Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae sgps...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Caro Mr. Jones

por FRAGON » 21/3/2007 16:32

Gostaria de, para lhe responder, poder utilizar o brilhante humor do colega The Mechanic mas por incapacidade minha não conseguiria.
Mas como "estou bem almoçado", lá vai:
1. Leia sff o que eu escrevi em post's sucessivos neste tópico e não o que eu não escrevi;
2. V. questiona-me "Quer partilhar a sua análise do negócio? Já agora, seria interessante uma análise de cada negócio visto que é evidente que os resultados da SGPS são a média de negócios tão diversos que incluem uma mediadora de seguros, um empreendimento turistico, telecoms, shoppings, hipermercados..etc."
3. Claro que sim, mas para o fazer fundamentando todas as conclusões gastaria muito tempo, e eventualmente nesse tempo estaria a evitar ganhar dinheiro, além de usar muitos muitos MB aqui no Caldeirão desnecessáriamente a meu ver.
4. No entanto sempre resumirei "a minha visão" aos sectores da Sonae que referiu:
-- mediadora de seguros com outlook estável;
-- empreend. turistico " " negativo a estável;
-- telecoms " " fortemente negativo;
-- shoppings " " muito positivo;
-- hipermercados " " estável a negativo;
-- indústria " " estável.
5. V. escreveu "Ou seja, o agregado dos resultados diz-nos, essencialmente..nada.
Por isso mesmo é que os analistas mais experientes utilização valorizações sum-of-parts."
Não sabe o qual o conceito de "sum-of-parts", pois não ? Muito menos saberá o desconto a que estão sujeitas as holdings (tipo Sonae) não é ? AO LEVANTAR-LHE ESTAS QUESTÕES GARANTO-LHE QUE NÃO ESTOU A SER INCORRECTO CONSIGO, mas se assim o entender peço-lhe antecipadamente desculpa.
Sugiro que nos dediquemos a tentar ganhar dinheiro em vez de perdermos tempo.
Cordiais cumprimentos.
Quem não sabe o que quer, obtém o que não deseja, OU MELHOR, para barco sem rumo não há vento favorável.

Registado: 7/4/2006 15:30

por luis.gomes » 21/3/2007 15:28

Kore Escreveu:Boas,

Quem tem a amabilidade de colocar um gráfico actualizado por favor?

Muito obrigado!!

Tens um colocado ontem ao final do dia mais acima nesta página.
:)

LG
Software em Excel para Gestão de Carteira de Activos - Carteira Gest

Blog de Investimentos:Carteira 100 Notas
Blog sobre Informática:Bytes & Bitaites

Registado: 4/1/2005 2:03

por Kore » 21/3/2007 15:07

Boas,

Quem tem a amabilidade de colocar um gráfico actualizado por favor?

Muito obrigado!!
[[]]'s,
Kore

P.S.: Este texto reflete apenas a opinião do autor. Não é, nem pretende ser, um conselho de investimento.

Registado: 4/11/2002 22:57

por Crash » 21/3/2007 14:16

Vitorigus disse

e esse investimento pode ser consultado pelas ordens disponiveis na Euronext:

http://www.euronext.com/trader/advanced ... ectedMep=5"es=null&idInstrument=52096

(os movimentos no mesmo segundo)

Vitorigus
Como é que vez os movimentos ao segundo se a actualização se realiza em média de 15 a 15 min.?

Um abraço
Crash

Registado: 5/1/2006 13:34

por MrJones » 21/3/2007 13:18

Caro Fragon,

Julgo que o facto de ter partilhado uma visão contabilistica dos resultados é interessante.

Mas, certamente concordará que a meia dúzia de numeros que apresentou não são uma análise do negócio da Sonae.

Quer partilhar a sua análise do negócio? Já agora, seria interessante uma análise de cada negócio visto que é evidente que os resultados da SGPS são a média de negócios tão diversos que incluem uma mediadora de seguros, um empreendimento turistico, telecoms, shoppings, hipermercados..etc.
Ou seja, o agregado dos resultados diz-nos, essencialmente..nada.

Por isso mesmo é que os analistas mais experientes utilização valorizações sum-of-parts.

Já agora, noto alguma inconsistência qd critica (e bem) a divulgação, nos media, dos resultados da SNC porque retirou o custo extraordinário da OPA.
No entanto, o FRAGON insiste em retirar os lucros extraordinarios da SON (e bem..). Em que ficamos?

relativamente a matar a galinha e querer os ovos..parece-me uma falácia. Por dois motivos: 1) Ninguem matou a galinha "SOI" simplesmente foi retirada do galinheiro e atribuida aos donos que podem fazer com ela o que desejarem. 2) Há galinhas que se matam, para criar espaço para outras galinhas que têm ovos melhores...isto é boa gestão do galinheiro, porque o que interessa é quantos ovos saem do galinheiro, não qual a galinha que os pôs.

Bons negócios,
jones

Registado: 5/11/2002 21:00

por Orca » 21/3/2007 13:00

Aqui está a Galinha!

1,072,354 75 1.65
837,880 47 1.64
696,554 50 1.63
1,154,665 85 1.62
663,649 62 1.61

1.60 2,951,963 6 (seis!)
1.59 1,432,393 42
1.58 1,362,783 58
1.57 823,613 41
1.56 1,185,473 29

21-03 11:59

Registado: 29/5/2006 23:51

Caro vitorigus

por FRAGON » 21/3/2007 11:38

Obrigado pelo seu comentário.-----------------------------------------------------------------------------
Desculpe mas não consigo ver qualquer contradição, no que escrevi e o referido no seu comentário.------------------------------------------------------------
As referências que os "analistas de mercado" têem apresentado, como V. refere, até agora são sómente de lucros de 2006 (incluindo extraordinários) de 241,8ME comparando com os lucros de 2005 de 186,5ME.
A análise que fiz é um poucochinho mais profunda (lucros recorrentes,endividamento,cashflowcomparado com investimento,etc.), não é verdade ?
----------------------------------------------------A verdadeira questão é para a Sonae, como para qualquer outra empresa, a seguinte: Como se pode matar a galinha (ganhando maisvalias) e esperar que ela continue a pôr mais ovos (lucros operacionais)?-------------------------------------------------------Um abraço e bons negócios.
Quem não sabe o que quer, obtém o que não deseja, OU MELHOR, para barco sem rumo não há vento favorável.

por JOSE DUARTE » 21/3/2007 11:24

Recebem anúncio de sucessor com naturalidade
Analistas aplaudem resultados da Sonae SGPS a anúncio de novo CEO
Os analistas consideram que a Sonae SGPS apresentou ontem um conjunto de "fortes" resultados relativos ao exercício de 2006 e destacam pela positiva a intenção de avançar com o "spin-off" da Sonae Capital. O anúncio da sucessão de Belmiro de Azevedo foi recebido com naturalidade pelas casas de investimento.

--------------------------------------------------------------------------------

Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt

Os analistas consideram que a Sonae SGPS apresentou ontem um conjunto de "fortes" resultados relativos ao exercício de 2006 e destacam pela positiva a intenção de avançar com o "spin-off" da Sonae Capital. O anúncio da sucessão de Belmiro de Azevedo foi recebido com naturalidade pelas casas de investimento.

A Lisbon Brokers reiterou a recomendação de "strong buy" para a Sonae com um preço-alvo de 2,20 euros depois da apresentação de resultados "fortes" e do anúncio de Paulo Azevedo com sucessor de Belmiro de Azevedo. A casa de investimento acredita que a empresa vai ter "um novo dinamismo que deverá suportar o preço da acção".

O "target" estabelecido pela casa de investimento concede à Sonae SGPS um potencial de subida de 39% face ao valor de fecho das acções na sessão de ontem o que leva o analista John dos Santos a "classificar a Sonae como uma das nossas ‘Top Picks’ em Portugal já que consideramos que o mercado está claramente a subvalorizar os activos imobiliários da empresa, nomeadamente a Sonae Sierra, com um carteira crescente de centros comercias, e também o potencial de crescimento orgânico no seu negócio de retalho/distribuição".

O analista John dos Santos refere que os resultados de 241,8 milhões de euros registados pela Sonae em 2006 ficaram acima das suas previsões de 182 milhões de euros.

A Lisbon Brokers diz que "o sólido conjunto de resultados confirma a nossa visão optimista para a companhia" acrescentando que o crescimento do "portfolio" da Sonae Sierra e a expansão continuada da Modelo Continente continuam a ser os principais "drivers" das receitas e da rentabilidade do grupo.

A passagem de Ângelo Paupério para a presidência da Sonaecom deverá "reforçar a componente financeira da companhia de telecomunicações permintindo-lhe enfrentar melhor a competição que prevemos para o sector no médio prazo", refere o analista John dos Santos.

"Acreditamos que a transição vai correr suavemente e que a empresa terá um novo dinamismo que vai suportar o preço da acção", conclui a Lisbon Brokers sobre a Sonae SGPS.

BPI satisfeito com "spin-off" da Sonae Capital

Para o BPI, a divulgação dos números de 2006 tem um impacto positivo na Sonae SGPS uma vez que a empresa apresentou um bom conjunto de resultados "enquanto os lucros ficaram acima das nossas estimativas e do consenso do mercado".

A casa de investimento destaca pela positiva o anúncio do "spin-off" da Sonae Capital que vai contribuir para dar visibilidade à única empresa da Sonae que ainda é difícil de avaliar.

O BPI destaca também pela positiva a melhoria da proposta de distribuição de dividendos, de 3 cêntimos por acção que compara com os 2,5 cêntimos pagos o ano passado.

"Reiteramos a nossa recomendação positiva para a acção", referem os analistas do BPI acrescentando que deverão revêr em alta as previsões para a empresa.

CaixaBI diz acções da Sonae "têm razões fortes para reagir positivamente"

O CaixaBI diz que os resultados saíram em linha com as suas previsões ao nível do EBITDA mas "bastante acima" das estimativas ao nível dos resultados líquidos. A casa de investimento considera que o anúncio do novo CEO do grupo torna mais claro o futuro da empresa.

A analista Sónia Baldeira destaca ainda o anúncio de intenção de realizar o "spin-off" da Sonae Capital.

"Portanto, achamos que as acções da Sonae SGPS têm razões fortes para reagir positivamente, dado não só o facto de os resultados terem surpreendido como também o facto de já se conhecer o novo CEO tornar mais claro o futuro da companhia", refere a analista do CaixaBI.

As acções da Sonae [Cot] seguem a subir 1,27% para os 1,60 euros
Saudações Alentejanas

Registado: 25/5/2005 16:00

Re: Sonae com RESULTADOS PÉSSIMOS

por vitorigus » 21/3/2007 11:06

FRAGON Escreveu:Caros Clinico e Vitorigus lamento ter opinião completamente oposta à V.pois os factos contabilistiscos são bastante elucidativos (entre outros):
1. Lucros 2006(sem resultados extraordinários)= 241,8-135,5 = 106,3ME;
2. Lucros 2006 (sem resultados extraordinários)/ Lucros 2005 (proforma)= 106,3/186,5 = - 43%;
3. Acréscimo de endividamento = 443ME;
4. EBIDTA / Investimento bruto = 599,1/661,0 = 0,906;
5. Divida liquida/EBIDTA > 3.
Cumprimentos.

Fragon
agradeço o seu esclarecimento, mas os meus conhecimentos da area nao me permitem rebater os seus numeros. No entanto, ainda ha 2 minutos, de acordo com a Reuters os dados apresentados pela Sonae ultrapassam as espectativas de todos os analistas. Vamos aguardar. Mas que esta a haver um forte investimento na Sonae isso nao temos duvidas, e esse investimento pode ser consultado pelas ordens disponiveis na Euronext:

http://www.euronext.com/trader/advanced ... ment=52096

(os movimentos no mesmo segundo)

Mas pergunto mais uma vez: como é que as Agencias Noticiosas continuam a afirmar que os resultados da SONAE foram de 29% acima do ano anterior?
Já não se pode confiar nas nossas Mães?
Obrigado
Vitorigus

Registado: 9/8/2005 11:17

por Orca » 21/3/2007 10:59

A sonae vai subir, teve exelentes resultados e um bom outlook. Os 2.20 da lisbon brokers são um alvo já ultrapassado, por se basear em resultados de 1.82 milhões de euros em vez dos apresentantados 2.4 milhões de euros... Aguardemos novos price target.

Registado: 29/5/2006 23:51

por Nyk » 21/3/2007 8:07

Belmiro de Azevedo está a preparar spin-off da Sonae Capital

O empresário Belmiro de Azevedo anunciou hoje que a empresa do grupo Sonae para os negócios do turismo, a Sonae Capital, vai iniciar um processo de autonomização semelhante ao que ocorreu com a Sonae Indústria em 2005.

Pedro Latoeiro com Lusa

Segundo o ainda patrão do universo Sonae, o processo de autonomização da Sonae Capital vai desenrolar-se com a administração antiga até ao prospecto e à configuração dos negócios.

"Tenciono depois escolher as pessoas necessárias para representar a empresa como entidade autónoma", referiu Belmiro de Azevedo, acrescentando que enquanto este processo não se iniciar "não pode dizer mais nada que isto".

Relativamente à Sonae Indústria, o empresário explicou que apesar de se tratar de um processo semelhante, o 'spin-off' da Sone Capital será "mais simples", nomeadamente devido à sua menor dimensão.

A Sonae Capital reportou em 2006 um lucro de 338,7 milhões de euros, mais 28 por cento relativamente ao ano anterior, resultado de um volume de negócios a rondar os 4,4 milhões de euros, mais 6,5 por cento relativamente a 2005.

Para este ano, a empresa do universo Sonae prevê continuar com o desenvolvimento do complexo Tróia Resort (com a conclusão da primeira fase prevista para o Verão de 2008), crescer nas actividades de serviços, afirmar a liderança na corretagem de seguros e reforçar o investimento em novas oportunidades de negócio.

http://diarioeconomico.sapo.pt/edici...lo/751927.html
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

para paulodias796

por Crash » 21/3/2007 0:53

paulodias796

Ainda não fiz qualquer tipo de análise aos resultados apresentados pela Sonae!

Mas relativamente à análise do FRAGON, citando:
2. Lucros 2006 (sem resultados extraordinários)/ Lucros 2005 (proforma)= 106,3/186,5 = - 43%;

Quando dizes, cito-te:
Caro Fragon infelizmente tens mtos erros na tua analise e acho que nem tu sabes como chegaste a esses numeros mas cada um faz a analise que mais entende.. agora nao há mtas voltas a dar e infelizmente (para alguns) os resultados foram muito bons e bem superiores ao esperado.

tens o dever de justificar a crítica que fazes relativamente à análise do Fragon!

Lanço-te o repto de fazeres a tua análise(com números) senão é totalmente inconsequente a tua crítica!
... tens mtos erros...nem tu sabes como chegaste a esses numeros mas cada um faz a analise que mais entende.

Crash

Registado: 5/1/2006 13:34

Caro JOSE DUARTE

por FRAGON » 21/3/2007 0:36

"Caro Fragon, realmente o que escreveu está correcto, no entanto convêm não esquecer o seguinte:

Citação:
Os resultados não são comparáveis com os de 2005 devido às mudanças no perímetro de consolidação, nomeadamente o 'spin-off' da Sonae Indústria e a venda do retalho no Brasil e de 17,04% da Sonae Sierra, no final de 2005.(...)" ..................................................................
Perdõe-me mas a citação que fez quer sómente referir que devido à alienação daqueles negócios, efectuada pela Sonae em 2005, todos os proveitos e custos que foram registados naquele ano como originados nos mesmos negócios não têem correspondência em 2006, por os mesmos já não existirem.
É essa a razão pela qual os valores de 2006 são comparados com os de 2005 em proforma (i.e. em "negócios equivalentes").
O mesmo se passa com as demonstrações financeiras e por isso se contabilizam como extraordinários os valores resultantes daquelas alienações recebidas em 2006 por não provirem da actividade operacional da empresa neste ano.
Assim se é verdade que o Lucro Real da Sonae em 2006 é de 241,8ME, o mesmo é constituído por 106,ME de Lucros ordinários (provindos da sua actividade normal) e 135,5 de Lucros extraordinários (derivados de actividades não recorrentes e portanto não repetíveis).........................................................
Espero ter esclarecido os meu e seu comentários.
Cumprimentos.

por ArturCarvalho » 21/3/2007 0:21

Cá fica um boneco. MACD a querer inverter, stochastique ja cruzou, ganhar momentum, RSI aliviado, ontem bom volume (deve ter sido o tal fundo americano a fazer as ultimas compras), LTDs quebradas. Eu estou dentro e confiante, pelo menos no stop :P
Anexos
sonmar.GIF
sonmar.GIF (0 Bytes) Visualizado 3343 vezes

Registado: 20/12/2006 23:53

por Dialmedia » 20/3/2007 23:47

JOSE DUARTE Escreveu:Caro Fragon, realmente o que escreveu está correcto, no entanto convêm não esquecer o seguinte:

Os resultados não são comparáveis com os de 2005 devido às mudanças no perímetro de consolidação, nomeadamente o 'spin-off' da Sonae Indústria e a venda do retalho no Brasil e de 17,04% da Sonae Sierra, no final de 2005.

Existe um ditado que diz: "Há males que veêm por bem", vamos ver se a minha entrada na Sonae SGPS, antes da OPA, não será uma excelente aposta até ao final do ano....pelo menos.

Com estes resultados e com as prespectivas futuras estou muito confiante no titulo (talvez por estar dentro). :lol:

Quem está de fora se calhar também vai ponderar uma entrada, visto que hoje é perfeitamente visível que foi ligado o motor para um bom desempenho bolsista.

Agora é esperar e ver até onde ela sobe, esta semana, o mais tardar este mês devem sair alguns PT's para darem-nos uma ideia de onde ela estará no final do ano. Lembrem-se que SON é um investimento a médio-longo prazo, não esperem grandes subidas de um dia para o outro.

Cumps.

Registado: 26/1/2007 17:07

Começam as movimentações

por JOSE DUARTE » 20/3/2007 23:45

Artisan Partners detém 2,84% do capital social da Sonae SGPS
A Artisan Partners detém 2,84% do capital da Sonae SGPS correspondentes a 3,04% dos direitos de voto, de acordo com um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valore Mobiliários (CMMV).

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt

A Artisan Partners detém 2,84% do capital da Sonae SGPS correspondentes a 3,04% dos direitos de voto, de acordo com um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valore Mobiliários (CMMV).

"Em conformidade com os contratos de gestão discricionária celebrados entre a Artisan Partners e alguns dos seus clientes, foram atribuídos a esta sociedade poderes para o exercício de direitos de voto por conta dos referidos clientes", refere a Artisan Partners.

A empresa norte-americana acrescenta que detém, desde 19 de Março, "3,04% dos direitos de voto da Sonae SGPS, SA correspondentes a 56.799.903 acções representativas de 2,84% do capital social (no pressuposto de que a Sonae SGPS, S.A. detém 133.418.572 acções próprias, tal como divulgado ao mercado por referência à data de 30 de Setembro de 2006)".

As acções da Sonae [Cot] encerraram a sessão de hoje inalteradas nos 1,58 euros
Saudações Alentejanas

por JOSE DUARTE » 20/3/2007 23:38

Caro Fragon, realmente o que escreveu está correcto, no entanto convêm não esquecer o seguinte:

Os resultados não são comparáveis com os de 2005 devido às mudanças no perímetro de consolidação, nomeadamente o 'spin-off' da Sonae Indústria e a venda do retalho no Brasil e de 17,04% da Sonae Sierra, no final de 2005.

Existe um ditado que diz: "Há males que veêm por bem", vamos ver se a minha entrada na Sonae SGPS, antes da OPA, não será uma excelente aposta até ao final do ano....pelo menos.

Com estes resultados e com as prespectivas futuras estou muito confiante no titulo (talvez por estar dentro). :lol:
Saudações Alentejanas

Caro paulodias796

por FRAGON » 20/3/2007 22:34

Obrigado pelo seu comentário.
A maneira como cheguei aos valores que apresentei foi relacionando, com os meus conhecimentos financeiros, os dados constantes no comunicado hoje enviado pela Sonae à CMVM (o comunicado integral consta no site da CMVM que está disponivel para consulta de quem o desejar).
Agradecia reconhecidamente que explicitasse os erros que achou no meu comentário e me apontou (pois já os revi...e não os encontrei) para os poder emendar e não fazer inadvertivamente incorrer em erro os colegas caldeireiros.
Cumprimentos.

Caro Clinico

por FRAGON » 20/3/2007 22:22

Obrigado pelo seu comentário.
Na verdade, quando comentei os resultados da Sonae foi só na óptica financeira e não na de "mercado bolsista", aliás tal como já tinha comentado os resultados da Sonaecom (com a "transformação cosmética" com eco nalguma comunicação social dos prejuízos reais de -13ME em lucros fictícios de +17ME).
Os que os investidores acharão dos resultados só o poderemos saber (eu, pelo menos) nos próximos tempos.
No entanto, e sem "pretender ser pretensioso", recordo-lhe que existem os mais variados motivos para comprar/vender acções e estabelecer os preços nas Bolsas.
O meu comentário não deverá nunca ser entendido como qualquer tipo de recomendação de negócio ou preço.
Um abraço e bons negócios.

por PC05 » 20/3/2007 22:22

Apenas para relembrar os mais distraídos:
Anexos
SON.PNG
SON.PNG (0 Bytes) Visualizado 1884 vezes

Registado: 5/12/2005 21:28

por paulodias796 » 20/3/2007 22:10

Caro Fragon infelizmente tens mtos erros na tua analise e acho que nem tu sabes como chegaste a esses numeros mas cada um faz a analise que mais entende.. agora nao há mtas voltas a dar e infelizmente (para alguns) os resultados foram muito bons e bem superiores ao esperado.

Registado: 6/1/2007 15:05

sonae

por Clinico » 20/3/2007 21:51

Ilustre Fragon, não sei ver os resultados por esse prisma. Porquê? porque o mercado costuma reagir comparativamente ao esperado. Se o esperado eram 190 milhões, o resultado apresentado vai ser considerado bom para o mercado. Caso contrário, as notícias começavam logo a dizer que 190milhões eram resultados desastrosos.
Tambem já percebi que o mercado se antecipa. Se hoje não desceu, era porque esperava algo de bom.
Tambem penso que se fossem assim tão maus, que não propunha um dividendo de 3 centimos, mais ,005 que no ano passado. Claro que o dividend yield é (sempre foi) fraquito...

No entanto,o significado real dos resultados deixo para os experts, como o meu amigo, e ainda bem que os expõe, pois eu não chegava lá por mim.

Um abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

Sonae com RESULTADOS PÉSSIMOS

por FRAGON » 20/3/2007 21:40

Caros Clinico e Vitorigus lamento ter opinião completamente oposta à V.pois os factos contabilistiscos são bastante elucidativos (entre outros):
Cumprimentos.

por vitorigus » 20/3/2007 20:50

Clínico, subscrevo integralmente. De facto estava curioso para ver qt tempo demoraria mais um 1º comentario aos resultados: ele era so copy past das noticias que ate estava a espera q um administrador do forum viesse aqui dizer o q ja disse anteriormente sobre a replicaçao das noticias..

E será que a cotação vai mesmo subir amanha? (na medida ajustada). Vamos esperar pelas "bocas frias" dos "PTistas" ou dos que que estao fora a quererem entrar, dizerem que "afinal os lucros nao foram assim tao altos.....

Abraço e bora lá reduzir as percas..

Registado: 9/8/2005 11:17

sonae

por Clinico » 20/3/2007 20:38

EMENDA: dividendo de 3 centimos maior que o esperado que era de 2 centimos (era bom era que fosse de 2 euros)

Registado: 1/6/2003 0:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, castrojjf, danielme1962, darkreflection, fosgass2020, Google [Bot], HFCA, iniciado1, latbal, m-m, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO e 233 visitantes