Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por junas » 10/12/2024 14:00

É que esta cada de investimento (HSBC) baixa o PT para 3,80 e não recomenda a compra das ações.
Já todas as casa se pronunciaram sobre as ações ou ainda falta alguma?
Alguém sabe?

Registado: 11/6/2008 21:46

por Abade19 » 10/12/2024 13:40

A edp cotava a 4 e já se falava dos fundamentais fortes. Apesar disso aconteceram minimos sobre mínimos e neste momento está a 3.2. E tudo dizes que o ponto de entrada na interessa. Tudo bem. No dia pós Trump atingiu os 3.18 e hoje voltou. Este é um valor e um suporte importantes para mim.
Se vai resultar...

Registado: 23/6/2021 2:17

por PIKAS » 10/12/2024 11:41

Abade19 Escreveu:
PIKAS Escreveu:
Ferreiratrade Escreveu:Já que a cotação não sobe com bons resultados, nem com dividendos, o único acontecimento que poderia catapultar a ação seria:

1º Redução de divida ( dúvido que vá acontecer com o investimento demasiado agressivo que têm feito e com as taxas a descer vão aproveitar não para reduzir, mas aumentar ainda mais...)
...
3º Fusão entre a EDP e a EDPR

4º Buyback vigoroso
....
Se me perguntarem o que acho mais plausível de acontecer é a 3ª e 4ª suposição mas lá está não passam de suposições. Nunca pensei voltar a ver a cotação onde está hoje.

A 3º e 4º suposição é antagónica relativamente à primeira. Se fundissem as EDP's ou avançassem com um programa de buy back naturalmente que o dinheiro teria que vir de nova dívida. Então como é que se reduz a dívida? Como previsto irá haver mais dívida mas é exclusivamente para investimento e isso não é mau, antes pelo contrário, se for investimento produtivo é muito bom.

Sinceramente também não percebo o que passa com a EDP; lucros brutais, dividendos generosos e assentes em lucros ( não em dívida como algumas do PSIzinho ), estamos no inverno logo com clientes a comprar mais energia, barragens bem provisionadas e a debitar sempre que é necessário, a gestão parece-me boa e sem casos, e a cotação está em mínimos anuais. O que está a acontecer? Não entendo, quem me explica?
Cumprimentos,

A teoria da conspiração ou dos tubarões que a empurram para baixo para comprar, não me parece de todo. Possivelmente está subavaliada, mas o problema é quando avaliamos mal o momento em que entramos. E isso acabará por acontecer a quem investe na bolsa.

Não acredito em teorias da conspiração embora saiba que os " tubarões " existem, são verdadeiros. Não são é particulares, muito menos pequenos como nós, são, isso sim, os fundos. Os fundos movimentam o mercado ou qualquer título a seu bel-prazer se isso lhes for conveniente, quer para cima, quer para baixo. Disso não tenho a mais pequena dúvida. Então em mercados ou títulos como os do PSIzinho qualquer um deles é um aperitivo para a refeição desses tubarões/fundos.
A questão não é quando se entra ou quando avaliamos mal o momento de entrada.
Neste fórum, a generalidade dos participantes, com mais ou menos experiência, adoram desenhar riscos, linhas para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita, e depois chamam-lhe análise técnica. No final, umas vezes acertam e outras vezes não acertam ( são mais as vezes que não acertam, mas... )
Para mim, o importante, a única coisa que interessa, são os fundamentais.
A EDP é, creio eu, uma das mais sólidas empresas a operar em Portugal. Por tudo: pela área de negócio, pelos produtos que vende, pela implantação e notoriedade, pela estrutura acionista, pela gestão, pela descarbonização e eletrificação do transporte, pelos investimentos que fez em décadas e décadas e que estão a produzir, pelos resultados e... e... e... todos sólidos e com excelentes notações.
Também sei que o BES era sólido, tinha boa notação, e deu no que deu. E se formos por esse mundo fora há milhentos exemplos a começar na ENRON americana, no Lehman Brothers e... e... tudo com boa notação e sólidas.
Agora se mais nada houver, se forem os fundos a dia após dia deitar abaixo a cotação isto não será problema. Estão a ganhar na queda e logo depois vão ganhar na subida porque invariavelmente a farão subir e tão vigorosamente como a fizeram descer. É apenas uma questão de tempo, de esperar.
Mas se não forem os fundos? se alguém sabe - sim, porque em tudo há um alguém que sabe - de algo e está a despachar e a safar-se?
Não entendo a cotação a estes níveis na EDP, ponto final. Mas pago para ver apesar de estar com menos-valias percentualmente pequenas e aguardo o bom dividendo que aí virá em maio próximo.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por Abade19 » 10/12/2024 9:54

Veremos como reage ao suporte dos 3.18

por Goya777 » 10/12/2024 9:51

Nao sou de teorias da conspiraçao mas sim que é curioso o timing de uma pazada de casas de investimento tudo a reduzir PT da EDP. É o que é.

Provavelmente 2025 será ano com menos lucros que 2024 mas nao me parece justificar estar em minimos de vários anos. No COVID fechou 3 dias a estes niveis e logo de seguida nao voltou a descer dos 3.50. :roll:

Registado: 17/7/2014 22:33

por Pageup » 10/12/2024 9:22

EDP quase no mínimo dos últimos 5 anos, entrei nela há pouco com esperança de ganhar algum... :lol:

Registado: 1/4/2019 10:52

por BenjaminMartins » 10/12/2024 9:21

Abade19 Escreveu:
PIKAS Escreveu:
Ferreiratrade Escreveu:Já que a cotação não sobe com bons resultados, nem com dividendos, o único acontecimento que poderia catapultar a ação seria:

1º Redução de divida ( dúvido que vá acontecer com o investimento demasiado agressivo que têm feito e com as taxas a descer vão aproveitar não para reduzir, mas aumentar ainda mais...)
...

4º Buyback vigoroso
....
Se me perguntarem o que acho mais plausível de acontecer é a 3ª e 4ª suposição mas lá está não passam de suposições. Nunca pensei voltar a ver a cotação onde está hoje.

A 3º e 4º suposição é antagónica relativamente à primeira. Se fundissem as EDP's ou avançassem com um programa de buy back naturalmente que o dinheiro teria que vir de nova dívida. Então como é que se reduz a dívida? Como previsto irá haver mais dívida mas é exclusivamente para investimento e isso não é mau, antes pelo contrário, se for investimento produtivo é muito bom.

Sinceramente também não percebo o que passa com a EDP; lucros brutais, dividendos generosos e assentes em lucros ( não em dívida como algumas do PSIzinho ), estamos no inverno logo com clientes a comprar mais energia, barragens bem provisionadas e a debitar sempre que é necessário, a gestão parece-me boa e sem casos, e a cotação está em mínimos anuais. O que está a acontecer? Não entendo, quem me explica?
Cumprimentos,

A teoria da conspiração ou dos tubarões que a empurram para baixo para comprar, não me parece de todo. Possivelmente está subavaliada, mas o problema é quando avaliamos mal o momento em que entramos. E isso acabará por acontecer a quem investe na bolsa.

Quando consecutivamente há descidas dos PT pelas ditas casas de “investimento” num período quase que escolhido a dedo parece me a mim uma conspiração para deitar a baixo. Parece-me mais que estes PT foram encomendados por alguém.

Hoje é mais um desses dias em que a HSBC cortou o PT de 4,40€ para 3,80€.

Daqui a dois dias temos nova decisão por parte do BCE relativamente à descida da taxa directora e por curioso hoje o preço médio diário do MWh bem acima do preço médio.

Registado: 12/1/2008 0:35

por BenjaminMartins » 9/12/2024 23:23

https://eco.sapo.pt/especiais/grupo-edp ... de-sempre/

Notícia de Abril de 2024 que poderá ajudar a entender o enquadramento actual.

As taxas de juro no mercado europeu neste momento estão a descer com o aliviar da inflação e o preço da energia está estabilizado. Seria interessante que subisse no mercado grossista na Ibéria para melhorar resultados do grupo Edp.

por Abade19 » 9/12/2024 21:37

PIKAS Escreveu:

...

4º Buyback vigoroso
....

Cumprimentos,

por PIKAS » 9/12/2024 20:22

...

4º Buyback vigoroso
....

Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por Ferreiratrade » 9/12/2024 19:31

Já que a cotação não sobe com bons resultados, nem com dividendos, o único acontecimento que poderia catapultar a ação seria:

2º OPA sobre a EDP Renováveis

4º Buyback vigoroso

5º Buyback + extinção das acções próprias

6º Aumento de dividendo acima do esperado captaria mais investidores.

Estou com uma grande desvalorização na EDP mas não encontro nada que me faça vender. O que me deu em dividendos todos estes anos mais que compensa. Se me perguntarem o que acho mais plausível de acontecer é a 3ª e 4ª suposição mas lá está não passam de suposições. Nunca pensei voltar a ver a cotação onde está hoje.

Registado: 4/11/2019 21:29

por yaya » 9/12/2024 19:28

Tudo certo Escreveu:Quando empresas com bons resultados como o bcp cresce este ano 56%, quando as espanholas iberdrola e Endesa crescem acima dos 10%… e a EDP encolhe 28%… não seria altura do Sr CEO das rotações de activos se apresentações PowerPoint se demitir e dar lugar a quem saiba…

Onde estaria hoje a EDP se não tivesse havido um juíz, que agora está no TRL, que mandou os anteriores CEOs saírem da empresa?
É uma boa pergunta.

Registado: 28/8/2013 22:19

por peterteam2 » 9/12/2024 19:10

Tudo certo Escreveu:Quando empresas com bons resultados como o bcp cresce este ano 56%, quando as espanholas iberdrola e Endesa crescem acima dos 10%… e a EDP encolhe 28%… não seria altura do Sr CEO das rotações de activos se apresentações PowerPoint se demitir e dar lugar a quem saiba…

Não tem nenhuma razão para se demitir:

1) Provavelmente o valor de mercado actual da EDP até lhe convém, para reforçar a sua posição
2) Está a ganhar bem
3) Há cash como nunca.
4) É possível que esteja em curso a preparação de uma operação em grande com a EDP Renováveis

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... oes-da-edp
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... al-do-nome
https://expresso.pt/economia/economia_e ... a-581ba23b
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... ra-da-mesa

Registado: 4/3/2019 20:39

por Tudo certo » 9/12/2024 18:05

Quando empresas com bons resultados como o bcp cresce este ano 56%, quando as espanholas iberdrola e Endesa crescem acima dos 10%… e a EDP encolhe 28%… não seria altura do Sr CEO das rotações de activos se apresentações PowerPoint se demitir e dar lugar a quem saiba…

Registado: 9/12/2024 17:51

por BenjaminMartins » 9/12/2024 17:45

peterteam2 Escreveu:Claro que os resultados contam, mas muito mais importante é a percepção que o mercado tem em termos futuros. E neste momento os ventos são contrários. Por isso há mais vendedores do que compradores.

A não ser que entretanto inventem alguma forma de energia nova na qual a EDP seja impedida de investir não vejo como o futuro pode ser assim tão mau.
As previsões que tenho visto apontam para resultados por acção de aproximadamente 0,30 e dividendos de 0,20 por acção para os próximos anos (2024,2025 e 2026). O que, à cotação actual dá 9,2% ao ano e 6,3% ao ano respectivamente.

Acredito mais em especulação pura e dura para correr com as mãos fracas do mercado e encher as carteiras.

Concordo em absoluto.

Seria muito importante, nesta fase em que a cotada está muito pressionada, que saísse uma decisão de compra de acções próprias ou algum acionista de referência comunicasse ao mercado o reforço na Edp.
Editado pela última vez por BenjaminMartins em 9/12/2024 18:52, num total de 1 vez.

por peterteam2 » 9/12/2024 16:54

Claro que os resultados contam, mas muito mais importante é a percepção que o mercado tem em termos futuros. E neste momento os ventos são contrários. Por isso há mais vendedores do que compradores.[/quote]

A não ser que entretanto inventem alguma forma de energia nova na qual a EDP seja impedida de investir não vejo como o futuro pode ser assim tão mau.

As previsões que tenho visto apontam para resultados por acção de aproximadamente 0,30 e dividendos de 0,20 por acção para os próximos anos (2024,2025 e 2026). O que, à cotação actual dá 9,2% ao ano e 6,3% ao ano respectivamente.

Acredito mais em especulação pura e dura para correr com as mãos fracas do mercado e encher as carteiras.

Registado: 4/3/2019 20:39

por BenjaminMartins » 7/12/2024 18:22

por BenjaminMartins » 7/12/2024 16:54

por 654235 » 6/12/2024 23:02

Abade19 Escreveu:
junas Escreveu:É a primeira vez, na minha vida, que vejo uma ação a ter lucros record e a cair valentemente e durante muito tempo.
Inacreditável.

Claro que os resultados contam, mas muito mais importante é a percepção que o mercado tem em termos futuros. E neste momento os ventos são contrários. Por isso há mais vendedores do que compradores.

Exato.... a familia EDP está a levar no lombo por causa das incertezas em relação ao que Trump vai fazer...enquanto o Trump não iniciar as funções nada de bom auguro... é continuar a levar no lombo porque melhores dias virão e isso eu tenho a certeza...a não ser que a electricidade deixe de ser uma comoditie importante no futuro...
O Elon já há anos que diz que haverá pouca capacidade elétrica no futuro para o demand que virá através de data centers, etc...para ele é a maior preocupação futura...
E o Elon como braço direito do Trump não entendo sinceramente este receio das casas de investimento...por acaso até consigo entender...essas mesmas casas de investimento nunca gostaram do Elon.

Ainda regressando à EDP, é nestes momentos que se percebe as fronteiras do pessimismo e da euforia...já ultrapassámos a fronteira do pessimismo à muito...o exagero agora está em peso...o valor da empresa não é este, nem pouco mais ao menos. Também quando a EDP estava nos 5,20 há 3 anos, as expectativas estavam eufóricas nessa altura...passados 3 anos a EDP VALE OS 5,20 e quando a euforia voltar, valores de 6 euros poderão ser eufóricos, dependendo do ano que isso acontecer.

O meu conselho é diversificar carteira...perde-se nuns sítios, ganha-se noutros. Neste momento a minha carteira está bem positiva, graças à Tesla...
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por BenjaminMartins » 6/12/2024 17:02

por BenjaminMartins » 6/12/2024 16:36

junas Escreveu:Agora é a Morgan Stanley a baixar o price target.
Assim não há hipóteses de subir.

A mesma casa de investimento (que de investimento não deve ter nada) subiu o PT da Endesa de 20 para 20,50€. PT este, abaixo da cotação actual da Endesa.

Baixar o valor de uma empresa em 17% quando neste momento, o contexto de taxas de juro é de descida, factor muito favorável à empresa por permitir baixar custos financeiros e por essa via aumentar os lucros é no mínimo estranho.

Na minha opinião as perspectivas de crescimento de negócio da Edp são favoráveis.

De ressalvar o elevado dividend yield de 6,10%.

Ao nível técnico a tocar na linha de suporte, que pela minha análise apostaria numa subida na próxima semana acima dos 3,45€.
Anexos
AF6E1D0C-7F1D-41C5-8B06-AD89CA6797E8.jpeg

por junas » 6/12/2024 13:15

Agora é a Morgan Stanley a baixar o price target.
Assim não há hipóteses de subir.

Registado: 11/6/2008 21:46

por V99 » 6/12/2024 12:17

Mais uma notícia dos USA
Dec 6 (Reuters) - Edp SA :

REACHES AGREEMENT WITH SALT RIVER PROJECT (SRP) TO PROVIDE 200 MW OF NEW ENERGY STORAGE TO ARIZONA GRID
PROJECT SCHEDULED TO BE OPERATIONAL IN 2025
Further company coverage: [EDP.LS]

(Gdansk Newsroom)

((gdansk.newsroom@thomsonreuters.com; +48 58 769 66 00;))

Registado: 29/11/2007 14:05

por yaya » 5/12/2024 22:07

Registado: 28/8/2013 22:19

por Goya777 » 5/12/2024 16:25

Meta? Nada de novo

"EDPR and Meta expand on partnership through long-term contract for a new Texas solar park"

https://www.edp.com/en/news/edpr-and-me ... solar-park

Registado: 17/7/2014 22:33

AnteriorPróximo

Quem está ligado: