O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções
Enslaved Escreveu:artista Escreveu:Enslaved Escreveu:artista Escreveu:... não sei quanto mas não me parece que se recupere a confiança dos mercados de um dia para o outro!?
Por acaso ouvi ainda à pouco no bloomberg que a só voltará num período não inferior a 3 meses. Claro que se os mercados continuarem a cair que ainda demorará pelo menos 6 meses.
Bem o que dizem no bloomberg não se escreve![]()
Sobretudo acho que devemos ficar de fora e esperar que essa confiança se restabeleça... é importante não tentar encontrar fundos, porque isso provavelmente fará mal à carteira e de certeza que fará mal ao nosso sistema nervoso!
Não interessa muito quanto saber se são 3, 6 meses ou mesmo 1 ano que demorará para se recuperar a confiança. O que interessa saber é isso mesmo que tu dizes, que actualmente não vale a pena encontrar fundos. Melhores oportunidades irão aparecer no futuro. Essa é a informação que queria dar a quem está dentro o que pretende "pescar" fundos
.
Abraços
Independentemente de pessimismos ou optimismos, eu diria que o psi vai chegar aos 7500 nos próximos meses (2,3,6,...). Se me enganar, eu próprio ficarei contente. A projecção parece-me sustentada por um lado em termos técnicos e principalmente por todas as outras razões bem conhecidas (ainda que de difícil digestão, pois as perdas iludem-nos).
Abraços.
artista Escreveu:Enslaved Escreveu:artista Escreveu:... não sei quanto mas não me parece que se recupere a confiança dos mercados de um dia para o outro!?
Por acaso ouvi ainda à pouco no bloomberg que a só voltará num período não inferior a 3 meses. Claro que se os mercados continuarem a cair que ainda demorará pelo menos 6 meses.
Bem o que dizem no bloomberg não se escreve![]()
Sobretudo acho que devemos ficar de fora e esperar que essa confiança se restabeleça... é importante não tentar encontrar fundos, porque isso provavelmente fará mal à carteira e de certeza que fará mal ao nosso sistema nervoso!
Não interessa muito quanto saber se são 3, 6 meses ou mesmo 1 ano que demorará para se recuperar a confiança. O que interessa saber é isso mesmo que tu dizes, que actualmente não vale a pena encontrar fundos

Abraços

Enslaved Escreveu:artista Escreveu:... não sei quanto mas não me parece que se recupere a confiança dos mercados de um dia para o outro!?
Bem o que dizem no bloomberg não se escreve

Um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
rtg
Eu sempre disse que o FED agiu cedo demais, e perdeu a oportunidade de depois da sangria ai sim renovar a esperança no crescimento economico e relançar os mercados,
De qualquer modo espero que o resalto se faça entre amanha e sexta-feira..claro o BCE tambem terá de de dar
um contributo.
Já agora sao 18.33 nasd perde 3.19%, dado a inconstante dos mercados nao me admirava nada que o Dow termina-se verde e o NAsd quase....espero eu que reentrei no fecho no Bcp

De qualquer modo espero que o resalto se faça entre amanha e sexta-feira..claro o BCE tambem terá de de dar
um contributo.
Já agora sao 18.33 nasd perde 3.19%, dado a inconstante dos mercados nao me admirava nada que o Dow termina-se verde e o NAsd quase....espero eu que reentrei no fecho no Bcp

-
Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008
voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008
voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
- Registado: 13/12/2007 10:15
Olá a todos, para quem, como eu, só investe em posições longas, nestas alturas são as nossas férias, não há muito a fazer que não seja esperar, olho para o mercado no fim do dia, actulizo as cotações, dou uma vista de olhos para ver como as coisas andão e está feito o dia... e isto deverá ainda demorar algum tempo, não sei quanto mas não me parece que se recupere a confiança dos mercados de um dia para o outro!?
Bons negócios para todos
Bons negócios para todos
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
djovarius Escreveu:Obrigado Ulisses,
Há quem diga que as linhas de Fibo são vudu, mas é interessante como elas estão a coincidir com suportes horizontais quase na perfeição.
Pelo menos, algo é fácil de ver: se isto não pára nos 10.400 / 10.500 pontos, a seguir só temos os 10.000 pontos (psicológico)
mas sobretudo e muito importante: 9.400 / 9.500 pontos como suporte.
A partir daí seria o abismo![]()
![]()
Abraço
dj
Por acaso ontem fiz esse trabalho, em traçar os retracement em todas as acções do psi20 desde 2003 sensivelmente e é curioso verificar isso mesmo.
Esse suporte dos 10400 é mesmo a linha do Touro como o TRSM referiu e corresponde aos 38.2 de retracement. De igual forma a JMT se perder os 4.60 perde o comando dos touros.
Um exercicio interessante
Abraço
JP
pvg, claro. Óbvio que à medida que o mercado cai vão começar a definir-se outras resistências. Mas, nos próximos tempos e numa perspectiva de médio prazo, aquela é a linha de fronteira entre o "Bull Market" e o "Bear Market".
Bocciardi, sinceramente não te sei responder. Mas continuo pessimista em todos os horizontes temporais. Claro que um ressalto forte acontecerá qualquer dia mas isso é normal mesmo nas tendências de queda mais pronunciadas.
Um abraço,
Ulisses
Bocciardi, sinceramente não te sei responder. Mas continuo pessimista em todos os horizontes temporais. Claro que um ressalto forte acontecerá qualquer dia mas isso é normal mesmo nas tendências de queda mais pronunciadas.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Mais um fecho muito feio. Claro que um dia, o mercado vai inverter e ressaltar forte, mas para quê a pressa? Insisto na ideia de que enquanto o mercado não recuperar os 11400 pontos, qualquer entrada longa é completamente desaconselhada.
Um abraço,
Ulisses
concluo portanto,
que se o mercado voltar a volores normais de 2003 ou seja metade do valor de hoje...
temos que esperar por 11000 ?
penso que não !
penso que não vamos voltar a metade dos valores de hoje no psi e muito menos esperar que dobre outra vez.
- Registado: 19/4/2005 11:11
Obrigado Ulisses,
Há quem diga que as linhas de Fibo são vudu, mas é interessante como elas estão a coincidir com suportes horizontais quase na perfeição.
Pelo menos, algo é fácil de ver: se isto não pára nos 10.400 / 10.500 pontos, a seguir só temos os 10.000 pontos (psicológico)
A partir daí seria o abismo
Abraço
dj
A partir daí seria o abismo

Abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Tens razão, fui ver o teu gráfico de muito longo prazo e não pode ser.
Tem de ser a partir do mínimo de 2003, porque de lá até cá esta parece ser a correcção mais abrupta.
Ainda assim, se for possível fazer-se as duas opções, posso tirar mais algumas conclusões.
Obg, abraço
dj
Tem de ser a partir do mínimo de 2003, porque de lá até cá esta parece ser a correcção mais abrupta.
Ainda assim, se for possível fazer-se as duas opções, posso tirar mais algumas conclusões.
Obg, abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Por curiosidade e não só...
Achas que consegues, please, colocar o gráfico PSI, entre a mínima de 2006 e a máxima de 2007, colocando as linhas de retracção de fibonacci ??
Tenho a sensação que dará uma boa leitura técnica.
Obrigadinho
dj
Achas que consegues, please, colocar o gráfico PSI, entre a mínima de 2006 e a máxima de 2007, colocando as linhas de retracção de fibonacci ??
Tenho a sensação que dará uma boa leitura técnica.
Obrigadinho
dj
Deixo aqui a actualização dos gráficos do PSI.
Depois do fantástico dia de ontem em que o PSI recuperou 6% (!) desde os mínimos do dia, hoje abriu com um "up gap" tentando aproveitar a embalagem e chegou estar a ganhar mais de 2%. Mas rapidamente perdeu força e já cai cerca de 1%.
Não há grandes novidades a dizer... enquanto o PSI não ultrapassar a zona dos 11400, os ursos dominam em todos os horizontes temporais e todos os ressaltos são boas oportunidades de venda.
Para quê entrar no mercado sem claras demonstrações de força?
Um abraço,
Ulisses
Depois do fantástico dia de ontem em que o PSI recuperou 6% (!) desde os mínimos do dia, hoje abriu com um "up gap" tentando aproveitar a embalagem e chegou estar a ganhar mais de 2%. Mas rapidamente perdeu força e já cai cerca de 1%.
Não há grandes novidades a dizer... enquanto o PSI não ultrapassar a zona dos 11400, os ursos dominam em todos os horizontes temporais e todos os ressaltos são boas oportunidades de venda.
Para quê entrar no mercado sem claras demonstrações de força?
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (28.06 KiB) Visualizado 6600 vezes
-
- forum-psi2.GIF (26.15 KiB) Visualizado 6601 vezes
-
- forum-psi3.GIF (19.6 KiB) Visualizado 6574 vezes
João, eu não considerei essa LT porque estava tão inclinada que era impossível que se aguentasse válida. Mas não há dúvida que a Galp hoje teve um excelente comportamento com um óptimo volume.
Os touros voltam ao comando da situação caso consigam quebrar consistentemente a resistência na zona dos 15,4. Hoje a Galp testou essa resistência mas não a conseguiu quebrar.
Um abraço,
Ulisses
Os touros voltam ao comando da situação caso consigam quebrar consistentemente a resistência na zona dos 15,4. Hoje a Galp testou essa resistência mas não a conseguiu quebrar.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-galp.GIF (21.09 KiB) Visualizado 6971 vezes
Galp
Ulisses,
A Galp penso que hoje demonstrou força e quebrou a ltd que vinha desenhando num dia muito volátil, manteve a sua tendência consistente ao longo do dia.
Em termos técnicos penso ter dado um sinal de força e continuação das subidas pelo que pedia que comentasses a situação técnica actual visto que na minha opinião hoje algo mudou...
Abraço
A Galp penso que hoje demonstrou força e quebrou a ltd que vinha desenhando num dia muito volátil, manteve a sua tendência consistente ao longo do dia.
Em termos técnicos penso ter dado um sinal de força e continuação das subidas pelo que pedia que comentasses a situação técnica actual visto que na minha opinião hoje algo mudou...
Abraço
AGora que olho para o preço do crude, sorrio. Porque se o crude estivesse a 120 dólares e não tivesse corrigido tanto nos últimos tempos, não tenho dúvidas que os analistas e a Imprensa diriam que essa escalada seria uma das grandes responsáveis por esta reacção violenta.
É sempre fácil arranjarmos justificações.
Um abraço,
Ulisses
É sempre fácil arranjarmos justificações.

Um abraço,
Ulisses
A questão que eu coloco é se essas mesmas noticias que agora são lançadas e que de alguma forma lançam o medo nos investidores não terá a curto prazo o efeito que as noticias de ganhos astronomicos das bolsas lançadas durante o Verão? Ou seja, diz-nos a história que quando existem noticias em todo o lado sobre ganhos astronomicos nas bolsas, os pequenos e mais incautos entram levando a uma euforia desenfreada pela procura das acções, o que leva a uma subida astronomica dos indices. Com porterior queda e correcção. A minha questão é se estas noticias de agora não terão a curto prazo o efeito contrario
cax, nenhuma destas notícias é propriamente novidade. Dizer que as Bolsas estão a cair por causa disto ou daquilo é tarefa para os jornalistas e analistas satisfazerem os investidores. A mente humana é incapaz de aceitar algo sem uma explicação pseudo-racional. Mas, na realidade, mais do que as notícias, são outros factores como as emoções que movem os mercados.
É evidente que houves dados novos mas, em termos gerais, as notícias das últimas semanas, são semelhantes às que vamos conhecendo desde o Verão. Mas como os mercados se despenharam, há que atribuir logo uma ligação às notícias...
Se nos centrarmos menos nas notícias e mais nos movimentos dos mercados, podemos não ser uns investidores com uma mente mais tranquilizada, mas teremos muito mais condições para ter sucesso.
Um abraço,
Ulisses
urukai Escreveu:Joe Berardo,
o Caldeirão vive dos argumentos que um cada faz nos seus posts.
Dar a sua opinião só por dar não vale a pena e só reduz o nível e valor a que estamos habituados.
Expressões do género: "Vai melhorar", "Isto tem de subir", "Os USA é que mandam" não trazem mais valias para este espaço de discussão e debate que é o Caldeirão!
![]()
![]()
Urukai
Não sejas tão critico, pá! Pelo menos, desta vez eu percebi o que é que ele disse - não que tivesse muito sumo, mas o que costuma acontecer é que eu nem percebo se ele está a falar de mercados de capitais ou futebol...
Mas esse gajo acha que nós temos a "guita" que ele tem? O gajo que ponha já o PSI a subir e pouca letra... senão de caminho, a culpa é do Ulisses (no dia em que vier a publico que o Ulisses foi jantar com o Berardo, vai ser o fim do mundo na bolsa portuguesa)
Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Joe Berardo,
Dar a sua opinião só por dar não vale a pena e só reduz o nível e valor a que estamos habituados.
Expressões do género: "Vai melhorar", "Isto tem de subir", "Os USA é que mandam" não trazem mais valias para este espaço de discussão e debate que é o Caldeirão!

Quem está ligado: