Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por RRikota » 12/9/2007 7:55

BOAS

De hoje a oito dias (19/Set), esta "casa", apresenta resultados, e pelas noticias positivas que têm vindo
a publico, auguram bons numeros. :wink:

:?: Qual é o sentimento dos caldeireiros em relação
a este papel :?:

CUMPS
 
Mensagens: 76
Registado: 11/7/2007 11:18

por Nyk » 11/9/2007 8:52

Obra no aeroporto de Dublin é positiva para a Martifer e a Mota-Engil
A escolha da Martifer para realizar obras no valor de 43,2 milhões de euros no novo terminal 2 do aeroporto de Dublin é positiva para a empresa e para a Mota-Engil, de acordo com os analistas do BPI.

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Luísa Marques
anamarques@mediafin.pt



A escolha da Martifer para realizar obras no valor de 43,2 milhões de euros no novo terminal 2 do aeroporto de Dublin é positiva para a empresa e para a Mota-Engil, de acordo com os analistas do BPI.

Um consórcio luso-irlandês ganhou a adjudicação de uma obra na construção do novo Terminal 2 no aeroporto de Dublin cabendo à Martifer obras no valor de 43,2 milhões de euros. O consórcio é ainda formado pela portuguesa Mota-Engil e a construtora irlandesa Coffey, ascendendo o valor total do contrato a 52,7 milhões de euros.

Para o BPI está é uma notícia positiva para as duas empresas portuguesas. "A carteira de encomendas é equivalente a 15,5 meses de vendas, em linha com a média da indústria de construção", referem os analistas Bruno Almeida da Silva e Flora Trindade no Iberian Daily de hoje.

"A unidade de construções metálicas representa 38,6% dos nosso ‘equity value" estimado para o grupo", acrescenta ainda o BPI.

As acções da Martifer [Cot] avançam 0,62% para os 9,75 euros e os títulos da Mota-Engil [Cot] ganham 1,97% para os 5,68 euros. A construtora já esteve a ganhar mais de 4%.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12186
Registado: 2/9/2005 12:45

por tiopatinhas » 4/9/2007 17:15

Aí tens o gap:
Anexos
MOTA1.bmp
MOTA1.bmp (0 Bytes) Visualizado 17404 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2013
Registado: 17/3/2005 14:58
Localização: 24

por andrepfonseca » 3/9/2007 23:40

Mas qual Gap?

A cotação corrigiu desde os 8,15 até aos 5,30. Onde vê um gap? Foram todos fechados, e bem fechados.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 252
Registado: 2/6/2006 23:29
Localização: Lisboa

por tiopatinhas » 3/9/2007 23:32

Quem comenta este gap feito agora mesmo?? Nos 5,68...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2013
Registado: 17/3/2005 14:58
Localização: 24

por Nyk » 3/9/2007 17:01

Mota-Engil obtém empreitadas para mina no Malawi no valor de 168 milhões
A Mota-Engil obteve duas empreitadas para uma mina de urânio no Malawi no valor de 168 milhões de dólares, informou a construtora em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt


A Mota-Engil obteve duas empreitadas para uma mina de urânio no Malawi no valor de 168 milhões de dólares, informou a construtora em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O Diário Económico avançava na sua edição de hoje a obtenção destas empreitadas.

Em comunicado à CMVM, a construtora "vem por este meio confirmar a adjudicação à sua associada Mota-Engil Engenharia e Construção de duas empreitadas para uma mina de urânio no Malawi, entretanto vinda a público através dos meios de comunicação social".

No total as duas empreitadas "corresponderão a uma facturação de 168 milhões de dólares americanos dos quais, 148 milhões a executar num prazo de 8 anos (movimento de terras) e 20 milhões a executar em 14 meses (construção de acessos e parte das infra-estruturas), conclui o comunicado.

As acções da Mota-Engil fecharam hoje a subir mais de 7% para os 6,13 euros beneficiando desta notícia mas também numa tendência de recuperação.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12186
Registado: 2/9/2005 12:45

Mota-Engil e Soares da Costa constroem ponte sobre o Zambeze

por edgar araujo » 6/8/2007 7:49

Projecto de 66 milhões 2007-08-06 00:05
Mota-Engil e Soares da Costa constroem ponte sobre o Zambeze
A Mota-Engil E A Soares da Costa bateram toda a concorrência e estão a construir a maior obra de engenharia nacional no estrangeiro. Trata-se da ponte sobre o rio Zambeze que vai custar cerca de 66 milhões de euros e é a maior obra em construção em Moçambique desde a barragem de Cahora-Bassa.

construção da barragem de Cahora-Bassa, em 1970. Moçambique é outra vez o país de eleição da Mota-Engil e da Soares da Costa, que formaram um agrupamento detido em partes iguais para construir a ponte sobre o rio Zambeze, para unir definitivamente as províncias de Sofala e da Zambézia.

A obra está em construção e foi adjudicada por 65,9 milhões de euros. A União Europeia financiou grande parte deste projecto, com um contributo da Suécia e a Itália.
" os homens mentiriam muito menos, se as mulheres fizessem menos perguntas "

Bons negócios
EA
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 530
Registado: 19/7/2006 16:27
Localização: Algarve

ENGL - Semanal

por MC » 2/8/2007 22:16

ENGL - Semanal
Anexos
ENGL Semanal.JPG
ENGL Semanal.JPG (0 Bytes) Visualizado 18067 vezes
Ter sempre um plano e acreditar nele. Nada acontece por acidente.
(Chwick Knox)
 
Mensagens: 332
Registado: 5/11/2002 0:04
Localização: 17

Uma outra foto da Engil

por MC » 2/8/2007 22:09

Uma outra foto da Engil
Anexos
ENGL.JPG
ENGL.JPG (0 Bytes) Visualizado 18040 vezes
Ter sempre um plano e acreditar nele. Nada acontece por acidente.
(Chwick Knox)
 
Mensagens: 332
Registado: 5/11/2002 0:04
Localização: 17

por Auditor » 2/8/2007 17:12

Parabéns a Mota pelo dia de hoje, e deve ter dado muitas alegrias aos accionistas. Vamos ver se é para continuar a subida.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 28/6/2007 13:25
Localização: S joao

por Nyk » 1/8/2007 21:16

Grupo de António Mota apostou no segmento dos caminhos-de-ferro nos países de Leste. Nuno Miguel Silva A Mota-Engil está a participar na construção da linha de alta velocidade na Turquia através da sua participada espanhola Hifer. A empresa de António Mota mantém, assim, a aposta no segmento dos transportes ferroviários, agora focando as suas atenções nos mercados da Turquia e da Hungria. Em declarações ao Diário Económico, Arnaldo Figueiredo, presidente da Mota-Engil Construção e Engenharia, adiantou que “a Ferrovias [empresa do grupo para o sector] já tem uma sucursal aberta na Turquia”, acrescentando que “a compra pela Hifer de uma empresa local é uma hipótese possível”. “Pensamos que o sector ferroviário turco tem grandes potencialidades, estando previstos avultados investimentos neste sector”, revela Arnaldo Figueiredo. Através da Hifer, a Ferrovias está a desenvolver a linha ferroviária de alta velocidade entre Ancara e Istambul, as duas maiores cidades da Turquia, a qual poderá proporcionar velocidades de circulação de 250 quilómetros horários. Correspondentes à primeira fase da linha que liga estes centros urbanos de grande dimensão, os trabalhos da Hifer consistem na montagem da via, execução de 10 mil soldaduras eléctricas, ataque e nivelamento da via, bem como a montagem dos aparelhos de via, numa empreitada orçada em 19 milhões de euros, cuja conclusão está prestes a ocorrer. A empreitada insere-se no maior projecto implementado actualmente pelo Ministério dos Transportes turco. Segundo os responsáveis, “esta obra demonstra a capacidade da Ferrovias para enfrentar novos mercados, uma vez que a empresa procedeu a um estudo das condicionantes locais e deslocou para a Turquia equipamentos de Portugal, Espanha e Europa Central, bem como operadores de máquinas e pessoal de direcção”. Por outro lado, o grupo tem vindo a preparar subempreiteiros locais especializados, no sentido de aumentar a capacidade de intervenção e de reduzir custos e riscos. Às compras na Hungria Ainda que Arnaldo Figueiredo assegure que “de momento, em termos de internacionalização, a Hifer não está a pensar noutros mercados”, a Mota-Engil está também a apostar no segmento ferroviário na Hungria, mas por outra via. “O grupo adquiriu 70% da empresa húngara Jász Vasút, no último trimestre de 2006. [Essa empresa] apresentou nesse ano um volume de negócios de 3,9 milhões de euros [e] trata-se naturalmente de uma pequena empresa, sediada a cerca de 100 quilómetros de Budapeste (Jászapáti), com uma enorme potencialidade para que tenha rápido crescimento no mercado ferroviário húngaro que agora começa a ter expressão”, adianta o presidente da Mota-Engil Construção e Engenharia. Para atingir esse objectivo no âmbito da nova participada húngara, Arnaldo Figueiredo diz que, “estão definidos investimentos estratégicos que visam dotá-la de meios pesados de equipamento e de pessoal especializado”. A compra de 70% da Jász Vasút Kft foi realizada através das duas participadas Mota-Engil Magyarország, subsidiária do grupo para o mercado húngaro, e Ferrovias, respectivamente com 50% e 20% dos activos da empresa. Segundo os responsáveis da Mota, a Jász Vasút “é reconhecida no mercado húngaro pela sua experiência no sector ferroviário, o que eleva as expectativas do grupo naquele país, numa altura em que a Mota-Engil está a executar, em consórcio, um dos troços da linha Budapeste-Lokosháza, orçada em 42 milhões de euros. A obra foi adjudicada ao consórcio Mota-Engil Magyarország, Montavia e Ferrovias, este em fase de conclusão e, como tal, a Jász Vasút nada terá a ver com a mesma. No entanto, apesar de não existirem mais obras em curso, aguarda-se para muito breve o lançamento de cinco a seis concursos de dimensão similar ao da obra em conclusão. “O nosso objectivo estratégico para o mercado ferroviário húngaro é integrar o ‘top-5’ das empresas do sector para as áreas da construção e manutenção de instalações fixas ferroviárias, num horizonte de dois, três anos”, promete Arnaldo Figueiredo. Linhas transeuropeias de transportes As redes transeuropeias de transportes são projectos de investimentos em infra-estruturas acarinhados há vários anos pela União Europeia. Apesar de não quantificar, Arnaldo Figueiredo, presidente da Mota-Engil Construção e Engenharia, disse ao Diário Económico que “a maioria destes investimentos em infra-estruturas de transportes são financiados pela Comunidade Europeia, ou por instituições europeias”, como o BERD – Banco Europeu de Construção e Desenvolvimento e do BEI - Banco Europeu de Investimento. O responsável do maior grupo construtor nacional adiantou que, neste caso e em 2007, a atribuição de verbas comunitárias às redes ferroviárias no continente europeu receberam mais orçamento de Bruxelas que os projectos de investimento relativos às infra-estrututuras rodoviárias. Os países, como a Hungria, recém-entrado na União Europeia, e essencialmente aqueles que se encontram no centro da Europa ou na encruzilhada dos vários continentes – Europa, África e Ásia – como a Turquia, um parceiro privilegiado de Bruxelas, recebem mais fundos comunitários para esse
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12186
Registado: 2/9/2005 12:45

por tiopatinhas » 1/8/2007 17:29

este tópico estava a perder-se e fui repescá-lo :wink:
Quebrada que foi a LTA parece-me que o suporte a curto prazo esteja nos 6,0 / 6,10 :roll: Quem confirma ou infirma, por favor :?:
Esta formação foi um prenúncio da correcção necessária nos mercados... e seria bom que por estes níveis arranjasse um duplo fundo ou coisa que o valha :lol: :lol: :wink:
Parece-me que os 6,20 serão para revisitar um dia destes e depois logo se vê...
Quem nos ajuda a analisar esta nossa Mota... tem estado no estaleiro :!:
Um abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2013
Registado: 17/3/2005 14:58
Localização: 24

por Garfield » 27/7/2007 20:08

era exactamente a essa LTA que eu me referia. obrigado Lutav.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2379
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

por lutav » 27/7/2007 20:08

nao conseguia meter 2 graficos ao mesmo tempo... aqui vai o segundo, mais ao perto....
Anexos
mota1.png
e sim, talvez falte ali 1 linha horizontal nos 37...
mota1.png (0 Bytes) Visualizado 16487 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2174
Registado: 22/9/2006 22:36
Localização: 14

por lutav » 27/7/2007 20:06

agora, 1 LTA diferente....
Anexos
mota.png
mota.png (0 Bytes) Visualizado 16449 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2174
Registado: 22/9/2006 22:36
Localização: 14

por Garfield » 27/7/2007 19:58

veio aos 6,57€ mesmo para retestar a LTA que tinha sido quebrada.

agora há que manter debaixo de olho o suporte horizontal dos 6,37€.

se o ambiente geral nao melhorar o target dos 6,00€ mantem-se como uma boa possibilidade.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2379
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

por Mariachi » 27/7/2007 19:54

A mota fechou a 6.5 hoje e chegou a estar a 6.14!!!

Aqui fica o grafico com a particular atençao de o RSI estar muito proximo do minimo!
Anexos
igcharts.png
igcharts.png (0 Bytes) Visualizado 16523 vezes
 
Mensagens: 444
Registado: 25/6/2007 11:05

por tiopatinhas » 27/7/2007 18:23

Acredito que será para fechar por volta dos 6,10... 6,20 mas em fecho :roll:
Logo concluo que segunda ainda corrige mais...
Alguém actualiza esse gráfico, por favor :?:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2013
Registado: 17/3/2005 14:58
Localização: 24

por Mariachi » 27/7/2007 16:46

Boas pessoal!

Entao que acharam da resposta da Mota hoje?
Acham que isto é para continuar, ou vai descer e isto foi falso alarme?

Um abraço
 
Mensagens: 444
Registado: 25/6/2007 11:05

por MSM » 27/7/2007 7:06

Entrei agora com uma posição curta. Vamos ver o que dá.
 
Mensagens: 300
Registado: 18/5/2006 9:16

por Garfield » 26/7/2007 20:31

Já tinha dito noutro "thread" sobre a MOTA que no caso do cenario H&S se confirmar o "target" apontaria para os 6€ o que causaria uma descida violenta na cotação.

A descida já começou, agora falta saber onde vai parar efectivamente.

Quando ela esteve a testar o "neckline" tentei uma entrada no suporte mas o comportamento do "2ª ombrou" levou-me a fechar a posição que posteriormente se confirmou ter sido uma opção correcta.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2379
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

por tiopatinhas » 26/7/2007 18:22

Está a ficar apetitosa mas... parece-me que a queda não fica por aqui :roll: Os 6,38 é para amanhã :!:
Parece que o H&S foi mesmo activado ppooois o pescoço foi-se...
Quem aponta um target para esse H&S :?: Como se calcula o target num H&S :?: é que tem muito interesse...pois a Mota tem grande potencial... e quem muito sobe muito desce...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2013
Registado: 17/3/2005 14:58
Localização: 24

por andrepfonseca » 26/7/2007 9:52

A Mota subiu muito antes da entrada em bolsa da Martifer, era natural que corrigisse um pouco depois.

A ajudar, está o mau momento pelo qual os mercados passam...

Mas realmente, uma correcção destas é bastante puxada, sendo que a este preço a empresa quase começa a ficar barata.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 252
Registado: 2/6/2006 23:29
Localização: Lisboa

por Soneca-II » 26/7/2007 7:53

Existe algum motivo relacionado com notícias para esta queda acentuada? :cry:

RR
 
Mensagens: 57
Registado: 29/5/2007 7:49

por edgar araujo » 25/7/2007 18:45

afinal o H&S foi ou nao activado hoje?...
O que acham

detenho mota :cry:
" os homens mentiriam muito menos, se as mulheres fizessem menos perguntas "

Bons negócios
EA
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 530
Registado: 19/7/2006 16:27
Localização: Algarve

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], GaussSLB47, Google [Bot], Kooc, navaldoc, paulopereira.pp36.pp, yggy, zulu404 e 164 visitantes