states e verde na SONI.

Cumps all

Caiu onde ?

Eu tnho a soni a valorizar quase 2,5% neste mmt...O que por si só já foi uma bela opurtunidade a meu ver ...

Registado: 29/11/2007 2:47

por rufa » 3/6/2008 9:45

Fecharam vermelhos e ela caíu :idea: (Os Us markets não são tudo na SONI)agora eu não encontro :shame: nenhuma correlação entre as quedas dos States e as subidas da SONI :shock: . Já o contrário quando a SONI está(esteve :-k ) com tendência ascendente encontro uma relação clara entre verde nos states e verde na SONI.

Cumps all

Registado: 29/11/2007 12:52

por FHSMONTEIRO » 3/6/2008 9:30

CTR2004 Escreveu:
rufa Escreveu:
CTR2004 Escreveu:Já eu na mnha opnião de iniciante, tenho acompanhado a SONI a já alguns dias com sucessivos trades...

Ao contrário d habitual, eu acho que a soni voltará a ter um dia positivo, após um dia de queda no USA... e porque ? Não me perguntem mas assim por alto tenho a sensação de ter observado isso...

Facto é que os USA estão a 3 sessões consecutivas a valorizar...hoje penso q tb fechará a valorizar...estou para ver como será o próximo dia que feche a desvalorizar...suspeito que a SONI na sessão seguinte dará um ar de sua graça :wink:

Aos que estão dentro, possivelmente nem estará aqui ninguem que venda a estes preços a ganhar...penso que devam ter calma e nervos de aço...Esta queda é tb devido a mt pequeno investidor assustado com medo de perder as pequenas poupanças que assustam-se com a AT...penso q ninguem se deve guiar apenas pela AT, pois se assim fosse o mercado era spr a subir ou spr a descer...e ñ havia forma de se formar novos suportes e novas resistencias...seria um mercado num so sentido...no entanto a AT, é essencial para nos indicar a tendência...mas penso que ñ seja uma referência para indicar o ponto de viragem...

A SONI penso até q é um bom explo disso, pois já quebrou mts supoertes como se eles nem lá estivessem assim como as resistências apontadas pela AT...

Vamos ver o q o futuros nos reserva...e estando dentro da SONI, desejo um dia de quedas nos states :? Q deverá estar eminente...pois 3 sessões consecutivas a valorizar nos ultimos tempos ñ tem sido mt habitual...

Bons negócios pessoal!

Fundamenta lá essa ideia de que as quedas nos states são benéficas para a SONI :shame:

Cumps all

Amigo de facto, como referi, é algo que apenas tnh observado por alto, talvez seja puramente psicológico ou ocasional...mas fiquei com essa sensação.

Talvez se pegar num gráfico e faça a comparação possa deduzir estar completamente errado...

Hoje fecharam verdes os States, amanha acredito em mais um dia d queda acentuada da SONI, mas caso os futuros estejam verdinhos pela manhã...penso que ela poderá fazer um ressalto na sua acentuada tendência de queda...a ver vamos :wink:

Bem talvez até tenha a sua lógica, pois States ontem fecharam vermelhos...

É uma questão de se estar atentos :wink:

Registado: 29/11/2007 2:47

Queimar PAPEL...

por PT_StockMarket » 3/6/2008 9:23

Temos assistido à venda desenfreada de papel por parte dos investidores sem que para isso, em relação a algumas cotadas, haja justificação. É certo que a crise financeira, a taxa de inflação e a especulação em volta do petróleo preocupa, contudo ainda é mais preocupante as perdas que alguns fruto da venda desequilibrada de papel. As SONAE são as mais penalizadas, não se compreende o porquê. É sabido que os operadores financeiros pouco dizem em relação às suas perdas, mas quem sabe o interesse que poderá existir pois interessa reforçar os seus fundos, produtos de médio e longo prazo, com este papel. "Grão a grão enche a galinha o papo...". Aconselha-se calma aos investidores de médio, longo prazo. Façam as contas e a vossa AF e tirem as vossas conclusões. Bons negócios.

Registado: 12/2/2008 12:44

por Silverwolf » 3/6/2008 0:19

Quem investe pouco, e o que perde é como se tivesse a pagar um curso de bolsa... até não é mal jogado, pq a investir aprende-se imenso... sem termos lá $ o interesse não é o mm, nem que sejam apenas 500€

Registado: 15/1/2008 17:43

por lcaldei1 » 2/6/2008 22:19

No caso da soni, não é a emoção, o acreditar que no dia de amanhã a acção vai subir que está a fazer com que penses em ficar com elas?

Não, não é. A minha participação de 10% de liquidez em bolsa não me dá para me sujeitar a grandes emoções. Estou pela satisfação do jogo e para arranjar razão para umas boas 1/2´s horas de conversa com alguns amigos que estão no meio.

Podes ver na pag.122 deste tópico um gráfico colocado pelo msoares36 e lá poderás deduzir a minha visão do titulo.

Bons negócios.

Registado: 18/2/2008 9:13

por majomo » 2/6/2008 21:42

lcaldei1 Escreveu:Vou começar por dizer que tenho a melhor consideração pelas opiniões do majomo e é um dos forenses que acompanho assiduamente aqui no forúm.

Estatisticamente, diz-se que a bolsa acaba por ser um melhor investimento do que os DP...

Concordo totalmente, mas não dispenso os DP, a bolsa não ocupa mais de 10% da minha carteira, e não sou daqueles que pede empréstimos para tentar melhor rentabilidades em bolsa, em resumo, sou um investidor de baixo risco.

E mesmo assim, no início das minhas investidas em bolsa (há quase um ano), a acreditar que elas recuperariam rapidamente, estiquei a corda e em algumas vezes já perdi quase 10%...

Acho que aqui reside a nossa diferença como bolseiro, nunca mas nunca vendi nada a perder mais de 2% na bolsa, isso sim não dá para mim.
Sou capaz de reter acções a acumular prejuizo, mas nesses casos retenho-as até melhores dias... a bolsa é um jogo muito dinâmico e eu ainda sou um rapaz novo :lol:

No caso da SONI comprei-a porque acredito na empresa para a voltar a vender quando atingir 5,50 euros. Até lá é património de prazo. Não compro habitualmente tudo o que é acção em minimos para as reter a prazo, faço apenas nas acções em que acredito no seu crescimento.

Muito obrigado pelas tuas palavras, mas ainda estou numa fase em que tenho mais a aprender do que ajudar propriamente...:oops:

Mas, se há uma coisa que já aprendi, é que nisto de bolsa a experiência é um posto.

Não há fórmulas mágicas para ganhar em bolsa, mas ter a experiência, saber corrigir os erros, saber ouvir a opinião dos outros com sentido critico...
E acima de tudo estar consciente de que a última palavra nos negócios, para o bem ou para o mal, é nossa, é a melhor estratégia para ganhar...

Se fores ver os meus posts, muita da pedagogia (quando a há:mrgreen: ) é baseada nos "mestres" do fórum e com os quais tenho aprendido... e vou continuar a aprender.

Estamos numa fase muito difícil de aventuras em bolsa, o risco de perder é superior ao de ganhar... daí que agora, pagar para aprender custa muito mais... do que há 1/2 anos.

Relativamente à tua situação, e como já aqui foi dito, antes de comprares deves pensar que estratégia, que horizonte temporal, quanto estou disposto a perder... e se tiveres de vender a perder porque a tua estratégia falhou, vende...

Mas, uma margem de 2% é muito pouco, excepto de definires uma entrada num suporte muito forte, caso contrário não é fácil acertar uma subida com essa pequena margem... digo eu.

No caso da soni, não é a emoção, o acreditar que no dia de amanhã a acção vai subir que está a fazer com que penses em ficar com elas?

Enfim...
Cá estamos para aprender uns com os outros.

Cumps. :)
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por rufa » 2/6/2008 21:39

Silverwolf Escreveu:E qual o próximo suporte à vista?

3,3 como já li algures?

abraço

Ou 2,2/2,3 algures pelo mínimo histórico. Na minha opinião está sem fundo à vista :oops: Concordo com o Ulisses vem aí um ressaltozito mas só com outros volumes poderá ter outro nome :idea:

Cumps all

por Silverwolf » 2/6/2008 21:26

E qual o próximo suporte à vista?

3,3 como já li algures?

abraço

Registado: 15/1/2008 17:43

por lcaldei1 » 2/6/2008 21:20

Vou começar por dizer que tenho a melhor consideração pelas opiniões do majomo e é um dos forenses que acompanho assiduamente aqui no forúm.

Estatisticamente, diz-se que a bolsa acaba por ser um melhor investimento do que os DP...

Concordo totalmente, mas não dispenso os DP, a bolsa não ocupa mais de 10% da minha carteira, e não sou daqueles que pede empréstimos para tentar melhor rentabilidades em bolsa, em resumo, sou um investidor de baixo risco.

E mesmo assim, no início das minhas investidas em bolsa (há quase um ano), a acreditar que elas recuperariam rapidamente, estiquei a corda e em algumas vezes já perdi quase 10%...

Acho que aqui reside a nossa diferença como bolseiro, nunca mas nunca vendi nada a perder mais de 2% na bolsa, isso sim não dá para mim.
Sou capaz de reter acções a acumular prejuizo, mas nesses casos retenho-as até melhores dias... a bolsa é um jogo muito dinâmico e eu ainda sou um rapaz novo :lol:

No caso da SONI comprei-a porque acredito na empresa para a voltar a vender quando atingir 5,50 euros. Até lá é património de prazo. Não compro habitualmente tudo o que é acção em minimos para as reter a prazo, faço apenas nas acções em que acredito no seu crescimento.

por mr. share » 2/6/2008 20:47

Ulisses Pereira Escreveu:lcaldei, se compraste a acção numa lógica de longo prazo acreditando nos seus fundamentais, estás a ser coerente com a tua estratégia.

Se compraste a acção para realizar mais valias no curto prazo e, por ter caido, não vendeste transformando um "trade" de curto prazo em longo prazo, estás a cometer um dos erros mais frequentes e penalizadores que os pequenos investidores costumam cometer.

Um abraço,
Ulisses

desta vez estamos de acordo!!!

e acho que deve ser a primeira... :)

eu se tem educação e caracter para comprar e vender acções ou mais vale ficar sossegado!!

eu fui um dos que apostava no triplo fundo, no entanto não se verificou, assim que o suporte fui á vida, despachei-as como se não houvesse amanha...

pois bem perdi 0.04, mas despacheias a 4.16€...

é nisto que nã se pode faclitar e a AT é nossa amiga...

Registado: 29/11/2007 10:48

por majomo » 2/6/2008 20:33

lcaldei1 Escreveu:
Mas, nunca estou disposto a perder 20% numa acção.

Também não. Por isso não as vendi :lol:

Só vendo quando estiver a lucrar, agora não me importo de ter acções de intraday (aquelas que obtenho lucro no próprio dia).
E outras depositadas (como uma conta a prazo ) que só vendo quando tenho lucro, mesmo que isso implique estarem paradas 1-2 anos.

Conheço muita gente que não tem tempo para andar a acompanhar acções dia a dia, que acabam por comprar em baixa grandes quantidades, deixam em conta, e vendem, meses e anos depois já com mais valias interessantes, sempre superiores a depósitos bancários.

Não vejo mal nenhum neste tipo de negócio, considero-o seguro, e compreendo quem não tem disponibilidade nem pachorra para andar dia a dia e tentar mais valia da especulação.

Agora, esta é uma regra com certas excepções e tens aí muitas acções que nunca mais recuperaram os valores pelos quais muitos pagaram...
como costumam dizer, "ficam para os netos..."

Os "historiadores" conhecem isso melhor que eu...

Eu é que não tenho essa estratégia, a menos que seja uma certeza bem baseada na AF...

Mas, ver uma acção perder 20% não dá para mim...

Agora o intervalo é menor, daí a importância de usar a AT e definir pontos de entrada que possam minimizar as perdas... :wink:
-Devo usar STOP's

por Ulisses Pereira » 2/6/2008 20:24

lcaldei, se compraste a acção numa lógica de longo prazo acreditando nos seus fundamentais, estás a ser coerente com a tua estratégia.

Se compraste a acção para realizar mais valias no curto prazo e, por ter caido, não vendeste transformando um "trade" de curto prazo em longo prazo, estás a cometer um dos erros mais frequentes e penalizadores que os pequenos investidores costumam cometer.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por lcaldei1 » 2/6/2008 20:14

Mas, nunca estou disposto a perder 20% numa acção.

Também não. Por isso não as vendi :lol:

Só vendo quando estiver a lucrar, agora não me importo de ter acções de intraday (aquelas que obtenho lucro no próprio dia).
E outras depositadas (como uma conta a prazo ) que só vendo quando tenho lucro, mesmo que isso implique estarem paradas 1-2 anos.

Conheço muita gente que não tem tempo para andar a acompanhar acções dia a dia, que acabam por comprar em baixa grandes quantidades, deixam em conta, e vendem, meses e anos depois já com mais valias interessantes, sempre superiores a depósitos bancários.

Não vejo mal nenhum neste tipo de negócio, considero-o seguro, e compreendo quem não tem disponibilidade nem pachorra para andar dia a dia e tentar mais valia da especulação.

por majomo » 2/6/2008 20:03

lcaldei1 Escreveu:...
A um sr. velhinho e gurú de bolsa disse-lhe hoje que tenho 20% de perda nesta acção. Ao que ele me respondeu:

Não tens perda nenhuma, só tinhas perda se vendesses, apenas tens o dinheiro empatado por uma temporada.

Não concordo.
Hoje, efectivamente ele tem uma perda de 20%...

E daqui a uma temporada, tanto pode ser um ganho de 20%, como uma perda de 40%...

Não sei como a maioria dos investidores pensa, mas o que ganho ou perco é visto diariamente, ainda que as contas só as faça no fim...

Mas, nunca estou disposto a perder 20% numa acção. :wink:
-Devo usar STOP's

por lcaldei1 » 2/6/2008 19:57

A Sonae Indústria registou resultados líquidos de 26,7 milhões de euros entre Janeiro e Setembro deste ano, o que representa uma melhoria de face aos prejuízos de 59,1 milhões obtidos um ano antes. No mesmo período o EBITDA cresceu 58% e o volume de negócios aumentou 8%.

Em tempos vi uma tabela comparativa dos resultados das empresas cotadas no psi20, comparativamente a periodo homologo de 2007 em que a SOI apresentava dos melhores resultados ( menos perdas ) face às outras empresas para o 1º trimestre de 2008.

Não são estes bons resultados face à conjutura actual de resultados?

A empresa está sujeita à crise, mas qual a empresa que não está exposta às retacções do mercado?

Está muita gente armado em anão a querer apanhá-las cada vez mais em baixo, mesmo aqueles que afirmam que não entram na acção pela forte companha que tem feito, apenas me indica, que já detectaram uma oportunidade, e procuram agora espremer ao máximo para entrarem.

A um sr. velhinho e gurú de bolsa disse-lhe hoje que tenho 20% de perda nesta acção. Ao que ele me respondeu:

Não tens perda nenhuma, só tinhas perda se vendesses, apenas tens o dinheiro empatado por uma temporada.

Re: especulação

por majomo » 2/6/2008 19:54

pooltrade Escreveu:a mim ninguem me tira da cabeça que há alguem a sair do titulo só espero que seja para entra nas renovaveis

assim minimiza as minhas perdas.

boas tacadas

Posso saber qual a tua estratégia para esta acção?

e saber se é a mesma da inicial...
-Devo usar STOP's

especulação

por pooltrade » 2/6/2008 19:43

a mim ninguem me tira da cabeça que há alguem a sair do titulo só espero que seja para entra nas renovaveis

assim minimiza as minhas perdas.

boas tacadas
"se não conseguires convencê-los..
confunde-os"

Registado: 29/11/2007 12:10

Ressaltos ?

por MCG-ADVOGADOS » 2/6/2008 18:08

Sinceramente com estes volumes não percebo muito bem como é que se fala em ressaltos...

Não seria mais prudente falar-se em ressaltos só após uma diminuição significativa dos volumes dos últimos dias ...

É que a haver uma redução significativa do volume em queda poderiamos estar a assistir a um "esgotamento da oferta" o que levaria a que procura , a manter-se , teria que elevar os preços dada a escassez de oferta. Penso eu de que ...

Bons negócios , MCG.

Registado: 18/1/2008 11:34

por James Wheat » 2/6/2008 17:49

James Wheat Escreveu:A questão da AF da SOI actual é muito complexa, porque é práticamente impossível de prever quanto a Cia vai afundar em termos de resultados entre 2008 e 2010, com a continuação da actual crise na construção.
À cotação actual e com os resultados previstos para 2008, parece estar de facto a transaccionar a desconto claro; contudo o que os investidores estão a antecipar não é o futuro imediato, mas sim o que aí vem e na verdade não se vislumbra actualmente para o negócio da Cia uma luz ao fundo do túnel.
Por outras palavras, em boa verdade ninguém sabe quando irá terminar este ciclo negativo para o sector da SOI e essa incerteza total é o pior cenário que marca já hoje a transacção da Cia em bolsa.
Não respondi concretamente à AF, mas o problema passa por ser mesmo esse: além de se adivinhar uma quebra clara nos resultados, até quando poderão cair ninguém sabe minimamente antecipar - é imprevisivel, como tal "Sell".

O mercado nacional está mau e muito imprevisivel, mas uma coisa é certa: nem cá, nem em nenhum lado se está a premiar Cias em queda de resultados (salvo muito honrosas excepções - que sempre as há) !
Veja-se que nem sequer se poupam empresas em crescimento actual e projectado de resultados - como a Sonae Sgps, que me tem muito ocupado por estes dias.
Parece-me por isso que é pouco sensato arriscar na SOI, quando há apostas que, em termos objectivos e totalmente racionais, apresentam melhores fundamentos para registarem uma valorização mais ou menos significativa até final do ano.
Eu fartei-me de andar por este tópico/papel, sempre fui fã da SOI, mas desde que saí a ultima vez (nos €4,70s, após saída dos resultados de 2007, fechando o trade práticamente neutro), não vou cá voltar tâo cedo.
A incerteza sobre o futuro desempenho da Cia - afectada pelo sector em que opera, não têm culpa, é impossível ficarem imúnes ! - tem-me totalmente fora.
Vai ser preciso um grande, grande, grande saldo para 'me tentarem' - o que ainda está longe de acontecer.
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por Vencer na Bolsa » 2/6/2008 17:23

Não aconteceu pullback.
Quedas sucessivas.
A probabilidade de ocorrer algumas velas contratrend é significativa.
Esta situação somente interessa a quem tenha um perfil de risco elevado e quem geralmente negoceia daytrading ou curtíssimo-prazo(2-3-5 sessões).
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

por MarcoAntonio » 2/6/2008 17:02

Um comportamento que era suficiente para arrasar com as habituais ilusões. Mas elas (as ilusões) persistem...
Anexos
SONAEIND.png
SONAEIND.png (17.83 KiB) Visualizado 7761 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 2/6/2008 17:02

Acredito que, brevemente, face à violência das quedas, a probabilidade de um ressalto é grande. Mas reafirmo que se isso acontecer deve ser encarado como um mero ressalto, tal como todos os que têm acontecido no último ano. A acção precisa de mostrar mais para dar sinais de inversão da tendência descendente em que se encontra.

E continuo a desaconselhar por completo a acção.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por rufa » 2/6/2008 17:01

Sem fundo à vista :?:
Anexos
SONAE IND.SGPS.png
SONAE IND.SGPS.png (20.08 KiB) Visualizado 7778 vezes
SONAE IND.SGPS.png
SONAE IND.SGPS.png (17.86 KiB) Visualizado 7772 vezes

por lcaldei1 » 2/6/2008 16:47

O ulisses não está a prever um ressalto?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, AlfaTrader, Bing [Bot], Esquinas3, Google Adsense [Bot], latbal, m-m, malakas, maturidade, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Phil2014, Pmart 1, PMP69, PXYC, Shimazaki_2, VALHALLA e 133 visitantes