Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Gaps não fechados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 24/3/2003 16:56

É curioso notar que o Nascaq foi lá acima fechar um gap mas hoje tratou de abrir outro.

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Ulisses Pereira » 24/3/2003 16:38

Posso assinar por baixo? ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Os gap's influenciam-nos ...mas

por Karamba » 24/3/2003 16:36

mas não há nada que obrigue a que esse espaço tenha que ser preenchido. Parece-me que a teoria dos gap's (que podem funcionar como zonas de suporte ou resistência), têm o mesmo significado que uma zona de S/R.

De facto, quando começamos a olhar para gráficos bem antigos, constatamos que quase todo os gráficos têm gap's no seu way up (claro que quando uma cotação vem a zero, os gap's que estavam lá para baixo são todos fechados...).

A importância dos gap's, vai-se esbatendo com o tempo e com o afastamento da cotação em relação ao mesmo (deve haver imensas empresas que cotaram a 200 e agora cotam a 2, com bastantes gap's no way down). Será que os trader's estão a negociar posições de longo prazo sonhando com o fecho desses gap's próximos dos 200? Nem pensar, são águas passadas.

Abraço

Registado: 11/12/2002 2:48

por Ulisses Pereira » 24/3/2003 15:14

Na Sexta-feira passada, lembrei-me desta troca de ideias quando vi o Nasdaq fechar o "gap". Aqui fica o gráfico actualizado que pode ser útil para todos aqueles que acreditam que todos os "gaps" são fechados, o que não é o meu caso. ;)

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-nasdaq.gif
forum-nasdaq.gif (13.78 KiB) Visualizado 3362 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Eu não

por abef » 5/3/2003 15:54

disse que desse a mesma importancia aos Gaps que ás LTs igual que não dou a mesma importancia a todos as LTs

Registado: 29/11/2002 13:46

por Ulisses Pereira » 5/3/2003 15:47

Bem... se calhar um "gap" acaba por ter mais peso pois é algo para o qual todos os "traders" olham. Até eu que lhes dou pouca importância, olho para eles. É quase inevitável, não é? ;)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Então por essa lógica ...

por Millhouse » 5/3/2003 15:46

todos os instrumentos de análise de AT tem todos o mesmo peso na análise , uma média móvel é tão importante quanto um gap ou um Fibonnacci retracement ? Bem , ... temuma certa lógica , afinal por detráz deles todos está a mãe matemática com as lógoicas e probablidades .

Ok

Millhouse

Registado: 3/12/2002 0:51

por MarcoAntonio » 5/3/2003 15:44

Só para acrescentar que existe ali um segundo <i>gap</i> em Outubro que não foi totalmente fechado e que não está assinalado no gráfico.

Em relação à questão dos <i>gaps</i> já me pronunciei antes mas cá vai: a minha opinião é idêntica à do Ulisses. Pessoalmente considero que existe alguma «fixação» pelos <i>gaps</i> algo injustificada embora não lhes retire pessoalmente todo o interesse:

:arrow: Os <i>gaps</i> não são obrigatoriamente fechados (é uma questão de consultar dados históricos, existem <i>gaps</i> que nunca foram fechados).

:arrow: A grande maioria dos <i>gaps</i> acaba por ser fechada, por razões de vária ordem.

:arrow: O <i>time-frame</i> em que são fechados é muito variável e assim, o facto de um <i>gap</i> ser por norma fechado tem pouco valor intrínseco - o que interessa para um <i>trader</i> de curto-prazo saber que um determinado <i>gap</i> tem elevada probabilidade de ser fechado nem que seja daqui a uma data de anos; o que interesse tem para um <i>trader</i> de longo-prazo saber que determinado <i>gap</i> pode ser fechado num espaço de poucas sessões?

O interesse que atribuo aos <i>gaps</i> não é o facto de existir uma grande probabilidade de serem fechados (na realidade isso pouco nos diz relativamente ao comportamento futuro do que temos em apreciação... existe mil e uma maneiras diferentes de ele acabar por ser fechado). O interesse que lhes atribuo é o de <i>targets</i> quando o papel ou índice já iniciou o movimento em direcção ao fecho do <i>gap. Principalmente para o curto-prazo, tenho a opinião de que funcionam como bons targets e mesmo para a determinação de níveis de suporte e resistência.</i>
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 5/3/2003 15:47, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 5/3/2003 15:41

abef,

Muito bem observado e pertinente. Nunca tinha visto as coisas dessa perspectiva que, sendo tão simples, é também muito verdadeira, na minha opinião.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Eu encara

por abef » 5/3/2003 15:35

os Gaps como outro traço qualquer de um grafico.Ou seja acho que os Gaps tem grande probabilidade de serem fechados mas não é certo que o sejam. Uma LT tambem tem probabilidades de fazer reajir um titulo ao ser tocada mas não é obrigatorio que reaja.

Um abraço
abef

Registado: 29/11/2002 13:46

Ao contrário da tua opinião , eu ...

por Millhouse » 5/3/2003 15:31

acredito que mais cedo ou mais tarde ( e por vezes bem mais tarde ) , os gaps acabam por ser fechados . No entanto não negoceio sob a premissa de um gap vir a ser fechado , mas vejo antes a questão dos gaps por outro prisma .
Acredito que os gaps abertos em bullmarket numa tendencia ascendente se não forem fechados acabarão por o serem no próximo Bear market , e já no caso de em pleno bull hover um "drawdown" da cotação com abertura de um gap esse então será fechado muito em breve dado o padrão bull de longo prazo .
Isso é demonstrativo no gráfico do COMPQX , não acredito que vá fechar o gap dos 1410 mas acredito convictamente que vai fechar o gap dos 1170 . Os gaps acabam por funcionar como vacuos no espaço , verdadeiras estrekas da morte :lol:

Um abraço
Millhouse

Registado: 3/12/2002 0:51

Gaps não fechados

por Ulisses Pereira » 5/3/2003 15:20

O Gary B. Smith, lançou hoje, no RealMoney, o debate sobre a questão dos gráficos serem ou não sempre fechados. Quem me conhece, sabe que acredito que nem todos os "gaps" são fechados, pelo que estar a negociar sob a premissa de um "gap" vir a ser fechado parece-me muito arriscado.

Deixo aqui dois gráficos que ele hoje colocou. O primeiro mostra como a Microsoft ainda não fechou o "gap" de 1997 e teria que cair mais 50% para tal suceder. O segundo gráfico mostra os mais recentes "gaps" ainda em aberto do Nasdaq.

Ulisses
Anexos
0.gif
0.gif (10.04 KiB) Visualizado 3548 vezes
2.gif
2.gif (12.42 KiB) Visualizado 3539 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado: