FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)
muito muito básicas
2 questões muito muito básicas:
- Após comprar acções da empresa X através de 2 ordens de compra distintas de 500+1000 unidades, posso vender através de uma única ordem de venda de 1500 unidades. Correcto? É possível agregar as acções numa única ordem de venda?
- Como se processa o pagamento de Guarda de Titulos(estou no Big). O pagamento é trimestral. Supondo que detenho acções durante 2 meses tenho de pagar guarda de titulos. Em que altura é paga a guarda de titulos?
Desde já obrigado.
- Após comprar acções da empresa X através de 2 ordens de compra distintas de 500+1000 unidades, posso vender através de uma única ordem de venda de 1500 unidades. Correcto? É possível agregar as acções numa única ordem de venda?
- Como se processa o pagamento de Guarda de Titulos(estou no Big). O pagamento é trimestral. Supondo que detenho acções durante 2 meses tenho de pagar guarda de titulos. Em que altura é paga a guarda de titulos?
Desde já obrigado.
Ola
Imaginem esta situação:
Muitas vezes acontece que fico à espera alguns dias que uma operação de compra se realize e fico ali com o dinheiro parado bastante tempo
Agora vejam, por exemplo, tenho 5000€ para investir em acções. Faço um pedido de 4000€ para uma acção X. E agora gostava de fazer simultaneamente outro pedido de 4500€ para uma acção Y.
Enquanto não for realizado o pedido para a X, posso fazer o pedido para as acções Y?
Ou seja, será que existe alguma instituição bancário onde seja possível fazer isto?
Obrigado
Imaginem esta situação:
Muitas vezes acontece que fico à espera alguns dias que uma operação de compra se realize e fico ali com o dinheiro parado bastante tempo
Agora vejam, por exemplo, tenho 5000€ para investir em acções. Faço um pedido de 4000€ para uma acção X. E agora gostava de fazer simultaneamente outro pedido de 4500€ para uma acção Y.
Enquanto não for realizado o pedido para a X, posso fazer o pedido para as acções Y?
Ou seja, será que existe alguma instituição bancário onde seja possível fazer isto?
Obrigado
- Registado: 15/4/2008 14:21
25 de Abril Feriado.
Bom dia!
Esta é mesmo básica de super maçarico mas aqui vai ...
Alguém me sabe informar se a bolsa amanhã está fechada devido a ser feriado nacional???
Como eu estou em Luanda e por aqui amanhã até é 1 dia como os outros gostava de saber se posso acompanhar alguma coisa do mercado amanhã ou não!!!
Cumprimentos e BN,
Esta é mesmo básica de super maçarico mas aqui vai ...
Alguém me sabe informar se a bolsa amanhã está fechada devido a ser feriado nacional???
Como eu estou em Luanda e por aqui amanhã até é 1 dia como os outros gostava de saber se posso acompanhar alguma coisa do mercado amanhã ou não!!!

Cumprimentos e BN,
Life is short, ride hard!!!
fnabais.ferro Escreveu:Só consigo pensar que terá sido um erro do sistema informático ou algo do género!!!! A ordem já voltou a aparecer lá!!! Pena que não tenho 1 screen anterior ao desaparecimento!!! Mas tenho durante e depois!!!
Agora de onde é q foi o problema (talvez do banco será ) não faço idéia!!!![]()
De qualquer das formas que é muito estranho é!!!
Obrigado Fibo, e BN,
Já sei o que se passou!!! O meu MG online hj passou-se mesmo!!! Ora vejam como a SAG supostamente teve a última transação ás 13h46 !!!

Ai vão receber um mail de reclamação vão!!! Isto faz-se?!?!?!? Quando regressar a Portugal a ver se arranjo uma plataforma mais decente!!!
Cumprimentos e BN,
- Anexos
-
- PIC.JPG (95.47 KiB) Visualizado 7711 vezes
Jimmy,
Nessas plataformas tens, quando colocas a ordem, um campo onde podes escolher a duração da ordem. Pode ser apenas para o dia, até ser realizada,...
Para cancelares a ordem basta ires onde podes ver todas as ordens activas e anulares a mesma.
É relativamente simples.
Se tiveres dúvidas tenta ligar para eles, para verificar também o atendimento que te podem dar.
Abraço,
Fibo
Nessas plataformas tens, quando colocas a ordem, um campo onde podes escolher a duração da ordem. Pode ser apenas para o dia, até ser realizada,...
Para cancelares a ordem basta ires onde podes ver todas as ordens activas e anulares a mesma.
É relativamente simples.
Se tiveres dúvidas tenta ligar para eles, para verificar também o atendimento que te podem dar.
Abraço,
Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
Jimmy,
Isso depende de qual o teu banco.
Normalmente, és tu que tens que definir qual o tempo em que a ordem se mantêm válida. O máximo é um ano. O pré-definido na maioria dos bancos é apenas 1 dia.
Podes cancelar a tua ordem, na maioria dos bancos sem qualquer custo. Para tal, podes verificar o histórico de ordens e cancelar a ordem ou ligar para eles e dar a indicação de que queres cancelar a ordem.
Mas o melhor é verificares isso com o teu banco. Muda de banco para banco. Se quiseres dizer qual é, posso tentar ajudar-te.
Fibo
Isso depende de qual o teu banco.
Normalmente, és tu que tens que definir qual o tempo em que a ordem se mantêm válida. O máximo é um ano. O pré-definido na maioria dos bancos é apenas 1 dia.
Podes cancelar a tua ordem, na maioria dos bancos sem qualquer custo. Para tal, podes verificar o histórico de ordens e cancelar a ordem ou ligar para eles e dar a indicação de que queres cancelar a ordem.
Mas o melhor é verificares isso com o teu banco. Muda de banco para banco. Se quiseres dizer qual é, posso tentar ajudar-te.
Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
Se me pudessem responder a esta questão ficava muito agradecido:
- tenho uma ordem de compra colocada por exemplo a 20,25; a acção está a 20,60. A minha intenção é esperar que ela baixe para posteriormente aproveitar um movimento de subida... ela de facto desce mas só até aos 20,30, chegado a este ponto sobe e nos tempos mais próximos não vai aos 20,25 que predefinira;
Pergunta: Imaginem que os 20,25 nunca são atingidos ou só são daqui a mês e meio ... a minha ordem de compra permanece quanto tempo no sistema? Para sempre? Se é por um período limitado quanto tempo? E se não tiver interressado ao fim de um certo tempo em manter a ordem como posso cancelá-la?
Abraço.
- tenho uma ordem de compra colocada por exemplo a 20,25; a acção está a 20,60. A minha intenção é esperar que ela baixe para posteriormente aproveitar um movimento de subida... ela de facto desce mas só até aos 20,30, chegado a este ponto sobe e nos tempos mais próximos não vai aos 20,25 que predefinira;
Pergunta: Imaginem que os 20,25 nunca são atingidos ou só são daqui a mês e meio ... a minha ordem de compra permanece quanto tempo no sistema? Para sempre? Se é por um período limitado quanto tempo? E se não tiver interressado ao fim de um certo tempo em manter a ordem como posso cancelá-la?
Abraço.
Só consigo pensar que terá sido um erro do sistema informático ou algo do género!!!! A ordem já voltou a aparecer lá!!! Pena que não tenho 1 screen anterior ao desaparecimento!!! Mas tenho durante e depois!!!
Agora de onde é q foi o problema (talvez do banco será ) não faço idéia!!!
Obrigado Fibo, e BN,
Agora de onde é q foi o problema (talvez do banco será ) não faço idéia!!!

Obrigado Fibo, e BN,
Re: É possível?!?!!?!?
fnabais.ferro Escreveu:É possível eu ter uma ordem de compra e ela não aparecer nos cofres, sendo que os cofres apresentam ordems tanto de valor superior como inferior à minha?!?!?
Deixo o exemplo!! A minha ordem está a 2.42 e ainda à pouco lá aparecia!!! E também ainda não foi satisfeita como é óbvio!!! Alguém me sabe explicar?!??!?!
Cumprimentos e BN,
fnabais,
Não. Tal não é possível.
Deve haver algum tipo de explicação. Se a ordem não foi executada, não terá sido anulada?
Fibo
É possível?!?!!?!?
É possível eu ter uma ordem de compra e ela não aparecer nos cofres, sendo que os cofres apresentam ordems tanto de valor superior como inferior à minha?!?!?
Deixo o exemplo!! A minha ordem está a 2.42 e ainda à pouco lá aparecia!!! E também ainda não foi satisfeita como é óbvio!!! Alguém me sabe explicar?!??!?!
Cumprimentos e BN,
Cumprimentos e BN,
- Anexos
-
- untitled.bmp (56.9 KiB) Visualizado 7740 vezes
Re: Agradecimentgo e teste
dreamkeeper2005 Escreveu:Muito obrigado pela pronta resposta.
Isto funciona melhor que certos serviços pagos, funciona tipo INEM, pede-se uma ajudinha vem logo o Chefe dos Bombeiros, a equipa de salvamento e reanimação, os «pironis» a acender e apagar, parabéns e obrigado.
Aqui vai o teste:
LOL LOL LOL

There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.
William Bernstein
William Bernstein
Irei ler esse post então, se surgir alguma dúvida não vou pensar duas vezes em colocá-la. Vou reservar mais esta semana para aprendizagem, e se tudo correr bem, 2ª feira que vem vou entrar, não com muita força, mas com a indicada para um iniciante.
Cumprimentos,
Hugo Sousa
Cumprimentos,
Hugo Sousa
- Registado: 15/4/2008 10:52
SexPistolsPT Escreveu:Mais directo ainda: Qual é a altura indicada para entrar no titulo?
Isso é a questão mais importante de todas. E não penses que existe uma resposta simples e eficaz... não existe!
Se existisse queria dizer que os mercados eram simples e previsíveis e eles não são nem uma coisa nem outra.
Não há um manual para ganhar em bolsa em 3 tempos.
SexPistolsPT Escreveu:Linhas de resistência e de suporte: Li algures que a altura mais indicada para entrar no titulo é quando a o valor passa a linha de resistência, ou seja, onde começa a haver mais compradores que vendedores estou certo?
Gostava de compreender como traçar correctamente essas linhas e fazer as suas leituras.
Muito agradecido,
Hugo Sousa
Sobre as linhas de tendência, tens aqui um artigo meu que diz praticamente tudo o que precisas de saber sobre LT's:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59339
Traçar as linhas correctamente, contudo, é mais uma questão de sensibilidade, capacidade de observação e objectividade do que outra coisa. Se te faltarem estes atributos, vais traçar as linhas todas mal por mais "teoria" que tenhas lido.
O erro-base mais frequente é ao analisar um gráfico, ver aquilo que convém ver, o que dá jeito. Exemplo: um investidor está longo num título, no gráfico vai procurar sinais que justifiquem a posição dele. Ao traçar linhas, de várias possíveis, não vai traçar a mais objectiva mas a que lhe dá mais jeito...
O mesmo para os suportes e resistências. Por vezes vejo gráficos onde eu não faço a mínima ideia onde as pessoas foram ver suportes/resistências relevantes em determinados valores!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Mais directo ainda: Qual é a altura indicada para entrar no titulo?
Linhas de resistência e de suporte: Li algures que a altura mais indicada para entrar no titulo é quando a o valor passa a linha de resistência, ou seja, onde começa a haver mais compradores que vendedores estou certo?
Gostava de compreender como traçar correctamente essas linhas e fazer as suas leituras.
Muito agradecido,
Hugo Sousa
Linhas de resistência e de suporte: Li algures que a altura mais indicada para entrar no titulo é quando a o valor passa a linha de resistência, ou seja, onde começa a haver mais compradores que vendedores estou certo?
Muito agradecido,
Hugo Sousa
SexPistolsPT Escreveu:Então,que devo ter essencialmente em atenção?
Tens essecialmente dois caminhos.
Estudar o valor ou estudar as tendências.
Se estudares o valor (Análise Fundamental) tens de tentar determinar quanto realmente vale a empresa e depois apostar que o mercado vai caminhar para esse valor. Não é simples, é complexo determinar o valor real de uma empresa e dois analistas podem ter opiniões diferentes, usar critérios diferentes, etc. Além disso não é seguro que o mercado vá caminhar para esse valor e entretanto o valor da empresa (mesmo que estivesse calculado correctamente) como tempo mudará e portanto pode vir com o tempo dar razão ao mercado.
Se estudares tendências (Análise Técnica) tens de tentar determinar o rumo do mercado. No fundo, é o que realmente interessa e é com o que ganhas ou perdes dinheiro, porque ganha-se quando o mercado vai no sentido que apostamos e perde-se quando vai no sentido oposto. Também não é fácil. Dois analistas podem discordar e a AT não é uma ciência exacta e pode falhar.
E ainda há outras abordagens mas estes são os dois campos principais...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Olha imagina-te em 2001 a comprar BCP a 4.5 porque o normal era 5.5...
Ainda hoje estavas à espera que voltasse para o preço "normal".
E este nem sequer é dos exemplos mais flagrantes!
Ainda hoje estavas à espera que voltasse para o preço "normal".
E este nem sequer é dos exemplos mais flagrantes!
Curiosamente escolheste um valor (acima de 2.8) em que acção nos últimos anos esteve pouco tempo.
Esteve muito mais tempo abaixo de 2 euros (cerca de 3 anos) do que acima de 2.8 euros (uns meros mesitos)...
Mas volto-te a dizer, isso de preços "normais" não existe. A Bolsa não é um supermercado onde as acções têm uma etiqueta com um preço que anda sempre dentro de um valor "habitual"...
Em Bolsa hoje vale 10 e amanhã vale 1.
E quando valer 1, os 10 podem já parecer um valor completamente absurdo...
Esteve muito mais tempo abaixo de 2 euros (cerca de 3 anos) do que acima de 2.8 euros (uns meros mesitos)...
Mas volto-te a dizer, isso de preços "normais" não existe. A Bolsa não é um supermercado onde as acções têm uma etiqueta com um preço que anda sempre dentro de um valor "habitual"...
Em Bolsa hoje vale 10 e amanhã vale 1.
E quando valer 1, os 10 podem já parecer um valor completamente absurdo...
O gráfico do BCP desde 98.
As acções não têm preços normais (se eu estou a perceber o que queres dizer com preços normais, isso não existe na Bolsa).
As acções não têm que voltar para valores passados.
Os verdadeiros valores normais são os valores da acção a cada momento, isso é que é o valor normal e está sempre a mudar (nuns casos mais e noutros menos).
Se comprares acções baseado nos preços a que já estiveram no passado (e por achares que isso é que é o preço normal) garanto-te que te vais dar mal!
As acções não têm preços normais (se eu estou a perceber o que queres dizer com preços normais, isso não existe na Bolsa).
As acções não têm que voltar para valores passados.
Os verdadeiros valores normais são os valores da acção a cada momento, isso é que é o valor normal e está sempre a mudar (nuns casos mais e noutros menos).
Se comprares acções baseado nos preços a que já estiveram no passado (e por achares que isso é que é o preço normal) garanto-te que te vais dar mal!
- Anexos
-
- B.COM.PORTUGUES.png (16.49 KiB) Visualizado 7836 vezes
Por exemplo no caso do BCP, que cada acção está com um valor de 1.87€, não é o valor "normal" das mesmas, acho que nunca tiveram tão baixas. Neste caso diria que o normal será acima dos 2.80€/2.81€, onde estiveram acima disso pelo menos desde o primeiro mês de 2007.
O que é o "normal"?