Caldeirão da Bolsa

The Navigator Company - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por IX Hispana » 2/10/2025 19:51

Obrigado pelo comentário.

Olhando para os g´raficos de ambos, parece-me existir uma correlação entre os preços de ambos, embora topos e vales com diferentes magnitudes. Actualmente estão ambos em minimos do ultimo ano

Registado: 21/2/2007 18:27

por Eduardo R. » 2/10/2025 14:16

IX Hispana Escreveu:Sim, nos últimos dias o preço da pasta caiu 5% e quebrou o suporte dos ultimos 5 anos por volta dos 4900/5000. O pessoal aqui não acredita que o preço da Navigator é influenciado pela pasta, mas eu acho que está tudo ligado. As outras celuloses europeias têm gráficos semelhantes à NVG no ultimo ano, algumas até piores, mais perto dos minimos de 1 ano.

Em relacao ao gráfico da NVG, é só olhar para ele. Lower hig, lower low, sem quebra de tendência. A surpresa seria subir

Pareço um disco riscado, mas por favor, parem de induzir as pessoas em erro. O preço da pasta de referência não é o Kraft Pulp CNY (mas sim o BHKP: https://norexeco.com/graphs-&-data). Apesar de a venda directa da pasta de eucalipto ser responsável por uma pequena parte das receitas da NVG, é a base de toda a gama de produtos da empresa.

Leiam os R&C, ou vão acabar por se aleijar.

Registado: 29/3/2022 14:04

por rg7803 » 2/10/2025 14:13

rg7803 Escreveu:Desde início de 2024 que a acção mais não faz que LL's e LH's.
Dum ponto de vista estritamente técnico, em particular para quem faz trend following não faz sentido algum estar investido nesta acção do lado longo.

Acho que nada mudou desde a última vez que olhei para ela.
Continua com o mesmo padrão, fazendo LH's, por ora ainda não fez (desde Julho) LL's.
Há uma zona mais ou menos evidente (por volta dos 3€) que deve ser vigiada, ou para eventual reforço ou como zona de saída em caso de quebra.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por Sertorio » 2/10/2025 13:53

Hoje foi o " ataque " às papeleiras ibéricas . Pode ser um fundo que esteja a vender as posições , por ter algum receio ou antecipação de maus resultados Q3. A queda de hoje foi um pouco estranha , creio que não houve qualquer notícia ...

Kraft Pulp fell to 4,750 CNY/T on September 30, 2025, down 2.38% from the previous day. Esta informação já ontem se sabia ... :shock:

Comprei hoje mais NVG , para substituir umas vendidas quando foi a 3.40 .

Registado: 1/6/2025 14:58

por mcstreet » 2/10/2025 11:28

Bom dia a todos, tenho consultado o forum, mas sendo a NVG a única portuguesa que ainda tenho em carteira quero deixar o meu contributo.
Em termos de AT para quem está a médio/longo prazo na ação acho que temos a zona dos 3,10 como um bom suporte, não prevejo qualquer subida acima dos níveis atuais e é mais que provável um teste aos 3,00, Até 22 de outubro é previsível um pequeno ressalto uns 2 ou 3 dias antes que poderá ser uma oportunidade para fechar a posição.

O meu "bearish case":
infelizmente os 3 últimos trimestres a NVG tem falhado as estimativas o que me parece mais que provável que venha a acontecer. Embora em termos fundamentais me pareça uma empesa "barata" o possível abrandamento nos USA, uma correção dos índices e a entrada no segundo ano de mandato do Trump, que em termos estatísticos é de longe o pior dos mandatos presidenciais nos USA de forma geral, não ajudam cíclicas como a NVG.
O meu "Bullish case": Tudo vai depender destes resultados, a evolução do "tissue" tem sido o motor da empresa, caso a evolução se mantenha e os resultados saiam acima de forma geral podemos assistir a uma inversão de tendência.
Caso aconteça o ressalto que prevejo antes de resultados vou avaliar de novo a situação.

Imagem

Imagem

Imagem

Registado: 28/4/2006 17:30

por Esquinas3 » 2/10/2025 10:11

A Navigator, em 2 horas de negociação, cai o que costuma levar 10 ou 15 dias para subir..... ou seja, 10 cêntimos que vão para o caldeiro :roll: :roll:

Registado: 18/8/2011 1:57

por IX Hispana » 2/10/2025 8:32

Sim, nos últimos dias o preço da pasta caiu 5% e quebrou o suporte dos ultimos 5 anos por volta dos 4900/5000. O pessoal aqui não acredita que o preço da Navigator é influenciado pela pasta, mas eu acho que está tudo ligado. As outras celuloses europeias têm gráficos semelhantes à NVG no ultimo ano, algumas até piores, mais perto dos minimos de 1 ano.

Em relacao ao gráfico da NVG, é só olhar para ele. Lower hig, lower low, sem quebra de tendência. A surpresa seria subir

Registado: 21/2/2007 18:27

por Esquinas3 » 2/10/2025 8:14

Houve alguma notícia ou acontecimento relevante que justifique esta queda e sobretudo este volume em 10 minutos?

por Kiko_463 » 29/9/2025 22:47

BRAVO. investimento com potencial e Risco baixo. Sobe há 5 dias. Price target médio de 4,55 (+39%). PER 7,7x. Indicadores técnicos a dar sinal de compra. Preço da pasta a subir. objetivo de curto prazo 3.65.
Anexos
Screenshot_20250929_231606_com_android_chrome_ChromeTabbedActivity.jpg

Registado: 2/1/2024 11:03

Re: The Navigator Company - Tópico Geral "uma Opinião"

por Aqui_Vale » 29/9/2025 21:16

Só para atualizar

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
The Navigator.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Sertorio » 21/9/2025 12:30

Comprei ontem antes do fecho , mas ontem foi o dia do fecho das opções . Mas nesta semana as empresas ligadas ao papel e pasta também caíram .

As casas de investimento não devem estar muito optimista , para este fator .

Acho que a estes níveis a médio prazo é sempre um bom investimento.

Registado: 1/6/2025 14:58

por belece » 20/9/2025 22:59

O meu palpite é que para proximo dos 3,10€.
Penso que o dolar fraco não ajuda!

Registado: 29/11/2007 2:14

por tami » 19/9/2025 10:03

Esquinas3 Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Esquinas, este espaço é um forum de debate/opinião, não é preciso ninguém "pedir" opiniões dado que o forum é precisamente para isso: partilhar opiniões e debater. Por outro lado, insultos não são bem-vindos (que é o mesmo que dizer que não serão tolerados, ler regras do forum). Dado que esta já não é a primeira vez que violas as regras do forum, outro post com insultos como o removido e a conta será banida.

Compreendo e peço desculpa pelo vocabulário usado.

Só uma pequena questão: Não entendo como é que quando um utilizador faz um apelo/ sugestão para que outro se vá "internar voluntariamente" não é considerado um insulto. :-k

E fico-me por aqui.

Caríssimo, eu disse que EU me internava voluntariamente se fosse acionista de uma empresa da qual não gosto, e da qual digo mal todos os dias. Foi uma forma de reforçar a ideia do ridículo que é o contrassenso das suas participações aqui, um exagero para o tentar ajudar a perceber que não faz sentido manter esta ação em carteira. Se não entendeu isso, e continua a não entender, o problema já não é meu - sem ofensa.

Bons investimentos!

Registado: 28/12/2015 16:15

por @nmv! » 19/9/2025 9:07

NEEDLE Escreveu:Nota: que é preciso consolidar bem o intervalo dos 3,31.
Um abraço e com juizo ainda deves ir bem a tempo sem arriscares muito!

infelizmente o plano falhou. O IHS não validou
https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... 7#p1922877
:arrow: caso a zona dos € 3,16 | 3,09 não a segure, irá testar os € 3,00.
em 2026 a NVG poderá ser a estrela do psi
https://afry.com/sites/default/files/20 ... 205651.pdf
:arrow: se os mercados retraírem 20% a 30% como penso vir a ocorrer no 1T2026, a NVG poderá surpreender pela positiva
Anexos
Screenshot 2025-09-18 at 17.39.57.png
Screenshot 2025-09-18 at 17.41.24.png

Registado: 2/4/2025 19:55

por MarcoAntonio » 18/9/2025 17:19

No caso de existir alguma mensagem que viola as regras do forum, há um botão, no canto superior direito do editor, com um ponto de exclamação (se se apontar com o rato, diz "denúnciar esta mensagem"). Clicando aí (e colocando uma descrição/justificação), a moderação irá rever a mensagem em questão. O aviso é enviado apenas para a moderação.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Esquinas3 » 18/9/2025 17:12

MarcoAntonio Escreveu:Esquinas, este espaço é um forum de debate/opinião, não é preciso ninguém "pedir" opiniões dado que o forum é precisamente para isso: partilhar opiniões e debater. Por outro lado, insultos não são bem-vindos (que é o mesmo que dizer que não serão tolerados, ler regras do forum). Dado que esta já não é a primeira vez que violas as regras do forum, outro post com insultos como o removido e a conta será banida.

Compreendo e peço desculpa pelo vocabulário usado.

Só uma pequena questão: Não entendo como é que quando um utilizador faz um apelo/ sugestão para que outro se vá "internar voluntariamente" não é considerado um insulto. :-k

E fico-me por aqui.

por MarcoAntonio » 18/9/2025 16:49

Esquinas, este espaço é um forum de debate/opinião, não é preciso ninguém "pedir" opiniões dado que o forum é precisamente para isso: partilhar opiniões e debater. Por outro lado, insultos não são bem-vindos (que é o mesmo que dizer que não serão tolerados, ler regras do forum). Dado que esta já não é a primeira vez que violas as regras do forum, outro post com insultos como o removido e a conta será banida.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por GamesOver » 18/9/2025 16:19

E estamos em bull market.
Quando vier o bear vai ser isto todos os dias. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 17/8/2018 16:19

por iniciado1 » 18/9/2025 15:05

Ainda por cima afeta a psico.....nunca vou comprar navigator

Registado: 12/4/2021 11:59

por iniciado1 » 18/9/2025 14:59

tami Escreveu:
Esquinas3 Escreveu:Esta cotada nunca surpreende.... num mês sobe para aí 3 ou 4 sessões e desce nas outras todas, é super previsível!
Que miséria de cotada.... é vê-la como um depósito a prazo que remunera a 7% ao ano e esquecer o resto /:\ /:\ /:\

No meu banco há um botãozinho que diz "Vender", se o seu também tiver, penso que resolve a maior parte dos seus problemas com os mercados. Se eu tivesse na minha carteira uma "miséria de cotada", super previsível que só sabe descer, e tivesse consciência disso, internava-me voluntariamente. Considere isso, ou talvez seja mais fácil vender.

Pois concordo em absoluto , ao menos deixava de andar todos dias nas lamurias.......já parece o zé das couves e a edpr

Registado: 12/4/2021 11:59

por tami » 18/9/2025 14:55

Esquinas3 Escreveu:Esta cotada nunca surpreende.... num mês sobe para aí 3 ou 4 sessões e desce nas outras todas, é super previsível!
Que miséria de cotada.... é vê-la como um depósito a prazo que remunera a 7% ao ano e esquecer o resto /:\ /:\ /:\

No meu banco há um botãozinho que diz "Vender", se o seu também tiver, penso que resolve a maior parte dos seus problemas com os mercados. Se eu tivesse na minha carteira uma "miséria de cotada", super previsível que só sabe descer, e tivesse consciência disso, internava-me voluntariamente. Considere isso, ou talvez seja mais fácil vender.

Registado: 28/12/2015 16:15

por kknd2 » 18/9/2025 9:15

NirSup Escreveu:
Kiko_463 Escreveu:A empresa vende essencialmente pasta para empresas do grupo. Logo estas compram a matéria prima mais barata e se vendem os produtos acabados a preços mais altos, aumentam as margens e lucro....

As empresas do Grupo são entidades autónomas e juridicamente independentes.
Deverão praticar preços de mercado sob pena de serem perseguidas judicialmente pelo crime de administração danosa ou por práticas restritivas da concorrência.
Pelo menos, teoricamente, é assim.
By Nirvana

Diria que se estava a referir aos comentários sobre o preço da pasta estar baixo.
Não que pratica preços abaixo para empresas do grupo.

Registado: 30/4/2023 13:50

por NirSup » 18/9/2025 8:46

Kiko_463 Escreveu:A empresa vende essencialmente pasta para empresas do grupo. Logo estas compram a matéria prima mais barata e se vendem os produtos acabados a preços mais altos, aumentam as margens e lucro....

As empresas do Grupo são entidades autónomas e juridicamente independentes.
Deverão praticar preços de mercado sob pena de serem perseguidas judicialmente pelo crime de administração danosa ou por práticas restritivas da concorrência.
Pelo menos, teoricamente, é assim.
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize

Registado: 29/4/2014 15:34

por Esquinas3 » 18/9/2025 8:19

Esta cotada nunca surpreende.... num mês sobe para aí 3 ou 4 sessões e desce nas outras todas, é super previsível!

por Kiko_463 » 16/9/2025 11:37

A percentagem das receitas que lhe advém da venda de pasta de papel para fora é inferior a 15%. A empresa vende essencialmente pasta para empresas do grupo. Logo estas compram a matéria prima mais barata e se vendem os produtos acabados a preços mais altos, aumentam as margens e lucro. Os principais produtos acabados que vendem são o papel para impressão, cartão e papel tissu. Os preços nos supermercados destes produtos têm subido.
Neste momento há uma procura de ações defensivas, que pagam bons dividendos e bons fundamentais.
Editado pela última vez por Kiko_463 em 30/9/2025 5:36, num total de 1 vez.

Registado: 2/1/2024 11:03

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dragon56, goncaladas, Google [Bot], niceboy, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Rolling_Trader, smog63 e 113 visitantes