A minha carteira está a levar um rombo mas cá continuo eu !
Re: A minha carteira está a levar um rombo mas cá continuo e
TP1 Escreveu:e="TP1"]
A galp ainda vai levar o Psi para os 11400 pontos
Ainda tens Galp?
Bons negócios[/quote]
Ainda. Estou a começar a recuperar as mais valias...

Abraço
caríssimos,
algumas notas relativamente ao que penso ser importante quando invstimos a longo prazo:
1 - Compreender bem o negócio da empresa e estar familarizado com o seu potencial de crescimento. Investir apenas se a empresa está bem posicionada no mercado e a crescer, tendo dado provas disso no passado (isto para empresas já cotadas).
2 - Ver o percurso dos principais sócios. Este é um ponto muito importante, uma vez que ao comprar acções numa lógica de longo prazo vamos ser sócios da empresa. Quem quer ter como sócio um vigarista da pior espécie?
3 - Analisar a política de dividendos e de investimentos da empresa e o impacto dos ciclos económicos na evolução do negócio. Podemos usar o histórico para verificar qual foi esse impacto no passado.
4 - Definir um valor máximo de compra e um objectivo target para venda. Isto pode parecer difícil mas podemos simplificar.
exemplo: comprar EDP com um Dividend Yield de 6% (quando dava 10 cêntimos isso dava uma cotação de 1,67 e vender quando dá igual ou menos de 3% (a nossa inflação mais 0,5%). Supondo um dividendo actual de 12 cêntimos, teríamos de vender a 4 euros. No percurso ganhamos 140% mais os dividendos anuais...se continuar a cair temos no curto prazo um rendimento de 6% e se eventualmente reforçarmos, aumentamos a nossa rendibilidade (sem especulação bolsista).
Se não vender a 4 ou 4,5 estou à espera de quê? se fosse investir a esses preços e ter o risco da desaceleração da economia e impacto nas acções que rendibilidade retirava?
Estes são alguns tópicos para discussão.
cumprimentos
Fundamentalista
algumas notas relativamente ao que penso ser importante quando invstimos a longo prazo:
1 - Compreender bem o negócio da empresa e estar familarizado com o seu potencial de crescimento. Investir apenas se a empresa está bem posicionada no mercado e a crescer, tendo dado provas disso no passado (isto para empresas já cotadas).
2 - Ver o percurso dos principais sócios. Este é um ponto muito importante, uma vez que ao comprar acções numa lógica de longo prazo vamos ser sócios da empresa. Quem quer ter como sócio um vigarista da pior espécie?
3 - Analisar a política de dividendos e de investimentos da empresa e o impacto dos ciclos económicos na evolução do negócio. Podemos usar o histórico para verificar qual foi esse impacto no passado.
4 - Definir um valor máximo de compra e um objectivo target para venda. Isto pode parecer difícil mas podemos simplificar.
exemplo: comprar EDP com um Dividend Yield de 6% (quando dava 10 cêntimos isso dava uma cotação de 1,67 e vender quando dá igual ou menos de 3% (a nossa inflação mais 0,5%). Supondo um dividendo actual de 12 cêntimos, teríamos de vender a 4 euros. No percurso ganhamos 140% mais os dividendos anuais...se continuar a cair temos no curto prazo um rendimento de 6% e se eventualmente reforçarmos, aumentamos a nossa rendibilidade (sem especulação bolsista).
Se não vender a 4 ou 4,5 estou à espera de quê? se fosse investir a esses preços e ter o risco da desaceleração da economia e impacto nas acções que rendibilidade retirava?
Estes são alguns tópicos para discussão.
cumprimentos
Fundamentalista
- Registado: 21/1/2008 21:22
Tiaginho Escreveu:São posições de longo prazo (veja-se o exemplo do BCP e Banif) e serão para manter em carteira.
Por mim podem continuar a vender ao desbarato que as minhas não serão compradas por ninguém.
Quando compraste já eram investimentos a longo prazo?? provavelmente não eram, e parece-me que há ai muitas reservas sobre uma estratégia de longo prazo:
1- Antes de comprares analisaste os fundamentais dessas empresas?
2- se o fizeste, chegaste à conclusão que estavam baratas?
3- A estratégia pressupões algum stop? quer seja em termos de valor quer seja um stop derivado de uma eventual mudança importante nos fundamentais?
Investir a longo prazo é muito mais que dizer que se está disposto a esperar o tempo que for preciso para não ter de assumir perdas...
Tiaginho Escreveu:Tiaguinho Estou contigo no mesmo barco!
As minhas são...Soni,Cimpor,Portucel;Ssgps,martifer;ren;pt
A minha carteira já vai com perdas de 40%
Depois da tempestade há-de vir a bonanza
Concordo com o ulisses, este tipo de coragem mais não é incapacidade de assumir perdas, eu também já passei por isso... a mim sirviu-me para relfexão e para reformular a minha estratégia, acho que é imprescindível que sirva para alguma coisa, se não servir...
TP1 Escreveu:A galp ainda vai levar o Psi para os 11400 pontos
Ainda tens Galp?
Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Tiaguinho estou contigo no mesmo barco!
Tiaguinho Estou contigo no mesmo barco!
Um abraço[/u][/i]

Um abraço[/u][/i]
- Registado: 30/11/2007 21:12
Ulisses Pereira Escreveu:Só queria recordar que o mercado não é feito de corajosos. A coragem não é uma das características que marque o sucesso dos investidores.
Um abraço,
Ulisses
Uma vez, num western (era miudo, nao recordo pormenores), um pistoleiro mais velho, perguntava a outro mais novo, se ele sabia a diferença entre ser corajoso, ou ser estupido? (atencao, nao é para ofender ninguem!)
o mais novo responde que nao, que nao sabe.
O mais velho diz-lhe: Ha muita gente ali em frente naquele cemitério, que tambem nunca soube a diferença!
beijos e abraços
Estratégia de Longo Prazo
Caríssimos,
a estratégia de longo prazo presume uma correcta identificação das empresas que são interessantes para o investidor. Numa perspectiva de longo prazo, o ideal é comprar bem e depois vender assim que alguns indicadores derem sinais de sobreavaliação.
Um exemplo simples que costumo dar é que quando compramos acções temos de estar preparados para quedas posteriores mas saber que a empresa em causa gera bons rendimentos para nós e que a prazo esse valor vai ser reconhecido pelo mercado.
Se quiserem podemos ir discutindo isto aqui e como identificar (pela minha humilde opinião e experiência de bolsa dos últimos 22 anos), desmistificando um pouco a estratégia do fundamentalista. O fundamentalista estuda história, acredita que a história nos ensina e evita entrar em jogos especulativos sem base de valor.
PS: Respeito todos os amigos da análise técnica mas essa não é uma técnica interessante para mim a longo prazo, reconhecendo no entanto que existem muitos noise traders e que por isso a análise técnica acaba por acelerar movimentos. Essa não é contudo a minha base de análise.
cumprimentos
Fundamentalista
a estratégia de longo prazo presume uma correcta identificação das empresas que são interessantes para o investidor. Numa perspectiva de longo prazo, o ideal é comprar bem e depois vender assim que alguns indicadores derem sinais de sobreavaliação.
Um exemplo simples que costumo dar é que quando compramos acções temos de estar preparados para quedas posteriores mas saber que a empresa em causa gera bons rendimentos para nós e que a prazo esse valor vai ser reconhecido pelo mercado.
Se quiserem podemos ir discutindo isto aqui e como identificar (pela minha humilde opinião e experiência de bolsa dos últimos 22 anos), desmistificando um pouco a estratégia do fundamentalista. O fundamentalista estuda história, acredita que a história nos ensina e evita entrar em jogos especulativos sem base de valor.
PS: Respeito todos os amigos da análise técnica mas essa não é uma técnica interessante para mim a longo prazo, reconhecendo no entanto que existem muitos noise traders e que por isso a análise técnica acaba por acelerar movimentos. Essa não é contudo a minha base de análise.
cumprimentos
Fundamentalista
- Registado: 21/1/2008 21:22
Admiro, mas NÃO ENTENDO a estratégia
Pois eu Não Entendo nem Admiro.
Se por ex. compraram acções da empresa x em 2003 a 2€, em dez/2007 valiam 4,20€, e a partir dai começaram a cair e tudo indicava que iam continuar a cair, porque ficar agarrado ao papel ?, podiam ter vendido a 4€ , lucravam 100%, e hoje ou mais para a frente quando a tendencia se inverter podiam compar novamente a 2€ ou menos. Resumindo, continuavam com o mesmo nº de acções. e pelo caminho tinham encaixado 100% do investimento, ou se preferissem compravam o dobro das acções.
Não é corajem, perderam foi uma boa oportunidade.
Um exemplo a não seguir (pelo menos para quem anda nisto com o objectivo de ganhar dinheiro).
Abraço.
Admiro a coragem de quem continua dentro - acções - principalmente desde que as quedas começaram e diversos suportes estão a ser quebrados sistemáticamente, indicando que o caminho continua para BAIXO...
Admiro, mas NÃO ENTENDO a estratégia. Talvez porque algures no tempo fiz o mesmo e serviu-me de lição.
Admiro, mas NÃO ENTENDO a estratégia. Talvez porque algures no tempo fiz o mesmo e serviu-me de lição.
Crise? Qual crise?
Eu cá prefiro dormir descansado e tar fora nestes momentos. No máximo vou dando uns tiros, hoje por exemplo comprei Sonae a 1.15 e vendi acima e ainda fiz uns trocos... mas vendi novamente não porque ache que aquilo não vale mais, mas porque não quero acordar amanhã e ela estar a 1,10...
De resto acho que está tudo de fora e dedo no gatilho à espera do bottom para entrar em força, conseguir apanhar o momento certo é que é a parte dificil.
Acho que a estratégia do longo prazo é optima quando estamos em bull market, mas ainda hoje li a noticia que a europa acabou de entrar oficialmente em bear market... o psi20 já anulou os ganhos de 2007, por isso como se vê, isto não está nada fácil.
Abraço
De resto acho que está tudo de fora e dedo no gatilho à espera do bottom para entrar em força, conseguir apanhar o momento certo é que é a parte dificil.
Acho que a estratégia do longo prazo é optima quando estamos em bull market, mas ainda hoje li a noticia que a europa acabou de entrar oficialmente em bear market... o psi20 já anulou os ganhos de 2007, por isso como se vê, isto não está nada fácil.
Abraço
MozHawk Escreveu:Bom, cada qual sabe de si... As minhas menos-valias deste ano já estarão em torno dos 15%, ie, comeu-me quase todos os ganhos de 2007. É algo desagradável, convenhamos...
Até sou adepto de valores intrínsecos mas nunca mais esquecerei na vida o cacetadão que apanhei em 2000/1. Aliás, em diversos aspectos, parte do que se está a passar actualmente é uma espécie de déjà vu. Por isso mesmo, infelizmente já tarde, despachei 60% da carteira BCP adquirida a 2,74 a 2,54. Não foi toda porque não mas compraram. Hoje larguei o que restava a 2,24. Mesmo com o BCP sobrevendido, RSI mesmo lá em baixo, etc etc etc etc etc. O que aprendemos, na análise técnica, ao vermos a evolução dos gráficos é que, apesar de sobrevendidos, nada impede que as acções continuem a desvalorizar.
Confesso alguma indisciplina da minha parte e o facto de ter estado nas últimas 3 semanas num local "remoto" de Angola que me impediu em várias sessões cruciais de ter acesso à net. E foi o que se viu.
Hoje foi mais um dia de vendas para mim, não muito depois da abertura. E, por esse facto, apesar de ter registado menos-valias reais pela decisão de venda, se tivesse mantido os papeis em carteira, teria já uma menos-valia potencial assinalável.
O que se passa, de facto, ainda não sabemos por completo. Que a falta de liquidez do mercado faz com que as quedas sejam de maior dimensão, etc etc etc. Mas, como já todos constatamos, quando se pensa que o pior já passou, surgem novos mínimos. Só hoje são já 17. Terá terminado?
Como alguém terá dito, isto não foi um crash de 1 dia mas sim diluído em vários...
Pessoalmente, não tenho paciência para esperar 4,5,6, 7 ou 10 anos para um papel recuperar. Se alguma vez recuperar. Por outro lado, a manutenção de cotações a níveis extremamente baixos por períodos prolongados poderá criar as condições adequadas para o surgimento de OPAs com um prémio interessante e, mesmo assim, abaixo do preço de aquisição de alguns investidores (já ninguém se lembra da OPA à Telecel?!).
Bom, um abraço e cá estaremos à espera de melhores dias (quando vierem). Uma parte substancial do capital já está de onde nunca deveria ter saído ainda durante o ano passado.
Um abraço,
MozHawk
Tb eu tive problemas de acesso à net no início do ano que me impediram de vender as acções que tinha a tempo e horas e me provocou um rombo considerável... qdo recuperei o acesso vendi quase imediatamente (a hesitação de um dia ainda me fez perder mais uns pózinhos)...
Essa OPA da Vodafone à telecel ainda me está atravessada na garganta...
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Tiaginho Escreveu:Tenho Banif comprado a 5,50 Euros. Podia ter vendido a 6,50, contudo a intenção era e continua a ser, vender acima dos 7,00.
BCP comprado a mais de 1 ano a 2,20 e não consegui vender a 4,20 pois a ordem de venda não chegou a ser efectuada.
Sonae.sgps comprado a 2,09 e reforço a 1,64 logo no dia em que a OPA fracassou.
Teixeira Duarte a 2,80.
Portucel a 2,80.
Mota-Engil a 7,20.
REN a 3,80.
SONI a 8,15.
etc.
São posições de longo prazo (veja-se o exemplo do BCP e Banif) e serão para manter em carteira.
Por mim podem continuar a vender ao desbarato que as minhas não serão compradas por ninguém.
Beijoca.
Só uma questão "simples"...
pq é que achas que o BANIF vale 7€, a SONI 8,15 e a Portucel 2.8?
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Bom, cada qual sabe de si... As minhas menos-valias deste ano já estarão em torno dos 15%, ie, comeu-me quase todos os ganhos de 2007. É algo desagradável, convenhamos...
Até sou adepto de valores intrínsecos mas nunca mais esquecerei na vida o cacetadão que apanhei em 2000/1. Aliás, em diversos aspectos, parte do que se está a passar actualmente é uma espécie de déjà vu. Por isso mesmo, infelizmente já tarde, despachei 60% da carteira BCP adquirida a 2,74 a 2,54. Não foi toda porque não mas compraram. Hoje larguei o que restava a 2,24. Mesmo com o BCP sobrevendido, RSI mesmo lá em baixo, etc etc etc etc etc. O que aprendemos, na análise técnica, ao vermos a evolução dos gráficos é que, apesar de sobrevendidos, nada impede que as acções continuem a desvalorizar.
Confesso alguma indisciplina da minha parte e o facto de ter estado nas últimas 3 semanas num local "remoto" de Angola que me impediu em várias sessões cruciais de ter acesso à net. E foi o que se viu.
Hoje foi mais um dia de vendas para mim, não muito depois da abertura. E, por esse facto, apesar de ter registado menos-valias reais pela decisão de venda, se tivesse mantido os papeis em carteira, teria já uma menos-valia potencial assinalável.
O que se passa, de facto, ainda não sabemos por completo. Que a falta de liquidez do mercado faz com que as quedas sejam de maior dimensão, etc etc etc. Mas, como já todos constatamos, quando se pensa que o pior já passou, surgem novos mínimos. Só hoje são já 17. Terá terminado?
Como alguém terá dito, isto não foi um crash de 1 dia mas sim diluído em vários...
Pessoalmente, não tenho paciência para esperar 4,5,6, 7 ou 10 anos para um papel recuperar. Se alguma vez recuperar. Por outro lado, a manutenção de cotações a níveis extremamente baixos por períodos prolongados poderá criar as condições adequadas para o surgimento de OPAs com um prémio interessante e, mesmo assim, abaixo do preço de aquisição de alguns investidores (já ninguém se lembra da OPA à Telecel?!).
Bom, um abraço e cá estaremos à espera de melhores dias (quando vierem). Uma parte substancial do capital já está de onde nunca deveria ter saído ainda durante o ano passado.
Um abraço,
MozHawk
Um abraço,
MozHawk
Serrano, concordo plenamento ctg. Estou tambem a 2.80 na TDU e não penso abandonar o barco, muito menos na REN que as tenho desde a OPV e com alguns reforços pelo meio.
Depois da tempestade vem a bonança e o nosso PSI-20 está muito abaixo das descidas europeias. Sei que sou novato mas acredito que a recuperação será uma proxima fase!
Tambem teem de existir os crentes não?
Depois da tempestade vem a bonança e o nosso PSI-20 está muito abaixo das descidas europeias. Sei que sou novato mas acredito que a recuperação será uma proxima fase!
Tambem teem de existir os crentes não?

Velho sábio Ulisses,
Depende do que entendes por coragem. Se entendermos por coragem como característa daqueles que não abandonam o barco quando surge a tempestade porque têm confiança (conscientes do que têm em mãos e dos riscos que correm), então eu discordo. Já cheguei a estar com perdas de 50% em carteira e se tivesse saído seria um pequeno desastre, que, pouco mais de um ano depois, se tornou em lucros apreciáveis.
Bem, isto não é para quem se assusta facilmente, mas também é preciso muito cuidados com a autoconfiança...
Importante: ter carteiras baseadas em valor intrínseco e nunca abandonar o barco em momentos de pânico.
Bons investimentos.
Depende do que entendes por coragem. Se entendermos por coragem como característa daqueles que não abandonam o barco quando surge a tempestade porque têm confiança (conscientes do que têm em mãos e dos riscos que correm), então eu discordo. Já cheguei a estar com perdas de 50% em carteira e se tivesse saído seria um pequeno desastre, que, pouco mais de um ano depois, se tornou em lucros apreciáveis.
Bem, isto não é para quem se assusta facilmente, mas também é preciso muito cuidados com a autoconfiança...
Importante: ter carteiras baseadas em valor intrínseco e nunca abandonar o barco em momentos de pânico.
Bons investimentos.
- Registado: 4/11/2002 23:35
DOW Escreveu:Como já foi referido aqui muitas vezes, passar de uma posição de curto/medio prazo para uma de longo prazo só porque as acções entraram em queda, na esperança de que algum dia voltarão a atingir e superar o valor de aquisição é uma má estratégia.
Assino por baixo.
Sulla Escreveu:Do lado dos curtos isto está uma maravilha.
Também assino por baixo.
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Como já foi referido aqui muitas vezes, passar de uma posição de curto/medio prazo para uma de longo prazo só porque as acções entraram em queda, na esperança de que algum dia voltarão a atingir e superar o valor de aquisição é uma má estratégia.
Provavelmente ainda vais conseguir vender acima desses valores algumas acções, mas pode ser daqui a 1,5,10 anos?
Basta pensar que até que isso aconteça podem perder-se outras oportunidades de negocio enquanto o capital está empadado nestes titulos...
Boa sorte.
Provavelmente ainda vais conseguir vender acima desses valores algumas acções, mas pode ser daqui a 1,5,10 anos?
Basta pensar que até que isso aconteça podem perder-se outras oportunidades de negocio enquanto o capital está empadado nestes titulos...
Boa sorte.

boa tarde.
desejo-te muita sorte,e que tenhas descernimento suficiente para venderes na melhor altura.
eu tinha jeronimo martins comprado a 23euros no ano 2001.passei pelo crash,mas segureias,e o ano passado vendias com um bom lucro.
isto não é para servir de ex. por isso coragem e força é o que te desejo
abraço
JM.matias
desejo-te muita sorte,e que tenhas descernimento suficiente para venderes na melhor altura.
eu tinha jeronimo martins comprado a 23euros no ano 2001.passei pelo crash,mas segureias,e o ano passado vendias com um bom lucro.
isto não é para servir de ex. por isso coragem e força é o que te desejo
abraço
JM.matias
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Duro!! Eu sou da mesma opinião. Desde que se acredite nas Empresas, e se tenha tambem feito uma boa compra... valores médios, suportes, RSI baixos e com prognosticos de bons relatórios trimestrais. A queda dos mercados é um factor normal de ajustamento.
Tambem eu já estou a perder bastante este ano, e ainda estamos em Janeiro, mas TODOS estamos a perder!
CORAGEM!
Tambem eu já estou a perder bastante este ano, e ainda estamos em Janeiro, mas TODOS estamos a perder!
CORAGEM!

Tiaginho Escreveu:Tenho Banif comprado a 5,50 Euros. Podia ter vendido a 6,50, contudo a intenção era e continua a ser, vender acima dos 7,00.
BCP comprado a mais de 1 ano a 2,20 e não consegui vender a 4,20 pois a ordem de venda não chegou a ser efectuada.
Sonae.sgps comprado a 2,09 e reforço a 1,64 logo no dia em que a OPA fracassou.
Teixeira Duarte a 2,80.
Portucel a 2,80.
Mota-Engil a 7,20.
REN a 3,80.
SONI a 8,15.
etc.
São posições de longo prazo (veja-se o exemplo do BCP e Banif) e serão para manter em carteira.
Beijoca.
Tu és dos duros!!! Quanto é a perca em %?
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, Akinfiev, Bing [Bot], cftomas, Dar Adal, darkreflection, Google [Bot], Google Adsense [Bot], karaya75, latbal, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, MR32, nunorpsilva, O Magriço, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, PMP69, SerCyc, Shimazaki_2, StockRider!, STRESSZERO, yggy e 111 visitantes