Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Psi 20

por rufa » 4/3/2008 18:14

10639 aiiiii :oh:

Registado: 29/11/2007 12:52

por fitas » 4/3/2008 17:32

Minha digníssima senhora, é capaz de ter uma grande parte da razão, sobretudo na maquilhagem, mas disso não percebo eu. :lol:

Mas claro que eu entendo perfeitamente que quem faz os movimentos, são quem anda na bolsa, mas só que por vezes (prefazeando um filósofo de todos conhecido) há razões que a razão desconhece.

Mas deixemo-nos de tristezas, porque também se diz que o que desce também sobe (que seja depressa).

BN

Fitas

Registado: 9/6/2005 17:48

por Ulisses Pereira » 4/3/2008 17:32

rsacramento, ela esteve quase para ganhar hoje os "Discos Pedidos"... há de ganhar um dos próximos. ;)

Caro Ulisses, entendo perfeitamente o que pretende dizer e estou de acordo. Mas não é menos certo que se as bolsas todas e não apenas umas descem, tem que haver uma causa ou um sentimento que as arraste!!! Certo?

A questão é exactamente a contrária... Se as Bolsas estivesse constantemente a cair e uma delas a subir, provavelmente havia algo de especial que justificasse essa subida.

A tendência é de queda, o mais natural é que as acções caiam sem que nenhum motivo especial as leve a isso. Ou, nos últimos 4 anos de "Bull Market", todos os dias apareciam notícias novas que justificavam as subidas constantes?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por eneias » 4/3/2008 17:28

O dia de hoje está mesmo negro ou, se preferirem, vermelho! Que grande queda e vamos ver se fica por aqui que o fecho ainda não chegou, embora falte pouco. :oops:

Já agora, caso esta tendência seja para manter, onde está o próximo suporte? :roll:

Do meu lado tenho aprendido uma coisa: Não importa se está caro ou barato! O que importa é se vai subir ou descer e isso todos percebem qual o sentido neste momento! :?

Já agora, uma dúvida metafísica: os novos PPR do Estado, por assim dizer, são uma concorrência directa aos privados (Banca/Seguradoras). Isso vai ter influência significativa na actividade destes ou é irrelevante? :?:
"Os ciclos bolsistas antecipam os ciclos económicos"

Registado: 22/1/2008 16:07

por Resina » 4/3/2008 17:25

Será que vale a pena o Ulisses fazer analises... Está mais que visto que estamos num bear market e que temos é de estar curtos... Não vale a pena negar isso...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por scpnuno » 4/3/2008 17:21

fitas Escreveu:Caro Ulisses, entendo perfeitamente o que pretende dizer e estou de acordo. Mas não é menos certo que se as bolsas todas e não apenas umas descem, tem que haver uma causa ou um sentimento que as arraste!!! Certo?

BN

Fitas

Fitas

Olha umacoisa: porquê que não estás comprador neste momento? As acções estão "baratas" relativamente ao que estavam 6 meses atrás. O mundo não está em guerra. O Sporting e o Benfica estão uma miséria, mas isso não influencia os mercados. Então, porquê que tu (e os outros aqui do forum) não estão compradores e estão liquidos e expectantes? E os que ainda têm ou estão vendedores ou guardaram para os netos?

É exactamente por essas razo~es, multiplicadas por milhoes de investidores de todo o mundo, que as bolsas descem. Porque há mais oferta que procura. Porque esta, na minha opinião, é a unica razão que realmente justifica uma queda. As outras, são maquilhagem.

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por rsacramento » 4/3/2008 17:17

@Ulisses
agora que a Teixeira Duarte subiu à 1ª divisão, não poderias dar-nos a tua visão dela?

já agora aproveito para saber a vossa opinião sobre as minhas linhas nesta visão de prazo intermédio
(a linha a tracejado é apenas uma tentativa)
aqui fica o gráfico:
Anexos
TDuarte medio prazo.jpg
TDuarte medio prazo.jpg (124.01 KiB) Visualizado 5052 vezes

Registado: 29/11/2007 12:50

por fitas » 4/3/2008 17:16

Caro Ulisses, entendo perfeitamente o que pretende dizer e estou de acordo. Mas não é menos certo que se as bolsas todas e não apenas umas descem, tem que haver uma causa ou um sentimento que as arraste!!! Certo?

BN

Fitas

por Ulisses Pereira » 4/3/2008 17:05

Fitas, numa tendência de queda não são precisos motios para os mercados cairem bem. Mas logo irão logo arranjar-te 1001 justificações...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por fitas » 4/3/2008 17:00

uI..ui... que isto está a acentuar-se!!!

A causa será a possível baixa da taxa de juro dos states? :roll:

Ou outros motivos e quais?

BN

Fitas

por rsacramento » 4/3/2008 16:56

scpnuno Escreveu:
Alvo Escreveu:...Agora, também me faz confusão porque é que alguns investidores só ponderam estar longos no mercado!

As outras respostas eu deixo para o Ulisses! Esta eu sei:

Os investidores só ponderam estar longos porque são maioritariamente homens.

O unico homem que eu conheço que passa a vida curto, o anuncia publicamente e até se orgulha do facto é o Quico.

(eu já vou a fugir, não é preciso baterem)

Abraços

tirando as respostas fáticas, penso que muitos não têm mesmo essa apetência, outros nao têm as ferramentas ou a disponibilidade
NB eu disse fáticas :wink:

Registado: 29/11/2007 12:50

por Ulisses Pereira » 4/3/2008 16:54

Troquei as datas com outra coisa que estava aqui a escrever. :oops: A data certa é Novmebro de 2006. Vou corrigir.

Um abraço e obrigado pela correcção,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por pvg80713 » 4/3/2008 16:50

.....apagar sff
Editado pela última vez por pvg80713 em 4/3/2008 16:56, num total de 1 vez.

Registado: 19/4/2005 11:11

por Ulisses Pereira » 4/3/2008 16:46

Uma curiosidade... se o PSI fechar aos valores a que está neste momento, será o fecho mais baixo desde Novembro de 2006.

Um abraço,
Ulisses
Editado pela última vez por Ulisses Pereira em 4/3/2008 16:54, num total de 1 vez.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por fitas » 4/3/2008 15:54

Cá estamos com o mesmo cenário "vermelho".

Só para dizer presente.

BN

Fitas

por luislobs. » 4/3/2008 14:54

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

-
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo

Registado: 13/12/2007 10:15

por scpnuno » 4/3/2008 14:50

Alvo Escreveu:...Agora, também me faz confusão porque é que alguns investidores só ponderam estar longos no mercado!

As outras respostas eu deixo para o Ulisses! Esta eu sei:

Os investidores só ponderam estar longos porque são maioritariamente homens.

O unico homem que eu conheço que passa a vida curto, o anuncia publicamente e até se orgulha do facto é o Quico.

(eu já vou a fugir, não é preciso baterem)

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Ulisses Pereira » 4/3/2008 14:26

Majomo, a maioria dos investidores diz que deixa os mercados mas o mais curioso é que "deixam os mercados" com as acções em carteira. Muitas delas que foram compradas para vender após alguns dias, transformaram-se num investimento de longo prazo, num dos erros mais graves e clássicos dos investidores.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por majomo » 4/3/2008 14:19

Por acaso era uma pergunta que em ia na cabeça,

nestas alturas criticas, os fóruns ficam menos participativos, mas pergunto se o número de consultas diminui...

Em relação ao abandono, Ulisses, achas que o motivo é a conformação com as perdas ou o deixar os mercados por uns tempos...

Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

Aprender com o ambiente actual

por crg » 4/3/2008 14:05

Vivam!
Dá sinal daqui um "corajoso", ainda "novo" nestas coisas, com gosto por este domínio, disposto a não se afastar e a aprender, com a meta definida de se tornar minimamente “maduro” lá por volta de 2016 (os tais 10 anos como mínimo).
Passando ao tema do tópico, parece-me (agradeço que me corrijam, se estou iludido) que até a Galp e a JM estão a querer quebrar, se é que não quebraram já, a tendência que as destacava no nosso índice. Por outro lado, está a aparecer outra com novidades: Novabase. Será que esta última irá reforçar o caminho que está a definir com alguma consistência há cerca de um mês e poucos dias?
Adicionalmente, parece que agora shortar é o que está a dar!
Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 2:45

por carrancho » 4/3/2008 13:58

Eu também continuo por cá mas como estou liquido, já desde o ano anterior, não necessito de fazer um acompanhamento tão próximo. Posso dizer que estou a tirar umas férias dos mercados :) Vou lendo o que escrevem de interesse mas evito participar pois, como o meu sentimento é Bear há muito tempo, o que tivesse a dizer podia não ser bem aceite (como é hábito) por quem está longo.

Abraço e um jito para a lagartinha,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Ulisses Pereira » 4/3/2008 13:56

Eu estou calmo, porque já passei por muitas fases destas. Apenas estava a descrever o cenário habitual do pequeno investidor.

Grande abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Alvo » 4/3/2008 13:51

Ulisses Pereira Escreveu::) Com mais de 10 anos que levo de fóruns de Bolsa, sei bem qual é a reacção das pessoas quando os mercados começam a cair. Vão afastando-se dos mercados (e dos fóruns ,porque é doloroso ir acompanhando as suas perdas), deixam as acções em carteira e dizem: "Oh... isto fica para os netos".

Quem tem a coragem de continuar a seguir os mercados, aprende nos momentos de queda as suas mais importantes lições que o poderão tornar um investidor de sucesso.

Um abraço,
Ulisses

Tem calma Ulisses, que neste bear market vai haver muita gente no mercado a shortar. Nós continuamos por aqui. :lol:
Agora, também me faz confusão porque é que alguns investidores só ponderam estar longos no mercado!

Registado: 22/3/2005 23:59

por mlra » 4/3/2008 13:49

Quem tem a coragem de continuar a seguir os mercados, aprende nos momentos de queda as suas mais importantes lições que o poderão tornar um investidor de sucesso.

Boas!

È por isso caro Ulisses que apesar de continuar a perder em alguns negocios que fiz continuo a seguir a bolsa como se tivesse a ganhar pois é minha intenção aprender com o mercado.... vamos la ver se daqui a 1/2 anos não cometerei os mesmos erros....

Afinal a vida é uma constante aprendizagem e tanto se aprende com os erros (perdas) como com o sucesso (ganhos).

Cumps

Registado: 24/12/2007 12:02

por urukai » 4/3/2008 13:42

Eu tb estou acordado...

à espera que o Marco António acorde e me responda a umas perguntinhas que me ficaram da sessão de ontem.

Quanto ao PSI20 fico a aguardar o teste ao suporte aos 10400!

Registado: 11/5/2007 14:09

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, caldeirum, Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Olhar Leonino, paul_invest, PAULOJOAO, Shimazaki_2, silva_39 e 121 visitantes