Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por crg » 23/1/2008 20:14

Enslaved Escreveu:
artista Escreveu:
Enslaved Escreveu:
artista Escreveu:... não sei quanto mas não me parece que se recupere a confiança dos mercados de um dia para o outro!?

Por acaso ouvi ainda à pouco no bloomberg que a só voltará num período não inferior a 3 meses. Claro que se os mercados continuarem a cair que ainda demorará pelo menos 6 meses :roll:.

Bem o que dizem no bloomberg não se escreve :)

Sobretudo acho que devemos ficar de fora e esperar que essa confiança se restabeleça... é importante não tentar encontrar fundos, porque isso provavelmente fará mal à carteira e de certeza que fará mal ao nosso sistema nervoso!

Não interessa muito quanto saber se são 3, 6 meses ou mesmo 1 ano que demorará para se recuperar a confiança. O que interessa saber é isso mesmo que tu dizes, que actualmente não vale a pena encontrar fundos :wink:. Melhores oportunidades irão aparecer no futuro. Essa é a informação que queria dar a quem está dentro o que pretende "pescar" fundos :wink:.

Abraços :mrgreen:

Independentemente de pessimismos ou optimismos, eu diria que o psi vai chegar aos 7500 nos próximos meses (2,3,6,...). Se me enganar, eu próprio ficarei contente. A projecção parece-me sustentada por um lado em termos técnicos e principalmente por todas as outras razões bem conhecidas (ainda que de difícil digestão, pois as perdas iludem-nos).
Abraços.

Registado: 29/11/2007 2:45

por Enslaved » 23/1/2008 19:50

artista Escreveu:
Enslaved Escreveu:
artista Escreveu:... não sei quanto mas não me parece que se recupere a confiança dos mercados de um dia para o outro!?

Por acaso ouvi ainda à pouco no bloomberg que a só voltará num período não inferior a 3 meses. Claro que se os mercados continuarem a cair que ainda demorará pelo menos 6 meses :roll:.

Sobretudo acho que devemos ficar de fora e esperar que essa confiança se restabeleça... é importante não tentar encontrar fundos, porque isso provavelmente fará mal à carteira e de certeza que fará mal ao nosso sistema nervoso!

Não interessa muito quanto saber se são 3, 6 meses ou mesmo 1 ano que demorará para se recuperar a confiança. O que interessa saber é isso mesmo que tu dizes, que actualmente não vale a pena encontrar fundos :wink:. Melhores oportunidades irão aparecer no futuro. Essa é a informação que queria dar a quem está dentro o que pretende "pescar" fundos :wink:.

Abraços :mrgreen:

Registado: 28/2/2007 18:24

por artista_ » 23/1/2008 19:41

Enslaved Escreveu:

Um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

rtg

por luislobs. » 23/1/2008 19:36

Eu sempre disse que o FED agiu cedo demais, e perdeu a oportunidade de depois da sangria ai sim renovar a esperança no crescimento economico e relançar os mercados,

De qualquer modo espero que o resalto se faça entre amanha e sexta-feira..claro o BCE tambem terá de de dar
um contributo.

Já agora sao 18.33 nasd perde 3.19%, dado a inconstante dos mercados nao me admirava nada que o Dow termina-se verde e o NAsd quase....espero eu que reentrei no fecho no Bcp :lol: :lol:
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo

Registado: 13/12/2007 10:15

por Enslaved » 23/1/2008 19:29

Registado: 28/2/2007 18:24

por artista_ » 23/1/2008 19:23

Olá a todos, para quem, como eu, só investe em posições longas, nestas alturas são as nossas férias, não há muito a fazer que não seja esperar, olho para o mercado no fim do dia, actulizo as cotações, dou uma vista de olhos para ver como as coisas andão e está feito o dia... e isto deverá ainda demorar algum tempo, não sei quanto mas não me parece que se recupere a confiança dos mercados de um dia para o outro!?

Bons negócios para todos
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Paionense » 23/1/2008 19:10

djovarius Escreveu:Obrigado Ulisses,

Há quem diga que as linhas de Fibo são vudu, mas é interessante como elas estão a coincidir com suportes horizontais quase na perfeição.

Pelo menos, algo é fácil de ver: se isto não pára nos 10.400 / 10.500 pontos, a seguir só temos os 10.000 pontos (psicológico)
mas sobretudo e muito importante: 9.400 / 9.500 pontos como suporte.
A partir daí seria o abismo :roll: :roll:

Abraço

dj

Por acaso ontem fiz esse trabalho, em traçar os retracement em todas as acções do psi20 desde 2003 sensivelmente e é curioso verificar isso mesmo.

Esse suporte dos 10400 é mesmo a linha do Touro como o TRSM referiu e corresponde aos 38.2 de retracement. De igual forma a JMT se perder os 4.60 perde o comando dos touros.

Um exercicio interessante

Abraço
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por Ulisses Pereira » 23/1/2008 18:40

pvg, claro. Óbvio que à medida que o mercado cai vão começar a definir-se outras resistências. Mas, nos próximos tempos e numa perspectiva de médio prazo, aquela é a linha de fronteira entre o "Bull Market" e o "Bear Market".

Bocciardi, sinceramente não te sei responder. Mas continuo pessimista em todos os horizontes temporais. Claro que um ressalto forte acontecerá qualquer dia mas isso é normal mesmo nas tendências de queda mais pronunciadas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Bocciardi » 23/1/2008 18:21

Ulisses (e outros)

Falando um pouco em probabilidades (eu sei que näo sabes o futuro, mas...) Qual é a probabilidade ou possibilidade de a bolsa continuar a descer ao suporte dos 9500 pts face às informaçöes dos bancos centrais de ontem e de hoje?

Obrigado

Registado: 17/1/2008 17:15

por pvg80713 » 23/1/2008 17:57

Ulisses Pereira Escreveu:Mais um fecho muito feio. Claro que um dia, o mercado vai inverter e ressaltar forte, mas para quê a pressa? Insisto na ideia de que enquanto o mercado não recuperar os 11400 pontos, qualquer entrada longa é completamente desaconselhada.

Um abraço,
Ulisses

concluo portanto,
que se o mercado voltar a volores normais de 2003 ou seja metade do valor de hoje...
temos que esperar por 11000 ?
penso que não !

penso que não vamos voltar a metade dos valores de hoje no psi e muito menos esperar que dobre outra vez.

Registado: 19/4/2005 11:11

por djovarius » 23/1/2008 17:54

Obrigado Ulisses,

Há quem diga que as linhas de Fibo são vudu, mas é interessante como elas estão a coincidir com suportes horizontais quase na perfeição.

Pelo menos, algo é fácil de ver: se isto não pára nos 10.400 / 10.500 pontos, a seguir só temos os 10.000 pontos (psicológico)
mas sobretudo e muito importante: 9.400 / 9.500 pontos como suporte.
A partir daí seria o abismo :roll: :roll:

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Ulisses Pereira » 23/1/2008 17:47

Aí está ele...

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (18.67 KiB) Visualizado 6152 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (24.04 KiB) Visualizado 6137 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por djovarius » 23/1/2008 17:45

Tens razão, fui ver o teu gráfico de muito longo prazo e não pode ser.

Tem de ser a partir do mínimo de 2003, porque de lá até cá esta parece ser a correcção mais abrupta.

Ainda assim, se for possível fazer-se as duas opções, posso tirar mais algumas conclusões.

Obg, abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por Ulisses Pereira » 23/1/2008 17:40

Porquê o mínimo de 2006, DJ? Isso é logo no início do ano, não estou a ver bem o significado técnico disso...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por scpnuno » 23/1/2008 17:32

Ulisses Pereira Escreveu:Mais um fecho muito feio. ..
Um abraço,
Ulisses

O pior ainda estava para vir, na altura que escreveste. Um fecho feio pra burros! (ou pra touros)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por djovarius » 23/1/2008 17:31

Por curiosidade e não só...

Achas que consegues, please, colocar o gráfico PSI, entre a mínima de 2006 e a máxima de 2007, colocando as linhas de retracção de fibonacci ??

Tenho a sensação que dará uma boa leitura técnica.

Obrigadinho

dj

por Ulisses Pereira » 23/1/2008 17:20

Mais um fecho muito feio. Claro que um dia, o mercado vai inverter e ressaltar forte, mas para quê a pressa? Insisto na ideia de que enquanto o mercado não recuperar os 11400 pontos, qualquer entrada longa é completamente desaconselhada.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 23/1/2008 13:34

Deixo aqui a actualização dos gráficos do PSI.

Depois do fantástico dia de ontem em que o PSI recuperou 6% (!) desde os mínimos do dia, hoje abriu com um "up gap" tentando aproveitar a embalagem e chegou estar a ganhar mais de 2%. Mas rapidamente perdeu força e já cai cerca de 1%.

Não há grandes novidades a dizer... enquanto o PSI não ultrapassar a zona dos 11400, os ursos dominam em todos os horizontes temporais e todos os ressaltos são boas oportunidades de venda.

Para quê entrar no mercado sem claras demonstrações de força?

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi1.GIF
forum-psi1.GIF (28.06 KiB) Visualizado 6592 vezes
forum-psi2.GIF
forum-psi2.GIF (26.15 KiB) Visualizado 6593 vezes
forum-psi3.GIF
forum-psi3.GIF (19.6 KiB) Visualizado 6566 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 22/1/2008 18:23

João, eu não considerei essa LT porque estava tão inclinada que era impossível que se aguentasse válida. Mas não há dúvida que a Galp hoje teve um excelente comportamento com um óptimo volume.

Os touros voltam ao comando da situação caso consigam quebrar consistentemente a resistência na zona dos 15,4. Hoje a Galp testou essa resistência mas não a conseguiu quebrar.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-galp.GIF
forum-galp.GIF (21.09 KiB) Visualizado 6963 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Galp

por joao4702 » 22/1/2008 17:39

Ulisses,

A Galp penso que hoje demonstrou força e quebrou a ltd que vinha desenhando num dia muito volátil, manteve a sua tendência consistente ao longo do dia.

Em termos técnicos penso ter dado um sinal de força e continuação das subidas pelo que pedia que comentasses a situação técnica actual visto que na minha opinião hoje algo mudou...

Abraço

Registado: 21/9/2006 10:04

por Ulisses Pereira » 22/1/2008 15:05

AGora que olho para o preço do crude, sorrio. Porque se o crude estivesse a 120 dólares e não tivesse corrigido tanto nos últimos tempos, não tenho dúvidas que os analistas e a Imprensa diriam que essa escalada seria uma das grandes responsáveis por esta reacção violenta.

É sempre fácil arranjarmos justificações. :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 22/1/2008 13:52

A questão que eu coloco é se essas mesmas noticias que agora são lançadas e que de alguma forma lançam o medo nos investidores não terá a curto prazo o efeito que as noticias de ganhos astronomicos das bolsas lançadas durante o Verão? Ou seja, diz-nos a história que quando existem noticias em todo o lado sobre ganhos astronomicos nas bolsas, os pequenos e mais incautos entram levando a uma euforia desenfreada pela procura das acções, o que leva a uma subida astronomica dos indices. Com porterior queda e correcção. A minha questão é se estas noticias de agora não terão a curto prazo o efeito contrario

cax, nenhuma destas notícias é propriamente novidade. Dizer que as Bolsas estão a cair por causa disto ou daquilo é tarefa para os jornalistas e analistas satisfazerem os investidores. A mente humana é incapaz de aceitar algo sem uma explicação pseudo-racional. Mas, na realidade, mais do que as notícias, são outros factores como as emoções que movem os mercados.

É evidente que houves dados novos mas, em termos gerais, as notícias das últimas semanas, são semelhantes às que vamos conhecendo desde o Verão. Mas como os mercados se despenharam, há que atribuir logo uma ligação às notícias...

Se nos centrarmos menos nas notícias e mais nos movimentos dos mercados, podemos não ser uns investidores com uma mente mais tranquilizada, mas teremos muito mais condições para ter sucesso.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por iurp » 22/1/2008 13:16

Caros caldeireiros;

Auto-disciplina...auto-disciplina...auto-disciplina.

Crucial e lembrem-se que há gente que vive do pânico e da ganância dos outros.

Abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por scpnuno » 22/1/2008 13:11

urukai Escreveu:Joe Berardo,

o Caldeirão vive dos argumentos que um cada faz nos seus posts.

Dar a sua opinião só por dar não vale a pena e só reduz o nível e valor a que estamos habituados.

Expressões do género: "Vai melhorar", "Isto tem de subir", "Os USA é que mandam" não trazem mais valias para este espaço de discussão e debate que é o Caldeirão!

:twisted: :twisted: :twisted:

Urukai
Não sejas tão critico, pá! Pelo menos, desta vez eu percebi o que é que ele disse - não que tivesse muito sumo, mas o que costuma acontecer é que eu nem percebo se ele está a falar de mercados de capitais ou futebol...

Mas esse gajo acha que nós temos a "guita" que ele tem? O gajo que ponha já o PSI a subir e pouca letra... senão de caminho, a culpa é do Ulisses (no dia em que vier a publico que o Ulisses foi jantar com o Berardo, vai ser o fim do mundo na bolsa portuguesa)

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por urukai » 22/1/2008 13:06

Joe Berardo,

o Caldeirão vive dos argumentos que um cada faz nos seus posts.

Dar a sua opinião só por dar não vale a pena e só reduz o nível e valor a que estamos habituados.

Expressões do género: "Vai melhorar", "Isto tem de subir", "Os USA é que mandam" não trazem mais valias para este espaço de discussão e debate que é o Caldeirão!

:twisted: :twisted: :twisted:

Registado: 11/5/2007 14:09

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: drcentimo, Garfield, Google [Bot], Goya777, macau5m, Shimazaki_2 e 120 visitantes