Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FAQ: Questões de Iniciação (investimento / mercado)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

muito muito básicas

por kobee » 29/4/2008 9:40

2 questões muito muito básicas:

- Após comprar acções da empresa X através de 2 ordens de compra distintas de 500+1000 unidades, posso vender através de uma única ordem de venda de 1500 unidades. Correcto? É possível agregar as acções numa única ordem de venda?

- Como se processa o pagamento de Guarda de Titulos(estou no Big). O pagamento é trimestral. Supondo que detenho acções durante 2 meses tenho de pagar guarda de titulos. Em que altura é paga a guarda de titulos?

Desde já obrigado.

Registado: 23/4/2008 10:27

por kevin_ » 28/4/2008 13:34

Ola

Imaginem esta situação:

Muitas vezes acontece que fico à espera alguns dias que uma operação de compra se realize e fico ali com o dinheiro parado bastante tempo
Agora vejam, por exemplo, tenho 5000€ para investir em acções. Faço um pedido de 4000€ para uma acção X. E agora gostava de fazer simultaneamente outro pedido de 4500€ para uma acção Y.
Enquanto não for realizado o pedido para a X, posso fazer o pedido para as acções Y?
Ou seja, será que existe alguma instituição bancário onde seja possível fazer isto?

Obrigado

Registado: 15/4/2008 14:21

por fnabais.ferro » 24/4/2008 12:42

Muito Obrigado Fibo.

Espero é que amanhã não seja tau mau como hoje !!! :?

Cumprimentos e BN,
Life is short, ride hard!!!

Registado: 31/1/2008 11:08

por Fibonacci » 24/4/2008 12:05

Amanhã a Bolsa está aberta.

Poderá haver menor liquidez mas está 100% funcional.

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

25 de Abril Feriado.

por fnabais.ferro » 24/4/2008 12:01

Bom dia!
Esta é mesmo básica de super maçarico mas aqui vai ...

Alguém me sabe informar se a bolsa amanhã está fechada devido a ser feriado nacional???

Como eu estou em Luanda e por aqui amanhã até é 1 dia como os outros gostava de saber se posso acompanhar alguma coisa do mercado amanhã ou não!!! :?

Cumprimentos e BN,

por fnabais.ferro » 23/4/2008 19:26

fnabais.ferro Escreveu:Só consigo pensar que terá sido um erro do sistema informático ou algo do género!!!! A ordem já voltou a aparecer lá!!! Pena que não tenho 1 screen anterior ao desaparecimento!!! Mas tenho durante e depois!!!

Agora de onde é q foi o problema (talvez do banco será ) não faço idéia!!! :?

De qualquer das formas que é muito estranho é!!!

Obrigado Fibo, e BN,

Já sei o que se passou!!! O meu MG online hj passou-se mesmo!!! Ora vejam como a SAG supostamente teve a última transação ás 13h46 !!! :?

Ai vão receber um mail de reclamação vão!!! Isto faz-se?!?!?!? Quando regressar a Portugal a ver se arranjo uma plataforma mais decente!!!

Cumprimentos e BN,
Anexos
PIC.JPG
PIC.JPG (95.47 KiB) Visualizado 7706 vezes

por JimmyRogers » 23/4/2008 17:51

OK.

Obrigado pela pronta resposta. Vou ter que me ir familiarizando com a plataforma.

Abraço.

Registado: 9/4/2008 11:51

por Fibonacci » 23/4/2008 17:45

Jimmy,

Nessas plataformas tens, quando colocas a ordem, um campo onde podes escolher a duração da ordem. Pode ser apenas para o dia, até ser realizada,...

Para cancelares a ordem basta ires onde podes ver todas as ordens activas e anulares a mesma.

É relativamente simples.

Se tiveres dúvidas tenta ligar para eles, para verificar também o atendimento que te podem dar.

Abraço,

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

por JimmyRogers » 23/4/2008 17:33

Fibo:

Na plataforma do Best, besttradingpro.

abraço

por Fibonacci » 23/4/2008 17:29

Jimmy,

Isso depende de qual o teu banco.

Normalmente, és tu que tens que definir qual o tempo em que a ordem se mantêm válida. O máximo é um ano. O pré-definido na maioria dos bancos é apenas 1 dia.

Podes cancelar a tua ordem, na maioria dos bancos sem qualquer custo. Para tal, podes verificar o histórico de ordens e cancelar a ordem ou ligar para eles e dar a indicação de que queres cancelar a ordem.

Mas o melhor é verificares isso com o teu banco. Muda de banco para banco. Se quiseres dizer qual é, posso tentar ajudar-te.

Fibo

por JimmyRogers » 23/4/2008 17:26

Se me pudessem responder a esta questão ficava muito agradecido:

- tenho uma ordem de compra colocada por exemplo a 20,25; a acção está a 20,60. A minha intenção é esperar que ela baixe para posteriormente aproveitar um movimento de subida... ela de facto desce mas só até aos 20,30, chegado a este ponto sobe e nos tempos mais próximos não vai aos 20,25 que predefinira;

Pergunta: Imaginem que os 20,25 nunca são atingidos ou só são daqui a mês e meio ... a minha ordem de compra permanece quanto tempo no sistema? Para sempre? Se é por um período limitado quanto tempo? E se não tiver interressado ao fim de um certo tempo em manter a ordem como posso cancelá-la?

Abraço.

por fnabais.ferro » 23/4/2008 16:01

Só consigo pensar que terá sido um erro do sistema informático ou algo do género!!!! A ordem já voltou a aparecer lá!!! Pena que não tenho 1 screen anterior ao desaparecimento!!! Mas tenho durante e depois!!!

Agora de onde é q foi o problema (talvez do banco será ) não faço idéia!!! :?

De qualquer das formas que é muito estranho é!!!

Obrigado Fibo, e BN,

Re: É possível?!?!!?!?

por Fibonacci » 23/4/2008 15:52

fnabais.ferro Escreveu:É possível eu ter uma ordem de compra e ela não aparecer nos cofres, sendo que os cofres apresentam ordems tanto de valor superior como inferior à minha?!?!?

Deixo o exemplo!! A minha ordem está a 2.42 e ainda à pouco lá aparecia!!! E também ainda não foi satisfeita como é óbvio!!! Alguém me sabe explicar?!??!?!

Cumprimentos e BN,

fnabais,

Não. Tal não é possível.

Deve haver algum tipo de explicação. Se a ordem não foi executada, não terá sido anulada?

Fibo

É possível?!?!!?!?

por fnabais.ferro » 23/4/2008 15:46

É possível eu ter uma ordem de compra e ela não aparecer nos cofres, sendo que os cofres apresentam ordems tanto de valor superior como inferior à minha?!?!?

Deixo o exemplo!! A minha ordem está a 2.42 e ainda à pouco lá aparecia!!! E também ainda não foi satisfeita como é óbvio!!! Alguém me sabe explicar?!??!?!

Cumprimentos e BN,
Anexos
untitled.bmp
untitled.bmp (56.9 KiB) Visualizado 7735 vezes

Re: Agradecimentgo e teste

por Crómio » 22/4/2008 22:51

dreamkeeper2005 Escreveu:Muito obrigado pela pronta resposta.
Isto funciona melhor que certos serviços pagos, funciona tipo INEM, pede-se uma ajudinha vem logo o Chefe dos Bombeiros, a equipa de salvamento e reanimação, os «pironis» a acender e apagar, parabéns e obrigado.
Aqui vai o teste:

LOL LOL LOL

:lol: :lol: :lol:
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por SexPistolsPT » 22/4/2008 19:00

Irei ler esse post então, se surgir alguma dúvida não vou pensar duas vezes em colocá-la. Vou reservar mais esta semana para aprendizagem, e se tudo correr bem, 2ª feira que vem vou entrar, não com muita força, mas com a indicada para um iniciante.

Cumprimentos,
Hugo Sousa

Registado: 15/4/2008 10:52

por MarcoAntonio » 22/4/2008 18:54

SexPistolsPT Escreveu:Mais directo ainda: Qual é a altura indicada para entrar no titulo?

Isso é a questão mais importante de todas. E não penses que existe uma resposta simples e eficaz... não existe!

Se existisse queria dizer que os mercados eram simples e previsíveis e eles não são nem uma coisa nem outra.

Não há um manual para ganhar em bolsa em 3 tempos.

SexPistolsPT Escreveu:Linhas de resistência e de suporte: Li algures que a altura mais indicada para entrar no titulo é quando a o valor passa a linha de resistência, ou seja, onde começa a haver mais compradores que vendedores estou certo?

Gostava de compreender como traçar correctamente essas linhas e fazer as suas leituras.

Muito agradecido,
Hugo Sousa

Sobre as linhas de tendência, tens aqui um artigo meu que diz praticamente tudo o que precisas de saber sobre LT's:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59339

Traçar as linhas correctamente, contudo, é mais uma questão de sensibilidade, capacidade de observação e objectividade do que outra coisa. Se te faltarem estes atributos, vais traçar as linhas todas mal por mais "teoria" que tenhas lido.

O erro-base mais frequente é ao analisar um gráfico, ver aquilo que convém ver, o que dá jeito. Exemplo: um investidor está longo num título, no gráfico vai procurar sinais que justifiquem a posição dele. Ao traçar linhas, de várias possíveis, não vai traçar a mais objectiva mas a que lhe dá mais jeito...

O mesmo para os suportes e resistências. Por vezes vejo gráficos onde eu não faço a mínima ideia onde as pessoas foram ver suportes/resistências relevantes em determinados valores!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por SexPistolsPT » 22/4/2008 18:46

Mais directo ainda: Qual é a altura indicada para entrar no titulo?

Linhas de resistência e de suporte: Li algures que a altura mais indicada para entrar no titulo é quando a o valor passa a linha de resistência, ou seja, onde começa a haver mais compradores que vendedores estou certo?

Gostava de compreender como traçar correctamente essas linhas e fazer as suas leituras.

Muito agradecido,
Hugo Sousa

por MarcoAntonio » 22/4/2008 18:32

SexPistolsPT Escreveu:Então,que devo ter essencialmente em atenção?

Tens essecialmente dois caminhos.

Estudar o valor ou estudar as tendências.

Se estudares o valor (Análise Fundamental) tens de tentar determinar quanto realmente vale a empresa e depois apostar que o mercado vai caminhar para esse valor. Não é simples, é complexo determinar o valor real de uma empresa e dois analistas podem ter opiniões diferentes, usar critérios diferentes, etc. Além disso não é seguro que o mercado vá caminhar para esse valor e entretanto o valor da empresa (mesmo que estivesse calculado correctamente) como tempo mudará e portanto pode vir com o tempo dar razão ao mercado.

Se estudares tendências (Análise Técnica) tens de tentar determinar o rumo do mercado. No fundo, é o que realmente interessa e é com o que ganhas ou perdes dinheiro, porque ganha-se quando o mercado vai no sentido que apostamos e perde-se quando vai no sentido oposto. Também não é fácil. Dois analistas podem discordar e a AT não é uma ciência exacta e pode falhar.

E ainda há outras abordagens mas estes são os dois campos principais...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 22/4/2008 18:28

Olha imagina-te em 2001 a comprar BCP a 4.5 porque o normal era 5.5...

Ainda hoje estavas à espera que voltasse para o preço "normal".

E este nem sequer é dos exemplos mais flagrantes!
Imagem

Administrador Fórum

por SexPistolsPT » 22/4/2008 18:26

Então,que devo ter essencialmente em atenção?

por MarcoAntonio » 22/4/2008 18:26

Curiosamente escolheste um valor (acima de 2.8) em que acção nos últimos anos esteve pouco tempo.

Esteve muito mais tempo abaixo de 2 euros (cerca de 3 anos) do que acima de 2.8 euros (uns meros mesitos)...

Mas volto-te a dizer, isso de preços "normais" não existe. A Bolsa não é um supermercado onde as acções têm uma etiqueta com um preço que anda sempre dentro de um valor "habitual"...

Em Bolsa hoje vale 10 e amanhã vale 1.

E quando valer 1, os 10 podem já parecer um valor completamente absurdo...
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 22/4/2008 18:22

O gráfico do BCP desde 98.

As acções não têm preços normais (se eu estou a perceber o que queres dizer com preços normais, isso não existe na Bolsa).

As acções não têm que voltar para valores passados.

Os verdadeiros valores normais são os valores da acção a cada momento, isso é que é o valor normal e está sempre a mudar (nuns casos mais e noutros menos).

Se comprares acções baseado nos preços a que já estiveram no passado (e por achares que isso é que é o preço normal) garanto-te que te vais dar mal!
Anexos
B.COM.PORTUGUES.png
B.COM.PORTUGUES.png (16.49 KiB) Visualizado 7831 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por SexPistolsPT » 22/4/2008 18:15

Por exemplo no caso do BCP, que cada acção está com um valor de 1.87€, não é o valor "normal" das mesmas, acho que nunca tiveram tão baixas. Neste caso diria que o normal será acima dos 2.80€/2.81€, onde estiveram acima disso pelo menos desde o primeiro mês de 2007.

por MarcoAntonio » 22/4/2008 18:10

O que é o "normal"?
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, OCTAMA, PAULOJOAO, Àlvaro e 176 visitantes