Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O meu olhar sobre o PSI e as suas 20 acções

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Resina » 11/1/2008 17:59

Ulisses Pereira Escreveu:resina, por essa particularidade que referi, considero que os suportes na Sonae SGPS por agora não são fiáveis.

Enologo, não me recordo da questão. Podes repeti-la?

Um abraço,
Ulisses

Ulisses, de qualquer modo achei estranho a cotação não ter ido proximo desse valor. As ordens de compra estavam colocadas em grande numero proximo do valor e as vendas a 1.26 (minimo diario) foram praticamente inexistentes. Alem disso o titulo acabou por recuperar e fechar 4 centimos acima. Já não me recordo se nas quedas anteriores o valor de fecho foi no minimo, isso seria interessante.
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Ulisses Pereira » 11/1/2008 17:55

resina, por essa particularidade que referi, considero que os suportes na Sonae SGPS por agora não são fiáveis.

Enologo, não me recordo da questão. Podes repeti-la?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por DCGOMES » 11/1/2008 17:35

Destaco:
A tua disponibilidade/serviço
Clareza/frieza
Segurança transmitida...sem certezas
Grato
"Na vida nada é garantido, apenas podemos cotrolar a nossa conduta, não a dos outros."

Registado: 21/5/2004 9:39

por enologo » 11/1/2008 17:35

Os meus parabens por esta análise acelerada!

Ulisses, será que me poderia ajudar na questão que deixei sobre as cotações da Sonae Industria?
Se não der, paciência!

Cumprimentos,
T.F.
Um copo de vinho por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!!

Registado: 1/11/2006 11:28

por rmdm » 11/1/2008 17:32

Gostei bastante da analise ao psi20.
Gostaria se fosse possivel que me desses alguma informação sobre a Teixeira Duarte

Registado: 29/11/2007 12:41

por habanero04 » 11/1/2008 17:30

Este é sem dúvida o tópico mais interessante do forum. Os meus parabéns!

Registado: 8/11/2007 17:14

por scpnuno » 11/1/2008 17:27

Cá vai

Leva um acessóriozinho extra como agradecimento e para ver se te anima

Beijocas e obrigada

P.S. Daqui a 10 minutos começamos com as cotadas do S&P, ok?
Anexos
oxigenio.bmp
oxigenio.bmp (237.12 KiB) Visualizado 7291 vezes
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por Ulisses Pereira » 11/1/2008 17:19

Sonae.com

Escrevi:
Não é por isso de estranhar que, atravessando a Sonae.com um “Bear Market”, eu conclua que neste momento os ursos dominam em todos os horizontes temporais. Há largos meses que a acção tem dado sucessivos sinais de fraqueza, quebrando suportes importantes. Mas quantos investidores ficaram agarrados a essas acções, deixando de agir pela razão e passando a viver da esperança?

Em termos de curto prazo, só uma ruptura da resistência na casa dos 3,9 euros recolocaria os touros de novo no comando. Caso isso aconteça, vestirei o meu fato de touro. Até que isso aconteça, continuo a manter todas as minhas reservas, mesmo acreditando que o estado “sobrevendido” da acção e a proximidade do suporte na zona dos 2,95 euros podem propiciar um ressalto brevemente.

Nada a acrescentar... Deixo os gráficos actualizados.

Ufffffffffffa! Tragam-me uma botija de oxigénio :)

E não se esqueçam nestes dias difíceis para muitos. It`s just money... E há coisas bem mais importantes do que os mercados.

Beijos e abraços,
Ulisses
Anexos
forum-snc1.GIF
forum-snc1.GIF (23.65 KiB) Visualizado 7375 vezes
forum-snc2.GIF
forum-snc2.GIF (23.37 KiB) Visualizado 7373 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Resina » 11/1/2008 17:17

Ulisses Pereira Escreveu:Pouca, porque com o spin-off da Sonae Capital os valores "psicológicos" de referência perderam-se...

Um abraço,
Ulisses

Então qual é o proximo suporte neste momento!?
Abraço

por Ulisses Pereira » 11/1/2008 17:15

Pouca, porque com o spin-off da Sonae Capital os valores "psicológicos" de referência perderam-se...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Resina » 11/1/2008 17:14

Ulisses, qual a importancia que dás ao suporte nos 1.24?

por Ulisses Pereira » 11/1/2008 17:11

Sonae SGPS

Escrevi:

Em termos de curto prazo, a situação é menos clara. A acção parece um yo-yo e vai frustrando as expectativas dos ursos e touros que quando esperam um arranque ou um “afundanço” vêm a acção constantemente inverter e manter o actual estado de lateralização.

Para quem está fora do papel, julgo que é melhor esperar pela quebra dos máximos históricos estabelecidos há 7 anos atrás. Essa zona, entre os 1,86 e os 1,93 euros, é uma forte resistência e é esse o grande teste à acção.

E de repente... desabou. Confesso que foi um movimento que me apanhou completamente de surpresa e a sua dimensão é impressionante.

Acredito que poderemos assistir a um ressalto na próxima semana, mas só se a acção conseguir recuperar para cima dos 1,46 euros a confiança retornará ao lado dos touros.
Anexos
forum-sonae1.GIF
forum-sonae1.GIF (24.95 KiB) Visualizado 7458 vezes
forum-sonae2.GIF
forum-sonae2.GIF (20.17 KiB) Visualizado 7458 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 11/1/2008 17:01

Sonae Indústria

Escrevi:

Em termos de longo prazo, o “Bull Market” levou uma forte machadada quando, em Novembro, foi quebrada a Linha de Tendência ascendente de Longo Prazo que vinha suportando este “Bull Market”. Os touros perderam o controlo da situação e enquanto não recuperarem o território acima daquela LT, estamos em território urso.

Em termos de curto e médio prazo, a tendência é claramente descendente e a situação apenas se alterará caso a acção consiga quebrar a resistência dos 8,2, antigo bastião dos touros.

Ou seja, há sinais muito preocupantes de que o “Bull Market” da Sonae Indústria possa ter chegado ao seu fim.

Arrepiante. Esta é a palavra que me vem à cabeça para caracterizar o comportamento dos últimos dias da Sonae Indústria. Mesmo estando eu pessimista sobre a S. Ind. desde a quebra da LT ascendente em Novembro, confesso que não esperava a violência destas quedas. Elas só mostram que quando os ursos dominam a situação, podem ser muito mais violentos do que imaginamos.

Face à prozimidade da sua zona de suporte entre os 4,95 e os 5,1 euros, acredito que vamos ter um ressalto na próxima semana na acção. Mas isso não bastará para destronar os ursos do poder.
Anexos
forum-soi1.GIF
forum-soi1.GIF (28.09 KiB) Visualizado 7592 vezes
forum-soi2.GIF
forum-soi2.GIF (24.14 KiB) Visualizado 7590 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por djovarius » 11/1/2008 17:00

Boas outras vez,

À falta de novidades e grandes mexidas noutros mercados onde me movimento mais, fica aqui uma nota breve, para "entremear" com a excelente obra de AT do Ulisses e com o humor incisivo da scp :lol: .

Tem a ver com o tema do dia nesta casa, que são as fortes quedas nos mercados accionistas, isto num dia em que tudo o resto está relativamte calmo, o que até pode ser bom sinal.

Ora, como disse já noutro tópico, há agora uma maior aversão pelo risco. É isso que os mercados estão a assinalar.
Se houver recessão nos EUA /e não só), que ninguém tenha dúvidas que o mercado saberá antecipar tal facto. No caso do PSI´20 é tão grave que o poderia levar a valores muito abaixo dos actuais.

O problema é que a nossa Bolsa passou de um duplo fundo abaixo dos 6.000 e passou claramente os 13.000 pontos em muito pouco tempo. Ora isso é quase um comportamento de um mercado emergente (ainda no ano passado a nossa foi a melhor das Euronext e ninguém se queixou). O problema é que um quase-emergente é altamente penalizado quando os capitais internos e externos fogem do risco para papéis mais seguros, seja a renda fixa.
Neste quadro, até que os mercados acalmem e tenham indicações mais positivas, não seria de estranhar uma queda do PSI até ao espaço entre os 10 e os 11 mil pontos, limpando assim a componente especulativo e voltando a dar "valor" aos accionistas.

Abraço

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Ulisses Pereira » 11/1/2008 16:49

Semapa

Escrevi:

Contudo, desde Julho deste ano, a acção tem caído ao mesmo ritmo acelerado com que subia e, em menos de 6 meses, a acção já perdeu quase 30%. A quebra do antigo suporte (nova resistência) na zona dos 11,3 euros colocou os ursos em completo controlo da situação. Foi um sinal de fraqueza demasiado claro para ser ignorado.

A linha de tendência descendente de médio prazo tem marcado o ritmo desta correcção acentuada. Enquanto ela não for quebrada em alta, qualquer entrada no papel parece-me ter uma relação rentabilidade/risco claramente desfavorável.

A Semapa continuou a tendência descendente que há muito tempo vem seguindo. Surpresa só para quem não tem acompanhado o Caldeirão...

Neste momento, a acção encontra-se muito perto do seu suporte horizontal, pelo que é provável que um ressalto aconteça para a semana. De qualquer das formas, enquanto a acção não quebrar a LT descendente, qualquer entrada é prematura pois os ursos dominam a Semapa em todos os horizontes temporais.
Anexos
forum-sem1.GIF
forum-sem1.GIF (25.12 KiB) Visualizado 7710 vezes
forum-sem2.GIF
forum-sem2.GIF (18.17 KiB) Visualizado 7704 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 11/1/2008 16:41

Soares da Costa

Escrevi:

Para quem detém acções da Soares da Costa, eu recomendaria uma atenta observação ao decisivo suporte horizontal situado entre os 1,94 e os 2,05 euros. É essa também a minha linha de fronteira entre o “Bull” e o “Bear Market” neste título. Uma ruptura desta zona, é um claro aviso aos detentores de acções que, provavelmente, já estarão a mais na sua carteira.

Numa altura em que a Soares da Costa está em cima dessa zona de suporte, recomendo ainda mais atenção a essa zona. Até porque abaixo dessa é um vazio de suportes.
Anexos
forum-soc1.GIF
forum-soc1.GIF (21.43 KiB) Visualizado 7807 vezes
forum-soc2.GIF
forum-soc2.GIF (16.87 KiB) Visualizado 7806 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 11/1/2008 16:36

REN

Escrevi:

Em termos de curto prazo, parece que foi quebrada a Linha de Tendência ascendente, o que coloca a acção numa situação algo frágil e deixa os ursos no comando da situação. Enquanto a REN não conseguir retomar esse terreno acima dessa linha, não me parece que qualquer entrada seja segura.

Não há muito a acrescentar. Talvez apenas acrescentar ali um suporte horizontal que tem aguentado o papel. Caso seja quebrado, acelerará as quedas.
Anexos
forum-ren.GIF
forum-ren.GIF (25.01 KiB) Visualizado 7908 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 11/1/2008 16:34

SCPNuno, acho que estou claramente favorecido nessa foto... :)

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por SDIASA » 11/1/2008 16:32

Excelente trabalho. Só de quem sabe, para todos aqueles que querem fugir a tendência.
Agora sim o pessoal já precisa de graficos para confirmar a situação.
Muito obrigado pelo saber e disponibilidade.

Registado: 12/7/2007 14:49

por Ulisses Pereira » 11/1/2008 16:27

Portucel

Escrevi:

Olhando para o gráfico, há um sinal muito forte de inversão de tendência que foi a quebra da Linha de Tendência Ascendente de longo prazo. Não gosto de ser o mensageiro de más notícias mas, na minha opinião, há sinais claros de que os ursos dominam em todos os horizontes temporais e colocaram um letreiro “Fim do Bull Market” na testa da acção.

O que me fará mudar de ideias em relação à Portucel? Um movimento ascendente que permita à acção quebrar a resistência horizontal dos 2,57 euros. Claro que irãoacontecer ressaltos, mas só o regresso a essa zona permite a recuperação da tendência ascendente. Até lá, peço desculpa mas ando de braço dado com os ursos.

A acção continua a confirmar todos os sinais pessimistas que apontei. E o meu braço continua dado com os ursos até que dê os sinais de força que defini na minha análise.
Anexos
forum-pti1.GIF
forum-pti1.GIF (27.43 KiB) Visualizado 8021 vezes
forum-pti2.GIF
forum-pti2.GIF (26.87 KiB) Visualizado 8000 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por scpnuno » 11/1/2008 16:26

A imagem do dia:

Depois de espremido, ameaçado, seduzido e gabado pelos participantes, e depois de ter feito a analise mais rapida da história ao PSI 20, era esta a imagem de um dos moderadores do maior forum de bolsa português
Anexos
esqueleto[1].jpg
esqueleto[1].jpg (51.93 KiB) Visualizado 8015 vezes
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por kedo » 11/1/2008 16:23

Quem conhece alguém de uma editora...
O Ulisses, com este enorme saber, devia era escrever um livro...
Editoras, acordem!

Registado: 29/11/2007 9:33

por Ulisses Pereira » 11/1/2008 16:22

Pedrom, sempre que os meus clientes detêm posições sobre os activos que analiso, faço referência disso. Em Portugal, neste momento, não detêm qualquer posição.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Resina » 11/1/2008 16:22

Ulisses tu és um desgraçado...
O trabalho que tu tens...

por Ulisses Pereira » 11/1/2008 16:19

PTM

Escrevi:

Olhando para os gráficos, diria que quem está de fora deverá esperar por uma demonstração de força da acção antes de entrar no papel. E como observar essa demonstração de força? Se a acção quebrar a resistência na casa dos 9,83 euros, será um primeiro sinal de força, encorajador para os touros. Até que isso aconteça, há que ter cautela, sendo que é preferível perder-se algum bocado da subida mas entrar com mais segurança.

Novidades? Nenhuma...
Anexos
forum-ptm.GIF
forum-ptm.GIF (22.41 KiB) Visualizado 6678 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], Google [Bot], HFCA, iniciado1, latbal, m-m, malakas, Masterchief, MR32, Musus, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PMP69, Shimazaki_2 e 177 visitantes