Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Dúvida na interpretação do "Momentum".

por rg7803 » 24/5/2008 11:06

Pelo que tenho lido aqui no forum e um pouco nalgumas paginas da net o indicador de momentum (ROC) de certa forma pode ser comparado com a acelaração linear; i.e. mede a variação da velocidade dos preços. Contudo ao analisar alguns graficos têm-me surgido algumas duvidas de interpretação, que me levam à conclusão de que ainda não entendi bem este indicador... A questão que coloco é a seguinte: da mesma forma que sabemos que quando a acelaração linear é >0 o objecto aumenta de velocidade (sendo o reverso igualmente válido), quando vemos um grafico com declive positivo podemos assumir que corresponde a uma tendencia de subida (sendo o reverso igualmente válido)? Obrigado pela vossa ajuda. Rui Gonçalves.

Registado: 1/5/2008 23:09

por Fibonacci » 23/5/2008 17:46

Bokas Escreveu:Não sei se será aqui o sitio indicado para colocar esta qustão, mas estar a abrir um tópico na me parece razoavel.

Como posso investir na bolsa Sueca, melhor numa empresa cotada na bolsa Sueca?

As plataformas do Saxobank (BEST TRading Pro; DIF Broker; OreyiTrade; GoBulling; ...) têm acções do mercado sueco.

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por Bokas » 23/5/2008 17:22

Não sei se será aqui o sitio indicado para colocar esta qustão, mas estar a abrir um tópico na me parece razoavel.

Como posso investir na bolsa Sueca, melhor numa empresa cotada na bolsa Sueca?

Registado: 20/5/2008 12:54

por MarcoAntonio » 23/5/2008 15:11

Por uma questão de "filtragem", para longo-prazo (e estamos a falar mesmo de longo-prazo, gráficos com vários anos) tendo a usar velas semanais.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Luis19 » 23/5/2008 13:54

Marco,

Que tipo de gráficos usas para detectar esses padrões e até mesmo analisares os títulos?

Com velas diárias (mesmo para médio / longo prazo) ou semanais?

É que julgo que pode acontecer teres um padrão "bastante bem feitinho" num gráfico com velas semanais (por exemplo) enquanto que se tivermos à frente um gráfico com velas diárias desse mesmo título ele pode não ser visível (ou facilmente detectável), ou vice-versa.

Obrigado.

Registado: 4/12/2007 16:30

por MarcoAntonio » 21/5/2008 14:43

É uma questão em que há algum debate e posições bastante diferentes, desde os que simplesmente não aceitam padrões em determinados prazos até aqueles que aceitam padrões em qualquer prazo desde que o desenho esteja lá. Até pode ser intraday...

Deixo-te a minha, que é empírica: há prazos em que determinado padrão tende a ser mais fiável. Por exemplo, os H&S e os C&H parecem-me ser mais fiáveis quando formados em meses; as bandeiras parecem-me mais fiáveis quando formadas em espaço de algumas semanas (poucas), etc.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

AT: Padrões e espaço temporal

por Luis19 » 21/5/2008 14:38

Boa tarde,

Tenho andado a ler umas coisitas sobre AT e quando comecei a ler sobre os padrões gráficos surgiu-me a seguinte dúvida:

Há alguma relação directa entre a importância de 1 determinado padrão e o espaço temporal em que ele se forma?

Por exemplo: se 1 H&S se formar num mês pode considerar-se que é mais importante (ou menos?) que se ele fosse formado em 2 semanas?

Obrigado.

por ferfre » 17/5/2008 21:49

Boa noite fnabais,

muito obrigada pela tua indicação!

por acaso jà tinha tido conhecimento da carteiragest do luis gomes e tinha feito o download. Mas eu tinha encontrado o link noutro topico de 2007 e não neste que me deste.tinha trabalhado um bocado nele mas com limitações, sem saber que tinha que fazer o download do Add-in por isso não conseguia utilizà-lo a 100% vou fazer o download do add-in e espero poder tirar partido desta ferramente construida pelo Luis Gomes e que teve a amabilidade de a disponibilizar para os forenses.
Muito obrigada também ao Luis Gomes :wink: :wink:

bom fim de semana

Fernando Freire

Registado: 29/11/2007 3:16

por fnabais.ferro » 17/5/2008 19:30

ferfre Escreveu:Bom dia a todos,

podem me indicar onde poderei arranjar um ficheiro excel onde poderei anotar as transacções por mim efectuadas (compras,vendas,despesas, etc..)de preferencia com com os calculos automaticos para ver perdas e ganhos nas transações.

muito obrigada

Boa tarde ferfre,

Creio que podes encontrar o que pretendes neste tópico.

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... 8&start=50

Se servir avisa. A mim deu-me bastante jeito no início.

Cumprimentos e BN,
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por ferfre » 17/5/2008 9:42

Bom dia a todos,

podem me indicar onde poderei arranjar um ficheiro excel onde poderei anotar as transacções por mim efectuadas (compras,vendas,despesas, etc..)de preferencia com com os calculos automaticos para ver perdas e ganhos nas transações.

muito obrigada

Registado: 29/11/2007 3:16

por fnabais.ferro » 16/5/2008 20:16

Os meus mais sinceros agradecimentos Fibo. Estive agora a confirmar com o meu familiar e efectivamente serão exactamente essas as datas em que ele as comprou.

Cumprimentos e BN,

por Fibonacci » 16/5/2008 18:44

fnabais.ferro Escreveu:Alguém me pode informar sobre os valores practicados nas OPV's das seguintes acções:

Galp, Martifer, REN, BPI, EDP, PT, Cimpor e Mota Engil.

Descobri hoje que um familiar meu algumas destas acções desde as respectivas OPV's e não lhes tem ligado muito, e pediu-me para tentar saber como estão.

Cumprimentos e BN,

fnabais,

Quando recebes OPV é a inicial? É que algumas das que apontas já fizeram algumas OPV. Os valores que coloco são da OPV inicial. Caso necessites de outra fase, diz-me.

Valores da OPV inicial:
Galp: 5,81€ (24/10/2006)
Martifer: 8€ (27/6/2007)
REN: 2,75€ (10/7/2007)
EDP: 2.250 escudos (17/6/1997)
PT: 2.800 escudos (2/6/1995)
Mota Engil: 1000 escudos (8/4/1995)

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por andgher » 16/5/2008 18:31

então, mas se queres saber a cotação actual das acções só tens de consultar essas mesmas cotações, por exemplo em qualquer jornal diários ou aqui mesmo no jornal de negócios que oferece toda a informação.
Experiementa o seguinte endereço que vai directamente para o PSI geral:

http://www.jornaldenegocios.pt/default. ... icker=BVLX

Penso que respondi à tua duvida??

Registado: 29/11/2007 1:57

por fnabais.ferro » 16/5/2008 14:48

Alguém me pode informar sobre os valores practicados nas OPV's das seguintes acções:

Galp, Martifer, REN, BPI, EDP, PT, Cimpor e Mota Engil.

Descobri hoje que um familiar meu algumas destas acções desde as respectivas OPV's e não lhes tem ligado muito, e pediu-me para tentar saber como estão.

Cumprimentos e BN,

por andgher » 15/5/2008 1:23

Para além disso sei que a empresa detém uma quantidade de acções próprias muito baixa relativamente ao capital geral que é detido em aproximadamente 80% por uma empresa participante.

por andgher » 15/5/2008 1:21

Bom fala-se em numa proposta de aquisição e alienação de acções próprias até ao limite correspondente a dez
por cento do capital social, deduzidas as alienações efectuadas.

por tiagopt2 » 15/5/2008 1:02

andgher Escreveu:ok, tks. E alienação significa que a mesma empresa para além de adquirir acções próprias pretende tb vender, em qual das fases é que se manifesta a valorização? Qual delas acontece em primeiro lugar? Obg.

Não sei se te compreendi... Estarás a falar em alienação de bens? Ou colocação de mais "papel" no mercado para gerar capital? Se uma empresa colocar mais acções no mercado, o seu valor vai diminuir pois os novos títulos irão "diluir" o valor dos que já se encontravam no mercado. Ela poderá fazer isto numa altura de necessidade de capital e mais tarde, com uma situação económica já mais favorável, recomprar esses mesmos títulos. logo o processo de diluição seria inverso, criando-se valorização por concentração de capital.

Será isso que queres saber? :?

Registado: 24/11/2007 23:02

por tiagopt2 » 15/5/2008 1:01

andgher Escreveu:ok, tks. E alienação significa que a mesma empresa para além de adquirir acções próprias pretende tb vender, em qual das fases é que se manifesta a valorização? Qual delas acontece em primeiro lugar? Obg.

Não sei se te compreendi... Estarás a falar em alienação de bens? Ou colocação de mais "papel" no mercado para gerar capital? Se uma empresa colocar mais acções no mercado, o seu valor vai diminuir pois os novos títulos irão "diluir" o valor dos que já se encontravam no mercado. Ela poderá fazer isto numa altura de necessidade de capital e mais tarde, com uma situação económica já mais favorável, recomprar esses mesmos títulos. logo o processo de diluição seria inverso, criando-se valorização por concentração de capital.

Será isso que queres saber? :?

por andgher » 14/5/2008 23:59

ok, tks. E alienação significa que a mesma empresa para além de adquirir acções próprias pretende tb vender, em qual das fases é que se manifesta a valorização? Qual delas acontece em primeiro lugar? Obg.

por tiagopt2 » 14/5/2008 23:47

andgher Escreveu:Olá a todos. Gostaria imenso que me ajudassem no seguinte, sou semi-novo aqui no fórum, bem como em assuntos de bolsa, aqui vai:
- De acordo com as vossas experiências, quando determinada empresa decide por estratégia pela aquisição e alienação de acções próprias, quais são as potenciais consequências?

Normalmente a aquisição de acções próprias é um sinal salutar por parte da empresa e leva a uma valorização da mesma

por andgher » 14/5/2008 23:29

Olá a todos. Gostaria imenso que me ajudassem no seguinte, sou semi-novo aqui no fórum, bem como em assuntos de bolsa, aqui vai:
- De acordo com as vossas experiências, quando determinada empresa decide por estratégia pela aquisição e alienação de acções próprias, quais são as potenciais consequências?

por MarcoAntonio » 6/5/2008 18:37

Têm.
Imagem

Administrador Fórum

Prioridade nos COF

por AikyFriu » 6/5/2008 18:33

Alguém me sabe informar se as ordens de venda (e compra) ao melhor têm prioridade sobre as outras?

obrigado

Registado: 23/2/2008 20:24

por Sulla » 3/5/2008 16:44

Boas

Alguem está a pensar comprar o livro novo do Brian Shannon?
http://www.technicalanalysisbook.com/

Cumprimentos
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

por Luis19 » 29/4/2008 11:45

kobee,

1ª questão: sim, podes.

2ª questão: no BIG a guarda de títulos é paga no final de cada trimestre (final de Março, Junho, Setembro e Dezembro), através de débito na tua conta à ordem no 1º dia útil (salvo erro) do trimestre seguinte.

O valor da guarda de títulos é 7,26€ (6€ + 21% IVA).

Se só tiveres fundos de investimento não pagas nada.

Exemplo: em relação ao 1º trimestre de 2008, debitam-te 7,26€ no 1º dia útil do mês seguinte, 1 Abril 2008. (Data Movimento: 01/04/2008; Data valor: 04/04/2008).

Se tiveres acções, por exemplo durante Março e Abril e em Maio e Junho já não as tiveres, acho que pagas a guarda de títulos de 2 trimestres (1º e 2ª trimestre de 2008).

Espero ter ajudado.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, BenjaminMartins, Google [Bot], latbal, m-m, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, trilhos2006, TTM62 e 145 visitantes