FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)
Dúvida na interpretação do "Momentum".
Pelo que tenho lido aqui no forum e um pouco nalgumas paginas da net o indicador de momentum (ROC) de certa forma pode ser comparado com a acelaração linear; i.e. mede a variação da velocidade dos preços. Contudo ao analisar alguns graficos têm-me surgido algumas duvidas de interpretação, que me levam à conclusão de que ainda não entendi bem este indicador... A questão que coloco é a seguinte: da mesma forma que sabemos que quando a acelaração linear é >0 o objecto aumenta de velocidade (sendo o reverso igualmente válido), quando vemos um grafico com declive positivo podemos assumir que corresponde a uma tendencia de subida (sendo o reverso igualmente válido)? Obrigado pela vossa ajuda. Rui Gonçalves.
Bokas Escreveu:Não sei se será aqui o sitio indicado para colocar esta qustão, mas estar a abrir um tópico na me parece razoavel.
Como posso investir na bolsa Sueca, melhor numa empresa cotada na bolsa Sueca?
As plataformas do Saxobank (BEST TRading Pro; DIF Broker; OreyiTrade; GoBulling; ...) têm acções do mercado sueco.
Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
Por uma questão de "filtragem", para longo-prazo (e estamos a falar mesmo de longo-prazo, gráficos com vários anos) tendo a usar velas semanais.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Marco,
Que tipo de gráficos usas para detectar esses padrões e até mesmo analisares os títulos?
Com velas diárias (mesmo para médio / longo prazo) ou semanais?
É que julgo que pode acontecer teres um padrão "bastante bem feitinho" num gráfico com velas semanais (por exemplo) enquanto que se tivermos à frente um gráfico com velas diárias desse mesmo título ele pode não ser visível (ou facilmente detectável), ou vice-versa.
Obrigado.
Que tipo de gráficos usas para detectar esses padrões e até mesmo analisares os títulos?
Com velas diárias (mesmo para médio / longo prazo) ou semanais?
É que julgo que pode acontecer teres um padrão "bastante bem feitinho" num gráfico com velas semanais (por exemplo) enquanto que se tivermos à frente um gráfico com velas diárias desse mesmo título ele pode não ser visível (ou facilmente detectável), ou vice-versa.
Obrigado.
- Registado: 4/12/2007 16:30
É uma questão em que há algum debate e posições bastante diferentes, desde os que simplesmente não aceitam padrões em determinados prazos até aqueles que aceitam padrões em qualquer prazo desde que o desenho esteja lá. Até pode ser intraday...
Deixo-te a minha, que é empírica: há prazos em que determinado padrão tende a ser mais fiável. Por exemplo, os H&S e os C&H parecem-me ser mais fiáveis quando formados em meses; as bandeiras parecem-me mais fiáveis quando formadas em espaço de algumas semanas (poucas), etc.
Deixo-te a minha, que é empírica: há prazos em que determinado padrão tende a ser mais fiável. Por exemplo, os H&S e os C&H parecem-me ser mais fiáveis quando formados em meses; as bandeiras parecem-me mais fiáveis quando formadas em espaço de algumas semanas (poucas), etc.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
AT: Padrões e espaço temporal
Boa tarde,
Tenho andado a ler umas coisitas sobre AT e quando comecei a ler sobre os padrões gráficos surgiu-me a seguinte dúvida:
Há alguma relação directa entre a importância de 1 determinado padrão e o espaço temporal em que ele se forma?
Por exemplo: se 1 H&S se formar num mês pode considerar-se que é mais importante (ou menos?) que se ele fosse formado em 2 semanas?
Obrigado.
Tenho andado a ler umas coisitas sobre AT e quando comecei a ler sobre os padrões gráficos surgiu-me a seguinte dúvida:
Há alguma relação directa entre a importância de 1 determinado padrão e o espaço temporal em que ele se forma?
Por exemplo: se 1 H&S se formar num mês pode considerar-se que é mais importante (ou menos?) que se ele fosse formado em 2 semanas?
Obrigado.
Boa noite fnabais,
muito obrigada pela tua indicação!
por acaso jà tinha tido conhecimento da carteiragest do luis gomes e tinha feito o download. Mas eu tinha encontrado o link noutro topico de 2007 e não neste que me deste.tinha trabalhado um bocado nele mas com limitações, sem saber que tinha que fazer o download do Add-in por isso não conseguia utilizà-lo a 100% vou fazer o download do add-in e espero poder tirar partido desta ferramente construida pelo Luis Gomes e que teve a amabilidade de a disponibilizar para os forenses.
Muito obrigada também ao Luis Gomes
bom fim de semana
Fernando Freire
muito obrigada pela tua indicação!
por acaso jà tinha tido conhecimento da carteiragest do luis gomes e tinha feito o download. Mas eu tinha encontrado o link noutro topico de 2007 e não neste que me deste.tinha trabalhado um bocado nele mas com limitações, sem saber que tinha que fazer o download do Add-in por isso não conseguia utilizà-lo a 100% vou fazer o download do add-in e espero poder tirar partido desta ferramente construida pelo Luis Gomes e que teve a amabilidade de a disponibilizar para os forenses.
Muito obrigada também ao Luis Gomes

bom fim de semana
Fernando Freire
- Registado: 29/11/2007 3:16
ferfre Escreveu:Bom dia a todos,
podem me indicar onde poderei arranjar um ficheiro excel onde poderei anotar as transacções por mim efectuadas (compras,vendas,despesas, etc..)de preferencia com com os calculos automaticos para ver perdas e ganhos nas transações.
muito obrigada
Boa tarde ferfre,
Creio que podes encontrar o que pretendes neste tópico.
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... 8&start=50
Se servir avisa. A mim deu-me bastante jeito no início.
Cumprimentos e BN,
Life is short, ride hard!!!
Bom dia a todos,
podem me indicar onde poderei arranjar um ficheiro excel onde poderei anotar as transacções por mim efectuadas (compras,vendas,despesas, etc..)de preferencia com com os calculos automaticos para ver perdas e ganhos nas transações.
muito obrigada
muito obrigada
- Registado: 29/11/2007 3:16
fnabais.ferro Escreveu:Alguém me pode informar sobre os valores practicados nas OPV's das seguintes acções:
Galp, Martifer, REN, BPI, EDP, PT, Cimpor e Mota Engil.
Descobri hoje que um familiar meu algumas destas acções desde as respectivas OPV's e não lhes tem ligado muito, e pediu-me para tentar saber como estão.
Cumprimentos e BN,
fnabais,
Quando recebes OPV é a inicial? É que algumas das que apontas já fizeram algumas OPV. Os valores que coloco são da OPV inicial. Caso necessites de outra fase, diz-me.
Valores da OPV inicial:
Galp: 5,81€ (24/10/2006)
Martifer: 8€ (27/6/2007)
REN: 2,75€ (10/7/2007)
EDP: 2.250 escudos (17/6/1997)
PT: 2.800 escudos (2/6/1995)
Mota Engil: 1000 escudos (8/4/1995)
Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
então, mas se queres saber a cotação actual das acções só tens de consultar essas mesmas cotações, por exemplo em qualquer jornal diários ou aqui mesmo no jornal de negócios que oferece toda a informação.
Experiementa o seguinte endereço que vai directamente para o PSI geral:
http://www.jornaldenegocios.pt/default. ... icker=BVLX
Penso que respondi à tua duvida??
Experiementa o seguinte endereço que vai directamente para o PSI geral:
http://www.jornaldenegocios.pt/default. ... icker=BVLX
Penso que respondi à tua duvida??
- Registado: 29/11/2007 1:57
Alguém me pode informar sobre os valores practicados nas OPV's das seguintes acções:
Descobri hoje que um familiar meu algumas destas acções desde as respectivas OPV's e não lhes tem ligado muito, e pediu-me para tentar saber como estão.
Cumprimentos e BN,
Cumprimentos e BN,
Life is short, ride hard!!!
andgher Escreveu:ok, tks. E alienação significa que a mesma empresa para além de adquirir acções próprias pretende tb vender, em qual das fases é que se manifesta a valorização? Qual delas acontece em primeiro lugar? Obg.
Não sei se te compreendi... Estarás a falar em alienação de bens? Ou colocação de mais "papel" no mercado para gerar capital? Se uma empresa colocar mais acções no mercado, o seu valor vai diminuir pois os novos títulos irão "diluir" o valor dos que já se encontravam no mercado. Ela poderá fazer isto numa altura de necessidade de capital e mais tarde, com uma situação económica já mais favorável, recomprar esses mesmos títulos. logo o processo de diluição seria inverso, criando-se valorização por concentração de capital.
Será isso que queres saber?

andgher Escreveu:ok, tks. E alienação significa que a mesma empresa para além de adquirir acções próprias pretende tb vender, em qual das fases é que se manifesta a valorização? Qual delas acontece em primeiro lugar? Obg.
Não sei se te compreendi... Estarás a falar em alienação de bens? Ou colocação de mais "papel" no mercado para gerar capital? Se uma empresa colocar mais acções no mercado, o seu valor vai diminuir pois os novos títulos irão "diluir" o valor dos que já se encontravam no mercado. Ela poderá fazer isto numa altura de necessidade de capital e mais tarde, com uma situação económica já mais favorável, recomprar esses mesmos títulos. logo o processo de diluição seria inverso, criando-se valorização por concentração de capital.
Será isso que queres saber?

andgher Escreveu:Olá a todos. Gostaria imenso que me ajudassem no seguinte, sou semi-novo aqui no fórum, bem como em assuntos de bolsa, aqui vai:
- De acordo com as vossas experiências, quando determinada empresa decide por estratégia pela aquisição e alienação de acções próprias, quais são as potenciais consequências?
Normalmente a aquisição de acções próprias é um sinal salutar por parte da empresa e leva a uma valorização da mesma
Olá a todos. Gostaria imenso que me ajudassem no seguinte, sou semi-novo aqui no fórum, bem como em assuntos de bolsa, aqui vai:
- De acordo com as vossas experiências, quando determinada empresa decide por estratégia pela aquisição e alienação de acções próprias, quais são as potenciais consequências?
- Registado: 29/11/2007 1:57
Têm.
Prioridade nos COF
Alguém me sabe informar se as ordens de venda (e compra) ao melhor têm prioridade sobre as outras?
obrigado
obrigado
Boas
Alguem está a pensar comprar o livro novo do Brian Shannon?
http://www.technicalanalysisbook.com/
Cumprimentos
Alguem está a pensar comprar o livro novo do Brian Shannon?
http://www.technicalanalysisbook.com/
Cumprimentos
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA
kobee,
1ª questão: sim, podes.
2ª questão: no BIG a guarda de títulos é paga no final de cada trimestre (final de Março, Junho, Setembro e Dezembro), através de débito na tua conta à ordem no 1º dia útil (salvo erro) do trimestre seguinte.
O valor da guarda de títulos é 7,26€ (6€ + 21% IVA).
Se só tiveres fundos de investimento não pagas nada.
Exemplo: em relação ao 1º trimestre de 2008, debitam-te 7,26€ no 1º dia útil do mês seguinte, 1 Abril 2008. (Data Movimento: 01/04/2008; Data valor: 04/04/2008).
Se tiveres acções, por exemplo durante Março e Abril e em Maio e Junho já não as tiveres, acho que pagas a guarda de títulos de 2 trimestres (1º e 2ª trimestre de 2008).
Espero ter ajudado.
1ª questão: sim, podes.
2ª questão: no BIG a guarda de títulos é paga no final de cada trimestre (final de Março, Junho, Setembro e Dezembro), através de débito na tua conta à ordem no 1º dia útil (salvo erro) do trimestre seguinte.
O valor da guarda de títulos é 7,26€ (6€ + 21% IVA).
Se só tiveres fundos de investimento não pagas nada.
Exemplo: em relação ao 1º trimestre de 2008, debitam-te 7,26€ no 1º dia útil do mês seguinte, 1 Abril 2008. (Data Movimento: 01/04/2008; Data valor: 04/04/2008).
Se tiveres acções, por exemplo durante Março e Abril e em Maio e Junho já não as tiveres, acho que pagas a guarda de títulos de 2 trimestres (1º e 2ª trimestre de 2008).
Espero ter ajudado.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], Google [Bot], latbal, m-m, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, trilhos2006, Zecadiabo e 150 visitantes