Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Somague

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Somague

por JAS » 2/12/2003 18:28

Assim, com o gráfico ampliado, vê-se melhor que para aquelas bandas o Natal começa por volta do dia 9...

Um abraço Small Caps cheio de saudades dos tempos em que podíamos brincar na LIG e noutras que tais.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Somague

por Small Caps » 2/12/2003 18:16

Boas Tardes,

Reparei que existe um post relativamente à Somague e à posição assumida pelo JAS, tomei a liberdade de puxar este meu post dado considerar ser actual e poder ser útil à Comunidade.

Esta era uma das meninas que eu seguia com particular atenção; os finais do ano costumam ser muito positivos para este titulo mas...o problema vem depois, por isso olhos bem abertos :roll: :roll:

Um abraço,

Small Caps

Registado: 4/11/2002 22:20

por Small Caps » 27/2/2003 11:59

O gráfico... :oops: :oops:
Anexos
SMG.gif
SMG.gif (26.18 KiB) Visualizado 1126 vezes
Um abraço,

Small Caps

por Small Caps » 27/2/2003 11:58

Bons dias

Dados os ultimos desenvolvimentos no titulo impõe-se um "updatezinho"..na Segunda feira escrevi aqui que esperava reacção na zona dos 6.30/6.50..e lá veio ela a meu pedido :mrgreen: .
A questão é simples...o BPP entrou em acção. Recomeçaram as puxadas de final de sessão:

:arrow: no dia 25 até aos 6.86
:arrow: no dia 26 até aos 7.00
:arrow: hoje já vamos nos 7.50 8-)

Porque é que eu penso que é o "anjo da guarda" do titulo?

Em primeiro lugar porque eu sigo muito bem este titulo e após um certo "treino" distingue-se bem quando somos nós, particulares, a comprar ou institucionais.

Em segundo lugar como de costume o "anjo da guarda" faz isto quando quer inverter o titulo..coloca uma ordem relativamente grande na compra, na terça foram 2000 a 6.50, e em seguida compra pelo COF acima parando em valores chave.

Em terceiro lugar...experimentem acompanhar o fecho da Somague nestes dias...garanto-vos que às 16.29 aparece uma compra a valor fixo para fazer o titulo subir; ontem a ordem foi dada a 7.00 com vendas no COF a 6.67 a 2 minutos do final da sessão, :wink: elucidativo, não?

A minha opinião pessoal...era previsivel uma reacção na Somague..o titulo não iria cair eternamente nem o tal "anjo da guarda" o permitiria por muito mais tempo embora eu não esteja convencido da sua "inocência" :wink: nesta queda.
Neste momento confirma-se a zona 6.30/6.50 como um suporte importante para o titulo.
A partir de agora e se as puxadas continuarem é de vigiar o movimento comparando-o com aquele que iniciou em Julho de 2002.

"Batalhas são negócios perigosos"
A Arte da Guerra
Sun Tzu
Um abraço,

Small Caps

Re: e o ridículo dos volumes?

por JAS » 25/2/2003 4:03

nunofaustino Escreveu:Uma coisa eu sinceramente não percebo... a queda de 3 de Fevereiro até hoje (dia 24 de Fevereiro) foi de 31,5%!!! O volume a acompanhar esta queda foi de 24259 acções. Ou seja, este movimento foi efectuado com menos de 40000 contos (a um preço médio de 8,2 €)...

Isto nas Small Caps tem volumes pequeninos...
No ano de 2002 a Somague registou, a 10 Jul, o mínimo de 6,34 e fechou o ano a 10,45.
Ou seja subiu 64,83% em menos de 6 meses. E com um volume médio, por sessão, de apenas 5.814 acções (max 46.848 e min. 2). Isto quer dizer que subiu isso tudo em menos de 120 sessões e movimentando menos de 700.000 títulos. Se repararmos bem encontramos nesse período 3 dias com mais de 40k o que nos dá para as outras 117 sessões um volume diário de 5k.

nunofaustino Escreveu:De lembrar que a SMG foi a empresa que mais subiu na bolsa no ano passado, tendo feito um caminho impressionante dos 3,4 até aos 10,45.

Aqui houve uma gralha e o nuno faustino escreveu 3,4 quando devia ter escrito 6,34 pois esse foi o mínimo do ano.

nunofaustino Escreveu:Será esta uma correcção a essa subida ou o início de um novo ciclo?

Estudando o gráfico detecta-se uma nítida vontade de o ver fechar bem o ano... Entre 06 de Dez e 31 de Dez a Somague subiu de 8,96 para 10,45 (+16,66%) com um volume total de apenas 131.582 títulos (max. 27.449 e min. 1.075)
Portanto parecia natural que se seguisse uma correcção para a casa dos 9,00 euros no início de 2003 o que veio a acontecer no dia 11 Fev.
Aqui encontramos outra singulariedade no gráfico... Durante quase 1 mês e meio apenas encontramos 6 velas brancas bastante concentradas na 2ª quinzena de Janeiro. Bastante sintomático do desinteresse que se estava a registar com um volume médio de apenas 1000 acções(max.2.882, min.1)
A seguir o volume médio aumenta pois encontramos 1.523 nas últimas 20 sessões e 2.329 nas últimas 5 sessões.
Os valores são ridículos mas na realidade temos aumento de volume e temos queda.

Os novos ciclos nas Small Caps dão-se quando os accionistas principais (que andaram provavelmente a vender) assim o entenderem... Há que estar atento a uma atenuação da queda ou a uma lareralização do título com um aumento de volume por muito pequeno que ele seja.

JAS

e o ridículo dos volumes?

por nunofaustino » 25/2/2003 2:33

Uma coisa eu sinceramente não percebo... a queda de 3 de Fevereiro até hoje (dia 24 de Fevereiro) foi de 31,5%!!! O volume a acompanhar esta queda foi de 24259 acções. Ou seja, este movimento foi efectuado com menos de 40000 contos (a um preço médio de 8,2 €)...
65% deste volume foi feito em duas sessões (a de hoje e a do dia 13). Curiosamente foram nestas duas sessões que a Somague desceu mais (dos 2.99 €, 1.2 foram feitos nestas duas sessões).

De lembrar que a SMG foi a empresa que mais subiu na bolsa no ano passado, tendo feito um caminho impressionante dos 3,4 até aos 10,45. Será esta uma correcção a essa subida ou o início de um novo ciclo?

Um abraço
Nunofaustino
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

Com este panorama...

por Cem » 24/2/2003 17:17

... não me restou outra alternativa senão sair do papel nos warrants.
Na verdade, o vendedor dos warrants da Somague nos dias 13 e 14 deste mês era eu, a despachar perto de 160000 desses papelitos entre os o,25 aos 0,34 Euros...antes que fosse tarde demais!
Para quem os adquiriu a um preço entre os 0,08 aos 0,14 posso considerar que acabou por ser um excelente negócio, embora ainda tivesse a certa altura do campeonato acalentado esperanças de só os vender acima de 1 Euro cada!
E com estas mais valias fiquei a dever um almoço ao Small Caps, pelo que lhe peço que contacte o Eu para um almoço a 3 em Lisboa.
Um abraço,
Cem
Cem

por Ulisses Pereira » 24/2/2003 15:34

Ui Ui... não costumo acompanhar a Somague (só o faço periodicamente), pelo que este teu gráfico me deixou mesmo de boca aberta... Intrigante, muito intrigante que quem levou o papel ao céu o esteja agora a deixar cair com esta aparente facilidade, sem que, pelo menos, uma distribuição de jeito tenha sido feita.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Small Caps » 24/2/2003 15:26

Boas tardes

Mais um update à Somague.
Relativamente ao titulo o quebrar dos 8€ como tinha dito, levaram-no aos niveis de Julho de 2002.
Se me dissessem a 1 de Janeiro( cotação 10.40) que a Somague estaria a 6.50 no dia 24 de Fevereiro eu não acreditaria...mas o facto é que está. Em apenas 2 meses recuou o que tinha subido em 5 meses.
Razões para esta queda:

:arrow: a queda tem sido feita com pouco volume, o maior volume foi no dia 13 de Fevereiro , o dia que no post acima mencionei. Nos outros dias têm sido vendas e repito vendas, pois tenho acompanhado os COF da Somague todos os dias e não vi nenhuma compra, com excepção para hoje que compraram a 7.23..quem está a sair?Os pequenos? Parece-me pouco provável...a queda é propositada..??Sem duvida que sim....

:arrow: serão razões financeiras?O que consta no mercado são as enormes dificuldades de tesouraria derivado sobretudo pela construção dos estádios de futebol. Muitas dificuldades em pagar a fornecedores..

:arrow: Os Warrants têm mantido uma firmeza na zona dos 0.25. Não vejo grande sell off neles o que tb podemos considerar estranho... :wink:

:!: A minha posição..após ter saido a niveis de 9.30/9.50 não vejo nenhum sinal para reentrar no papel, espero uma reacção a estes niveis. zona de suporte importante (6.30/6.50).

Deixo o gráfico em baixo..é deveras elucidativo do furacão que está a passar pela Somague.. :roll:

"Quando obtive uma vitória, não repito as minhas tácticas, mas respondo às circunstâncias de uma infinidade de maneiras"
A Arte da Guerra
Sun Tzu
Anexos
Somague.JPG
Somague.JPG (300.56 KiB) Visualizado 1335 vezes
Um abraço,

Small Caps

E quem vende?

por JAS » 14/2/2003 15:20

Ulisses Pereira Escreveu:Não sou o Small Caps mas posso confirmar que o BPP tem uma forte posição na Somague. Aliás, os seus responsáveis já manifestaram a intenção de vender essa posição quando surgir uma proposta interessante.

Embora os volumes não sejam significativos não pode ser o BPP a vender?
É que a "proposta interessante" não aparece com certeza num momento em que o sector está numa forte crise.
E ir saindo, devagarinho e sem dar muito nas vistas, pode ter sido a tactica mais rentável.

JAS

por Small Caps » 14/2/2003 14:22

Bons dias

A SMG tem vindo a realizar a sua trajectória descendente desde os 10.40 que mencionei neste post. A minha estatégia era acumular para tentar uma venda acima dos máximos do ano. As razões estão acima descritas e parecia-me na altura uma boa estratégia sobretudo pelo tal facto dos Warrants da Somague estarem a ser "sustentados".
Factos:
:arrow: as tais "puxadas" do BPP não estavam a ser realizadas
:arrow: no dia 23 de Janeiro aproveitando a ausencia de grandes vendas puxei o titulo para os 9.91 no sentido de ir contra a trend dominante e observar os resultados. Os resultados deste "raid" fizeram-me mudar de ideias e durante os dias seguintes fechei posições no titulo esperando uma queda.
:arrow: mas algo me intrigava na altura...os Warrants continuavam na mesma cotação. Mas como estava decidido a nao lutar contra a trend dominante saí e esperei para ver quando teriamos novos desenvolvimentos no titulo.
:arrow: Ontem dia 13 tivemos o epilogo esperado...forte queda da Somague com o respectivo acompanhar dos Warrants. A cotação das acções cai de 8.91 para 8.12 com 7145 titulos negociados e os warrants fazem a 0.30/0.31 um volume de 62.997.
:arrow: Hoje dia 14 a cotação está relativamente estável mas os Warrants estão animados. Houve uma venda de 5000 a 0.25 e uma compra a 0.26 e a partir daí surgiu uma compra de 100.000 a 0.25 que permitiu o estanque da possivel descida da cotação. Essa ordem foi em parte cumprida e posto isso saiu do COF estando neste momento a cotação a 0.25, a descer 16.67% com 95.659 de volume.

Conclusões que podemos tirar:
A queda era previsivel e por isso abandonei a minha posição no titulo. Existe uma relação directa entre grandes movimentos nos warrants e mexidas no titulo.

Possiveis mexidas no titulo são perfeitamente possiveis e a quebra dos 8.00 pode levar a Somague a niveis de fins de Julho de 2002 pois foi a altura em que o verdadeiro "despertar" do titulo para esta grande subida de 5 meses começou .

" Aquele que intimida os seus vizinhos fá-lo inflingindo danos"
A Arte da Guera
Sun Tzu
Um abraço,

Small Caps

por Small Caps » 20/1/2003 19:26

Boas Tardes

Caro Cem:

Ainda bem que também está com atenção a esses pormenores..ainda hoje tivemos mais um dia exemplificativo desta situação: cotação em queda (9.28) e W a movimentarem-se sempre a 0.34. Parece existir uma ordem "aparentemente" sem fundo na compra.... 8-)
Hoje comprei mais algumas SMG..fase de acumulação dentro de certos limites que estão quase atingidos.

Caro Ulisses:

Obrigado pela antecipação na resposta. De facto é o BPP que tem uma posição assumida e faz o papel de "anjo da guarda" do titulo. Toda e qq tipo de estratégia no titulo passa por eles.

P.S. Oxalá a Somague ultrapasse os 12.47€ :wink: :roll: :wink:
Um abraço,

Small Caps

por zé povinho » 20/1/2003 17:14

Ulisses, ok.

obigado pela informação

Registado: 4/11/2002 23:38

por Ulisses Pereira » 20/1/2003 16:36

Não sou o Small Caps mas posso confirmar que o BPP tem uma forte posição na Somague. Aliás, os seus responsáveis já manifestaram a intenção de vender essa posição quando surgir uma proposta interessante.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por zé povinho » 20/1/2003 16:33

small caps,
só uma pergunta : tem a certeza que o actuante na SOMAGUE é o BPP?

tenho referenciado neles actuação nas empresas onde detêem posição importante: CIN, JMT e F. Ramada, daí minha dúvida porque não tenho essa posição na SOM registada.

será erro meu?

Registado: 4/11/2002 23:38

Caro Small Caps:

por Cem » 20/1/2003 10:54

Ora aí está uma dedução interessante, também já tinha reparado que anda alguém nos warrants SMG a tentar caçar o que houver a vender abaixo de 0.34€ .
Resta saber qual o objectivo desse comprador, caçar o que houver a estes níveis para depois fazer subir as acções? Desconheço, mas se as acções voltarem a disparar admito que possam ir este ano a níveis próximos do strike price nos 12.47€, o que poderia originar valores de cotação dos warrants superiores a 1.50€,visto a sua maturidade ser apenas em Novembro de 2005.
Como sabes também eu tenho montões de warrants desses, e não tenciono de modo algum vendê-los porque acredito no potencial do papel, não só tecnicamente como em termos fundamentais ( neste caso são um investimento e estão fora da minha carteira de trading), e acompanho de forma periódica o seu valor teórico pela fórmula de Black-Scholes. O valor teórico actual de cada warrant é neste momento de 0.47€ mas como não têm market maker tenho de admitir que a faixa dos 0.34 a 0.38 de comprador e vendedor é aceitável.
Quanto ao nosso almoço, não está esquecido, fica desde já combinado para a altura em que a Somague ultrapasse os 12.47€!
Um abraço,
Cem
Cem

Somague

por Small Caps » 20/1/2003 10:00

Bons dias,

A Somague tem efectuado uma correcção que a levou desde 10.45 a 31/12/2002 até ao minimo anual de 9.30 feito a 16/01/2003.

Ora bem...podemos dizer que começou mal o ano :roll: :roll:

Vamos então analisar esta correcção:

:arrow: volume fraquissimo ( volume máximo diário: 1851 titulos)

:arrow: as famosas puxadas do BPP estão a realizar-se mas a niveis mais baixos e com quantidades pequenas (200/300)

:arrow: os famosos W da SMG...como se comportaram eles durante esta correcção... :?: ...pois..aí é que está o facto intrigante..eles simplesmente não alteraram o preço (0.34) tendo efectuado movimentos todos os dias de Janeiro mas sempre ao mesmo preço pois tem lá um comprador forte que tem ficado com os W todos. Possivel tentativa de secar os W? :wink: :wink: Será que o comprador dos 0.34 e o vendedor das 10.000 a 0.38 são o mesmo? :roll: Estaremos perante uma limitação do preço dos W? (0.34-0.38)..eu pessoalmente acredito que sim.

A minha posição perante isto: assumi posição no titulo (9.35/9.41) nesta correcção e não tenciono "largar" até ver sinais para tal, nomeadamente nos W. Assumo um stop loss mental a 8.80 e um Profit Take nos máximos do ano (10.45).

" O Exercito não pode ser comandado segundo regras de etiqueta"
A Arte da Guerra
Sun Tzu
Um abraço,

Small Caps

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], danielme1962, Goya777, Heldroo, m-m, macau5m, malakas, MiamiBlue, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Olivia123, PAULOJOAO, PMP69 e 341 visitantes