Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Glintt... (ex-pararede)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por lazarus » 20/3/2006 23:39

os numeros da NovaBase
Anexos
NBA.JPG
NBA.JPG (66.09 KiB) Visualizado 4568 vezes
"ATÉ AO INFINITO E MAIS ALÉM!" - Buzz Lightyear in Toy Story;)

Registado: 24/9/2005 19:33

por lazarus » 20/3/2006 23:38

no caso da Reditus este ano não teve grandes resultados extraordinários ao contrario do ano passado em que o negocio com a Tora inflacionou os resultados!
Este ano, como resultado extraordinario não repetivel, tem 1,2M€ de restituição de impostos pagos.

Já a NovaBase, este ano teve uma queda de 48.8% nos resultados operacionais que foram compensados por neste exercicio nao existirem despesas na Rubrica "Resultados Operacionais Descontinuados". Não sei o q representa os resultados de interesses minoritarios mas adicionam mais 1M€ ao lucros.

Justificarão estes numeros tão grande discrepancias nos PERs das duas empresas :-k
Anexos
RED.JPG
RED.JPG (91.7 KiB) Visualizado 3831 vezes

por artista_ » 20/3/2006 18:35

Não sei se está a fazer bem as contas mas até pode estar e as cotações até podem nesm estar tão desfazadas quanto isso...

Imagine que os seus números estão todos correctos mas a Reditus obteve lucros extraordinários que dificilemente são repetíveis nos próximos anos e que a Novabase até teve lucros um pouco mais baixo do que o espectável devido a alguma factor também extraordinário! até pode acontecer que a RED tenha na prática um PER superior à Novabase...

Mas como lhe disse não conheço as contas das duas empresas que falou, mas se a RED tem realmente um PER de 9 e os resultados apresentados são repetíveis e até melhoráveis se a economia melhorar acho que está muito barata...

Registado: 17/3/2003 22:51

Re: ARTISTA

por lazarus » 20/3/2006 17:57

artista Escreveu:
Faraó Escreveu:Bom as contas são muito simples, a PAD tem o seu capital representado por +- 360 Milhões de acções (se estiver errado corrijam-me sff) logo se tiver lucros de 36ME isso significará 10 cêntimos por acção!

a PAD só tem 300 Milhões de acções

por acaso tem uma lista dos PER das várias tecnologicas nacionais e internacionais.

É q, por exemplo, a Reditus teve lucros de 2,66M€ e ha 6,5Macções Reditus.

2,66M€ / 6,5 MAcções = 0,409 €/acção (EPS)

Fazendo um PER de 20 (!), então cada acção da Reditus cotaria nos 8.18€ :!:

Ora, como o mercado so avalia cada acção da RED em 3.7, temos não um PER de 20 mas sim de 9!!!

Já agora, tive a ver tb para a NovaBase e tem um PER de 37,7 :!: :shock:

5,1 M€ / 28 MAcções = 0,18 (EPS)

6,78 / 0,18 = 37,7 (PER)

:-k estarei a fazer bem as contas???
Pq é q o mercado avalia duas empresas no mesmo sector e com perpesctivas semelhantes com PERs tão diferentes??

pad

por paulo godinho » 20/3/2006 17:02

Nao e 4-5-2006 mas sim 5-4-2006

Registado: 7/9/2005 19:10

resultados

por nunomgsantos » 20/3/2006 16:01

Quando irão ser divulgados os resultados.
No Canal de negócios está indicada a data de 04-05-2006, estará a mesma correcta?? :?:
Obrigado,
NS

Registado: 19/1/2006 13:39

Re: ARTISTA

por artista_ » 20/3/2006 15:43

Faraó Escreveu:Explica-me por favor quais são as contas que fazes para que se a PAD tiver 36MEuros de lucro ela ir a 2 Euros.
Obrigado

Bom as contas são muito simples, a PAD tem o seu capital representado por +- 360 Milhões de acções (se estiver errado corrijam-me sff) logo se tiver lucros de 36ME isso significará 10 cêntimos por acção!

Com um EPS (lucro por acção) de 0,10€ atingirá facilmente os 2 euros, 20 vezes o lucro por acção ou seja PER de 20, valor que até é bastante conservador para o sector da empresa... ou seja se atingisse um resultado de 36 ME o mais certo seria cotar acima dos 3 euros, sobretudo se houvesse espectativas de os lucros subiriam nos anos seguintes!

Com estas contas todas, até acabei por arranjar uns trocos e comprei umas poucas :lol: :lol: a 0.28, depois dos resultados e da evolução da cotação logo verei o que faço...

boa semana

por lazarus » 19/3/2006 23:56

artista Escreveu:Parece que não percebeu ou eu não me expliquei bem... Eu não disse que era nos resultados de 2005 que a PAD iria a apresentar lucros, nem sequer falei em ano nenhum! NO ano de 2005 já todos esperam resultados negativos...

:oops: pois... realmente não disse q era já para este ano. eu é q interpretei mal.

ARTISTA

por Faraó » 17/3/2006 19:58

Explica-me por favor quais são as contas que fazes para que se a PAD tiver 36MEuros de lucro ela ir a 2 Euros.
Obrigado

Registado: 7/4/2003 21:49

por valves » 17/3/2006 19:50

Eu falei que se a PAD vier a ter resultados positivos (um dia quem sabe já neste ano de 2006??!) basta que tenha lucros de 3,6M€ para isso significar 1 cêntimo por acção... eu escrevi aquilo em resposta ao Valves para lhe explicar porque é que haveria tanto interesse na PAD!

Concordo mas já é tanto há espera ! vamos lá esfregar as mãos e pensar que este ano é que é !
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por artista_ » 17/3/2006 18:24

lazarus Escreveu:se tiver 3,6M€ de prejuizo (!) ja vai ser mto bom e ate é bem capaz de subir devido a um prejuizo acima do esperado (pelo menos acima do q eu espero)

Isto pq no 1ºS a ParaRede, apesar da melhoria significativa dos resultados apresentou um lucro de 75mil€. Nessa mm altura apresentou um Profit Warning para o 3T no qual veio a ter prejuizos de 2.5M€ de Euros.

Ora, dado q a ParaRede voltou a apresentar um profit warning para o 4T dado se continuarem a verificar as causas q provocaram o 1º Profit Warning, n sei como fala em lucros :!:

Parece que não percebeu ou eu não me expliquei bem... Eu não disse que era nos resultados de 2005 que a PAD iria a apresentar lucros, nem sequer falei em ano nenhum! NO ano de 2005 já todos esperam resultados negativos...

Eu falei que se a PAD vier a ter resultados positivos (um dia quem sabe já neste ano de 2006??!) basta que tenha lucros de 3,6M€ para isso significar 1 cêntimo por acção... eu escrevi aquilo em resposta ao Valves para lhe explicar porque é que haveria tanto interesse na PAD!

Acrescento ainda, se um dia a PAD conseguir resultados de 36 ME (10 cêntimos por acção) a PAD deverá cotar pelo menos a 2 euros (sendo conservador) o que respresentaria uma subida de 8 vezes a cotação actual... todos dirão, mas será possível a PAD atingir esse tipo de resultados? não sei, mas acho que será muito mais fácil a PAD multiplicar por 10 a sua cotação actual do que, por exemplo, o BCP, da mesma forma que tb será mais fácil falir :lol: :lol:... mas este facto explica em grande medida o facto de a PAD ter interesse para tanta gente...

Bom fds para todos

por lazarus » 17/3/2006 10:10

valves Escreveu:Ainda não percebi como é que um titulo que não mexe continua a galvanizar animos ... esta PAD parece um filme do Manuel de Oliveira

n mexe mas tem la mta gente entalada q parece q ganha carinho às açoes! :lol:

artista Escreveu:Eu sou daqueles que numa carteira com alguma dimensão colocaria 10/15% em PAD porque também acredito que se a empresa recuperar e vier a ter resultados positivos vai acabar por subir muito (já reparaste que 3,6 M€ de lucro na PAD representam 0,01€ por acção?)... jamais colocaria todo o meu capital nela, nem sequer 50%!

se tiver 3,6M€ de prejuizo (!) ja vai ser mto bom e ate é bem capaz de subir devido a um prejuizo acima do esperado (pelo menos acima do q eu espero)

Isto pq no 1ºS a ParaRede, apesar da melhoria significativa dos resultados apresentou um lucro de 75mil€. Nessa mm altura apresentou um Profit Warning para o 3T no qual veio a ter prejuizos de 2.5M€ de Euros.

Ora, dado q a ParaRede voltou a apresentar um profit warning para o 4T dado se continuarem a verificar as causas q provocaram o 1º Profit Warning, n sei como fala em lucros :!:

QQ coisa entre os 3,5 e os 5 M€ de prejuizo, com um claro afastamento das dificuldades do 2S e melhorias para o proximo ano ja será bastante bom.

Bons Negocios

por artista_ » 16/3/2006 22:57

valves Escreveu:Ainda não percebi como é que um titulo que não mexe continua a galvanizar animos ... esta PAD parece um filme do Manuel de Oliveira

A resposta à tua dúvida é simples, o potencial é muito maior que outras empresas, é muito mais fácil a PAD subir 100% do que o BCP, a PT ou a EDP... o pior é que o risco também é maior, e será que as pessoas têm consciência disso??!

Eu sou daqueles que numa carteira com alguma dimensão colocaria 10/15% em PAD porque também acredito que se a empresa recuperar e vier a ter resultados positivos vai acabar por subir muito (já reparaste que 3,6 M€ de lucro na PAD representam 0,01€ por acção?)... jamais colocaria todo o meu capital nela, nem sequer 50%!

um abraço

por valves » 16/3/2006 21:48

Ainda não percebi como é que um titulo que não mexe continua a galvanizar animos ... esta PAD parece um filme do Manuel de Oliveira
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por lazarus » 16/3/2006 19:43

bolinha Escreveu:
Insclarecido Escreveu:cofs anyone?... tks

Imagem

volume e preço médio das ultimas sessões? alguem tem?

ue

por lazarus » 16/3/2006 19:38

paulo godinho - 13 de Março Escreveu:A pad nao subiu pelo contrario desceu fez um movimento contrario ao do mercado pelo que pode muito naturalmente subir quando o mercado ja estiver em queda , alias acho que e muito provavel que venha a fazer duplo fundo no topo do mercado o ue quer dizer que teremos a pad a subir quando o resto do mercado ja estiver a cair portanto se estas a perder nao penso que sair agora seja a melhor opcao e se quiseres comprar mais espera mais algum tempo ate a apresentacao dos resultados para ver se vem ou nao fazer duplo fundo nessa altura sim acho que e a melhor altura para entrar mas e so uma opiniao

paulo godinho - 14 de Março Escreveu:Se comecarem a aparecer rumores de consolidacao no sector isso e bom para a accao e sabe-se o quanto esta accao e especulativa , por outro lado e bem provavel que esses rumores desta vez se venham mesmo a concretizar e se envolver a pad entao isso seria maravilhoso ,estamos numa onda de fusoes e aquisicoes e isso vai tambem chegar a este sector

Então em q ficamos, vai fazer duplo fundo nos 0.25 ou vai voar?

Qt à consolidação no mercado das TI's é coisa q os Presidentes da Reditus, ParaRede e Novabase já falam há mto tmpo e afastam smpre a possibilidade de ser uma empresa cotada!

A ParaRede, em tempos, até colocava a possibilidade de cresces em Espanha por aquisição. Agora até desinvestiu!!!

Outra coisa, a consolidação pode dar-se de mtas formas, mas se for por OPA, ha sempr kem compre e quem venda, e é raro q quem compre suba!

Seria mto bom para todos os PADistas q a Reditus fizesse uma OPA à PAD mas e se for o contrario? Acha q a PAD vai subir???
Dp dos problemas da integração da WhatEverNet eu tnho mtas duvidas.

Alias entre PAD e RED, o q faria mais sentido seria a fusão, mas tb n vejo o interesse enquanto decorrer o acordo comercial entre elas... n sei... N sei s ha grand complementariedade entre RED, PAD e NBA para fazer sentido OPAs e fusões...

ja agora, q intervalo de valores espera para os prejuizos da PAD este ano???

Bons Negocios

por bolinha » 16/3/2006 19:13

Insclarecido Escreveu:cofs anyone?... tks

Imagem

Registado: 26/7/2005 20:28

por Insclarecido » 16/3/2006 16:30

cofs anyone?... tks

Registado: 5/2/2006 0:42

Re: pad

por paulo godinho » 16/3/2006 0:17

paulo godinho Escreveu:Se comecarem a aparecer rumores de consolidacao no sector isso e bom para a accao e sabe-se o quanto esta accao e especulativa , por outro lado e bem provavel que esses rumores desta vez se venham mesmo a concretizar e se envolver a pad entao isso seria maravilhoso ,estamos numa onda de fusoes e aquisicoes e isso vai tambem chegar a este sector
Tudo o que disse neste post comeca a ter agora razoes para se comecar a verificar e mesmo nao havendo opa ou opt na pad basta a especulacao e ninguem a segura , com o ambiente que se vive actualmente nas bolsas tudo pode acontecer e a verdade e que a pad e sempre ou quase sempre a ultima a subir

por daviddias » 15/3/2006 23:06

nao era mm nada mal pensado... lol.. agora nesta moda das OPA's.. lol
umas postas de pescada e tal.. http://aminhacarteira.blogspot.com/

Registado: 1/2/2005 19:30

por Nyk » 15/3/2006 23:04

Reditus admite recorrer a aumento de capital para aquisição de empresas

15/03/2006 22:01

A Reditus está a dotar a empresa de todos os mecanismos que possibilitem o seu crescimento. Para isso está a analisar mecanismos vários que poderão servir como moeda de troca para a aquisição de empresas, disse Frederico Moreira Rato em entrevista ao Jornal de Negócios.

Caracterizada pelo seu "low profile", a Reditus tem resistido nos últimos 40 anos a momentos bons e menos bons. Hoje, Frederico Moreira Rato considera que a tecnológica está "apetecível" para os seus accionistas. O mercado nacional já é pequeno para a sua estratégia e o presidente quer consolidar a expansão internacional, nomeadamente em Espanha. Para isso está à procura de ganhar dimensão

Será que a reditus vai comprar a pararede...
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

Seria uma OPA vantajosa ?

por Recolector » 14/3/2006 22:12

Odissey Escreveu:Tenho mais de 50 mil pararedes compradas a .38

Neste momento, em que a PAD cota a .28 /.29, uma OPA teria que ter um prémio de +- 35% para esta investidora anular os prejuízos ... E não teria ganho nada ! Isto sem contar que teve o capital imobilizado, pagou comissões, correu riscos ...

Isto é só um exemplo. Há casos muito mais dramáticos !

Haverá uma OPA sobre a PAD com tal prémio ?
Lei da Gravidade, revisitada :
1º Tudo o que subiu, cai por si.
2º Tudo o que caiu, só sobe se impulsionado.

Registado: 25/1/2005 22:10

por Recolector » 14/3/2006 22:04

artista Escreveu:Não estou a perceber, vender a 0,28 e recomprar a 0,25??! e se amanhã ou depois subir para 0,30???! quem nos garante que vais aos 0,25???!

Pois ! Isto é como tudo. Dinheiro puxa dinheiro e tem tem mais capital tem sempre a vida mais facilitada. Quem tenha cash em carteira, pode fazer ao contrário, refoça no fundo e vende a tranche um pouco mais acima, isto para manter a posição do mesmo tamanho, senão à pála dos preços médios acabava por ter o seu capital todo investido na PAD :mrgreen: Agora quem não tem capital livre ou não queira aumentar a exposição, mesmo que temporáriamente (suponho ser o caso de muitos PADistas), tem mesmo que ter mais trabalho e "adivinhar" os movimentos da PAD. Muitos investidores afirmam que conseguem frequentemente antecipar as grandes (e repentinas ?) subidas / descidas da PAD.

paulo godinho Escreveu:Se comecarem a aparecer rumores de consolidacao no sector isso e bom para a accao e sabe-se o quanto esta accao e especulativa , por outro lado e bem provavel que esses rumores desta vez se venham mesmo a concretizar e se envolver a pad entao isso seria maravilhoso ,estamos numa onda de fusoes e aquisicoes e isso vai tambem chegar a este sector

Pois, a PAD ser opada era mesmo o melhor para alguns, mas não para todos :) Muitos investidores têm posições com um preço médio tal que só recuperavam o investimento com uma OPA cujo prémio fosse de ... 50% ? 70% ? 90% ???
Se calhar o melhor para todos é a PAD continuar com as suas subidas/descidas fulgurantes, para se ir compondo a posição ...
Bom, de qualquer modo, não acredito que haja novidades antes do caso da PT estar totalmente resolvido.
Lei da Gravidade, revisitada :
1º Tudo o que subiu, cai por si.
2º Tudo o que caiu, só sobe se impulsionado.

Registado: 25/1/2005 22:10

pad

por paulo godinho » 14/3/2006 19:11

Se comecarem a aparecer rumores de consolidacao no sector isso e bom para a accao e sabe-se o quanto esta accao e especulativa , por outro lado e bem provavel que esses rumores desta vez se venham mesmo a concretizar e se envolver a pad entao isso seria maravilhoso ,estamos numa onda de fusoes e aquisicoes e isso vai tambem chegar a este sector

por artista_ » 14/3/2006 15:14

Não estou a perceber, vender a 0,28 e recomprar a 0,25??! e se amanhã ou depois subir para 0,30???! quem nos garante que vais aos 0,25???!

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, lito, PAULOJOAO, rg7803, Shimazaki_2 e 40 visitantes