Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

S&P500 - O obstáculo nos 1390pts...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rsacramento » 23/5/2008 22:13

MarcoAntonio Escreveu:Fruto das "imensas discussões" que têm ocorrido noutros tópicos ainda não tive oportunidade de actualizar este tópico, que bem precisa.

Mas agora vou jantar...
:lol:

bon appétit 8-)

Registado: 29/11/2007 12:50

por MarcoAntonio » 23/5/2008 22:10

Fruto das "imensas discussões" que têm ocorrido noutros tópicos ainda não tive oportunidade de actualizar este tópico, que bem precisa.

Mas agora vou jantar...
:lol:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por rsacramento » 23/5/2008 22:04

gostava que um expert discorresse sobre o sp500
deixo aqui uma ajudinha (o gráfico, claro :wink: )
Anexos
sp.png
sp.png (7.1 KiB) Visualizado 3353 vezes

por gordo 1 » 21/5/2008 21:10

olá meus amigos,

Que vermelhinho dia nos states ... até pareçe que tiveram visita benfiquista em wall street ... :lol:

agora os 1390 no fecho foram respeitados !! espero cenas do próximo capitulo... agora que estranho lá
isso é ... :mrgreen:

Registado: 29/11/2007 2:19

spx

por jarc » 19/5/2008 21:21

E lá tivemos a esperada correção nos 1440. Este padrão dura há um tempo. A seguir ao fecho dos mercados europeus vendem, para voltarem às compras.

Registado: 23/7/2003 16:05

por MNFV » 19/5/2008 20:48

Pois,

são resistências importantes que só ao 3º ou 4º toque são rasgadas (ou não)

TP1 Escreveu:
mnfv Escreveu:A questão é que o S&P toca os 1440 e toca de vender :twisted:

TP1 Escreveu:Era muito porreiro o S&P rasgar já hoje, os 1440 pontos e, amanhã o DAX mandar-se para os 7500 pontos... :wink:

Pode até ser, mas já ouvi isso aos 1370, aos 1375, aos 1380, aos 1385, aos 1390, etc...

Registado: 28/12/2007 17:02

por TP1 » 19/5/2008 20:41

mnfv Escreveu:A questão é que o S&P toca os 1440 e toca de vender :twisted:

TP1 Escreveu:Era muito porreiro o S&P rasgar já hoje, os 1440 pontos e, amanhã o DAX mandar-se para os 7500 pontos... :wink:

Pode até ser, mas já ouvi isso aos 1370, aos 1375, aos 1380, aos 1385, aos 1390, etc...

Registado: 30/11/2007 21:13

por MNFV » 19/5/2008 20:26

A questão é que o S&P toca os 1440 e toca de vender :twisted:

Registado: 28/12/2007 17:02

por Alvo » 19/5/2008 20:05

AT.
Relembrar que sexta-feira passada foi fecho de futuros.
Anexos
SPX.PNG
SPX.PNG (28.41 KiB) Visualizado 4046 vezes

Registado: 22/3/2005 23:59

por Ulisses Pereira » 19/5/2008 19:37

Podemos arranjar 1001 justificações já que a parafernália de notícias sobre os mercados americanos é smepre tanta que alguma poderá usar-se para justificar os movimentos do índice. Mas, na realidade, a volatilidade "intraday" é absolutamente normal nos mercados e não são precisos acontecimentos extraorddinários para justificar estas inversões "intraday".

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por salvadorveiga » 19/5/2008 19:34

Epah o que aconteceu agora ao Nasdaq ? Caiu a pique...acções que estavam a 10% agora no terreno negativo...

Registado: 12/3/2008 22:06

por rsacramento » 19/5/2008 16:55

MarcoAntonio Escreveu:(...)Depois, em cima deles vêm mais alguns, um possível padrão de inversão (algo discutível) e um retracement superior a 50%. Em relação ao retracement julgo que já tinhamos falado noutro tópico. Em todo o caso aqui fica resumidamente a minha opinião: para mim, retracements superiores a 50% já não são retracements (entenda-se, correcção ao movimento anterior). São a interrupção da tendência anterior (para inversão ou para lateralização). É basicamente a mesma coisa que a quebra de uma LT...
(...)

era justamente isto que me faltava saber
obrigado

por TP1 » 19/5/2008 16:53

Era muito porreiro o S&P rasgar já hoje, os 1440 pontos e, amanhã o DAX mandar-se para os 7500 pontos... :wink:
Editado pela última vez por TP1 em 19/5/2008 16:56, num total de 1 vez.

Registado: 30/11/2007 21:13

por MarcoAntonio » 19/5/2008 16:45

Rsacramento, antes de mais quero sublinhar que aquele meu gráfico de sexta-feira é um exercício onde reúno os vários sinais que vejo terem ocorrido nas últimas semanas. Contudo, não atribuo a todos eles o mesmo grau de relevância e para sublinhar isso mesmo volto a colocar, actualizada, a minha versão minimalista onde coloco o que para mim é mais importante: em primeiro plano a quebra da zona de resistência e em segundo plano a quebra da LT descendente da anterior fase de correcção/descida (ou bear para quem preferir essa denominação).

Depois, em cima deles vêm mais alguns, um possível padrão de inversão (algo discutível) e um retracement superior a 50%. Em relação ao retracement julgo que já tinhamos falado noutro tópico. Em todo o caso aqui fica resumidamente a minha opinião: para mim, retracements superiores a 50% já não são retracements (entenda-se, correcção ao movimento anterior). São a interrupção da tendência anterior (para inversão ou para lateralização). É basicamente a mesma coisa que a quebra de uma LT...

Entretanto reparei que o VIX tem sido utilizado nalguns tópicos como argumento para dizer que o mercado não vai subir mais. Eu curiosamente já tinha abordado isso na sexta-feira neste tópico...

MarcoAntonio Escreveu:Os volumes (não aparecem no gráfico que mesmo assim já está confuso q.b.) poderão parecer um pouco fracos mas é preciso notar que vimos de um período de elevada volatilidade e volume e que agora o mercado passou para um período mais calmo (parece-me provável, já agora, que venhamos a ver o VIX a fazer novos mínimos relativos nas próximas semanas).

Eu gostaria de salientar que o VIX reflecte o estado do mercado e não vice-versa. Ora, eu entendo (e parece-me evidente) que o mercado já está numa nova fase quer ao nível da tendência quer ao nível da volatilidade. E portanto, o VIX tenderá a traduzir agora essa nova realidade e não vejo o que impeça o VIX de cair para valores abaixo dos 16pts...

Além disso a volatilidade histórica pode subir com a subida também e segurar o VIX nestes valores (por exemplo, é o que está a acontecer durante a sessão de hoje embora eu considere que esse cenário é menos sustentável a prazo... creio que só iria acontecer no caso de uma euforia e não me parece que caminhemos).

O VIX reflecte o mercado (e em particular é uma medida do sentimento dos investidores) e não vice-versa. Não é o VIX que determina para onde o mercado vai. Ele é que vai para um determinado sítio conforme a direcção e o nível de volatilidade do mercado...
Anexos
spx.PNG
spx.PNG (64.06 KiB) Visualizado 4357 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por rsacramento » 17/5/2008 13:08

MarcoAntonio Escreveu:Retracção face ao movimento de descida superior a 50% (a pequena resistência nos 1420pts quebrada nas últimas sessões praticamente coincide com os 50%);

podes desenvolver um bocadinho a ideia?
ou seja, em que medida é que este indicador te informa/ajuda?
que valores valem/significam o quê para ti?

por Specialx » 17/5/2008 12:45

Viva Marco António ,

Penso que o próximo grande teste do indice será tentar ultrapassar a zona dos 1430 pontos. A quebra dessa zona penso ser um forte sinal de força do indice . Pessoalmente penso que não vamos quebrar esse valor para ja e que poderemos estar sobre um topo :-)

Abraço

Registado: 11/5/2007 22:56

por MarcoAntonio » 16/5/2008 23:31

Para terminar a semana, um update ao gráfico desta vez um pouco mais "confuso" do que o habitual pois vou tentar resumir a série de sinais dados pelo S&P nas últimas semanas:

> Subida consistente com a formação sucessiva de máximos e mínimos relativos mais elevados;

> Quebra da resistência nos 1390, que passou a suporte;

> Quebra da LT descendente do "Bear";

> Formação de um padrão de inversão (activado);

> Retracção face ao movimento de descida superior a 50% (a pequena resistência nos 1420pts quebrada nas últimas sessões praticamente coincide com os 50%);

> O RSI encontra-se acima dos 50pts há cerca de 2 meses.

Os volumes (não aparecem no gráfico que mesmo assim já está confuso q.b.) poderão parecer um pouco fracos mas é preciso notar que vimos de um período de elevada volatilidade e volume e que agora o mercado passou para um período mais calmo (parece-me provável, já agora, que venhamos a ver o VIX a fazer novos mínimos relativos nas próximas semanas).

Na verdade, os volumes actuais nas subidas são volumes claramente acima da média do Bull 2003~2007.
Anexos
spx-act.PNG
spx-act.PNG (60.66 KiB) Visualizado 4748 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por Crómio » 13/5/2008 18:59

De qualquer das formas o duplo fundo ou o HS invertido têm a mesma resistência/neck line/topo do W e a projecção será aproximadamente a mesma.

No entanto existe uma série de resistências que se opôem à subida.

A pior resistência é o volume, e esperemos que este aumente para podermos ter a subida sustentada.

Como já o Mestre Fogueiro referiu anda a faltar volume no mercado e acredito que isso seja de importância vital para a saúde dos mercados (ou pelo menos boa disposição, já que o mercado anda meio engripado)

Um Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por MarcoAntonio » 13/5/2008 18:35

Para mim está mais próximo do um duplo-fundo (nos 1270pts) do que de um H&S invertido. Mas isso já foi referido neste e noutros tópicos sobre o S&P...
Imagem

Administrador Fórum

por Serrano » 13/5/2008 18:17

Não está a fazer um H&S invertido?

Registado: 4/11/2002 23:35

por MarcoAntonio » 13/5/2008 17:57

Um pequeno update para actualizar o gráfico do S&P.

De novo, só o facto de para já os antigos 1390 estarem agora a funcionar como suporte tendo "segurado" até agora duas pequenas correcções.
Anexos
spx-cp.PNG
spx-cp.PNG (57.65 KiB) Visualizado 3878 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por jm4330 » 3/5/2008 20:00

Neste momento, venho agradecer a todos as pessoas, que neste forum,com o seu saber, análises e comentários, ajudaram-me a compreender analisar e investir neste tipo de negócio, cda vez mais complexo e por sua vez admirável.
Apesar de ter grau académico nas areas economicas, não consigo utulizar os gráficos que muitos forenses po~em neste forum, mas atraves da sua análise, espero brevemente ter umas mais valias para comprar o meu futuro carro " Porsche ".
Espero que esta tendência BULL, continue nos próximos tempos ( O mercado assim o diz), até porque os resultados do 2 trimestre serão melhores do que no 1 trimestre (Houve distribuição de dividendos ) o que implica um aumento dos proveitos.
Bons negócios e futuras mais valias

Registado: 31/12/2007 18:58

por artista_ » 3/5/2008 19:29

ppbogos Escreveu:Percebo perfeitamente o sentimento.
Buy and hold.... naturalmente um método mais que legítimo e eficaz... não duvido.

Por acaso não é bem esse, é mais um curto/médio prazo, raramente é médio, muitas vezes é curtíssimo, mas nunca daytrade! :wink:

ppbogos Escreveu:Mas não nos alonguemos em curto, médio, longo..... cada um saberá aquilo que pretende, e todos os métodos são respeitadíssimos.

Tens toda a razão, o importante é ter sucesso, não somos todos iguais e é natural que tenhamos tendências diferentes :)

Bom fim-de-semana
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por bogos » 3/5/2008 10:35

artista Escreveu:
ppbogos Escreveu:É por estas e por outras que gosto de fazer day-trading.

ppbogos Escreveu: Evidente que o risco é maior e o stress também, mas para que gosta do day-trading isso é irrelevante.

Eu não gosto de stress, nem tenho tempo para day-trading... e palpita-me que é isso que acontece com a maioria dos que aqui escrevem :wink:

ppbogos Escreveu:Quero lá saber se é bull ou bear. Quero é naquele dia tirar o máximo que o meu sistema me deixe, seguindo a tendência dominante.

Eu também não me interessa muito o Bull e o Bear, mas sigo as tendências, a designação é mais para o pessoal dar a idéia de que percebe disto :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço e bom fim-de-semana

Percebo perfeitamente o sentimento.
Buy and hold.... naturalmente um método mais que legítimo e eficaz... não duvido.

Mas até esse nos deixa em frenesim.... Ou não vamos todos os dias olhar.... nem que seja um jornal ou uma página na net sobre o investimento realizado?!

Mas não nos alonguemos em curto, médio, longo..... cada um saberá aquilo que pretende, e todos os métodos são respeitadíssimos.

Cumps

Registado: 29/12/2005 16:34

por artista_ » 3/5/2008 10:30

ppbogos Escreveu:É por estas e por outras que gosto de fazer day-trading.

ppbogos Escreveu: Evidente que o risco é maior e o stress também, mas para que gosta do day-trading isso é irrelevante.

Eu não gosto de stress, nem tenho tempo para day-trading... e palpita-me que é isso que acontece com a maioria dos que aqui escrevem :wink:

ppbogos Escreveu:Quero lá saber se é bull ou bear. Quero é naquele dia tirar o máximo que o meu sistema me deixe, seguindo a tendência dominante.

Eu também não me interessa muito o Bull e o Bear, mas sigo as tendências, a designação é mais para o pessoal dar a idéia de que percebe disto :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço e bom fim-de-semana
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 278 visitantes