S&P500 - O obstáculo nos 1390pts...
Fruto das "imensas discussões" que têm ocorrido noutros tópicos ainda não tive oportunidade de actualizar este tópico, que bem precisa.
Mas agora vou jantar...

Mas agora vou jantar...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Pois,
são resistências importantes que só ao 3º ou 4º toque são rasgadas (ou não)
são resistências importantes que só ao 3º ou 4º toque são rasgadas (ou não)
TP1 Escreveu:mnfv Escreveu:A questão é que o S&P toca os 1440 e toca de vender
TP1 Escreveu:Era muito porreiro o S&P rasgar já hoje, os 1440 pontos e, amanhã o DAX mandar-se para os 7500 pontos...
Pode até ser, mas já ouvi isso aos 1370, aos 1375, aos 1380, aos 1385, aos 1390, etc...
Podemos arranjar 1001 justificações já que a parafernália de notícias sobre os mercados americanos é smepre tanta que alguma poderá usar-se para justificar os movimentos do índice. Mas, na realidade, a volatilidade "intraday" é absolutamente normal nos mercados e não são precisos acontecimentos extraorddinários para justificar estas inversões "intraday".
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
MarcoAntonio Escreveu:(...)Depois, em cima deles vêm mais alguns, um possível padrão de inversão (algo discutível) e um retracement superior a 50%. Em relação ao retracement julgo que já tinhamos falado noutro tópico. Em todo o caso aqui fica resumidamente a minha opinião: para mim, retracements superiores a 50% já não são retracements (entenda-se, correcção ao movimento anterior). São a interrupção da tendência anterior (para inversão ou para lateralização). É basicamente a mesma coisa que a quebra de uma LT...
(...)
era justamente isto que me faltava saber
obrigado
Rsacramento, antes de mais quero sublinhar que aquele meu gráfico de sexta-feira é um exercício onde reúno os vários sinais que vejo terem ocorrido nas últimas semanas. Contudo, não atribuo a todos eles o mesmo grau de relevância e para sublinhar isso mesmo volto a colocar, actualizada, a minha versão minimalista onde coloco o que para mim é mais importante: em primeiro plano a quebra da zona de resistência e em segundo plano a quebra da LT descendente da anterior fase de correcção/descida (ou bear para quem preferir essa denominação).
Depois, em cima deles vêm mais alguns, um possível padrão de inversão (algo discutível) e um retracement superior a 50%. Em relação ao retracement julgo que já tinhamos falado noutro tópico. Em todo o caso aqui fica resumidamente a minha opinião: para mim, retracements superiores a 50% já não são retracements (entenda-se, correcção ao movimento anterior). São a interrupção da tendência anterior (para inversão ou para lateralização). É basicamente a mesma coisa que a quebra de uma LT...
Entretanto reparei que o VIX tem sido utilizado nalguns tópicos como argumento para dizer que o mercado não vai subir mais. Eu curiosamente já tinha abordado isso na sexta-feira neste tópico...
Eu gostaria de salientar que o VIX reflecte o estado do mercado e não vice-versa. Ora, eu entendo (e parece-me evidente) que o mercado já está numa nova fase quer ao nível da tendência quer ao nível da volatilidade. E portanto, o VIX tenderá a traduzir agora essa nova realidade e não vejo o que impeça o VIX de cair para valores abaixo dos 16pts...
Além disso a volatilidade histórica pode subir com a subida também e segurar o VIX nestes valores (por exemplo, é o que está a acontecer durante a sessão de hoje embora eu considere que esse cenário é menos sustentável a prazo... creio que só iria acontecer no caso de uma euforia e não me parece que caminhemos).
O VIX reflecte o mercado (e em particular é uma medida do sentimento dos investidores) e não vice-versa. Não é o VIX que determina para onde o mercado vai. Ele é que vai para um determinado sítio conforme a direcção e o nível de volatilidade do mercado...
Depois, em cima deles vêm mais alguns, um possível padrão de inversão (algo discutível) e um retracement superior a 50%. Em relação ao retracement julgo que já tinhamos falado noutro tópico. Em todo o caso aqui fica resumidamente a minha opinião: para mim, retracements superiores a 50% já não são retracements (entenda-se, correcção ao movimento anterior). São a interrupção da tendência anterior (para inversão ou para lateralização). É basicamente a mesma coisa que a quebra de uma LT...
Entretanto reparei que o VIX tem sido utilizado nalguns tópicos como argumento para dizer que o mercado não vai subir mais. Eu curiosamente já tinha abordado isso na sexta-feira neste tópico...
MarcoAntonio Escreveu:Os volumes (não aparecem no gráfico que mesmo assim já está confuso q.b.) poderão parecer um pouco fracos mas é preciso notar que vimos de um período de elevada volatilidade e volume e que agora o mercado passou para um período mais calmo (parece-me provável, já agora, que venhamos a ver o VIX a fazer novos mínimos relativos nas próximas semanas).
Eu gostaria de salientar que o VIX reflecte o estado do mercado e não vice-versa. Ora, eu entendo (e parece-me evidente) que o mercado já está numa nova fase quer ao nível da tendência quer ao nível da volatilidade. E portanto, o VIX tenderá a traduzir agora essa nova realidade e não vejo o que impeça o VIX de cair para valores abaixo dos 16pts...
Além disso a volatilidade histórica pode subir com a subida também e segurar o VIX nestes valores (por exemplo, é o que está a acontecer durante a sessão de hoje embora eu considere que esse cenário é menos sustentável a prazo... creio que só iria acontecer no caso de uma euforia e não me parece que caminhemos).
O VIX reflecte o mercado (e em particular é uma medida do sentimento dos investidores) e não vice-versa. Não é o VIX que determina para onde o mercado vai. Ele é que vai para um determinado sítio conforme a direcção e o nível de volatilidade do mercado...
- Anexos
-
- spx.PNG (64.06 KiB) Visualizado 4355 vezes
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Retracção face ao movimento de descida superior a 50% (a pequena resistência nos 1420pts quebrada nas últimas sessões praticamente coincide com os 50%);
podes desenvolver um bocadinho a ideia?
ou seja, em que medida é que este indicador te informa/ajuda?
que valores valem/significam o quê para ti?
Viva Marco António ,
Penso que o próximo grande teste do indice será tentar ultrapassar a zona dos 1430 pontos. A quebra dessa zona penso ser um forte sinal de força do indice . Pessoalmente penso que não vamos quebrar esse valor para ja e que poderemos estar sobre um topo :-)
Abraço
Penso que o próximo grande teste do indice será tentar ultrapassar a zona dos 1430 pontos. A quebra dessa zona penso ser um forte sinal de força do indice . Pessoalmente penso que não vamos quebrar esse valor para ja e que poderemos estar sobre um topo :-)
Abraço
- Registado: 11/5/2007 22:56
Para terminar a semana, um update ao gráfico desta vez um pouco mais "confuso" do que o habitual pois vou tentar resumir a série de sinais dados pelo S&P nas últimas semanas:
> Subida consistente com a formação sucessiva de máximos e mínimos relativos mais elevados;
> Quebra da resistência nos 1390, que passou a suporte;
> Quebra da LT descendente do "Bear";
> Formação de um padrão de inversão (activado);
> Retracção face ao movimento de descida superior a 50% (a pequena resistência nos 1420pts quebrada nas últimas sessões praticamente coincide com os 50%);
> O RSI encontra-se acima dos 50pts há cerca de 2 meses.
Os volumes (não aparecem no gráfico que mesmo assim já está confuso q.b.) poderão parecer um pouco fracos mas é preciso notar que vimos de um período de elevada volatilidade e volume e que agora o mercado passou para um período mais calmo (parece-me provável, já agora, que venhamos a ver o VIX a fazer novos mínimos relativos nas próximas semanas).
Na verdade, os volumes actuais nas subidas são volumes claramente acima da média do Bull 2003~2007.
> Subida consistente com a formação sucessiva de máximos e mínimos relativos mais elevados;
> Quebra da resistência nos 1390, que passou a suporte;
> Quebra da LT descendente do "Bear";
> Formação de um padrão de inversão (activado);
> Retracção face ao movimento de descida superior a 50% (a pequena resistência nos 1420pts quebrada nas últimas sessões praticamente coincide com os 50%);
> O RSI encontra-se acima dos 50pts há cerca de 2 meses.
Os volumes (não aparecem no gráfico que mesmo assim já está confuso q.b.) poderão parecer um pouco fracos mas é preciso notar que vimos de um período de elevada volatilidade e volume e que agora o mercado passou para um período mais calmo (parece-me provável, já agora, que venhamos a ver o VIX a fazer novos mínimos relativos nas próximas semanas).
Na verdade, os volumes actuais nas subidas são volumes claramente acima da média do Bull 2003~2007.
- Anexos
-
- spx-act.PNG (60.66 KiB) Visualizado 4746 vezes
De qualquer das formas o duplo fundo ou o HS invertido têm a mesma resistência/neck line/topo do W e a projecção será aproximadamente a mesma.
No entanto existe uma série de resistências que se opôem à subida.
A pior resistência é o volume, e esperemos que este aumente para podermos ter a subida sustentada.
Como já o Mestre Fogueiro referiu anda a faltar volume no mercado e acredito que isso seja de importância vital para a saúde dos mercados (ou pelo menos boa disposição, já que o mercado anda meio engripado)
Um Abraço
No entanto existe uma série de resistências que se opôem à subida.
A pior resistência é o volume, e esperemos que este aumente para podermos ter a subida sustentada.
Como já o Mestre Fogueiro referiu anda a faltar volume no mercado e acredito que isso seja de importância vital para a saúde dos mercados (ou pelo menos boa disposição, já que o mercado anda meio engripado)
Um Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Para mim está mais próximo do um duplo-fundo (nos 1270pts) do que de um H&S invertido. Mas isso já foi referido neste e noutros tópicos sobre o S&P...
Um pequeno update para actualizar o gráfico do S&P.
De novo, só o facto de para já os antigos 1390 estarem agora a funcionar como suporte tendo "segurado" até agora duas pequenas correcções.
De novo, só o facto de para já os antigos 1390 estarem agora a funcionar como suporte tendo "segurado" até agora duas pequenas correcções.
- Anexos
-
- spx-cp.PNG (57.65 KiB) Visualizado 3876 vezes
Neste momento, venho agradecer a todos as pessoas, que neste forum,com o seu saber, análises e comentários, ajudaram-me a compreender analisar e investir neste tipo de negócio, cda vez mais complexo e por sua vez admirável.
Apesar de ter grau académico nas areas economicas, não consigo utulizar os gráficos que muitos forenses po~em neste forum, mas atraves da sua análise, espero brevemente ter umas mais valias para comprar o meu futuro carro " Porsche ".
Espero que esta tendência BULL, continue nos próximos tempos ( O mercado assim o diz), até porque os resultados do 2 trimestre serão melhores do que no 1 trimestre (Houve distribuição de dividendos ) o que implica um aumento dos proveitos.
Bons negócios e futuras mais valias
Apesar de ter grau académico nas areas economicas, não consigo utulizar os gráficos que muitos forenses po~em neste forum, mas atraves da sua análise, espero brevemente ter umas mais valias para comprar o meu futuro carro " Porsche ".
Espero que esta tendência BULL, continue nos próximos tempos ( O mercado assim o diz), até porque os resultados do 2 trimestre serão melhores do que no 1 trimestre (Houve distribuição de dividendos ) o que implica um aumento dos proveitos.
Bons negócios e futuras mais valias
- Registado: 31/12/2007 18:58
ppbogos Escreveu:Percebo perfeitamente o sentimento.
Buy and hold.... naturalmente um método mais que legítimo e eficaz... não duvido.
Por acaso não é bem esse, é mais um curto/médio prazo, raramente é médio, muitas vezes é curtíssimo, mas nunca daytrade!

ppbogos Escreveu:Mas não nos alonguemos em curto, médio, longo..... cada um saberá aquilo que pretende, e todos os métodos são respeitadíssimos.
Tens toda a razão, o importante é ter sucesso, não somos todos iguais e é natural que tenhamos tendências diferentes

Bom fim-de-semana
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
artista Escreveu:ppbogos Escreveu:É por estas e por outras que gosto de fazer day-trading.ppbogos Escreveu: Evidente que o risco é maior e o stress também, mas para que gosta do day-trading isso é irrelevante.
Eu não gosto de stress, nem tenho tempo para day-trading... e palpita-me que é isso que acontece com a maioria dos que aqui escrevem
ppbogos Escreveu:Quero lá saber se é bull ou bear. Quero é naquele dia tirar o máximo que o meu sistema me deixe, seguindo a tendência dominante.
Eu também não me interessa muito o Bull e o Bear, mas sigo as tendências, a designação é mais para o pessoal dar a idéia de que percebe disto![]()
![]()
Um abraço e bom fim-de-semana
Percebo perfeitamente o sentimento.
Buy and hold.... naturalmente um método mais que legítimo e eficaz... não duvido.
Mas até esse nos deixa em frenesim.... Ou não vamos todos os dias olhar.... nem que seja um jornal ou uma página na net sobre o investimento realizado?!
Mas não nos alonguemos em curto, médio, longo..... cada um saberá aquilo que pretende, e todos os métodos são respeitadíssimos.
Cumps
ppbogos Escreveu:É por estas e por outras que gosto de fazer day-trading.
ppbogos Escreveu: Evidente que o risco é maior e o stress também, mas para que gosta do day-trading isso é irrelevante.
Eu não gosto de stress, nem tenho tempo para day-trading... e palpita-me que é isso que acontece com a maioria dos que aqui escrevem

ppbogos Escreveu:Quero lá saber se é bull ou bear. Quero é naquele dia tirar o máximo que o meu sistema me deixe, seguindo a tendência dominante.
Eu também não me interessa muito o Bull e o Bear, mas sigo as tendências, a designação é mais para o pessoal dar a idéia de que percebe disto

Um abraço e bom fim-de-semana
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 346 visitantes