Dúvida de compra/venda de acções: manipulação.
penso que a melhor maneira de fazeres isso é venderes as acções a um amigo e comprares outra vez as acções uns dias depois. Tens é de lhe pagar as comissões...
Vê se vale a pena, mas comprar e vender com o mesmo número de contribuinte é ilegal e poderá fazer com que sejas fiscalizado.
Um abr
Nuno
Vê se vale a pena, mas comprar e vender com o mesmo número de contribuinte é ilegal e poderá fazer com que sejas fiscalizado.
Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Quanto a vender (a outra pessoa) e comprar mais tarde, isso é completamente diferente. Não vejo aí qualquer problema, apesar do impacto fiscal que tem.
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
Tenham MUITO cuidado em considerar esse tipo de operações.
Essas operações são monitorizadas pela CMVM e são susceptíveis de serem consideradas manipulação de mercado.
Podem ver em http://www.cmvm.pt/NR/exeres/310397A1-D6E5-4133-85CB-A18203092187.htm o regulamento.
Passo a transcrever o mais relevante:
"Artigo 379.º
Manipulação do mercado
1 - Quem divulgue informações falsas, incompletas, exageradas ou tendenciosas, realize operações de natureza fictícia ou execute outras práticas fraudulentas que sejam idóneas para alterar artificialmente o regular funcionamento do mercado de valores mobiliários ou de outros instrumentos financeiros é punido com prisão até três anos ou com pena de multa.
2 - Consideram-se idóneos para alterar artificialmente o regular funcionamento do mercado, nomeadamente, os actos que sejam susceptíveis de modificar as condições de formação dos preços, as condições normais da oferta ou da procura de valores mobiliários ou de outros instrumentos financeiros ou as condições normais de lançamento e de aceitação de uma oferta pública."
Outra coisa: as corretoras não fazem isto. As corretoras apenas efectuam as ordens enviadas pelos clientes (por isso se chama corretagem).
Fibo
Essas operações são monitorizadas pela CMVM e são susceptíveis de serem consideradas manipulação de mercado.
Podem ver em http://www.cmvm.pt/NR/exeres/310397A1-D6E5-4133-85CB-A18203092187.htm o regulamento.
Passo a transcrever o mais relevante:
"Artigo 379.º
Manipulação do mercado
1 - Quem divulgue informações falsas, incompletas, exageradas ou tendenciosas, realize operações de natureza fictícia ou execute outras práticas fraudulentas que sejam idóneas para alterar artificialmente o regular funcionamento do mercado de valores mobiliários ou de outros instrumentos financeiros é punido com prisão até três anos ou com pena de multa.
2 - Consideram-se idóneos para alterar artificialmente o regular funcionamento do mercado, nomeadamente, os actos que sejam susceptíveis de modificar as condições de formação dos preços, as condições normais da oferta ou da procura de valores mobiliários ou de outros instrumentos financeiros ou as condições normais de lançamento e de aceitação de uma oferta pública."
Outra coisa: as corretoras não fazem isto. As corretoras apenas efectuam as ordens enviadas pelos clientes (por isso se chama corretagem).
Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»
Concordo totalmente com o Ulisses. Vender o título e recomprar mais tarde (eventualmente ao mesmo valor), tudo bem.
Vender a si próprio para «enganar» o sistema fiscal, parece-me errado e ilegítimo. Não aconselhava ninguém a fazê-lo e parece-me até desnecessário correr esse risco...
Vender a si próprio para «enganar» o sistema fiscal, parece-me errado e ilegítimo. Não aconselhava ninguém a fazê-lo e parece-me até desnecessário correr esse risco...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
jcms, mas alguém disse o contrário?
Às vezes, com tanta vontade de dizer mal perde-se a noção das coisas. Lembra-se como é que este tópico começou?
Foi com uma pergunta do Small se poderia comprar e vender a si próprio. E eu aconselhei-o a não fazer porque poderia meter-se em problemas.
O facto de outros fazerem responsabiliza cada um dos que o fazem.
Eu mantenho integralmente o conselho que dei.
Um abraço,
Ulisses
Às vezes, com tanta vontade de dizer mal perde-se a noção das coisas. Lembra-se como é que este tópico começou?
Foi com uma pergunta do Small se poderia comprar e vender a si próprio. E eu aconselhei-o a não fazer porque poderia meter-se em problemas.
O facto de outros fazerem responsabiliza cada um dos que o fazem.
Eu mantenho integralmente o conselho que dei.
Um abraço,
Ulisses
Exemplo
Penso que é a isto a que o small se refere
comprou 500 acções a 10 euros à menos de 12 meses.
5000 euros que gastou.
Essas acções estão a valer 9 euros.
Ele vende.
Compra a si próprio por 4500 euros.
menos-valia = 500 euros deductivel nas mais valias.
O que está em questão é a legalidade de vender a si próprio.
Penso que é a isto a que o small se refere
comprou 500 acções a 10 euros à menos de 12 meses.
5000 euros que gastou.
Essas acções estão a valer 9 euros.
Ele vende.
Compra a si próprio por 4500 euros.
menos-valia = 500 euros deductivel nas mais valias.
O que está em questão é a legalidade de vender a si próprio.
Editado pela última vez por USA Boy em 21/12/2007 16:16, num total de 1 vez.
- Registado: 29/11/2007 14:05
Brokas Desinvest Escreveu:SMALL2007 Escreveu:....![]()
1) Claro que a minha única dúvida na hipotese que coloquei é mesmo essa: Eu vou comprar as MESMAS acções. As minhas. Iria lá buscar as minhas ao cofre.
E sim. Serve de menos valias, porque tinha-as há menos de 12 meses. Depois, mesmo que comprasse as mesmas, o período recomeça a contar. e claro, se subirem, pago as mais valias para o ano, se as vender.
Small2007,
Algo me está a escapar...compra acções em 2007 por 0.1. E vende-as por 0.1 qual é a menos valia que tem?
A menos valia que tens é as comissões bancarias que pagaste para as ordens de compra e as ordens de venda...
Para mim e deve ser para muita gente, um negócio só e positivo/rentavel se pagar as comissões todas e se ganhar pelo menos 1centimo. Vender ao mesmo valor não cobra as comissões...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
SMALL2007 Escreveu:....![]()
1) Claro que a minha única dúvida na hipotese que coloquei é mesmo essa: Eu vou comprar as MESMAS acções. As minhas. Iria lá buscar as minhas ao cofre.
E sim. Serve de menos valias, porque tinha-as há menos de 12 meses. Depois, mesmo que comprasse as mesmas, o período recomeça a contar. e claro, se subirem, pago as mais valias para o ano, se as vender.
Small2007,
Algo me está a escapar...compra acções em 2007 por 0.1. E vende-as por 0.1 qual é a menos valia que tem?
Brokas
- Registado: 29/11/2007 2:20
Podem explicar como se fosse um miudo de 10 anos?!
Ainda não percebi, mas eu não percebi porque não estou por dentro dessa informação, dos impostos que temos de pagar ao estado quando possuímos acções, alguém me faz o favor de me esclarecer? Das mais e das menos valias
Desde já o meu bem haja

Ainda não percebi, mas eu não percebi porque não estou por dentro dessa informação, dos impostos que temos de pagar ao estado quando possuímos acções, alguém me faz o favor de me esclarecer? Das mais e das menos valias

Desde já o meu bem haja
"Eis-me de pé, com as minhas duvidas dispersas e pronto para agir, conforme as Tuas ordens."
[quote="Ulisses Pereira"]
Mas vender uma acção a si próprio com esse propósito não é legal, já que é uma operação claramente fictícia.
Quantas operações ficticias que são efectuadas diariamente pelos Sr. das correctoras,como por exemplo ordens de compra ou venda e logo a seguir são anuladas,já viu esses Senhores serem punidos?
Bons negocios.
Mas vender uma acção a si próprio com esse propósito não é legal, já que é uma operação claramente fictícia.
Quantas operações ficticias que são efectuadas diariamente pelos Sr. das correctoras,como por exemplo ordens de compra ou venda e logo a seguir são anuladas,já viu esses Senhores serem punidos?
Bons negocios.
Editado pela última vez por jcms em 21/12/2007 16:08, num total de 1 vez.
- Registado: 29/11/2007 4:08
Ulisses Pereira Escreveu:Para que não entendam mal o que eu disse.
Vender uma acção e passado um segundo recomprá-la não tem mal nenhum e faz parte de uma estratégia fiscal (neste caso) absolutamente legal e até inteligente.
Quem quiser fazer, faz. Eu só disse que desaconselhava fazê-lo porque pode causar-vos problemas.
Um abraço,
Ulisses
Não se pode fazer isso? De certeza?
Então e se ele me vender a mim e eu vender a ele ao mesmo preço, já se pode? Ou já não é considerado porque envolve duas pessoas!?
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
....

Cumprimentos,
SMALL
SMALL
- Registado: 16/5/2007 19:14
Boas tardes
Uma duvida
Este ano isto correu-me pessimamente mal e, só tenho menos-valias. A minha questão é, em que modo isso irá afectar o meu irs. Tenho de as declarar ?! Serei tributado de alguma forma ?! As acções que vou deixar para o proximo ano, terei de as declarar tb ?!
Esclareçam-me por favor..
Agradeço a atenção...
Uma duvida
Este ano isto correu-me pessimamente mal e, só tenho menos-valias. A minha questão é, em que modo isso irá afectar o meu irs. Tenho de as declarar ?! Serei tributado de alguma forma ?! As acções que vou deixar para o proximo ano, terei de as declarar tb ?!
Esclareçam-me por favor..
Agradeço a atenção...
- Registado: 24/10/2007 13:46
Re: Dúvida de compra/venda de acções: manipulação.
Brokas Desinvest Escreveu:
Não percebo como é que tens uma menos valia com essa recompra. Não é o mesmo titular a comprar e vender o papel?
Tem sim uma menos-valia, porque a posição é vendida antes do final do ano e recomprada simultâneamente pelo mesmo valor (que só irá ser vendida no próximo ano).
- Registado: 21/9/2007 16:30
Re: Dúvida de compra/venda de acções: manipulação.
SMALL2007 Escreveu:
Dúvida:
-posso colocar tipo 20.000 acções à venda, numa acção pouco líquida, e comprá-las eu próprio ao mesmo valor, não é verdade? Em termos fiscais, serve para menos valias e só me custa a 2 comissões de compra/venda.
Obrigado.
Não percebo como é que tens uma menos valia com essa recompra. Não é o mesmo titular a comprar e vender o papel?
Brokas
Para que não entendam mal o que eu disse.
Vender uma acção e passado um segundo recomprá-la não tem mal nenhum e faz parte de uma estratégia fiscal (neste caso) absolutamente legal e até inteligente.
Quem quiser fazer, faz. Eu só disse que desaconselhava fazê-lo porque pode causar-vos problemas.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Small, isso pode trazer-te problemas. Eu não o faria.
Um abraço,
Ulisses
Estás enganado. Não há nenhum problema nisso.
Qual o problema em vender uma quantia de acções a um dado valor e depois recomprar ao mesmo ? É um caso bastante comum de alguém que vende porque não acredita no título porque está a fraquejar e recompra logo em seguida ao mesmo valor ou tick abaixo ou acima é indiferente.
- Registado: 21/9/2007 16:30
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Hawk66, iniciado1, mjcsreis, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, SA Traffic e 62 visitantes