Caldeirão da Bolsa

Toque de Midas - Semapa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tiopatinhas » 5/12/2006 1:56

Bom apontamento, meus amigos! Espero o romper da resistência para regressar à acção...
Um abraço e bem hajais pelos gráficos e comentários.

Registado: 17/3/2005 14:58

por Midas » 4/12/2006 23:21

Sim, eu tambem nunca negoceio com base nos Gaps. Apenas acho curioso. Quando disse em fechar o gap significa que para mim poderá ir a máximos do ano, era mais uma referencia, ja que negociar em gaps nunca o faço. Veremos se agora as revisoes que ai veem desta accao servem de mola, ou se estao a espera da decisao da UE acerca da Portucel.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Quico » 4/12/2006 23:17

Completamente de acordo. :wink: Gaps destes acontecem em períodos de maior força num movimento, e geralmente só vão ser fechados em futuras inversões de tendência.

Mas se quer a minha opinião, essa história dos gaps é "mito urbano". Ao contrario de muita coisa da AT, não vejo grande lógica nessa teoria.

Um abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Midas » 4/12/2006 23:09

Quico ;) nao deixas escapar nada. Eu explico pq nao falei nesse. Simplesmente pq considero esse um breakaway gap, ou seja, um gap que ocorre qd a accao quebra uma resistencia, dando mais força ao movimento. Esse gap antigo é para ser fechado, este que falas ainda bem que nao o está a ser, significa força na accao :)
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

por Quico » 4/12/2006 23:04

Caro Midas:

Deixe-me só dar uma de advogado do diabo, e lembrar que se estamos a falar de gaps, também está por fechar aquele feito na quarta-feira passada. :mrgreen:

Um abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

por Midas » 4/12/2006 22:22

O que poderá acontecer nao sei, mas pelo que o gráfico mostra, pode estar prestes a ir fechar aquele gapzinho de há uns meses atrás. Encontrou para já resistencia na zona dos 8.60 mas pela consolidacao que está a realizar é para partir para cima. A Portucel poderá ajudar, já que pelo gráfico fechou acima dos 2.34 o que é muito positivo para o titulo, devendo encaminhar.-se numa primeira fase aos 2.40.
Anexos
semapa.png
semapa.png (22.32 KiB) Visualizado 2658 vezes
portucel.png
portucel.png (24.12 KiB) Visualizado 2653 vezes
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Peter_Borgas » 4/12/2006 20:55

o que podera acontecer a semapa com a entrada da portucel no psi20?
Comentem,

Obrigado

Registado: 3/11/2006 12:56

Semapa

por LPP » 30/11/2006 22:01

A trilhar o bom caminho: 9,125 como target?
No entanto, na altura, se as condições forem favoráveis, há que deixar andar...até começarem as primeiras saídas, aí de uns tipos "porreiros".

Cumpts
Anexos
semapa.png
semapa.png (21.49 KiB) Visualizado 2904 vezes

Registado: 2/5/2005 0:09

Semapa

por LPP » 30/11/2006 0:28

A rolar... mas com um pé atrás!
Esperamos que o cenário seja como o Quico antecipa.

O alisamento da "força do trend" (C) é feito recorrendo ao modelo "Ehlers DC Filter".

Cumpts
Anexos
Semapa.png
Semapa.png (31.97 KiB) Visualizado 3109 vezes

por Quico » 29/11/2006 23:31

Midas,

Desculpe lá usar um bocado do teu gráfico, mas não estou no meu computador. Era só para dizer que hoje se pode ter configurado um duplo fundo que apontará para cerca dos 9,30€.
(Isto para não falar num eventual tríplo fundo que aponta para os 9.40€, se não me enganei nas contas.)

Um abraço.
Anexos
sema2.PNG
sema2.PNG (16.89 KiB) Visualizado 3511 vezes

por Midas » 29/11/2006 19:01

A semapa hoje quebrou em fecho os 8.40. Parece que está a repetir o padrao do inicio do ano, e se assim for vai trazer mtas alegrias aos investidores até fim de ano. Basta apenas quebrar os 8.60 em fecho. A Portucel poderá ajudar a festa, dado que hoje quebrou em alta o triangulo que vinha a negociar, faltando apenas um fecho acima dos 2.34 para confirmação.
Anexos
semapa.png
semapa.png (23.29 KiB) Visualizado 1747 vezes
portucel.png
portucel.png (21.27 KiB) Visualizado 1750 vezes
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Tentemos » 29/11/2006 15:14

Talvez tenhas razão, 1963, no entanto, e neste caso, manteve o PT q já tinha adiantado (10 euros).

Qt ao CaixaBI, parece ser de aguardar pela análise e revisão do PT, pois é sugerido q será positiva.

Após os bons resultados da Semapa e c/ Pt's de 10 ou mais, é provável q a Semapa continue a subir até ao fim do ano.

um abraço,

Registado: 7/9/2006 17:09

por 1963 » 29/11/2006 13:31

O Millennium é uma lástima ao nível dos PT, já me escaldei na mota por causa dos "brilhantes palpites" que eles fazem, por isso agora é assim, se else sobem eu desço, se eles descem eu subo.
:lol:

Registado: 24/8/2006 20:09

por Tentemos » 29/11/2006 12:38

Já q coloquei um, coloco tb este. Esta estimativa parece vir a ser positiva.

in JN on line

CaixaBI revê estimativas
Resultados apresentados pela Semapa foram “positivos”
Os resultados apresentados pela Semapa foram positivos, considera o CaixaBI que está a revêr as estimativas para a empresa devendo alterar em breve a recomendação e o preço alvo para as acções.

--------------------------------------------------------------------------------

Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt

Os resultados apresentados pela Semapa foram positivos, considera o CaixaBI que está a revêr as estimativas para a empresa devendo alterar em breve a recomendação e o preço alvo para as acções.

A Semapa apresentou lucros de 63,6 milhões de euros, nos primeiros nove meses deste ano, um valor 120,1% acima do resultado pro forma registado no período homólogo.

Os resultados foram positivos "reflectindo essencialmente a boa performance do negócio de Pasta& Papel," diz a analista Sónia Baldeira.

"Neste momento estamos a rever as nossas estimativas para a Semapa, esperamos em breve alterar a nossas recomendação e "fair value"", acrescenta.

As acções da empresa subiam 1,68% para os 8,47 euros.

por Tentemos » 29/11/2006 12:26

in JN on line

Millennium mantém “target” e preço-alvo da Semapa após resultados

O Millennium bcp Investimento manteve inalterada recomendação de "comprar", bem como o preço-alvo, para o final de 2007, de 10 euros para os títulos da Semapa, depois da empresa ter apresentados os resultados dos primeiros nove meses do ano.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt

O Millennium bcp Investimento manteve inalterada recomendação de "comprar", bem como o preço-alvo, para o final de 2007, de 10 euros para os títulos da Semapa, depois da empresa ter apresentados os resultados dos primeiros nove meses do ano.

O analista João Mateus destaca as receitas provenientes da divisão de cimento, a Secil, que ficaram "em linha com as nossas estimativas", suportadas pelas "exportações", essencialmente para o mercado angolano.

Ainda no capítulo das receitas, o banco de investimento refere que a Portucel (que já tinha divulgado os resultados anteriormente), representa "69% das receitas consolidadas da Semapa".

O banco diz que "a margem de EBITDA superou em 8,3% as nossas previsões", no total dos nove meses deste ano, acrescentando que a "média da margem de EBITDA para o negócio do cimento (32,1%) foi superior à da pasta e papel (29,6%), mas tem sido menos estável".

Outro aspecto salientado pelo Millennium bcp Investimento é a diminuição dos custos da "holding" no período em análise, bem como a quebra de "quase 10,5% da dívida líquida da empresa, resultante de uma diminuição tanto na Portucel como na Secil".

O analista João Mateus acrescenta, por último, que apesar da "dependência do maturo mercado português, a Secil é ainda mais rentável que as congéneres comparáveis e mantém uma alavancagem inferior à média do sector".

por Maddoxx » 29/11/2006 10:25

:clap: :clap: :clap: :clap:

Será que destrona a resistência dos 8,60 desta vez?
Está um dia lindo para isso acontecer...

Registado: 23/9/2006 11:12

por 1963 » 28/11/2006 18:53

"Os lucros do grupo Semapa registaram, nos primeiros nove meses do ano, uma subida de 120% para os 63,6 milhões de euros face ao período homólogo.

O EBITDA do grupo subiu 12% para os 338,7 milhões de euros. A maior contribuição para esta subida veio do grupo Portucel Soporcel (papel e pasta de papel) com um crescimento do EBITDA de 23% para os 235 milhões de euros.

O EBITDA do grupo Secil (cimento) subiu 8% para os 114,4 milhões de euros e o das "holdings" (Semapa SGPS e sub-holdings instrumentais) caiu 10% para um valor negativo de 10,7 milhões de euros. Esta queda "traduz os custos da estrutura", explica o comunicado da empresa.

O volume de vendas da Semapa [Cot] aumentou de 1.090.7 milhões de euros, nos primeiros nove meses de 2005, para 1.150,9 milhões, o que representa um crescimento de 6%.

No caso da Secil as vendas aumentaram 3% para 356,8 milhões de euros face. Esta é, segundo a Semapa, uma subida decorrente "da boa performance das exportações, assim como de alterações do perímetro contabilístico".

Também as vendas do grupo Portucel Soporcel aumentaram 4% para as 734,4 mil toneladas. Os preços unitários do papel e da pasta de papel aumentaram, nos primeiros nove meses do ano, 3 e 10%, respectivamente.

Neste sector, o volume de negócios consolidado ficou nos 794,2 milhões de euros, o que representa uma subida de 7% face ao mesmo período de 2005."

Provavelmente, amanhã temos festa :lol:

Registado: 24/8/2006 20:09

por MisterFisco » 28/11/2006 18:35

Boa tarde, alguém melhor informado do que eu, me poderia informar quais os itens para efectuar a avaliação duma empresa, neste caso concreto da Semapa. Pois pelos resultados apresentados e tendo em conta únicamente o Activo Liquido total de 3550m€ e descontando uma divida liquida de 1094m€ dá um valor por acção de 20,75€. Agradecia algum comentário. Obrigado e bons negócios.

Registado: 7/11/2006 13:08

por mcstreet » 28/11/2006 13:08

embora o MACD ainda não tenha dado o sinal de venda, convem perceberes que isto não deve ser levado "tão à risca", como podes observar os sinais podem ter um intermitência enorme,e a maior parte das vezes não têm grande significado se não forem acompanhados de certas situações, como o aumento substancial de volume, aí sim um sinal pode ter força para inverter ou consolidar uma tendência.
Anexos
sem.png
sem.png (33.07 KiB) Visualizado 2385 vezes

Registado: 28/4/2006 17:30

Indicadores dão sinal contrário...

por desconfiado » 28/11/2006 12:55

Peço desculpa se estiver a dizer alguma "bacorada" mas os indicadores parecem-me um pouco contrários áquilo que vc dizem. Pelo menos o MACD e Oscilador Estocástico.
Ainda estou a aprender a usar estes indicadores, mas é a impressão que me dão.
Corrijam-me se estiver errado, por favor.

Registado: 25/7/2006 21:20

por Midas » 28/11/2006 1:43

Anda a aparecer muito volume na Semapa, fruto de grandes ordens durante o dia, talvez passagens de carteiras. O interessante é isso ocorrer perto dos resultados e numa altura que a PTI está "quente". Aguardemos, mas o padrao está a ser parecido aquando da ida a máximos este ano.
Anexos
semapa.png
semapa.png (23.46 KiB) Visualizado 2488 vezes
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Brah » 27/11/2006 23:19

Bem aperecido seja o "nosso" ilustre midas... :mrgreen: :mrgreen:

Concordo perfeitamente com o cenário de consolidação por volta dos 8,2-8,3... ainda para mais conseguido ao longo de várias sessões em que o psi não estado propriamente forte...

Só me parece que na subida (que eu também espero... i´m in!! :mrgreen: ) terá talvez de enfrentar uma resistência nos 8,55, se bem que com a progressão que está a ter, e noticias na sua generalidade favoráveis, será quebrada...

quando me referi a notícias, acho que será um factor bastante positivo quando a UE (em principio) atribuir as verbas comunitárias à portucel, penso que ambas beneficiarão com isto...

abraço

Registado: 2/11/2006 11:31

por tiopatinhas » 27/11/2006 17:50

O giro da questão é que a Semapa, no contexto das quedas de hoje esteve bem segura :wink: Tenho a mesma opinião que tu Midas. Mais, até ao primeiro trimestre poderá ser a subir.

Registado: 17/3/2005 14:58

por Midas » 27/11/2006 11:03

Penso que a Semapa poderá estar a fazer o que ja fez no passado... Consolidar ali em torno dos 8.20/8.30 para um belo arranque. Aguardemos, a quebra nos 8.40 em fecho deverá dar o sinal de partida.
Anexos
semapa.png
semapa.png (22.8 KiB) Visualizado 2764 vezes
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Vai junto o sistema mecânico.

por LPP » 24/11/2006 23:48

O sinal de entrada foi em 8.11.2006 no sistema mecânico que utilizo.

Cumpts
Anexos
Semapa.png
Semapa.png (18.59 KiB) Visualizado 2902 vezes

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], mjcsreis, PAULOJOAO e 24 visitantes