Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

As minhas apostas para a semana

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

semana 2 - 2ªfeira

por JAS » 26/5/2003 14:00

Nada de especial porque o dia está sossegado.

Mas 2ª feira continua a ser um boa dia de compras e entraram umas PTC a 6,29.
Continuo a gostar de negociar dentro do "tal canal" de onde ela teima em não sair.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por Patdav » 25/5/2003 15:34

Boas :wink:

IBS!

Sem duvida!

Abraços :)
patdav
..........................

Registado: 25/11/2002 22:19

Elias

por JAS » 25/5/2003 13:25

Elias Escreveu:Apenas uma questão: IBR é Ibersol? Julgo que o símbolo da Ibersol é IBS, mas não tenho a certeza.

É a Ibersol que sempre tratei por IBR.
Não consigo verificar em lado nenhum se o símbolo está certo.

Um abraço,
JAS

por Elias » 24/5/2003 15:59

Olá JAS,

Apenas uma questão: IBR é Ibersol? Julgo que o símbolo da Ibersol é IBS, mas não tenho a certeza. Poderias confirmar este ponto por favor?

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

EDP

por Fernando dos Aidos » 24/5/2003 14:29

Caro jarcorreia,

Acima dos 1,80, não vejo nada que detenha a EDP antes dos 2.15-2.20. Há alguns mínimos locais que me parecem desprovidos de qualquer importância.

Abraço

Fernando dos Aidos

Registado: 5/11/2002 2:26

Re: cenários para a próxima semana

por JAS » 24/5/2003 12:20

jarcorreia Escreveu:SON - o possível corte por parte de BCE de 0.5 pode levar a SON a 0.42

Olha que a descida das taxas de juro não altera a dívida nem diminui o valor das amortizações. E como o Continente nem sequer paga juros aos fornecedores, a quem deve, a alteração das taxas não influencia nada...

JAS

cenários para a próxima semana

por jarcorreia » 24/5/2003 0:16

SON - o possível corte por parte de BCE de 0.5 pode levar a SON a 0.42

EDP - O efeito dividendo a acrescentar à possibilidade de venda poderá fazer ultrapassar com volume a barreira de 1.80. Aí entram os ATs que ajudam a cotação a chegar perto de 1.90.

PTC - Um início de semana até quebrar 6.20. Saída dos fiéis a análses técnicas e tombo a 6. A partir deste patamar inicia recuperação.
jarcorreia

Re: As minhas apostas para a semana

por JAS » 23/5/2003 23:54

JAS Escreveu:Numa semana em que uns dizem que vamos ter quedas e outros dizem que o "Vaquinho" vai continuar a engordar pode ser bom olhar para alguns títulos menos sujeitos à influência dos índices.

Nem tivemos quedas nem o vaquinho engordou... Tudo na mesma como a lesma.
Ao fim de uma semana o PSI ganhou UM ponto e 0,02%!!!
Sendo assim, vejamos o que aconteceu à minha carteira...

JAS Escreveu:TDU
Será que desta vez vamos ter uma subida pré-anunciada?
Mas não se esqueçam: "Nas Small Caps é muito fácil entrar, o difícil é sair"...

A TDU ganhou 0,01 ao fim de uma semana (+1,30%) o que não parece brilhante.
Mas as aparências iludem.
Enquanto tínhamos anteriormente toques esporádicos no preço de venda, cedências abundantes e um cofre volumoso na venda a 0,77 passámos a ter toques esporádicos no preço de compra, o 0,77 já do lado da compra e limpeza de vendas.
Os indicadores mantém-se todos muito bullish.
Tendo uma posição longa, que acima de 0,74 é lucro líquido, fico tranquilamente à espera que mantenha a subida com algumas ordens de venda "àqueles preços malucos que ela às vezes atinge fugazmente".

JAS Escreveu:JMT
Tem andado últimamente dentro do "tal canal" limitado pelos 6,85-7,10.
Continuar a acumular no limite inferior do canal será o meu objectivo.

Para quem tinha este objectivo a semana foi particularmente adequada. Reforcei substancialmente a posição.
A JMT tocou na base do canal, e até fez 6,84, e reagiu bem na minha opinião.
Hoje com um volume de 233k e uma subida de 6,87 para 6,98 parece bem lançada para o próximo teste aos 7,10.
De qualquer forma, no final da semana, a JMT perdeu 0,71%.
Dada a minha posição anterior só começo a ter lucro líquido a partir de 6,98.

JAS Escreveu:BCP
No caso de termos mercados em queda é de esperar que o cenário anterior seja bastante atenuado mas, no meu optimismo, espero um comportamento do BCP bem melhor do que o do PSI.

Parece que no BCP ando demasiado optimista... Ao fim de uma semana está na mesma, ou pior, perdeu 0,01 (-0,72%).
Nada de grave, aguardemos.
De qualquer forma não deve haver o perigo de ter que accionar o meu stop-profit que agora coloquei a 1,36 (não automatico, acciono se vir que as compras a esse preço estão a esgotar).
Se no início da semana não regressar às subidas é provavel que aligeire a minha posição pois a carteira está demasiado enfeudada ao BCP.
Acima de 1,31 será sempre lucro líquido.

JAS Escreveu:PTM
Será a grande incógnita e será a minha jogada mais arriscada.
Se acertar esta aposta ela será, sem dúvida, a mais rentavel.

A meio da semana
JAS Escreveu:A jogada na PTM era arriscada e passou a ser ainda mais arriscada pois reforcei.
Amanhã, a manter-se este cenário, poderá gerar um interessante sinal de compra... Para os que ainda lá não estão.

A PTM acabou a semana a ganhar 0,58 euros (+3,86%) e, melhor do que isso, com os nossos analistas a dizerem que está a dar sinal de entrada.
Pois bem, eu já lá estou e, com as compras e vendas efectuadas, o meu trade tem lucro líquido a partir dos 14,23 (escusam de perguntar, não é erro, é mesmo catorze vírgula vinte e tres...).

JAS Escreveu:Detenho também IBR e SEM onde não espero nada de especial.E uma posição residual na PTC que devo vender.

A SEM vendi, por falta de paciência, embora considere que a probabilidade de subir é grande. Resta saber quando.
A IBR, tendo distribuído os dividendos no dia 15, perdeu 1,43% durante esta semana tendo acabado a 3,44. Tendo uma posição que tem lucro líquido a partir de 3,43 estou no limite e é provavel que a reduza.
Na PTC acabei por não vender a posição remanescente que tinha.

No final da semana a minha carteira, que é real, está assim constituída:
BCP(63%) - JMT(13%) - PTM(10%) - IBR(8%) - TDU(3%) - PTC(3%).

Um bom fim de semana para todos,
JAS

Update - 22 Maio

por JAS » 22/5/2003 3:03

o mercado mantém-se instavel não dando grandes alegrias nem aos Bulls nem aos Bears pelo que a aposta em Small Caps menos influenciadas pelos índices está a correr razoavelmente bem.

TDU
A TDU parece ter encontrado uma resistência a 0,77 e os próximos dias irão ser decisivos para a futura evolução do título.
De qualquer forma mantém-se o padrão cot>MME5>MME15 com todas elas ascendentes e volume interessante.
Continuo a fazer notar que "Nas Small Caps é muito fácil entrar, o difícil é sair".

JMT
Tocou hoje no limite inferior do "tal canal", limitado pelos 6,85-7,10, que estava definido como ponto ideal para acumular e foi isso que fiz.
Amanhã será um dia perigoso na JMT e haverá que estar atento para o caso de ser necessário accionar stops.

IBR
Tinha previsto que esta ia ficar sossegada na prateleira e hoje fui surpreendido por uma forte descarga de mais de 15k que atirou a cotação para 3,35 (- 4,01%).
Depois desse susto, que deve ter feito accionar alguns stop-loss, o título reagiu muito bem tendo aparecido fortes compras. Fechou a 3,46 e acabou o dia com um volume anormal de 55k.
Isto significa que cot< MME5>MME15 sendo o dia de amanhã decisivo. O sinal poderá ser de saída se não abrir bem...

Relativamente às Blue Chips a situação é bem melhor do que se poderia esperar:

BCP
Tivemos o cenário de "mercados em queda" mas isso não afectou muito o nosso PSI nem o BCP que, desde 6ª feira e com altos e baixos, se limitou a perder 0.72%.
De notar que os volumes têm sido bem maiores nos dias de subida dos que nos dias de queda.

PTM
A jogada na PTM era arriscada e passou a ser ainda mais arriscada pois reforcei.
O lucro líquido anteriormente existente mantém-se pois o reforço foi feito abaixo dos actuais níveis.
Entretanto hoje voltou a fechar acima da MME5>MME15 com todas ascendentes.
Amanhã, a manter-se este cenário, poderá gerar um interessante sinal de compra... Para os que ainda lá não estão.
E se fôr assim esta aposta será, sem dúvida, a mais rentavel da semana.

E com a vitória do Porto o PSI tem que subir, não é?

JAS

P.S. - Saí da SEM por falta de paciência.
Mantenho uma posição residual na PTC que ainda não vendi porque ela teima em não se definir...

por Ulisses Pereira » 22/5/2003 2:07

Nuno,

Essa seria uma ideia copiada do Nasdaq que eu aplaudiria! Bem lembrado Nuno!

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

break a leg!!

por Scubawarrior » 22/5/2003 0:39

Digo apenas que acho as apostas muito interessantes!

abraço Jas e bons negócios

Scuba
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

por Visitante » 22/5/2003 0:30

No entanto, com a desculpa de que aumenta a liquidez do titulo, na nossa bolsa continuam a ocorrer os stock splits que podem tornar as cotacoes ridiculas.
Acham que com o stock split a Cimpor tornou-se numa accao mais liquida? Eu n tenho o meu computador aqui comigo, por isso n posso confirmar, mas a ideia que eu tenho e que na semana passada o volume da Cimpor manteve-se miseravel (muitas das vezes inferior as 100.000 novas o que corresponde a 20.000 das antigas)...
Ja agora mais uma coisa... qual e o valor de uma accao da microsoft? E qual e a liquidez? Bem sei que nao posso comparar alhos com bugalhos, e que no nosso cantinho, se uma accao passar os 25 E isso vai implicar uma diferenca muito grande entre o bid e o ask, mas o que e pior? Uma accao a 25 euros com uma diferenca razoavel entre o bid e o ask (como aconteceu muitas vezes na PTM) ou uma accao a .39E com 5M de accoes em lista de espera para comprar e para vender?
Ja agora, nao ha no Nasdaq uma regra que se uma accao ficar abaixo de um dolar durante um certo tempo passa para o segundo mercado? Era uma destas regras que precisavamos ca... ou pelo menos que obrigasse a fazer reverse split qdo a cotacao ficasse abaixo do 1 Euro durante seis meses...
No fundo concordo convosco... a palavra de ordem e
Reverse splits ja!!!!! :)
um abraco
Nunofaustino
Visitante

por zé povinho » 21/5/2003 23:39

só uma palavra, a reforçar o post do Ulisses

URGENTEMENTE

Registado: 4/11/2002 23:38

por Ulisses Pereira » 21/5/2003 17:51

A moda dos "splits" colocou algumas acções da nossa bolsa nesta situação horrível para negociar. "Reverse splits" precisam-se! :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

son

por jarcorreia » 21/5/2003 17:38

Tens razão, é verdadeiramente decepcionante. Eu tb não tenho paciência. :( Porém a paciência é uma qualidade que vulgarmente ajuda a ganhar muito dinheiro. Mas o problema da sonae é mesmo esse. Repara que quando num dos lados as ordens começam a decrescer e chegam abaixo de um milhão o preço muda num ápice. Porém até chegar aí é uma guerra infinita com + ou - cinco milhões de cada lado à espera que uns percam a paciência. Sinceramente...mais vale jogar carapô.
jarcorreia

Re: excepção

por JAS » 21/5/2003 1:31

jarcorreia Escreveu:Começa a haver muita gente a depreciar a sonae. Isto às vezes é um sinal bull. Vou estar atento e talvez entrar.

Não é uma questão da SON propriamente dita mas do preço a que está cotada.

Nestas acções de baixo valor é habitual existirem nos cofres milhões de cada lado.

Se me decido a entrar a única maneira rapida de o fazer é aceitar o preço a que há venda e portanto compro 2,5% mais caro...

Se quero vender rapidamente a única maneira de sair é ceder ao preço a que existe compra e portanto lá se vão mais 2,5%...

É por essa razão que as evito. Não tenho paciência para ir para a bicha.

JAS

excepção

por jarcorreia » 21/5/2003 0:05

Começa a haver muita gente a depreciar a sonae. Isto às vezes é um sinal bull. Vou estar atento e talvez entrar.
jarcorreia

update de fecho

por JAS » 20/5/2003 17:29

Ontem foi dia de compras, hoje foi dia de descanso...
Estive quieto a vê-las subir.

Com as duas meninas mais velhas hoje no topdo PSI (*1) não me posso queixar:

PTM +2,37%
BCP +2,19%

Melhor do que isso é terem voltado à tendência de subida.
As restantes estiveram mais ou menos em banho maria.
Amanhã será melhor metê-las na sauna.

JAS

(*1) Se exceptuarmos a SON que com o 0,01 do costume sobe ou desce 2,63%

update matinal

por JAS » 20/5/2003 10:21

Anonymous Escreveu:Quer dizer que apesar destas quedas violentas, ainda consegues, tão convictamente, estar longo (mesmo que pontualmente?)?

Portugal é um País de brandos costumes. É a única explicação que encontro para não termos caído ontem e não estarmos a cair hoje...

As minhas meninas acordaram muito bem dispostas.
Até a PTM que ontem teve uma ligeira indisposição volta a estar apetitosa...
Ontem sempre foi um bom dia para compras.

JAS

JAS

por Visitante » 19/5/2003 16:56

Quer dizer que apesar destas quedas violentas, ainda consegues, tão convictamente, estar longo (mesmo que pontualmente?)?

Eu fico de fora a aguardar o desenrolar dos acontecimentos (embora não tenha despachado as minhas BCP, únicas,... por enquanto!)!
Mas se isto é para valer, como muitos advogam, seja correcção, seja o retomar do bear, nenhuma conseguirá escapar!

Um abraço e boa sorte nos teus trades!
Visitante

...mas a estrela da sessão foi a...

por sousadias » 19/5/2003 16:32

edp, gostei do comportamento do bcp tendo em conta o vendaval europeu o dax, meu Deus até arrepia, eu vejo passar wctdax a -38,18 ??...continuo no bcp e embora a minha análise possa estar comprometida por este facto...gostei do seu comportamento...vendas diminutas a 1,37...compras fortes a 1,38...nada de Pânico como aconteceu na pt... e se a edp subir o bcp faz parte do grupo :)
só a mudança é eterna - Heráclito

Registado: 4/11/2002 23:04

update

por JAS » 19/5/2003 16:22

JAS Escreveu:2º feira costuma ser um boa dia para compras (excepto para o peixe...).
Talvez ainda recupere os 15% que vendi...

O BCP ainda não me deu oportunidade para isso... Espero pelo fecho.

TDU- volume interessante, oscila entre 0,76/0,77.
JMT- Está-se a tornar difícil acumular a preços módicos.
PTM- Fez um mínimo a 14,70 mas tem volume diminuto. Não resisti à tentação e comprei mais umas.

Em dia de vendaval as minhas meninas nem estão muito despenteadas...

JAS

por Pata-Hari » 19/5/2003 11:01

(bom timming, jas, lol.)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Re: JAS o entalado...

por JAS » 19/5/2003 10:55

Anonymous Escreveu:Convida outros a entalarem-se com ele...patético!

Os meus posts costumam indicar as acções que detenho e costumo divulgar os movimentos que faço.
Além disso tenho um nick antigo e já conhecido.

Quando o amigo Visitante adoptar uma conduta similar talvez alguém ligue a essas bocas foleiras...

JAS

P.S. - O comportamento da PTM até me está a "entalar" muito, não é?

As minhas apostas para a semana

por JAS » 19/5/2003 3:23

Numa semana em que uns dizem que vamos ter quedas e outros dizem que o "Vaquinho" vai continuar a engordar pode ser bom olhar para alguns títulos menos sujeitos à influência dos índices.

TDU
Entre as "minis" do nosso PSI a TDU sobressai por ter o gráfico mais bonito que há por cá...
A TDU já nos habituou a subidas espectaculares e inesperadas. Seguidas de iguais quedas.
Será que desta vez vamos ter uma subida pré-anunciada?
Mas não se esqueçam: "Nas Small Caps é muito fácil entrar, o difícil é sair".

JMT
Esta já se pode chamar de Small Cap e continua a ser a minha acção preferida.
Tem andado últimamente dentro do "tal canal" limitado pelos 6,85-7,10.
Continuar a acumular no limite inferior do canal será o meu objectivo.
E isso na expectativa que, da próxima vez que fôr lá cima, rompe definitivamente o canal.

Entremos agora nas Blue Chips:

BCP
No caso dos mercados continuarem virados para Norte (ou Nordeste ou Noroeste...) não me parece que o BCP tenha qualquer dificuldade em subir e ultrapassar definitivamente a ténue resistência situada a 1,44.
No caso de termos mercados em queda é de esperar que o cenário anterior seja bastante atenuado mas, no meu optimismo, espero um comportamento do BCP bem melhor do que o do PSI.

PTM
Será a grande incógnita e será a minha jogada mais arriscada.
Estanto com um lucro substancial optei, na 5ª feira, por não vender totalmente. Na 6ª optei por reforçar.
Se acertar esta aposta ela será, sem dúvida, a mais rentavel.
Se perder...Bom, eu sempre disse que, quando jogo poker, às vezes pago para ver. Será mais uma.
Mas quem não arrisca, não petisca e ainda tenho uma margem confortavel.

Uma boa semana para todos,
JAS

P.S. - Detenho também IBR e SEM onde não espero nada de especial.
E uma posição residual na PTC que devo vender.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Pmart 1, VALHALLA e 153 visitantes