Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 4/3/2008 13:42

:) Com mais de 10 anos que levo de fóruns de Bolsa, sei bem qual é a reacção das pessoas quando os mercados começam a cair. Vão afastando-se dos mercados (e dos fóruns ,porque é doloroso ir acompanhando as suas perdas), deixam as acções em carteira e dizem: "Oh... isto fica para os netos".

Quem tem a coragem de continuar a seguir os mercados, aprende nos momentos de queda as suas mais importantes lições que o poderão tornar um investidor de sucesso.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por scpnuno » 4/3/2008 13:34

Ulisses Pereira Escreveu:Deixo os gráficos actualizados do PSI onde os ursos continuam a fazer das suas. Tentar remar contra a corrente tem saído muito caro a quem tem tentado ser o herói da sua rua...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses, por mim, agradeço, mas não vale a pena estares com muito trabalho. Tirando aquela malta dos comboios, TGV e Mantalaevs (ou coisa do genero) só eu e tu é que estamos acordados. Os outros foram todos "jantados" pelo urso.

Mas fico profundamente grata pela atenção

Beijocas
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Ulisses Pereira » 4/3/2008 13:28

Deixo os gráficos actualizados do PSI onde os ursos continuam a fazer das suas. Tentar remar contra a corrente tem saído muito caro a quem tem tentado ser o herói da sua rua...

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (23.54 KiB) Visualizado 5015 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (26.36 KiB) Visualizado 5018 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (22.35 KiB) Visualizado 5002 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Adrox » 3/3/2008 18:57

Não sendo o Ulisses, pelo que tenho visto por aqui o Indice de maior referencia é o S&P500.
E penso que em segundo lugar vem o DAX(alemão).

Pelo menos são estes os mais usados para fazer Analise Técnica.
Quantos aos outros americanos:
O Dow Jones tem poucas empresas e o peso de cada empresa no indice, penso que não seja o mais correcto.
E o Nasdaq englobal mais empresas tecnologicas.

Cumprimentos.

Registado: 29/11/2007 1:43

por Ulisses Pereira » 3/3/2008 18:48

Nasdaq ou Nasdaq 100, confesso ter dúvidas sobre o mais importante, embora quem negoceie futuros, warrants ou CFD`s sobre o índice, tem que se guiar pelo Nasdaq 100.

Dow Jones e S&P 500 são os outros de referência.

Quanto a índices sectoriais, há tantos por lá... :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por rsacramento » 3/3/2008 18:38

@Ulisses:
assim como usas o PSI 20 para aferires o mercado nacional, podes indicar-me alguns índices para o estrangeiro?
já conheço o ibex, cac, dax, ftse, mas gostava de saber aqueles que são sectoriais e dos estados unidos quais os apropriados: nasdaq quanto, dow quanto, sp500 serve?

Registado: 29/11/2007 12:50

por Ulisses Pereira » 3/3/2008 17:28

Lá está... para mim é indiferente saber qual a razão que leva o mercado a cair ou a subir. Não nos ajuda em nada a negociar e, na maior parte das vezes, as pessoas apontam razões que podem até nem ser as verdadeiras.

Eu só quero ver o PSI acima desses níveis a que referiste. Não me interessa saber o que o fez levar até lá. E, enquanto o PSI não conseguir ultrapassar essa resistência, eu continuo com o meu fato de urso completamente vestido.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por eneias » 3/3/2008 16:56

Aproveitando a deixa, peço que indiques o que, no teu ponto de vista (se é que existe alguma coisa/factor), que possa alterar este sentimento generalizado bearish. :roll:

Ou seja, há alguma coisa (melhorias na economia, aumento da confiança dos consumidores, descida das taxas de juro, boas notícias do lado de lá, estes e outros factores juntos...) que possa ajudar a inverter esta tendência? :oops:

Em suma, olhando para o PSI 20 e tendo presente situações destas no passado, o que seria necessário para voltarmos acima da tona de água (os tais 11400 - 11700) de forma consistente? :wink:
"Os ciclos bolsistas antecipam os ciclos económicos"

Registado: 22/1/2008 16:07

por Ulisses Pereira » 3/3/2008 15:57

Eu desaconselho, por completo, entradas contra a tendência mas para quem quiser arriscar só peço para que não se esqueçam dos "stops".

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

EDP

por soso » 3/3/2008 15:53

Caro ulisses.Estou a mais de um mês sem negociar qq titulo, tb/ tendo em conta os teus graficos(como dizia outro forense -- clarinhos como agua).No entanto assalta-me o seguinte pensamento:comprar EDP no suporte(€3,62)e esperar pelo ressalto, isto se atingir o valor referenciado.Tecnicamente começa a ficar apetecivel(RSi a baixar,estocastico devera dar sinal de compra por estes dias...).Agradecia comentario.Obrigado.
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

por Ulisses Pereira » 3/3/2008 15:29

Não me parece relevante. Considero que estamos mais numa lateralização depois das quedas violentas do que a definir uma tendência ascendente de curto prazo.

Mas até pode ser, claro. De qualquer das formas, como desaconselho por completo negociar-se contra a tendência...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por NuTav » 3/3/2008 15:24

Boa tarde...

Ulisses, queria pedir que analisasse o BPI. Parece-me que esta a definir uma lta de curto prazo. Pouco acentuada é certo, mas parece-me bem definida e parece-me também que está a reagir muito bem a esta lt. Assumindo que estamos a falar apenas no curto prazo e assumindo esta lt como alerta para sair caso seja quebrada.
Parece-te certa esta minha perspectiva?

Obrigado...cumprimentos a todos!

Registado: 13/10/2006 16:00

por Adam hedge » 3/3/2008 15:12

obrigado ulisses.abraço :wink:
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por Ulisses Pereira » 3/3/2008 15:06

A zona de suporte mais fiável encontra-se entre os 7,64 e os 7,8 euros.

Mas recordo que a acção está sob domínio dos ursos em todos os horizontes temporais, pelo que não recomendo qualquer posição longa sobre a acção.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-ptm1.GIF
forum-ptm1.GIF (28.64 KiB) Visualizado 5907 vezes
forum-ptm2.GIF
forum-ptm2.GIF (17.52 KiB) Visualizado 5918 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Adam hedge » 3/3/2008 14:05

boa tarde. já agora caro ulisses em relação há Zonmultimedia qual o suporte mais fiável,pis tem estado há 3 sessões em queda..

obrigado

abraço

JM.matias
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por Ulisses Pereira » 3/3/2008 13:53

cc, para quê contrariar a presão vendedora? Para quê contrariar a tendência?

Por que não esperar por claros sinais de inversão de tendência?

A sonae SGPS está na mesma situação que a esmagadora maioria das acções da nossa praça - sob domínio dos ursos.

Eu sei que pode ser divertido e até estimulante intelectualmente andar a procurar encontrar o fundo do mercado mas, geralmente, é a melhor forma de perder dinheiro em Bolsa.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-sonae1.GIF
forum-sonae1.GIF (27.71 KiB) Visualizado 6094 vezes
forum-sonae2.GIF
forum-sonae2.GIF (24.68 KiB) Visualizado 6076 vezes
forum-sonae3.GIF
forum-sonae3.GIF (17.76 KiB) Visualizado 6067 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por rate » 3/3/2008 13:45

nem mesmo a "s/menina" SonaeSGPS a 1,19 vale o risco ?

Registado: 8/12/2007 12:39

por Ulisses Pereira » 3/3/2008 13:22

Mais um dia de quedas, mais um dia em que os ursos dominam. Continuo a parecer um disco riscado mas não me caso de recordar o meu pessimismo enquanto o PSI andar abaixo dos 11400 pontos. Se os ursos controlam a Bolsa portuguesa em todos os horizontes temporais - porque é que alguns pequenos investidores tentam contrariar esse poderio adivinhando fundos?

Continuo pessimista. E sabem bem o que me poderá fazer alterar de posição. Aliás, este é um aspecto muito importante para qualquer investidor - definir o que é que é preciso acontecer para que nós alteremos a nossa forma de ver o mercado.

Os gráficos são claros.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (26.18 KiB) Visualizado 6198 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (20.95 KiB) Visualizado 6197 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por FCMUXOS » 1/3/2008 19:05

Ola a todos,

E a Martifer? esta subida no final da sessão? que ela vai apresentar resultados muito bons isso é verdade. Mas será que não existe receio por causa dos índices dos EU afundarem mais uma vez?

Bons negocios

Registado: 29/1/2008 2:13

por el_Moreira » 29/2/2008 20:45

Boa Nick...

De facto, esta 6ªfeira tivemos o PSI a comportar-se (mais uma vez) de forma estranha. Todos os indices europeus cairam 1,5% e o DOW JONES já cai mais de 2%. esperemos que 2ªfeira a Europa não dê continuidade a este comportamento senão bem que vamos todods pelo emso caminho.
Quero apenas realçar o comportamento de 2 das nossas acções: a EDP e a Galp.

EDP: A muita pressão vendedora fez com que caí-se 3% e como fechou quase no minimo irá provavelmente continua a cair no inicio da proxima sessão. Muita gente deverá estar com receio da apresentação de resultados e, embora o sentido da cotação não costume ser sempre directamente proporcional aos resultados, a verdade é que já existe muita gente queimada e quem tem cú... tem medo! (é péssimo para o mercado).

Galp: Ora cá está, apesar de ter estado a perder 3% acabou a sessão positiva o que demosntra (conforme o mestre Ulisses tem referido) que é um dos raros papeis em quem os investidores ainda confiam.

Esperemos que o mês de Março traga um pouco mais de serenidade aos Mercados. (Isto é mesmo um desejo porque pelo que tenho lido a tendência vais continuar ser negativa.) :oops:
:oops: :oops:

Registado: 28/2/2008 17:35

por nicknolte » 29/2/2008 19:22

Alguém me arranja algum ficheiro com as datas das apresentações dos resultados e dividendos esperados...

Tinha isso no JN, mas perdi...

Aqui vai, espero seja isto
Um abraço!
Anexos
Dividendos%20e%20Resultados%202007.pdf
(20.57 KiB) Transferido 393 Vezes

Registado: 23/11/2006 13:22

por Ulisses Pereira » 29/2/2008 18:36

Paionense, não tires demasiadas conclusões sobre isso. Quando há uns dias atrás, os índices mundiais estavam positivos e o PSI negativo, várias pessoas escreveram no Caldeirão que o nosso mercado era uma vergonha, que nunca acompanhávamos os outros, etc... Hoje passa-se o contrário. São movimentos naturais e não há que tirar demasiadas conclusões disso.

Um abraço,
Ulisses
Editado pela última vez por Ulisses Pereira em 29/2/2008 19:25, num total de 1 vez.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Fibonacci » 29/2/2008 18:22

O Investidor Global não rivaliza com ninguém.

Todos os conteúdos são praticamente gerados automaticamente, através de algoritmos próprios, pelo que sei.

Com o registo consegues ver gráficos bem compostos (apesar de não dinâmicos) e aceder a bases de dados para Metastock. E tem secções interessantes de sinais técnicos e outras ferramentas.

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por pjota_CALD » 29/2/2008 18:17

Bom, deixa cá ver se o www.investidorglobal.com também é um brinquedo de alguma equipa adversária. :?: Agora a sério, pode confiar-se neste ou nem por isso?

Cumprimentos
A independência faz-se pagar bem caro.

Registado: 22/12/2006 11:29

por Paionense » 29/2/2008 17:46

Ola, boa tarde!

Acho no minimo muito estranho o nosso indice estar a portar-se tão bem, tendo em consideração o que se passa no resto da europa.

Enquanto as restantes praças descem mais de 1% a nossa está praticamente inalterada!

Algum comentário? Está a nossa praça assim com tante força compradora?

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Goya777, MP65, Olhar Leonino, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 183 visitantes