O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções
Minha digníssima senhora, é capaz de ter uma grande parte da razão, sobretudo na maquilhagem, mas disso não percebo eu.
Mas claro que eu entendo perfeitamente que quem faz os movimentos, são quem anda na bolsa, mas só que por vezes (prefazeando um filósofo de todos conhecido) há razões que a razão desconhece.
Mas deixemo-nos de tristezas, porque também se diz que o que desce também sobe (que seja depressa).
BN
Fitas

Mas claro que eu entendo perfeitamente que quem faz os movimentos, são quem anda na bolsa, mas só que por vezes (prefazeando um filósofo de todos conhecido) há razões que a razão desconhece.
Mas deixemo-nos de tristezas, porque também se diz que o que desce também sobe (que seja depressa).
BN
Fitas
- Registado: 9/6/2005 17:48
rsacramento, ela esteve quase para ganhar hoje os "Discos Pedidos"... há de ganhar um dos próximos.
A questão é exactamente a contrária... Se as Bolsas estivesse constantemente a cair e uma delas a subir, provavelmente havia algo de especial que justificasse essa subida.
A tendência é de queda, o mais natural é que as acções caiam sem que nenhum motivo especial as leve a isso. Ou, nos últimos 4 anos de "Bull Market", todos os dias apareciam notícias novas que justificavam as subidas constantes?
Um abraço,
Ulisses

Caro Ulisses, entendo perfeitamente o que pretende dizer e estou de acordo. Mas não é menos certo que se as bolsas todas e não apenas umas descem, tem que haver uma causa ou um sentimento que as arraste!!! Certo?
A questão é exactamente a contrária... Se as Bolsas estivesse constantemente a cair e uma delas a subir, provavelmente havia algo de especial que justificasse essa subida.
A tendência é de queda, o mais natural é que as acções caiam sem que nenhum motivo especial as leve a isso. Ou, nos últimos 4 anos de "Bull Market", todos os dias apareciam notícias novas que justificavam as subidas constantes?
Um abraço,
Ulisses
O dia de hoje está mesmo negro ou, se preferirem, vermelho! Que grande queda e vamos ver se fica por aqui que o fecho ainda não chegou, embora falte pouco.
Já agora, caso esta tendência seja para manter, onde está o próximo suporte?
Do meu lado tenho aprendido uma coisa: Não importa se está caro ou barato! O que importa é se vai subir ou descer e isso todos percebem qual o sentido neste momento!
Já agora, uma dúvida metafísica: os novos PPR do Estado, por assim dizer, são uma concorrência directa aos privados (Banca/Seguradoras). Isso vai ter influência significativa na actividade destes ou é irrelevante?

Já agora, caso esta tendência seja para manter, onde está o próximo suporte?

Do meu lado tenho aprendido uma coisa: Não importa se está caro ou barato! O que importa é se vai subir ou descer e isso todos percebem qual o sentido neste momento!

Já agora, uma dúvida metafísica: os novos PPR do Estado, por assim dizer, são uma concorrência directa aos privados (Banca/Seguradoras). Isso vai ter influência significativa na actividade destes ou é irrelevante?

"Os ciclos bolsistas antecipam os ciclos económicos"
Será que vale a pena o Ulisses fazer analises... Está mais que visto que estamos num bear market e que temos é de estar curtos... Não vale a pena negar isso...
Abraço
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
fitas Escreveu:Caro Ulisses, entendo perfeitamente o que pretende dizer e estou de acordo. Mas não é menos certo que se as bolsas todas e não apenas umas descem, tem que haver uma causa ou um sentimento que as arraste!!! Certo?
BN
Fitas
Fitas
Olha umacoisa: porquê que não estás comprador neste momento? As acções estão "baratas" relativamente ao que estavam 6 meses atrás. O mundo não está em guerra. O Sporting e o Benfica estão uma miséria, mas isso não influencia os mercados. Então, porquê que tu (e os outros aqui do forum) não estão compradores e estão liquidos e expectantes? E os que ainda têm ou estão vendedores ou guardaram para os netos?
É exactamente por essas razo~es, multiplicadas por milhoes de investidores de todo o mundo, que as bolsas descem. Porque há mais oferta que procura. Porque esta, na minha opinião, é a unica razão que realmente justifica uma queda. As outras, são maquilhagem.
Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
@Ulisses
agora que a Teixeira Duarte subiu à 1ª divisão, não poderias dar-nos a tua visão dela?
já agora aproveito para saber a vossa opinião sobre as minhas linhas nesta visão de prazo intermédio
(a linha a tracejado é apenas uma tentativa)
aqui fica o gráfico:
agora que a Teixeira Duarte subiu à 1ª divisão, não poderias dar-nos a tua visão dela?
já agora aproveito para saber a vossa opinião sobre as minhas linhas nesta visão de prazo intermédio
(a linha a tracejado é apenas uma tentativa)
aqui fica o gráfico:
- Anexos
-
- TDuarte medio prazo.jpg (124.01 KiB) Visualizado 5034 vezes
scpnuno Escreveu:Alvo Escreveu:...Agora, também me faz confusão porque é que alguns investidores só ponderam estar longos no mercado!
As outras respostas eu deixo para o Ulisses! Esta eu sei:
Os investidores só ponderam estar longos porque são maioritariamente homens.
O unico homem que eu conheço que passa a vida curto, o anuncia publicamente e até se orgulha do facto é o Quico.
(eu já vou a fugir, não é preciso baterem)
Abraços
tirando as respostas fáticas, penso que muitos não têm mesmo essa apetência, outros nao têm as ferramentas ou a disponibilidade
NB eu disse fáticas

Uma curiosidade... se o PSI fechar aos valores a que está neste momento, será o fecho mais baixo desde Novembro de 2006.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Editado pela última vez por Ulisses Pereira em 4/3/2008 16:54, num total de 1 vez.

-
-
Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008
voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008
voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
- Registado: 13/12/2007 10:15
Alvo Escreveu:...Agora, também me faz confusão porque é que alguns investidores só ponderam estar longos no mercado!
As outras respostas eu deixo para o Ulisses! Esta eu sei:
Os investidores só ponderam estar longos porque são maioritariamente homens.
O unico homem que eu conheço que passa a vida curto, o anuncia publicamente e até se orgulha do facto é o Quico.
(eu já vou a fugir, não é preciso baterem)
Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Podes não chegar á Lua
Majomo, a maioria dos investidores diz que deixa os mercados mas o mais curioso é que "deixam os mercados" com as acções em carteira. Muitas delas que foram compradas para vender após alguns dias, transformaram-se num investimento de longo prazo, num dos erros mais graves e clássicos dos investidores.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Por acaso era uma pergunta que em ia na cabeça,
nestas alturas criticas, os fóruns ficam menos participativos, mas pergunto se o número de consultas diminui...
Em relação ao abandono, Ulisses, achas que o motivo é a conformação com as perdas ou o deixar os mercados por uns tempos...
Cumps.
nestas alturas criticas, os fóruns ficam menos participativos, mas pergunto se o número de consultas diminui...
Em relação ao abandono, Ulisses, achas que o motivo é a conformação com as perdas ou o deixar os mercados por uns tempos...
Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Aprender com o ambiente actual
Vivam!
Dá sinal daqui um "corajoso", ainda "novo" nestas coisas, com gosto por este domínio, disposto a não se afastar e a aprender, com a meta definida de se tornar minimamente “maduro” lá por volta de 2016 (os tais 10 anos como mínimo).
Passando ao tema do tópico, parece-me (agradeço que me corrijam, se estou iludido) que até a Galp e a JM estão a querer quebrar, se é que não quebraram já, a tendência que as destacava no nosso índice. Por outro lado, está a aparecer outra com novidades: Novabase. Será que esta última irá reforçar o caminho que está a definir com alguma consistência há cerca de um mês e poucos dias?
Adicionalmente, parece que agora shortar é o que está a dar!
Cumprimentos.
Dá sinal daqui um "corajoso", ainda "novo" nestas coisas, com gosto por este domínio, disposto a não se afastar e a aprender, com a meta definida de se tornar minimamente “maduro” lá por volta de 2016 (os tais 10 anos como mínimo).
Passando ao tema do tópico, parece-me (agradeço que me corrijam, se estou iludido) que até a Galp e a JM estão a querer quebrar, se é que não quebraram já, a tendência que as destacava no nosso índice. Por outro lado, está a aparecer outra com novidades: Novabase. Será que esta última irá reforçar o caminho que está a definir com alguma consistência há cerca de um mês e poucos dias?
Adicionalmente, parece que agora shortar é o que está a dar!
Cumprimentos.
Eu também continuo por cá mas como estou liquido, já desde o ano anterior, não necessito de fazer um acompanhamento tão próximo. Posso dizer que estou a tirar umas férias dos mercados
Vou lendo o que escrevem de interesse mas evito participar pois, como o meu sentimento é Bear há muito tempo, o que tivesse a dizer podia não ser bem aceite (como é hábito) por quem está longo.
Abraço e um jito para a lagartinha,
Carrancho

Abraço e um jito para a lagartinha,
Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Ulisses Pereira Escreveu::) Com mais de 10 anos que levo de fóruns de Bolsa, sei bem qual é a reacção das pessoas quando os mercados começam a cair. Vão afastando-se dos mercados (e dos fóruns ,porque é doloroso ir acompanhando as suas perdas), deixam as acções em carteira e dizem: "Oh... isto fica para os netos".
Quem tem a coragem de continuar a seguir os mercados, aprende nos momentos de queda as suas mais importantes lições que o poderão tornar um investidor de sucesso.
Um abraço,
Ulisses
Tem calma Ulisses, que neste bear market vai haver muita gente no mercado a shortar. Nós continuamos por aqui.

Agora, também me faz confusão porque é que alguns investidores só ponderam estar longos no mercado!
Quem tem a coragem de continuar a seguir os mercados, aprende nos momentos de queda as suas mais importantes lições que o poderão tornar um investidor de sucesso.
Boas!
È por isso caro Ulisses que apesar de continuar a perder em alguns negocios que fiz continuo a seguir a bolsa como se tivesse a ganhar pois é minha intenção aprender com o mercado.... vamos la ver se daqui a 1/2 anos não cometerei os mesmos erros....
Afinal a vida é uma constante aprendizagem e tanto se aprende com os erros (perdas) como com o sucesso (ganhos).
Cumps
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, fosgass2020, Kooc, lito, OCTAMA, Shimazaki_2, trilhos2006 e 156 visitantes