Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O BULL chegou e o resto é conversa !!!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

bull/bear

por jarcorreia » 5/5/2003 0:14

:shock: Ao que parece muito dinheiro fresco tem entrado nos mercados de acções. Há no entanto alguns dados que me deixam pouco tranquilos.
Porque não sobem as bluechip?
Porque não aparecem compras para as sobrevendidas? Também é verdade que a ideia é surpreender (numa lógica de continuidade subiriam primeiro as bluechips e as sobrevendidas seriam compradas), mas cá para mim é imprevisibilidade a mais. Pode ser que sim, no entanto vou trocar xanax por vigilância preventiva. :shock:
jarcorreia

Dona Carocha

por Red » 4/5/2003 17:28

Obrigado por tantos gráficos apetitosos, mas, o que me deixa mais curioso que o sentido do mercado é esse avatar de carocha! É um desenho de uma carocha a olhar-se ao espelho? Até fui ampliar para ver melhor!... :)
Bom resto de domingo
red

Registado: 6/11/2002 15:42

por Carocha » 4/5/2003 16:35

eh pá queria pôr aqui os graficos representativos daquilo q'ê acho mas tô preguiçosa e vô fazer uma coisa que nã é lá munto linda : )

Vou pedir a quem interessar que vêja aqui:

http://www.clubeinvest.com/phorum/read.php?f=10&i=11714&t=11714#reply_11714

Pedindo um milhão de desculpas pla minha preguicite aguda (q'ate nem é de admirar lol) desejo a todos

Bom fim de semana!
Se a verdadeira beleza é a interior, aposta na lingerie!

Registado: 25/11/2002 0:04

assustado,,,

por xxx » 4/5/2003 1:01

o grafico de longo prazo qu o jn deixou do dow, só me deixou mais pessimista no longo prazo (sim, ja sei que estaremos todos mortos no longo prazo).
E se tivermos o 1º BEAR market da historia?! Sim, porque ainda nao tivemos nenhum!
olhem para o grafico!
xxx

por 1500 » 4/5/2003 0:38

Não nos podemos esquecer do poder de uma guerra, como foi a do Iraque. Se o bear não ficar por aqui, então não consigo prever quando desaparecerá. A recuperação económica é sempre antecipada pelos mercados. A queda e estabelização do preço do petróleo leva a que quase todos os produtos fiquem mais baratos, tornado a economia muito mais dinâmica e rentável.

1500
1500

por Visitante » 3/5/2003 17:18

Depois do fundo de Outubro, por volta do meio de Novembro,o nº de Bulls era impressionante-"já terminou o bear,alto que já começou o bull!!!".
Porquê?
Porque o humano é tendêncialmente bull,adora contrariar a natureza,onde tudo desce mais fácilmente que sobe.
Para descer,basta tirar o pé do acelerador e nem se gasta combustivel...para subir o esforço é enorme e o custo pesado,mas o humano,como o que aprecia é o esforço,adora transformar a naturêza em seu proveito.
Neste momento há uma enorme manada(sem qualquer sentido ofensivo)de "bufalos" a trotar pelo Oeste selvagem,alguma vez hão-de obter o fruto do seu esforço.Porém parece-me que ainda não estão reunidas as condições...e irão mais uma vez acabar,como os originais verdadeiros,nos matadouros de Chicago!
Abraços jc
Desculpem esqueci-me do registo
Visitante

por 1500 » 3/5/2003 14:47

Uma coisa é certa, desde á muito tempo que não se falava tanto em bull.
1500

talvez

por allen » 3/5/2003 13:43

Já la vão muitos anos em que fazíamos jogos de futebol sempre que o professor faltava . Era o delirio ! Jogadas pensadas ao detalhes no intervalo das aulas . Equipas constituídas a pensar no futuro

O grande momento chegava quando menos se esperava .Ninguém ainda consiga prever quando a maleita do professor se iria transformar em alegria

O António , menino rico que chegava as aulas sempre conduzido pelo seu papa num carro brilhante de sonho , era o dono da bola: a miragem pura

Jogo iniciado com arbitro de ocasião, que tudo fazia para agradar ao dono da bola na esperança de ser chamado a fazer parte da sua equipa

Depois de muitos sonhos os maltrapilhos aplicavam as suas técnicas bem elaboradas e a equipa do António era levada de vencida . Porem o jogo nunca terminava . O António humilhado recolhia a bola dos nossos sonhos . O jogo terminava e nos voltávamos a ser treinadores de bancada

AS

Registado: 29/12/2002 20:37

Re: O meu contributo (2)...

por Sol Dado » 3/5/2003 13:04

Houve um problema com a inserção dos links...

O outro contributo é este:

É o Bull?

Registado: 8/11/2002 8:29

O meu contributo...

por Sol Dado » 3/5/2003 13:00

sobre este assunto pode ser visto em:

Estas já não devem parar[/ur]!

[url=http://www.clubeinvest.com/phorum/read.php?f=10&i=11669&t=11669#reply_11669]É o Bull
?

Gostei em particular do gráfico de longo prazo do Dow publicado pelo JN!
Anexos
PSIfundo.gif
PSIfundo.gif (12.52 KiB) Visualizado 3505 vezes

Registado: 8/11/2002 8:29

por fproenca » 3/5/2003 10:39

Bull ou não há que aproveitar a ocasião :lol:

Já investi no longo prazo, passei para médio prazo a agora curto/curtissimo prazo.

Na minha opinião, o espaço temporal ideal para cada investimento é de um a três meses, no entanto ás vezes em três dias faz-se mais do que num mês.

Tomando por exemplo o grafico abaixo, bastaria no dia 1 de maio entrar no fundo e sair ontem no fim da sessão para dar um lucro + - 3.45%, para muitos investidores isto seria um bom ganho de um mês porque 3.45% x 12 = 41.40%.

No fundo o que quis dizer com isto é que discussões de bull ou bear actualmente já levam a lado nenhum, acho que nos tempos de hoje com a tecnologia que existe (computadores) poucos devem ser os investidores de longo prazo, e só a esse interessa o Bull/Bear.

Actualmente, principalmente no mercado Americano, aposta-se nos dois sentidos, coisa que infelismente ainda não se pode fazer em Portugal, daí que, o que nós precisamos é que o mercado mexa, para cima ou para baixo :mrgreen:

Nota: fechei o longo a vou apostar na retracção até ao limite inferior do canal, parece pouco mas sempre dá +- 1.70%, no entanto a tendencia de curto prazo continua a ser de alta até prova em contrario.

Abraço
Anexos
gif.gif
gif.gif (20.35 KiB) Visualizado 3548 vezes
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

Re: O BULL chegou e o resto é conversa !!!

por arnie » 3/5/2003 9:51

Millhouse Escreveu:Por mais justificações que se arranjem para fundamentar que ainda estamos em Bear market e por mais desculpas que se deem para argumentar que este ou aquele dia de subida deveu-se apenas á saída de mais um dado estatistico em alta acima do esperado , ou de um resultado trimestral tambem em alta de uma determinada empresa com peso acima da media no S&P , NDX ou DJI , ou ainda porque o VIX ( o tão badalado VIX ) está em niveis muito baixos ( o que na minha opinião até nem está muito baixo comparado com os niveis de 1996 )o facto e esse está bem escarrapachado nos gráficos é que o mercado dos States , não para de subir .
Qual é a desculpa para hoje ?

Milhouse

Basta olhar para um gráfico de longo prazo (desde os highs de 2000) para se ver lá bem escarrapachado que o bear market continua vivo e de boa saude.

Olhando para o gráfico mensal podemos ver o bear market rallie mais pequeno visto em 2 anos não conseguindo quebrar em alta o anterior swing low, Setembro de 2001.

Olhando para o gráfico semanal, podemos ver que nestes ultimos 9 meses de movimento lateral o indice fez 3 lower highs e não conseguiu quebrar os 25% de retracement, quando nos dois rallie anteriores testou os 38 e os 50% de retracement.

Enquanto não vermos um quebra em fecho acima dos 965 pts este indice continua sob um forte e pesado bear market.

Para já não existe nenhum sinal gráfico que indique um verdadeiro movimento bull e/ou o inicio de um bull market.

Naturalmente que mudando para uma visão gráfica diária, o indice está num claro uptrend desde Março e enquanto não houver sinais de inversão é obvio shorts serão desaconselhados.
Entre os 950 e os 965 pts será bastante importante observar o indice pois aqui se irá decidir o futuro próximo do mercado.

Mas confesso que daqui a coisa não é lá muito famosa.
O rallie entre 24-07 a 22-08 demorou 21 dias e 189 pts, o rallie de 10-10 a 02-12 demorou 36 dias e 185 pts e o actual rallie, com inicio dia 12-03 até ontem, dia 02-05, conta já com 36 dias e 142 pts o que é indicativo de alguma dificuldade em ganhar o mesmo anterior momentum.

Um teste entre os 950 e os 965 pts irá fazer-me abrir posições curtas visto que é uma "obvia" resistência, MAS sendo a mesma "obvia" o cuidado terá que ser redobrado pois um short squeeze a estes valores irá ser "mortal" para muitos bears. É necessário ver a reacção a um anterior swing low pois se existir uma reacção em alta a ele, poderá gerar mais uma upleg acima dos 965 pts e o squeeze poderá ser brutal.

Eu não estou bear nem bull, apenas leio o que o gráfico me diz e ao olhar para ele, não vejo nada que me indique o inicio de um movimento bull no médio/longo prazo.
Apenas a confirmação daquele higher low no gráfico mensal poderá trazer esse tipo de movimento bull mas para isso será necessário o tal fecho, neste caso mensal, acima dos 965 pts.

Um abraço
arnie
Anexos
spx_monthly.gif
spx_monthly.gif (8.46 KiB) Visualizado 3570 vezes
spx_weekly.gif
spx_weekly.gif (21.08 KiB) Visualizado 3565 vezes

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Incognitus » 3/5/2003 9:29

A grande diferença deste rally, MA, é que este tem MUITO mais lixo a subir MUITO mais que o normal. A subida dos Índices só não é mais forte porque os papéis mais pesados têm subido muito mais lentamente.

Registado: 6/11/2002 19:27

por MarcoAntonio » 3/5/2003 4:58

R.Martins, peço desculpa por só responder agora mas ausentei-me...

Em relação à subida dos índices americanos, sinceramente não vejo que eles estejam a subir devagar, até antes pelo contrário, a subida tem-se feito de uma forma bastante regular, com pequenas consolidações intercalares pelo meio mas o que é positivo porque não permite que o potencial de subida se esgote tão rapidamente...

Ainda ontem coloquei aqui um post com uma LTa no SPX que dura há mais de um mês e em que se vê que o SPX mantêm a subida com um ritmo muito regular (hoje continuou e realizou novo máximo relativo).

Já agora, não deixa de ser curioso o seguinte: apesar de todo o alarido em torno deste rallye (e da sua extensão) repare-se que no caso dos índices americanos, só agora este atinge a duração (temporal) do anterior (de Outubro-Novembro) mas de amplitude ainda é claramente inferior!
Anexos
compx-20030502a.gif
compx-20030502a.gif (12.89 KiB) Visualizado 3635 vezes
spx-20030502a.gif
spx-20030502a.gif (13.8 KiB) Visualizado 3603 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

O Bull

por JAS » 3/5/2003 0:55

Millhouse, sabes bem que eu sou "intrinsecamente bull" e que não gosto nada de andar de calções curtos...

Habitualmente também costumo invocar que os analistas só conseguem identificar o começo do Bull seis meses depois dele na realidade ter começado.
Está claro que isto já me levou a muitas discussões em Fóruns e, habitualmente, eu não tive razão porque se estava em presença de um rally e não de uma inversão.

Pois bem, por muito estranho que pareça, desta vez ainda não estou totalmente convencido que se tenha iniciado verdadeiramente o período Bull.

Existem, quanto a mim, muitos dos sinais que o pre-anunciam mas ainda faltam algumas peças fundamentais para completar o puzzle.
E, entre essas, a mais importante é o facto de as Blue Chips não terem arrancado ainda.

Mas ser Bull ou ser um simples Rally não interessa muito nem tem grande importância.
O que nos deve interessar é conseguir aproveitar as subidas e daí retirar lucros.

Para terminar não resisto a tecer um comentário a uma das intervenções que aqui foram feitas.

cmafonso Escreveu:e ja agora uma pergunta que me atormenta todos os dias ao deitar-me porque e que aparece sempre tanta gente a defender o bull ?sendo possivel atacar nas duas direcçoes porque tanto bull?eu frequento varios foruns de bolsa e noto que ha sempre uma vontade subjacente na maioria dos participantes de verem o bull porque?gostaria que me respondessem sincera e abertamente.

cmafonso, eu diria que os Fóruns estão e sempre estiveram cheios de pessoas a defender o Bear.
Por várias razões:
- O boom dos Fóruns deu-se já em pleno Bear Market
- No Bear ganhar dinheiro é bastante mais difícil o que traz novos clientes aos Fóruns
- E finalmente porque a maior parte dos que andam nos Fóruns nunca assistiu a um Bull Market...

Sempre fui muito crítico relativamente ao argumento de que "a história se repete" e que por isso "agora vai acontecer isto e mais aquilo".

Acho que o mercado mudou de tal maneira, por causa da internet e das transacções on-line, que nada se vai repetir.

Nomeadamente existe agora um factor novo que, quanto a mim, vai retardar o verdadeiro Bull:
A fobia das mais-valias que aliada à falta de experiência em deixar correr os lucros fará abortar muitas subidas.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

incognitus

por luis lobo » 2/5/2003 22:52

realmente hoje devias tar a largar fumo
pelo menos era o teu nick hoje todo dia em tudo o que era forum (desculpa se nao era )
para mim que sou amador tenho 2 licoes
nao apanhar facas a cair
e nao contrariar o mercado
e esta a subir deixa subir logo se vê.
luis lobo

parabens, é a isto que eu chamo um forum.

por JN » 2/5/2003 22:39

Não posso deixar de dar a minha opinião.
Penso que estamos a iniciar uma fase de longa lateralização, e torço para que essa lateralização tenha um canal bastante largo tal como as outras duas anteriores que mostro no gráfico.
O CMAFONSO disse "pq tanto bull, tanta gente a defender o Bull sendo possivel actuar nas duas direcçoes, etc"
No subconsciente dos investidores está sempre a ideia (corretíssima) de que o Bull é contínuo, as fases Bears nao passam de pequenas correccoes.
Anexos
dji_looongo.PNG
dji_looongo.PNG (81.55 KiB) Visualizado 3759 vezes
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

por R_Martins » 2/5/2003 22:02

MarcoAntonio Escreveu:Não aconselho ninguém a encarar euforicamente estas subidas (aliás, não aconselho ninguém a considera euforicamente seja que movimento for). Mas o que tenho defendido ao longo deste rallie é que este é de aproveitar (e de não shortar enquanto não houver sinais preocupantes)...

Este como outros do passado.

De resto, a minha posição é moderada. Se não partilho o «entusiasmo» do Mil tb não vejo qq perigo de ficar agarrado. Só ficará agarrado quem quiser, quem não activar stops e/ou os sinais de que o rallie terminou... O que nem é assim tão difícil. Um dos meus último artigos dediquei-o à questão das posições curtas vs posições longas e um dos tópicos era o facto de quase todos os rallies terem formado topos duradouros que permitiram resguardar os ganhos com segurança...

É claro uma minoria compra mesmo, mesmo, lá em cima... e uma grande maioria continuará a acreditar nas subidas mesmo depois delas terem terminado. Bem, mas uma grande maioria dos «mais bear» também estão agora a perder tremendamente (e esse era outro tópico do artigo, as perdas tremendas que se podem ter em curtos espaços de tempo, do lado curto).

Mais uma vez, o que aconselho é moderação e nada de radicalismos (seja para que lado for). Grandes certezas dão por vezes em grandes desastres...

É o mercado, ora para cima, ora para baixo. O que temos é de nos moldar a ele, no time-frame que nos for mais adequado e com a estrategia que nos for mais adequada...

Caro Marco
Na data por baixo descrita eu escrevia o Post copiado.
Todavia me parece hoje que as ultimas subidas tem sido devagarinho, o que significa alguma diferença ao passado recente.
Vai continuar a subir ou a descer? Eu não sei...
R. Martins

Colocada: 15/4/2003 21:37

Os índices americanos começam a subir devagar, o que me agrada.
Eu diria que existe sobretudo um volume a subir, indicador de algo em transformação.
Onde é que se viu EDP.s, (coitadas) com um saco de milhões, al final de la tarde?
Pode ser...
Um abraço
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

bulls a crescer

por cmafonso » 2/5/2003 20:35

isso e bom .nao sera isto que os homens do sistema querem?nao sera esta euforia o que eles pretendem incutir na malta para realizarem distribuiçao?nao sera prematuro dizer que estamos em bull market?e ja agora uma pergunta que me atormenta todos os dias ao deitar-me porque e que aparece sempre tanta gente a defender o bull ?sendo possivel atacar nas duas direcçoes porque tanto bull?eu frequento varios foruns de bolsa e noto que ha sempre uma vontade subjacente na maioria dos participantes de verem o bull porque?gostaria que me respondessem sincera e abertamente.obrigado .um abraço.
nota-eu nao me importava de dizer e o bull mas nao consigo.

Registado: 6/12/2002 0:05

por 1500 » 2/5/2003 20:35

Estou de acordo com o Millhouse. O mercado está bull. A fase de grandes descidas parece já ter passado. O preço do combústivel tem excelentes prespectivas de estabilidade.
Estão criadas todas as condições para a retoma dos mercados.
Só existe uma coisa que me preocupa , é o raio da pneumonia atípica. Se mais casos se confirmarem na europa e/ou EUA, só há uma coisa a fazer vender e/ou shortar.
Enquanto não se confirma, a minha conta bancária vai enchendo.
1500

por Visitante » 2/5/2003 20:19

Calma!

Deixa-os poisar! Devemos estar a fazer por estes dias os máximos do ano...
Visitante

por MarcoAntonio » 2/5/2003 20:18

Não aconselho ninguém a encarar euforicamente estas subidas (aliás, não aconselho ninguém a considera euforicamente seja que movimento for). Mas o que tenho defendido ao longo deste rallie é que este é de aproveitar (e de não shortar enquanto não houver sinais preocupantes)...

Este como outros do passado.

De resto, a minha posição é moderada. Se não partilho o «entusiasmo» do Mil tb não vejo qq perigo de ficar agarrado. Só ficará agarrado quem quiser, quem não activar stops e/ou os sinais de que o rallie terminou... O que nem é assim tão difícil. Um dos meus último artigos dediquei-o à questão das posições curtas vs posições longas e um dos tópicos era o facto de quase todos os rallies terem formado topos duradouros que permitiram resguardar os ganhos com segurança...

É claro uma minoria compra mesmo, mesmo, lá em cima... e uma grande maioria continuará a acreditar nas subidas mesmo depois delas terem terminado. Bem, mas uma grande maioria dos «mais bear» também estão agora a perder tremendamente (e esse era outro tópico do artigo, as perdas tremendas que se podem ter em curtos espaços de tempo, do lado curto).

Mais uma vez, o que aconselho é moderação e nada de radicalismos (seja para que lado for). Grandes certezas dão por vezes em grandes desastres...

É o mercado, ora para cima, ora para baixo. O que temos é de nos moldar a ele, no time-frame que nos for mais adequado e com a estrategia que nos for mais adequada...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Incognitus » 2/5/2003 20:14

Já larguei 18000 USD nesta brincadeira ...

por Incognitus » 2/5/2003 20:13

Verdade seja dita, agarrados estamos nós que shortamos "isto". A mim já me levou metade da rendibilidade do ano, e estou a pensar cortar antes que leve o resto.

por Visitante » 2/5/2003 20:11

Ò Milho!

No Comments...

Vão ficar tantos agarrados outra vez...
Visitante

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bigest, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], OCTAMA, Opcard33 e 151 visitantes