O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções
Ulisses Pereira Escreveu:resina, por essa particularidade que referi, considero que os suportes na Sonae SGPS por agora não são fiáveis.
Enologo, não me recordo da questão. Podes repeti-la?
Um abraço,
Ulisses
Ulisses, de qualquer modo achei estranho a cotação não ter ido proximo desse valor. As ordens de compra estavam colocadas em grande numero proximo do valor e as vendas a 1.26 (minimo diario) foram praticamente inexistentes. Alem disso o titulo acabou por recuperar e fechar 4 centimos acima. Já não me recordo se nas quedas anteriores o valor de fecho foi no minimo, isso seria interessante.
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Sonae.com
Escrevi:
Nada a acrescentar... Deixo os gráficos actualizados.
Ufffffffffffa! Tragam-me uma botija de oxigénio
E não se esqueçam nestes dias difíceis para muitos. It`s just money... E há coisas bem mais importantes do que os mercados.
Beijos e abraços,
Ulisses
Escrevi:
Não é por isso de estranhar que, atravessando a Sonae.com um “Bear Market”, eu conclua que neste momento os ursos dominam em todos os horizontes temporais. Há largos meses que a acção tem dado sucessivos sinais de fraqueza, quebrando suportes importantes. Mas quantos investidores ficaram agarrados a essas acções, deixando de agir pela razão e passando a viver da esperança?
Em termos de curto prazo, só uma ruptura da resistência na casa dos 3,9 euros recolocaria os touros de novo no comando. Caso isso aconteça, vestirei o meu fato de touro. Até que isso aconteça, continuo a manter todas as minhas reservas, mesmo acreditando que o estado “sobrevendido” da acção e a proximidade do suporte na zona dos 2,95 euros podem propiciar um ressalto brevemente.
Nada a acrescentar... Deixo os gráficos actualizados.
Ufffffffffffa! Tragam-me uma botija de oxigénio

E não se esqueçam nestes dias difíceis para muitos. It`s just money... E há coisas bem mais importantes do que os mercados.
Beijos e abraços,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-snc1.GIF (23.65 KiB) Visualizado 7380 vezes
-
- forum-snc2.GIF (23.37 KiB) Visualizado 7378 vezes
Ulisses Pereira Escreveu:Pouca, porque com o spin-off da Sonae Capital os valores "psicológicos" de referência perderam-se...
Um abraço,
Ulisses
Então qual é o proximo suporte neste momento!?
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Sonae SGPS
Escrevi:
E de repente... desabou. Confesso que foi um movimento que me apanhou completamente de surpresa e a sua dimensão é impressionante.
Acredito que poderemos assistir a um ressalto na próxima semana, mas só se a acção conseguir recuperar para cima dos 1,46 euros a confiança retornará ao lado dos touros.
Escrevi:
Em termos de curto prazo, a situação é menos clara. A acção parece um yo-yo e vai frustrando as expectativas dos ursos e touros que quando esperam um arranque ou um “afundanço” vêm a acção constantemente inverter e manter o actual estado de lateralização.
Para quem está fora do papel, julgo que é melhor esperar pela quebra dos máximos históricos estabelecidos há 7 anos atrás. Essa zona, entre os 1,86 e os 1,93 euros, é uma forte resistência e é esse o grande teste à acção.
E de repente... desabou. Confesso que foi um movimento que me apanhou completamente de surpresa e a sua dimensão é impressionante.
Acredito que poderemos assistir a um ressalto na próxima semana, mas só se a acção conseguir recuperar para cima dos 1,46 euros a confiança retornará ao lado dos touros.
- Anexos
-
- forum-sonae1.GIF (24.95 KiB) Visualizado 7463 vezes
-
- forum-sonae2.GIF (20.17 KiB) Visualizado 7463 vezes
Sonae Indústria
Escrevi:
Arrepiante. Esta é a palavra que me vem à cabeça para caracterizar o comportamento dos últimos dias da Sonae Indústria. Mesmo estando eu pessimista sobre a S. Ind. desde a quebra da LT ascendente em Novembro, confesso que não esperava a violência destas quedas. Elas só mostram que quando os ursos dominam a situação, podem ser muito mais violentos do que imaginamos.
Face à prozimidade da sua zona de suporte entre os 4,95 e os 5,1 euros, acredito que vamos ter um ressalto na próxima semana na acção. Mas isso não bastará para destronar os ursos do poder.
Escrevi:
Em termos de longo prazo, o “Bull Market” levou uma forte machadada quando, em Novembro, foi quebrada a Linha de Tendência ascendente de Longo Prazo que vinha suportando este “Bull Market”. Os touros perderam o controlo da situação e enquanto não recuperarem o território acima daquela LT, estamos em território urso.
Em termos de curto e médio prazo, a tendência é claramente descendente e a situação apenas se alterará caso a acção consiga quebrar a resistência dos 8,2, antigo bastião dos touros.
Ou seja, há sinais muito preocupantes de que o “Bull Market” da Sonae Indústria possa ter chegado ao seu fim.
Arrepiante. Esta é a palavra que me vem à cabeça para caracterizar o comportamento dos últimos dias da Sonae Indústria. Mesmo estando eu pessimista sobre a S. Ind. desde a quebra da LT ascendente em Novembro, confesso que não esperava a violência destas quedas. Elas só mostram que quando os ursos dominam a situação, podem ser muito mais violentos do que imaginamos.
Face à prozimidade da sua zona de suporte entre os 4,95 e os 5,1 euros, acredito que vamos ter um ressalto na próxima semana na acção. Mas isso não bastará para destronar os ursos do poder.
- Anexos
-
- forum-soi1.GIF (28.09 KiB) Visualizado 7597 vezes
-
- forum-soi2.GIF (24.14 KiB) Visualizado 7595 vezes
Boas outras vez,
À falta de novidades e grandes mexidas noutros mercados onde me movimento mais, fica aqui uma nota breve, para "entremear" com a excelente obra de AT do Ulisses e com o humor incisivo da scp
.
Tem a ver com o tema do dia nesta casa, que são as fortes quedas nos mercados accionistas, isto num dia em que tudo o resto está relativamte calmo, o que até pode ser bom sinal.
Ora, como disse já noutro tópico, há agora uma maior aversão pelo risco. É isso que os mercados estão a assinalar.
Se houver recessão nos EUA /e não só), que ninguém tenha dúvidas que o mercado saberá antecipar tal facto. No caso do PSI´20 é tão grave que o poderia levar a valores muito abaixo dos actuais.
O problema é que a nossa Bolsa passou de um duplo fundo abaixo dos 6.000 e passou claramente os 13.000 pontos em muito pouco tempo. Ora isso é quase um comportamento de um mercado emergente (ainda no ano passado a nossa foi a melhor das Euronext e ninguém se queixou). O problema é que um quase-emergente é altamente penalizado quando os capitais internos e externos fogem do risco para papéis mais seguros, seja a renda fixa.
Neste quadro, até que os mercados acalmem e tenham indicações mais positivas, não seria de estranhar uma queda do PSI até ao espaço entre os 10 e os 11 mil pontos, limpando assim a componente especulativo e voltando a dar "valor" aos accionistas.
Abraço
djovarius
À falta de novidades e grandes mexidas noutros mercados onde me movimento mais, fica aqui uma nota breve, para "entremear" com a excelente obra de AT do Ulisses e com o humor incisivo da scp

Tem a ver com o tema do dia nesta casa, que são as fortes quedas nos mercados accionistas, isto num dia em que tudo o resto está relativamte calmo, o que até pode ser bom sinal.
Ora, como disse já noutro tópico, há agora uma maior aversão pelo risco. É isso que os mercados estão a assinalar.
Se houver recessão nos EUA /e não só), que ninguém tenha dúvidas que o mercado saberá antecipar tal facto. No caso do PSI´20 é tão grave que o poderia levar a valores muito abaixo dos actuais.
O problema é que a nossa Bolsa passou de um duplo fundo abaixo dos 6.000 e passou claramente os 13.000 pontos em muito pouco tempo. Ora isso é quase um comportamento de um mercado emergente (ainda no ano passado a nossa foi a melhor das Euronext e ninguém se queixou). O problema é que um quase-emergente é altamente penalizado quando os capitais internos e externos fogem do risco para papéis mais seguros, seja a renda fixa.
Neste quadro, até que os mercados acalmem e tenham indicações mais positivas, não seria de estranhar uma queda do PSI até ao espaço entre os 10 e os 11 mil pontos, limpando assim a componente especulativo e voltando a dar "valor" aos accionistas.
Abraço
djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Semapa
Escrevi:
A Semapa continuou a tendência descendente que há muito tempo vem seguindo. Surpresa só para quem não tem acompanhado o Caldeirão...
Neste momento, a acção encontra-se muito perto do seu suporte horizontal, pelo que é provável que um ressalto aconteça para a semana. De qualquer das formas, enquanto a acção não quebrar a LT descendente, qualquer entrada é prematura pois os ursos dominam a Semapa em todos os horizontes temporais.
Escrevi:
Contudo, desde Julho deste ano, a acção tem caído ao mesmo ritmo acelerado com que subia e, em menos de 6 meses, a acção já perdeu quase 30%. A quebra do antigo suporte (nova resistência) na zona dos 11,3 euros colocou os ursos em completo controlo da situação. Foi um sinal de fraqueza demasiado claro para ser ignorado.
A linha de tendência descendente de médio prazo tem marcado o ritmo desta correcção acentuada. Enquanto ela não for quebrada em alta, qualquer entrada no papel parece-me ter uma relação rentabilidade/risco claramente desfavorável.
A Semapa continuou a tendência descendente que há muito tempo vem seguindo. Surpresa só para quem não tem acompanhado o Caldeirão...
Neste momento, a acção encontra-se muito perto do seu suporte horizontal, pelo que é provável que um ressalto aconteça para a semana. De qualquer das formas, enquanto a acção não quebrar a LT descendente, qualquer entrada é prematura pois os ursos dominam a Semapa em todos os horizontes temporais.
- Anexos
-
- forum-sem1.GIF (25.12 KiB) Visualizado 7715 vezes
-
- forum-sem2.GIF (18.17 KiB) Visualizado 7709 vezes
Soares da Costa
Escrevi:
Numa altura em que a Soares da Costa está em cima dessa zona de suporte, recomendo ainda mais atenção a essa zona. Até porque abaixo dessa é um vazio de suportes.
Escrevi:
Para quem detém acções da Soares da Costa, eu recomendaria uma atenta observação ao decisivo suporte horizontal situado entre os 1,94 e os 2,05 euros. É essa também a minha linha de fronteira entre o “Bull” e o “Bear Market” neste título. Uma ruptura desta zona, é um claro aviso aos detentores de acções que, provavelmente, já estarão a mais na sua carteira.
Numa altura em que a Soares da Costa está em cima dessa zona de suporte, recomendo ainda mais atenção a essa zona. Até porque abaixo dessa é um vazio de suportes.
- Anexos
-
- forum-soc1.GIF (21.43 KiB) Visualizado 7812 vezes
-
- forum-soc2.GIF (16.87 KiB) Visualizado 7811 vezes
REN
Escrevi:
Não há muito a acrescentar. Talvez apenas acrescentar ali um suporte horizontal que tem aguentado o papel. Caso seja quebrado, acelerará as quedas.
Escrevi:
Em termos de curto prazo, parece que foi quebrada a Linha de Tendência ascendente, o que coloca a acção numa situação algo frágil e deixa os ursos no comando da situação. Enquanto a REN não conseguir retomar esse terreno acima dessa linha, não me parece que qualquer entrada seja segura.
Não há muito a acrescentar. Talvez apenas acrescentar ali um suporte horizontal que tem aguentado o papel. Caso seja quebrado, acelerará as quedas.
- Anexos
-
- forum-ren.GIF (25.01 KiB) Visualizado 7913 vezes
Portucel
Escrevi:
A acção continua a confirmar todos os sinais pessimistas que apontei. E o meu braço continua dado com os ursos até que dê os sinais de força que defini na minha análise.
Escrevi:
Olhando para o gráfico, há um sinal muito forte de inversão de tendência que foi a quebra da Linha de Tendência Ascendente de longo prazo. Não gosto de ser o mensageiro de más notícias mas, na minha opinião, há sinais claros de que os ursos dominam em todos os horizontes temporais e colocaram um letreiro “Fim do Bull Market” na testa da acção.
O que me fará mudar de ideias em relação à Portucel? Um movimento ascendente que permita à acção quebrar a resistência horizontal dos 2,57 euros. Claro que irãoacontecer ressaltos, mas só o regresso a essa zona permite a recuperação da tendência ascendente. Até lá, peço desculpa mas ando de braço dado com os ursos.
A acção continua a confirmar todos os sinais pessimistas que apontei. E o meu braço continua dado com os ursos até que dê os sinais de força que defini na minha análise.
- Anexos
-
- forum-pti1.GIF (27.43 KiB) Visualizado 8026 vezes
-
- forum-pti2.GIF (26.87 KiB) Visualizado 8005 vezes
A imagem do dia:
Depois de espremido, ameaçado, seduzido e gabado pelos participantes, e depois de ter feito a analise mais rapida da história ao PSI 20, era esta a imagem de um dos moderadores do maior forum de bolsa português
Depois de espremido, ameaçado, seduzido e gabado pelos participantes, e depois de ter feito a analise mais rapida da história ao PSI 20, era esta a imagem de um dos moderadores do maior forum de bolsa português
- Anexos
-
- esqueleto[1].jpg (51.93 KiB) Visualizado 8020 vezes
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
PTM
Escrevi:
Novidades? Nenhuma...
Escrevi:
Olhando para os gráficos, diria que quem está de fora deverá esperar por uma demonstração de força da acção antes de entrar no papel. E como observar essa demonstração de força? Se a acção quebrar a resistência na casa dos 9,83 euros, será um primeiro sinal de força, encorajador para os touros. Até que isso aconteça, há que ter cautela, sendo que é preferível perder-se algum bocado da subida mas entrar com mais segurança.
Novidades? Nenhuma...
- Anexos
-
- forum-ptm.GIF (22.41 KiB) Visualizado 6683 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Google Adsense [Bot], HFCA, latbal, m-m, malakas, Masterchief, MR32, Musus, nunorpsilva, OCTAMA, PMP69, Roque Amador, Shimazaki_2 e 167 visitantes