Somague
17 mensagens
|Página 1 de 1
Somague
Boas Tardes,
Reparei que existe um post relativamente à Somague e à posição assumida pelo JAS, tomei a liberdade de puxar este meu post dado considerar ser actual e poder ser útil à Comunidade.
Esta era uma das meninas que eu seguia com particular atenção; os finais do ano costumam ser muito positivos para este titulo mas...o problema vem depois, por isso olhos bem abertos
Um abraço,
Small Caps
Reparei que existe um post relativamente à Somague e à posição assumida pelo JAS, tomei a liberdade de puxar este meu post dado considerar ser actual e poder ser útil à Comunidade.
Esta era uma das meninas que eu seguia com particular atenção; os finais do ano costumam ser muito positivos para este titulo mas...o problema vem depois, por isso olhos bem abertos

Um abraço,
Small Caps
Bons dias
Dados os ultimos desenvolvimentos no titulo impõe-se um "updatezinho"..na Segunda feira escrevi aqui que esperava reacção na zona dos 6.30/6.50..e lá veio ela a meu pedido
.
A questão é simples...o BPP entrou em acção. Recomeçaram as puxadas de final de sessão:
no dia 25 até aos 6.86
no dia 26 até aos 7.00
hoje já vamos nos 7.50
Porque é que eu penso que é o "anjo da guarda" do titulo?
Em primeiro lugar porque eu sigo muito bem este titulo e após um certo "treino" distingue-se bem quando somos nós, particulares, a comprar ou institucionais.
Em segundo lugar como de costume o "anjo da guarda" faz isto quando quer inverter o titulo..coloca uma ordem relativamente grande na compra, na terça foram 2000 a 6.50, e em seguida compra pelo COF acima parando em valores chave.
Em terceiro lugar...experimentem acompanhar o fecho da Somague nestes dias...garanto-vos que às 16.29 aparece uma compra a valor fixo para fazer o titulo subir; ontem a ordem foi dada a 7.00 com vendas no COF a 6.67 a 2 minutos do final da sessão,
elucidativo, não?
A minha opinião pessoal...era previsivel uma reacção na Somague..o titulo não iria cair eternamente nem o tal "anjo da guarda" o permitiria por muito mais tempo embora eu não esteja convencido da sua "inocência"
nesta queda.
Neste momento confirma-se a zona 6.30/6.50 como um suporte importante para o titulo.
A partir de agora e se as puxadas continuarem é de vigiar o movimento comparando-o com aquele que iniciou em Julho de 2002.
"Batalhas são negócios perigosos"
A Arte da Guerra
Sun Tzu
Dados os ultimos desenvolvimentos no titulo impõe-se um "updatezinho"..na Segunda feira escrevi aqui que esperava reacção na zona dos 6.30/6.50..e lá veio ela a meu pedido

A questão é simples...o BPP entrou em acção. Recomeçaram as puxadas de final de sessão:

Porque é que eu penso que é o "anjo da guarda" do titulo?
Em primeiro lugar porque eu sigo muito bem este titulo e após um certo "treino" distingue-se bem quando somos nós, particulares, a comprar ou institucionais.
Em segundo lugar como de costume o "anjo da guarda" faz isto quando quer inverter o titulo..coloca uma ordem relativamente grande na compra, na terça foram 2000 a 6.50, e em seguida compra pelo COF acima parando em valores chave.
Em terceiro lugar...experimentem acompanhar o fecho da Somague nestes dias...garanto-vos que às 16.29 aparece uma compra a valor fixo para fazer o titulo subir; ontem a ordem foi dada a 7.00 com vendas no COF a 6.67 a 2 minutos do final da sessão,

A minha opinião pessoal...era previsivel uma reacção na Somague..o titulo não iria cair eternamente nem o tal "anjo da guarda" o permitiria por muito mais tempo embora eu não esteja convencido da sua "inocência"

Neste momento confirma-se a zona 6.30/6.50 como um suporte importante para o titulo.
A partir de agora e se as puxadas continuarem é de vigiar o movimento comparando-o com aquele que iniciou em Julho de 2002.
"Batalhas são negócios perigosos"
A Arte da Guerra
Sun Tzu
Um abraço,
Small Caps
Small Caps
Re: e o ridículo dos volumes?
nunofaustino Escreveu:Uma coisa eu sinceramente não percebo... a queda de 3 de Fevereiro até hoje (dia 24 de Fevereiro) foi de 31,5%!!! O volume a acompanhar esta queda foi de 24259 acções. Ou seja, este movimento foi efectuado com menos de 40000 contos (a um preço médio de 8,2 €)...
Isto nas Small Caps tem volumes pequeninos...
No ano de 2002 a Somague registou, a 10 Jul, o mínimo de 6,34 e fechou o ano a 10,45.
Ou seja subiu 64,83% em menos de 6 meses. E com um volume médio, por sessão, de apenas 5.814 acções (max 46.848 e min. 2). Isto quer dizer que subiu isso tudo em menos de 120 sessões e movimentando menos de 700.000 títulos. Se repararmos bem encontramos nesse período 3 dias com mais de 40k o que nos dá para as outras 117 sessões um volume diário de 5k.
nunofaustino Escreveu:De lembrar que a SMG foi a empresa que mais subiu na bolsa no ano passado, tendo feito um caminho impressionante dos 3,4 até aos 10,45.
Aqui houve uma gralha e o nuno faustino escreveu 3,4 quando devia ter escrito 6,34 pois esse foi o mínimo do ano.
nunofaustino Escreveu:Será esta uma correcção a essa subida ou o início de um novo ciclo?
Estudando o gráfico detecta-se uma nítida vontade de o ver fechar bem o ano... Entre 06 de Dez e 31 de Dez a Somague subiu de 8,96 para 10,45 (+16,66%) com um volume total de apenas 131.582 títulos (max. 27.449 e min. 1.075)
Portanto parecia natural que se seguisse uma correcção para a casa dos 9,00 euros no início de 2003 o que veio a acontecer no dia 11 Fev.
Aqui encontramos outra singulariedade no gráfico... Durante quase 1 mês e meio apenas encontramos 6 velas brancas bastante concentradas na 2ª quinzena de Janeiro. Bastante sintomático do desinteresse que se estava a registar com um volume médio de apenas 1000 acções(max.2.882, min.1)
A seguir o volume médio aumenta pois encontramos 1.523 nas últimas 20 sessões e 2.329 nas últimas 5 sessões.
Os valores são ridículos mas na realidade temos aumento de volume e temos queda.
Os novos ciclos nas Small Caps dão-se quando os accionistas principais (que andaram provavelmente a vender) assim o entenderem... Há que estar atento a uma atenuação da queda ou a uma lareralização do título com um aumento de volume por muito pequeno que ele seja.
JAS
e o ridículo dos volumes?
Uma coisa eu sinceramente não percebo... a queda de 3 de Fevereiro até hoje (dia 24 de Fevereiro) foi de 31,5%!!! O volume a acompanhar esta queda foi de 24259 acções. Ou seja, este movimento foi efectuado com menos de 40000 contos (a um preço médio de 8,2 €)...
65% deste volume foi feito em duas sessões (a de hoje e a do dia 13). Curiosamente foram nestas duas sessões que a Somague desceu mais (dos 2.99 €, 1.2 foram feitos nestas duas sessões).
De lembrar que a SMG foi a empresa que mais subiu na bolsa no ano passado, tendo feito um caminho impressionante dos 3,4 até aos 10,45. Será esta uma correcção a essa subida ou o início de um novo ciclo?
Um abraço
Nunofaustino
65% deste volume foi feito em duas sessões (a de hoje e a do dia 13). Curiosamente foram nestas duas sessões que a Somague desceu mais (dos 2.99 €, 1.2 foram feitos nestas duas sessões).
De lembrar que a SMG foi a empresa que mais subiu na bolsa no ano passado, tendo feito um caminho impressionante dos 3,4 até aos 10,45. Será esta uma correcção a essa subida ou o início de um novo ciclo?
Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Com este panorama...
... não me restou outra alternativa senão sair do papel nos warrants.
Na verdade, o vendedor dos warrants da Somague nos dias 13 e 14 deste mês era eu, a despachar perto de 160000 desses papelitos entre os o,25 aos 0,34 Euros...antes que fosse tarde demais!
Para quem os adquiriu a um preço entre os 0,08 aos 0,14 posso considerar que acabou por ser um excelente negócio, embora ainda tivesse a certa altura do campeonato acalentado esperanças de só os vender acima de 1 Euro cada!
E com estas mais valias fiquei a dever um almoço ao Small Caps, pelo que lhe peço que contacte o Eu para um almoço a 3 em Lisboa.
Um abraço,
Cem
Na verdade, o vendedor dos warrants da Somague nos dias 13 e 14 deste mês era eu, a despachar perto de 160000 desses papelitos entre os o,25 aos 0,34 Euros...antes que fosse tarde demais!
Para quem os adquiriu a um preço entre os 0,08 aos 0,14 posso considerar que acabou por ser um excelente negócio, embora ainda tivesse a certa altura do campeonato acalentado esperanças de só os vender acima de 1 Euro cada!
E com estas mais valias fiquei a dever um almoço ao Small Caps, pelo que lhe peço que contacte o Eu para um almoço a 3 em Lisboa.
Um abraço,
Cem
-
Cem
Ui Ui... não costumo acompanhar a Somague (só o faço periodicamente), pelo que este teu gráfico me deixou mesmo de boca aberta... Intrigante, muito intrigante que quem levou o papel ao céu o esteja agora a deixar cair com esta aparente facilidade, sem que, pelo menos, uma distribuição de jeito tenha sido feita.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Boas tardes
Mais um update à Somague.
Relativamente ao titulo o quebrar dos 8€ como tinha dito, levaram-no aos niveis de Julho de 2002.
Se me dissessem a 1 de Janeiro( cotação 10.40) que a Somague estaria a 6.50 no dia 24 de Fevereiro eu não acreditaria...mas o facto é que está. Em apenas 2 meses recuou o que tinha subido em 5 meses.
Razões para esta queda:
a queda tem sido feita com pouco volume, o maior volume foi no dia 13 de Fevereiro , o dia que no post acima mencionei. Nos outros dias têm sido vendas e repito vendas, pois tenho acompanhado os COF da Somague todos os dias e não vi nenhuma compra, com excepção para hoje que compraram a 7.23..quem está a sair?Os pequenos? Parece-me pouco provável...a queda é propositada..??Sem duvida que sim....
serão razões financeiras?O que consta no mercado são as enormes dificuldades de tesouraria derivado sobretudo pela construção dos estádios de futebol. Muitas dificuldades em pagar a fornecedores..
Os Warrants têm mantido uma firmeza na zona dos 0.25. Não vejo grande sell off neles o que tb podemos considerar estranho...
A minha posição..após ter saido a niveis de 9.30/9.50 não vejo nenhum sinal para reentrar no papel, espero uma reacção a estes niveis. zona de suporte importante (6.30/6.50).
Deixo o gráfico em baixo..é deveras elucidativo do furacão que está a passar pela Somague..
"Quando obtive uma vitória, não repito as minhas tácticas, mas respondo às circunstâncias de uma infinidade de maneiras"
A Arte da Guerra
Sun Tzu
Mais um update à Somague.
Relativamente ao titulo o quebrar dos 8€ como tinha dito, levaram-no aos niveis de Julho de 2002.
Se me dissessem a 1 de Janeiro( cotação 10.40) que a Somague estaria a 6.50 no dia 24 de Fevereiro eu não acreditaria...mas o facto é que está. Em apenas 2 meses recuou o que tinha subido em 5 meses.
Razões para esta queda:

Deixo o gráfico em baixo..é deveras elucidativo do furacão que está a passar pela Somague..

"Quando obtive uma vitória, não repito as minhas tácticas, mas respondo às circunstâncias de uma infinidade de maneiras"
A Arte da Guerra
Sun Tzu
- Anexos
-
- Somague.JPG (300.56 KiB) Visualizado 1337 vezes
Um abraço,
Small Caps
Small Caps
E quem vende?
Ulisses Pereira Escreveu:Não sou o Small Caps mas posso confirmar que o BPP tem uma forte posição na Somague. Aliás, os seus responsáveis já manifestaram a intenção de vender essa posição quando surgir uma proposta interessante.
Embora os volumes não sejam significativos não pode ser o BPP a vender?
É que a "proposta interessante" não aparece com certeza num momento em que o sector está numa forte crise.
E ir saindo, devagarinho e sem dar muito nas vistas, pode ter sido a tactica mais rentável.
JAS
Bons dias
A SMG tem vindo a realizar a sua trajectória descendente desde os 10.40 que mencionei neste post. A minha estatégia era acumular para tentar uma venda acima dos máximos do ano. As razões estão acima descritas e parecia-me na altura uma boa estratégia sobretudo pelo tal facto dos Warrants da Somague estarem a ser "sustentados".
Factos:
as tais "puxadas" do BPP não estavam a ser realizadas
no dia 23 de Janeiro aproveitando a ausencia de grandes vendas puxei o titulo para os 9.91 no sentido de ir contra a trend dominante e observar os resultados. Os resultados deste "raid" fizeram-me mudar de ideias e durante os dias seguintes fechei posições no titulo esperando uma queda.
mas algo me intrigava na altura...os Warrants continuavam na mesma cotação. Mas como estava decidido a nao lutar contra a trend dominante saí e esperei para ver quando teriamos novos desenvolvimentos no titulo.
Ontem dia 13 tivemos o epilogo esperado...forte queda da Somague com o respectivo acompanhar dos Warrants. A cotação das acções cai de 8.91 para 8.12 com 7145 titulos negociados e os warrants fazem a 0.30/0.31 um volume de 62.997.
Hoje dia 14 a cotação está relativamente estável mas os Warrants estão animados. Houve uma venda de 5000 a 0.25 e uma compra a 0.26 e a partir daí surgiu uma compra de 100.000 a 0.25 que permitiu o estanque da possivel descida da cotação. Essa ordem foi em parte cumprida e posto isso saiu do COF estando neste momento a cotação a 0.25, a descer 16.67% com 95.659 de volume.
Conclusões que podemos tirar:
A queda era previsivel e por isso abandonei a minha posição no titulo. Existe uma relação directa entre grandes movimentos nos warrants e mexidas no titulo.
Possiveis mexidas no titulo são perfeitamente possiveis e a quebra dos 8.00 pode levar a Somague a niveis de fins de Julho de 2002 pois foi a altura em que o verdadeiro "despertar" do titulo para esta grande subida de 5 meses começou .
" Aquele que intimida os seus vizinhos fá-lo inflingindo danos"
A Arte da Guera
Sun Tzu
A SMG tem vindo a realizar a sua trajectória descendente desde os 10.40 que mencionei neste post. A minha estatégia era acumular para tentar uma venda acima dos máximos do ano. As razões estão acima descritas e parecia-me na altura uma boa estratégia sobretudo pelo tal facto dos Warrants da Somague estarem a ser "sustentados".
Factos:

Conclusões que podemos tirar:
A queda era previsivel e por isso abandonei a minha posição no titulo. Existe uma relação directa entre grandes movimentos nos warrants e mexidas no titulo.
Possiveis mexidas no titulo são perfeitamente possiveis e a quebra dos 8.00 pode levar a Somague a niveis de fins de Julho de 2002 pois foi a altura em que o verdadeiro "despertar" do titulo para esta grande subida de 5 meses começou .
" Aquele que intimida os seus vizinhos fá-lo inflingindo danos"
A Arte da Guera
Sun Tzu
Um abraço,
Small Caps
Small Caps
Boas Tardes
Caro Cem:
Ainda bem que também está com atenção a esses pormenores..ainda hoje tivemos mais um dia exemplificativo desta situação: cotação em queda (9.28) e W a movimentarem-se sempre a 0.34. Parece existir uma ordem "aparentemente" sem fundo na compra....
Hoje comprei mais algumas SMG..fase de acumulação dentro de certos limites que estão quase atingidos.
Caro Ulisses:
Obrigado pela antecipação na resposta. De facto é o BPP que tem uma posição assumida e faz o papel de "anjo da guarda" do titulo. Toda e qq tipo de estratégia no titulo passa por eles.
P.S. Oxalá a Somague ultrapasse os 12.47€

Caro Cem:
Ainda bem que também está com atenção a esses pormenores..ainda hoje tivemos mais um dia exemplificativo desta situação: cotação em queda (9.28) e W a movimentarem-se sempre a 0.34. Parece existir uma ordem "aparentemente" sem fundo na compra....

Hoje comprei mais algumas SMG..fase de acumulação dentro de certos limites que estão quase atingidos.
Caro Ulisses:
Obrigado pela antecipação na resposta. De facto é o BPP que tem uma posição assumida e faz o papel de "anjo da guarda" do titulo. Toda e qq tipo de estratégia no titulo passa por eles.
P.S. Oxalá a Somague ultrapasse os 12.47€

Um abraço,
Small Caps
Small Caps
Caro Small Caps:
Ora aí está uma dedução interessante, também já tinha reparado que anda alguém nos warrants SMG a tentar caçar o que houver a vender abaixo de 0.34€ .
Resta saber qual o objectivo desse comprador, caçar o que houver a estes níveis para depois fazer subir as acções? Desconheço, mas se as acções voltarem a disparar admito que possam ir este ano a níveis próximos do strike price nos 12.47€, o que poderia originar valores de cotação dos warrants superiores a 1.50€,visto a sua maturidade ser apenas em Novembro de 2005.
Como sabes também eu tenho montões de warrants desses, e não tenciono de modo algum vendê-los porque acredito no potencial do papel, não só tecnicamente como em termos fundamentais ( neste caso são um investimento e estão fora da minha carteira de trading), e acompanho de forma periódica o seu valor teórico pela fórmula de Black-Scholes. O valor teórico actual de cada warrant é neste momento de 0.47€ mas como não têm market maker tenho de admitir que a faixa dos 0.34 a 0.38 de comprador e vendedor é aceitável.
Quanto ao nosso almoço, não está esquecido, fica desde já combinado para a altura em que a Somague ultrapasse os 12.47€!
Um abraço,
Cem
Resta saber qual o objectivo desse comprador, caçar o que houver a estes níveis para depois fazer subir as acções? Desconheço, mas se as acções voltarem a disparar admito que possam ir este ano a níveis próximos do strike price nos 12.47€, o que poderia originar valores de cotação dos warrants superiores a 1.50€,visto a sua maturidade ser apenas em Novembro de 2005.
Como sabes também eu tenho montões de warrants desses, e não tenciono de modo algum vendê-los porque acredito no potencial do papel, não só tecnicamente como em termos fundamentais ( neste caso são um investimento e estão fora da minha carteira de trading), e acompanho de forma periódica o seu valor teórico pela fórmula de Black-Scholes. O valor teórico actual de cada warrant é neste momento de 0.47€ mas como não têm market maker tenho de admitir que a faixa dos 0.34 a 0.38 de comprador e vendedor é aceitável.
Quanto ao nosso almoço, não está esquecido, fica desde já combinado para a altura em que a Somague ultrapasse os 12.47€!
Um abraço,
Cem
-
Cem
Somague
Bons dias,
A Somague tem efectuado uma correcção que a levou desde 10.45 a 31/12/2002 até ao minimo anual de 9.30 feito a 16/01/2003.
Ora bem...podemos dizer que começou mal o ano
Vamos então analisar esta correcção:
volume fraquissimo ( volume máximo diário: 1851 titulos)
as famosas puxadas do BPP estão a realizar-se mas a niveis mais baixos e com quantidades pequenas (200/300)
os famosos W da SMG...como se comportaram eles durante esta correcção...
...pois..aí é que está o facto intrigante..eles simplesmente não alteraram o preço (0.34) tendo efectuado movimentos todos os dias de Janeiro mas sempre ao mesmo preço pois tem lá um comprador forte que tem ficado com os W todos. Possivel tentativa de secar os W?
Será que o comprador dos 0.34 e o vendedor das 10.000 a 0.38 são o mesmo?
Estaremos perante uma limitação do preço dos W? (0.34-0.38)..eu pessoalmente acredito que sim.
A minha posição perante isto: assumi posição no titulo (9.35/9.41) nesta correcção e não tenciono "largar" até ver sinais para tal, nomeadamente nos W. Assumo um stop loss mental a 8.80 e um Profit Take nos máximos do ano (10.45).
" O Exercito não pode ser comandado segundo regras de etiqueta"
A Arte da Guerra
Sun Tzu
A Somague tem efectuado uma correcção que a levou desde 10.45 a 31/12/2002 até ao minimo anual de 9.30 feito a 16/01/2003.
Ora bem...podemos dizer que começou mal o ano

Vamos então analisar esta correcção:

A minha posição perante isto: assumi posição no titulo (9.35/9.41) nesta correcção e não tenciono "largar" até ver sinais para tal, nomeadamente nos W. Assumo um stop loss mental a 8.80 e um Profit Take nos máximos do ano (10.45).
" O Exercito não pode ser comandado segundo regras de etiqueta"
A Arte da Guerra
Sun Tzu
Um abraço,
Small Caps
Small Caps
17 mensagens
|Página 1 de 1