Caldeirão da Bolsa

A minha carteira está a levar um rombo mas cá continuo eu !

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: A minha carteira está a levar um rombo mas cá continuo e

por TP1 » 22/1/2008 11:42

TP1 Escreveu:e="TP1"]
A galp ainda vai levar o Psi para os 11400 pontos

Ainda tens Galp?

Bons negócios[/quote]

Ainda. Estou a começar a recuperar as mais valias... :oops:
Abraço

Registado: 30/11/2007 21:13

por fundamentalista » 22/1/2008 11:32

caríssimos,

algumas notas relativamente ao que penso ser importante quando invstimos a longo prazo:

1 - Compreender bem o negócio da empresa e estar familarizado com o seu potencial de crescimento. Investir apenas se a empresa está bem posicionada no mercado e a crescer, tendo dado provas disso no passado (isto para empresas já cotadas).

2 - Ver o percurso dos principais sócios. Este é um ponto muito importante, uma vez que ao comprar acções numa lógica de longo prazo vamos ser sócios da empresa. Quem quer ter como sócio um vigarista da pior espécie?

3 - Analisar a política de dividendos e de investimentos da empresa e o impacto dos ciclos económicos na evolução do negócio. Podemos usar o histórico para verificar qual foi esse impacto no passado.

4 - Definir um valor máximo de compra e um objectivo target para venda. Isto pode parecer difícil mas podemos simplificar.
exemplo: comprar EDP com um Dividend Yield de 6% (quando dava 10 cêntimos isso dava uma cotação de 1,67 e vender quando dá igual ou menos de 3% (a nossa inflação mais 0,5%). Supondo um dividendo actual de 12 cêntimos, teríamos de vender a 4 euros. No percurso ganhamos 140% mais os dividendos anuais...se continuar a cair temos no curto prazo um rendimento de 6% e se eventualmente reforçarmos, aumentamos a nossa rendibilidade (sem especulação bolsista).
Se não vender a 4 ou 4,5 estou à espera de quê? se fosse investir a esses preços e ter o risco da desaceleração da economia e impacto nas acções que rendibilidade retirava?

Estes são alguns tópicos para discussão.

cumprimentos
Fundamentalista

Registado: 21/1/2008 21:22

por artista_ » 21/1/2008 23:55

Tiaginho Escreveu:São posições de longo prazo (veja-se o exemplo do BCP e Banif) e serão para manter em carteira.

Por mim podem continuar a vender ao desbarato que as minhas não serão compradas por ninguém.

Quando compraste já eram investimentos a longo prazo?? provavelmente não eram, e parece-me que há ai muitas reservas sobre uma estratégia de longo prazo:

1- Antes de comprares analisaste os fundamentais dessas empresas?
2- se o fizeste, chegaste à conclusão que estavam baratas?
3- A estratégia pressupões algum stop? quer seja em termos de valor quer seja um stop derivado de uma eventual mudança importante nos fundamentais?

Investir a longo prazo é muito mais que dizer que se está disposto a esperar o tempo que for preciso para não ter de assumir perdas...

Tiaginho Escreveu:Tiaguinho Estou contigo no mesmo barco!

As minhas são...Soni,Cimpor,Portucel;Ssgps,martifer;ren;pt

A minha carteira já vai com perdas de 40%

Depois da tempestade há-de vir a bonanza

Concordo com o ulisses, este tipo de coragem mais não é incapacidade de assumir perdas, eu também já passei por isso... a mim sirviu-me para relfexão e para reformular a minha estratégia, acho que é imprescindível que sirva para alguma coisa, se não servir...

TP1 Escreveu:A galp ainda vai levar o Psi para os 11400 pontos

Ainda tens Galp?

Bons negócios
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Tiaguinho estou contigo no mesmo barco!

por JM72 » 21/1/2008 23:23

Tiaguinho Estou contigo no mesmo barco!

As minhas são...Soni,Cimpor,Portucel;Ssgps,martifer;ren;pt

A minha carteira já vai com perdas de 40% :twisted: :twisted: :twisted:

Depois da tempestade há-de vir a bonanza

Um abraço[/u][/i]

Registado: 30/11/2007 21:12

por lutav » 21/1/2008 22:15

Ulisses Pereira Escreveu:Só queria recordar que o mercado não é feito de corajosos. A coragem não é uma das características que marque o sucesso dos investidores.

Um abraço,
Ulisses

Uma vez, num western (era miudo, nao recordo pormenores), um pistoleiro mais velho, perguntava a outro mais novo, se ele sabia a diferença entre ser corajoso, ou ser estupido? (atencao, nao é para ofender ninguem!)

o mais novo responde que nao, que nao sabe.

O mais velho diz-lhe: Ha muita gente ali em frente naquele cemitério, que tambem nunca soube a diferença!

beijos e abraços

Registado: 22/9/2006 22:36

Estratégia de Longo Prazo

por fundamentalista » 21/1/2008 22:08

Caríssimos,

a estratégia de longo prazo presume uma correcta identificação das empresas que são interessantes para o investidor. Numa perspectiva de longo prazo, o ideal é comprar bem e depois vender assim que alguns indicadores derem sinais de sobreavaliação.

Um exemplo simples que costumo dar é que quando compramos acções temos de estar preparados para quedas posteriores mas saber que a empresa em causa gera bons rendimentos para nós e que a prazo esse valor vai ser reconhecido pelo mercado.

Se quiserem podemos ir discutindo isto aqui e como identificar (pela minha humilde opinião e experiência de bolsa dos últimos 22 anos), desmistificando um pouco a estratégia do fundamentalista. O fundamentalista estuda história, acredita que a história nos ensina e evita entrar em jogos especulativos sem base de valor.

PS: Respeito todos os amigos da análise técnica mas essa não é uma técnica interessante para mim a longo prazo, reconhecendo no entanto que existem muitos noise traders e que por isso a análise técnica acaba por acelerar movimentos. Essa não é contudo a minha base de análise.

cumprimentos
Fundamentalista

Registado: 21/1/2008 21:22

por carf2007 » 21/1/2008 21:54

Admiro, mas NÃO ENTENDO a estratégia

Pois eu Não Entendo nem Admiro.

Se por ex. compraram acções da empresa x em 2003 a 2€, em dez/2007 valiam 4,20€, e a partir dai começaram a cair e tudo indicava que iam continuar a cair, porque ficar agarrado ao papel ?, podiam ter vendido a 4€ , lucravam 100%, e hoje ou mais para a frente quando a tendencia se inverter podiam compar novamente a 2€ ou menos. Resumindo, continuavam com o mesmo nº de acções. e pelo caminho tinham encaixado 100% do investimento, ou se preferissem compravam o dobro das acções.

Não é corajem, perderam foi uma boa oportunidade.

Um exemplo a não seguir (pelo menos para quem anda nisto com o objectivo de ganhar dinheiro).

Abraço.

Registado: 9/3/2007 23:32

por marcolopes » 21/1/2008 17:24

Admiro a coragem de quem continua dentro - acções - principalmente desde que as quedas começaram e diversos suportes estão a ser quebrados sistemáticamente, indicando que o caminho continua para BAIXO...

Admiro, mas NÃO ENTENDO a estratégia. Talvez porque algures no tempo fiz o mesmo e serviu-me de lição.
Crise? Qual crise?

Registado: 20/11/2006 23:11

por Silverwolf » 21/1/2008 16:06

Eu cá prefiro dormir descansado e tar fora nestes momentos. No máximo vou dando uns tiros, hoje por exemplo comprei Sonae a 1.15 e vendi acima e ainda fiz uns trocos... mas vendi novamente não porque ache que aquilo não vale mais, mas porque não quero acordar amanhã e ela estar a 1,10...

De resto acho que está tudo de fora e dedo no gatilho à espera do bottom para entrar em força, conseguir apanhar o momento certo é que é a parte dificil.

Acho que a estratégia do longo prazo é optima quando estamos em bull market, mas ainda hoje li a noticia que a europa acabou de entrar oficialmente em bear market... o psi20 já anulou os ganhos de 2007, por isso como se vê, isto não está nada fácil.

Abraço

Registado: 15/1/2008 17:43

por nunofaustino » 21/1/2008 15:53

MozHawk Escreveu:Bom, cada qual sabe de si... As minhas menos-valias deste ano já estarão em torno dos 15%, ie, comeu-me quase todos os ganhos de 2007. É algo desagradável, convenhamos...

Até sou adepto de valores intrínsecos mas nunca mais esquecerei na vida o cacetadão que apanhei em 2000/1. Aliás, em diversos aspectos, parte do que se está a passar actualmente é uma espécie de déjà vu. Por isso mesmo, infelizmente já tarde, despachei 60% da carteira BCP adquirida a 2,74 a 2,54. Não foi toda porque não mas compraram. Hoje larguei o que restava a 2,24. Mesmo com o BCP sobrevendido, RSI mesmo lá em baixo, etc etc etc etc etc. O que aprendemos, na análise técnica, ao vermos a evolução dos gráficos é que, apesar de sobrevendidos, nada impede que as acções continuem a desvalorizar.

Confesso alguma indisciplina da minha parte e o facto de ter estado nas últimas 3 semanas num local "remoto" de Angola que me impediu em várias sessões cruciais de ter acesso à net. E foi o que se viu.

Hoje foi mais um dia de vendas para mim, não muito depois da abertura. E, por esse facto, apesar de ter registado menos-valias reais pela decisão de venda, se tivesse mantido os papeis em carteira, teria já uma menos-valia potencial assinalável.

O que se passa, de facto, ainda não sabemos por completo. Que a falta de liquidez do mercado faz com que as quedas sejam de maior dimensão, etc etc etc. Mas, como já todos constatamos, quando se pensa que o pior já passou, surgem novos mínimos. Só hoje são já 17. Terá terminado?

Como alguém terá dito, isto não foi um crash de 1 dia mas sim diluído em vários...

Pessoalmente, não tenho paciência para esperar 4,5,6, 7 ou 10 anos para um papel recuperar. Se alguma vez recuperar. Por outro lado, a manutenção de cotações a níveis extremamente baixos por períodos prolongados poderá criar as condições adequadas para o surgimento de OPAs com um prémio interessante e, mesmo assim, abaixo do preço de aquisição de alguns investidores (já ninguém se lembra da OPA à Telecel?!).

Bom, um abraço e cá estaremos à espera de melhores dias (quando vierem). Uma parte substancial do capital já está de onde nunca deveria ter saído ainda durante o ano passado.

Um abraço,
MozHawk

Tb eu tive problemas de acesso à net no início do ano que me impediram de vender as acções que tinha a tempo e horas e me provocou um rombo considerável... qdo recuperei o acesso vendi quase imediatamente (a hesitação de um dia ainda me fez perder mais uns pózinhos)...

Essa OPA da Vodafone à telecel ainda me está atravessada na garganta...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por nunofaustino » 21/1/2008 15:50

Tiaginho Escreveu:Tenho Banif comprado a 5,50 Euros. Podia ter vendido a 6,50, contudo a intenção era e continua a ser, vender acima dos 7,00.

BCP comprado a mais de 1 ano a 2,20 e não consegui vender a 4,20 pois a ordem de venda não chegou a ser efectuada.

Sonae.sgps comprado a 2,09 e reforço a 1,64 logo no dia em que a OPA fracassou.

Teixeira Duarte a 2,80.

Portucel a 2,80.

Mota-Engil a 7,20.

REN a 3,80.

SONI a 8,15.

etc.

São posições de longo prazo (veja-se o exemplo do BCP e Banif) e serão para manter em carteira.

Por mim podem continuar a vender ao desbarato que as minhas não serão compradas por ninguém.

Beijoca.

Só uma questão "simples"...

pq é que achas que o BANIF vale 7€, a SONI 8,15 e a Portucel 2.8?

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por MozHawk » 21/1/2008 15:44

Bom, cada qual sabe de si... As minhas menos-valias deste ano já estarão em torno dos 15%, ie, comeu-me quase todos os ganhos de 2007. É algo desagradável, convenhamos...

Até sou adepto de valores intrínsecos mas nunca mais esquecerei na vida o cacetadão que apanhei em 2000/1. Aliás, em diversos aspectos, parte do que se está a passar actualmente é uma espécie de déjà vu. Por isso mesmo, infelizmente já tarde, despachei 60% da carteira BCP adquirida a 2,74 a 2,54. Não foi toda porque não mas compraram. Hoje larguei o que restava a 2,24. Mesmo com o BCP sobrevendido, RSI mesmo lá em baixo, etc etc etc etc etc. O que aprendemos, na análise técnica, ao vermos a evolução dos gráficos é que, apesar de sobrevendidos, nada impede que as acções continuem a desvalorizar.

Confesso alguma indisciplina da minha parte e o facto de ter estado nas últimas 3 semanas num local "remoto" de Angola que me impediu em várias sessões cruciais de ter acesso à net. E foi o que se viu.

Hoje foi mais um dia de vendas para mim, não muito depois da abertura. E, por esse facto, apesar de ter registado menos-valias reais pela decisão de venda, se tivesse mantido os papeis em carteira, teria já uma menos-valia potencial assinalável.

O que se passa, de facto, ainda não sabemos por completo. Que a falta de liquidez do mercado faz com que as quedas sejam de maior dimensão, etc etc etc. Mas, como já todos constatamos, quando se pensa que o pior já passou, surgem novos mínimos. Só hoje são já 17. Terá terminado?

Como alguém terá dito, isto não foi um crash de 1 dia mas sim diluído em vários...

Pessoalmente, não tenho paciência para esperar 4,5,6, 7 ou 10 anos para um papel recuperar. Se alguma vez recuperar. Por outro lado, a manutenção de cotações a níveis extremamente baixos por períodos prolongados poderá criar as condições adequadas para o surgimento de OPAs com um prémio interessante e, mesmo assim, abaixo do preço de aquisição de alguns investidores (já ninguém se lembra da OPA à Telecel?!).

Bom, um abraço e cá estaremos à espera de melhores dias (quando vierem). Uma parte substancial do capital já está de onde nunca deveria ter saído ainda durante o ano passado.

Um abraço,
MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por djpirra » 21/1/2008 15:37

Serrano, concordo plenamento ctg. Estou tambem a 2.80 na TDU e não penso abandonar o barco, muito menos na REN que as tenho desde a OPV e com alguns reforços pelo meio.

Depois da tempestade vem a bonança e o nosso PSI-20 está muito abaixo das descidas europeias. Sei que sou novato mas acredito que a recuperação será uma proxima fase!

Tambem teem de existir os crentes não? :wink:

Registado: 29/11/2007 2:56

por Serrano » 21/1/2008 15:28

Velho sábio Ulisses,

Depende do que entendes por coragem. Se entendermos por coragem como característa daqueles que não abandonam o barco quando surge a tempestade porque têm confiança (conscientes do que têm em mãos e dos riscos que correm), então eu discordo. Já cheguei a estar com perdas de 50% em carteira e se tivesse saído seria um pequeno desastre, que, pouco mais de um ano depois, se tornou em lucros apreciáveis.

Bem, isto não é para quem se assusta facilmente, mas também é preciso muito cuidados com a autoconfiança...

Importante: ter carteiras baseadas em valor intrínseco e nunca abandonar o barco em momentos de pânico.

Bons investimentos.

Registado: 4/11/2002 23:35

por Elias » 21/1/2008 15:07

DOW Escreveu:Como já foi referido aqui muitas vezes, passar de uma posição de curto/medio prazo para uma de longo prazo só porque as acções entraram em queda, na esperança de que algum dia voltarão a atingir e superar o valor de aquisição é uma má estratégia.

Assino por baixo.

Sulla Escreveu:Do lado dos curtos isto está uma maravilha.

Também assino por baixo.

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Sulla » 21/1/2008 14:26

Saudações

Do lado dos curtos isto está uma maravilha.
Podes tentar com cfd proteger durante ésta fase de quedas e assim minimizar os prejuizos. Só uma ideia.

Cumprimentos
"Na dúvida, mais vale perder uma oportunidade de ganhar do que ganhar a oportunidade de perder" - SVLLA

Registado: 29/8/2007 21:29

por LTCM » 21/1/2008 14:25

Navete Escreveu:Tambem eu já estou a perder bastante este ano, e ainda estamos em Janeiro, mas TODOS estamos a perder!
CORAGEM! :)

Não estamos não. :evil:

Registado: 28/2/2007 14:18

por Ulisses Pereira » 21/1/2008 14:22

Só queria recordar que o mercado não é feito de corajosos. A coragem não é uma das características que marque o sucesso dos investidores.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por DOW » 21/1/2008 14:13

Como já foi referido aqui muitas vezes, passar de uma posição de curto/medio prazo para uma de longo prazo só porque as acções entraram em queda, na esperança de que algum dia voltarão a atingir e superar o valor de aquisição é uma má estratégia.
Provavelmente ainda vais conseguir vender acima desses valores algumas acções, mas pode ser daqui a 1,5,10 anos?
Basta pensar que até que isso aconteça podem perder-se outras oportunidades de negocio enquanto o capital está empadado nestes titulos...

Boa sorte. :wink:

Registado: 29/12/2005 1:10

por Adam hedge » 21/1/2008 13:56

boa tarde.
desejo-te muita sorte,e que tenhas descernimento suficiente para venderes na melhor altura.

eu tinha jeronimo martins comprado a 23euros no ano 2001.passei pelo crash,mas segureias,e o ano passado vendias com um bom lucro.

isto não é para servir de ex. por isso coragem e força é o que te desejo

abraço

JM.matias
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por TP1 » 21/1/2008 13:54

A galp ainda vai levar o Psi para os 11400 pontos :oops:

Registado: 30/11/2007 21:13

por Navete » 21/1/2008 13:48

Duro!! Eu sou da mesma opinião. Desde que se acredite nas Empresas, e se tenha tambem feito uma boa compra... valores médios, suportes, RSI baixos e com prognosticos de bons relatórios trimestrais. A queda dos mercados é um factor normal de ajustamento.
Tambem eu já estou a perder bastante este ano, e ainda estamos em Janeiro, mas TODOS estamos a perder!
CORAGEM! :)

Registado: 29/10/2007 16:09

por rate » 21/1/2008 13:41

lá se vão as férias no algarve !
:evil:
cc

Registado: 8/12/2007 12:39

por pedrom » 21/1/2008 13:39

Tiaginho Escreveu:Tenho Banif comprado a 5,50 Euros. Podia ter vendido a 6,50, contudo a intenção era e continua a ser, vender acima dos 7,00.

BCP comprado a mais de 1 ano a 2,20 e não consegui vender a 4,20 pois a ordem de venda não chegou a ser efectuada.

Sonae.sgps comprado a 2,09 e reforço a 1,64 logo no dia em que a OPA fracassou.

Teixeira Duarte a 2,80.

Portucel a 2,80.

Mota-Engil a 7,20.

REN a 3,80.

SONI a 8,15.

etc.

São posições de longo prazo (veja-se o exemplo do BCP e Banif) e serão para manter em carteira.

Beijoca.

Tu és dos duros!!! Quanto é a perca em %?
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por urukai » 21/1/2008 13:38

Desde que fiques bem com essa estratégia... :wink:

Registado: 11/5/2007 14:09

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustob69, Akinfiev, Bing [Bot], cftomas, Dar Adal, darkreflection, Google [Bot], Google Adsense [Bot], karaya75, latbal, m-m, malakas, Manchini888, Masterchief, MR32, nunorpsilva, O Magriço, OCTAMA, Olhar Leonino, paul_invest, PAULOJOAO, Phil2014, SerCyc, Shimazaki_2, StockRider!, STRESSZERO, yggy e 146 visitantes