EDP - Tópico Geral
Re: EDP - Tópico Geral
É que esta cada de investimento (HSBC) baixa o PT para 3,80 e não recomenda a compra das ações.
Já todas as casa se pronunciaram sobre as ações ou ainda falta alguma?
Alguém sabe?
Já todas as casa se pronunciaram sobre as ações ou ainda falta alguma?
Alguém sabe?
- Registado: 11/6/2008 21:46
A edp cotava a 4 e já se falava dos fundamentais fortes. Apesar disso aconteceram minimos sobre mínimos e neste momento está a 3.2. E tudo dizes que o ponto de entrada na interessa. Tudo bem. No dia pós Trump atingiu os 3.18 e hoje voltou. Este é um valor e um suporte importantes para mim.
Se vai resultar...
Se vai resultar...
- Registado: 23/6/2021 2:17
Abade19 Escreveu:PIKAS Escreveu:Ferreiratrade Escreveu:Já que a cotação não sobe com bons resultados, nem com dividendos, o único acontecimento que poderia catapultar a ação seria:
1º Redução de divida ( dúvido que vá acontecer com o investimento demasiado agressivo que têm feito e com as taxas a descer vão aproveitar não para reduzir, mas aumentar ainda mais...)
...
3º Fusão entre a EDP e a EDPR
4º Buyback vigoroso
....
Se me perguntarem o que acho mais plausível de acontecer é a 3ª e 4ª suposição mas lá está não passam de suposições. Nunca pensei voltar a ver a cotação onde está hoje.
A 3º e 4º suposição é antagónica relativamente à primeira. Se fundissem as EDP's ou avançassem com um programa de buy back naturalmente que o dinheiro teria que vir de nova dívida. Então como é que se reduz a dívida? Como previsto irá haver mais dívida mas é exclusivamente para investimento e isso não é mau, antes pelo contrário, se for investimento produtivo é muito bom.
Sinceramente também não percebo o que passa com a EDP; lucros brutais, dividendos generosos e assentes em lucros ( não em dívida como algumas do PSIzinho ), estamos no inverno logo com clientes a comprar mais energia, barragens bem provisionadas e a debitar sempre que é necessário, a gestão parece-me boa e sem casos, e a cotação está em mínimos anuais. O que está a acontecer? Não entendo, quem me explica?
Cumprimentos,
A teoria da conspiração ou dos tubarões que a empurram para baixo para comprar, não me parece de todo. Possivelmente está subavaliada, mas o problema é quando avaliamos mal o momento em que entramos. E isso acabará por acontecer a quem investe na bolsa.
Não acredito em teorias da conspiração embora saiba que os " tubarões " existem, são verdadeiros. Não são é particulares, muito menos pequenos como nós, são, isso sim, os fundos. Os fundos movimentam o mercado ou qualquer título a seu bel-prazer se isso lhes for conveniente, quer para cima, quer para baixo. Disso não tenho a mais pequena dúvida. Então em mercados ou títulos como os do PSIzinho qualquer um deles é um aperitivo para a refeição desses tubarões/fundos.
A questão não é quando se entra ou quando avaliamos mal o momento de entrada.
Neste fórum, a generalidade dos participantes, com mais ou menos experiência, adoram desenhar riscos, linhas para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita, e depois chamam-lhe análise técnica. No final, umas vezes acertam e outras vezes não acertam ( são mais as vezes que não acertam, mas... )
Para mim, o importante, a única coisa que interessa, são os fundamentais.
A EDP é, creio eu, uma das mais sólidas empresas a operar em Portugal. Por tudo: pela área de negócio, pelos produtos que vende, pela implantação e notoriedade, pela estrutura acionista, pela gestão, pela descarbonização e eletrificação do transporte, pelos investimentos que fez em décadas e décadas e que estão a produzir, pelos resultados e... e... e... todos sólidos e com excelentes notações.
Também sei que o BES era sólido, tinha boa notação, e deu no que deu. E se formos por esse mundo fora há milhentos exemplos a começar na ENRON americana, no Lehman Brothers e... e... tudo com boa notação e sólidas.
Agora se mais nada houver, se forem os fundos a dia após dia deitar abaixo a cotação isto não será problema. Estão a ganhar na queda e logo depois vão ganhar na subida porque invariavelmente a farão subir e tão vigorosamente como a fizeram descer. É apenas uma questão de tempo, de esperar.
Mas se não forem os fundos? se alguém sabe - sim, porque em tudo há um alguém que sabe - de algo e está a despachar e a safar-se?
Não entendo a cotação a estes níveis na EDP, ponto final. Mas pago para ver apesar de estar com menos-valias percentualmente pequenas e aguardo o bom dividendo que aí virá em maio próximo.
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
Veremos como reage ao suporte dos 3.18
Nao sou de teorias da conspiraçao mas sim que é curioso o timing de uma pazada de casas de investimento tudo a reduzir PT da EDP. É o que é.
Provavelmente 2025 será ano com menos lucros que 2024 mas nao me parece justificar estar em minimos de vários anos. No COVID fechou 3 dias a estes niveis e logo de seguida nao voltou a descer dos 3.50.
Provavelmente 2025 será ano com menos lucros que 2024 mas nao me parece justificar estar em minimos de vários anos. No COVID fechou 3 dias a estes niveis e logo de seguida nao voltou a descer dos 3.50.

- Registado: 17/7/2014 22:33
EDP quase no mínimo dos últimos 5 anos, entrei nela há pouco com esperança de ganhar algum... 

- Registado: 1/4/2019 10:52
Abade19 Escreveu:PIKAS Escreveu:Ferreiratrade Escreveu:Já que a cotação não sobe com bons resultados, nem com dividendos, o único acontecimento que poderia catapultar a ação seria:
1º Redução de divida ( dúvido que vá acontecer com o investimento demasiado agressivo que têm feito e com as taxas a descer vão aproveitar não para reduzir, mas aumentar ainda mais...)
...
4º Buyback vigoroso
....
Se me perguntarem o que acho mais plausível de acontecer é a 3ª e 4ª suposição mas lá está não passam de suposições. Nunca pensei voltar a ver a cotação onde está hoje.
A 3º e 4º suposição é antagónica relativamente à primeira. Se fundissem as EDP's ou avançassem com um programa de buy back naturalmente que o dinheiro teria que vir de nova dívida. Então como é que se reduz a dívida? Como previsto irá haver mais dívida mas é exclusivamente para investimento e isso não é mau, antes pelo contrário, se for investimento produtivo é muito bom.
Sinceramente também não percebo o que passa com a EDP; lucros brutais, dividendos generosos e assentes em lucros ( não em dívida como algumas do PSIzinho ), estamos no inverno logo com clientes a comprar mais energia, barragens bem provisionadas e a debitar sempre que é necessário, a gestão parece-me boa e sem casos, e a cotação está em mínimos anuais. O que está a acontecer? Não entendo, quem me explica?
Cumprimentos,
A teoria da conspiração ou dos tubarões que a empurram para baixo para comprar, não me parece de todo. Possivelmente está subavaliada, mas o problema é quando avaliamos mal o momento em que entramos. E isso acabará por acontecer a quem investe na bolsa.
Quando consecutivamente há descidas dos PT pelas ditas casas de “investimento” num período quase que escolhido a dedo parece me a mim uma conspiração para deitar a baixo. Parece-me mais que estes PT foram encomendados por alguém.
Hoje é mais um desses dias em que a HSBC cortou o PT de 4,40€ para 3,80€.
Daqui a dois dias temos nova decisão por parte do BCE relativamente à descida da taxa directora e por curioso hoje o preço médio diário do MWh bem acima do preço médio.
- Registado: 12/1/2008 0:35
https://eco.sapo.pt/especiais/grupo-edp ... de-sempre/
Notícia de Abril de 2024 que poderá ajudar a entender o enquadramento actual.
As taxas de juro no mercado europeu neste momento estão a descer com o aliviar da inflação e o preço da energia está estabilizado. Seria interessante que subisse no mercado grossista na Ibéria para melhorar resultados do grupo Edp.
Notícia de Abril de 2024 que poderá ajudar a entender o enquadramento actual.
As taxas de juro no mercado europeu neste momento estão a descer com o aliviar da inflação e o preço da energia está estabilizado. Seria interessante que subisse no mercado grossista na Ibéria para melhorar resultados do grupo Edp.
PIKAS Escreveu:Ferreiratrade Escreveu:Já que a cotação não sobe com bons resultados, nem com dividendos, o único acontecimento que poderia catapultar a ação seria:
...
4º Buyback vigoroso
....
Cumprimentos,
Ferreiratrade Escreveu:Já que a cotação não sobe com bons resultados, nem com dividendos, o único acontecimento que poderia catapultar a ação seria:
...
4º Buyback vigoroso
....
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
Já que a cotação não sobe com bons resultados, nem com dividendos, o único acontecimento que poderia catapultar a ação seria:
2º OPA sobre a EDP Renováveis
4º Buyback vigoroso
5º Buyback + extinção das acções próprias
6º Aumento de dividendo acima do esperado captaria mais investidores.
Estou com uma grande desvalorização na EDP mas não encontro nada que me faça vender. O que me deu em dividendos todos estes anos mais que compensa. Se me perguntarem o que acho mais plausível de acontecer é a 3ª e 4ª suposição mas lá está não passam de suposições. Nunca pensei voltar a ver a cotação onde está hoje.
2º OPA sobre a EDP Renováveis
4º Buyback vigoroso
5º Buyback + extinção das acções próprias
6º Aumento de dividendo acima do esperado captaria mais investidores.
Estou com uma grande desvalorização na EDP mas não encontro nada que me faça vender. O que me deu em dividendos todos estes anos mais que compensa. Se me perguntarem o que acho mais plausível de acontecer é a 3ª e 4ª suposição mas lá está não passam de suposições. Nunca pensei voltar a ver a cotação onde está hoje.
- Registado: 4/11/2019 21:29
Tudo certo Escreveu:Quando empresas com bons resultados como o bcp cresce este ano 56%, quando as espanholas iberdrola e Endesa crescem acima dos 10%… e a EDP encolhe 28%… não seria altura do Sr CEO das rotações de activos se apresentações PowerPoint se demitir e dar lugar a quem saiba…
Onde estaria hoje a EDP se não tivesse havido um juíz, que agora está no TRL, que mandou os anteriores CEOs saírem da empresa?
É uma boa pergunta.
Tudo certo Escreveu:Quando empresas com bons resultados como o bcp cresce este ano 56%, quando as espanholas iberdrola e Endesa crescem acima dos 10%… e a EDP encolhe 28%… não seria altura do Sr CEO das rotações de activos se apresentações PowerPoint se demitir e dar lugar a quem saiba…
Não tem nenhuma razão para se demitir:
1) Provavelmente o valor de mercado actual da EDP até lhe convém, para reforçar a sua posição
2) Está a ganhar bem
3) Há cash como nunca.
4) É possível que esteja em curso a preparação de uma operação em grande com a EDP Renováveis
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... oes-da-edp
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... al-do-nome
https://expresso.pt/economia/economia_e ... a-581ba23b
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... ra-da-mesa
- Registado: 4/3/2019 20:39
Quando empresas com bons resultados como o bcp cresce este ano 56%, quando as espanholas iberdrola e Endesa crescem acima dos 10%… e a EDP encolhe 28%… não seria altura do Sr CEO das rotações de activos se apresentações PowerPoint se demitir e dar lugar a quem saiba…
- Registado: 9/12/2024 17:51
peterteam2 Escreveu:Claro que os resultados contam, mas muito mais importante é a percepção que o mercado tem em termos futuros. E neste momento os ventos são contrários. Por isso há mais vendedores do que compradores.
A não ser que entretanto inventem alguma forma de energia nova na qual a EDP seja impedida de investir não vejo como o futuro pode ser assim tão mau.
As previsões que tenho visto apontam para resultados por acção de aproximadamente 0,30 e dividendos de 0,20 por acção para os próximos anos (2024,2025 e 2026). O que, à cotação actual dá 9,2% ao ano e 6,3% ao ano respectivamente.
Acredito mais em especulação pura e dura para correr com as mãos fracas do mercado e encher as carteiras.
Concordo em absoluto.
Seria muito importante, nesta fase em que a cotada está muito pressionada, que saísse uma decisão de compra de acções próprias ou algum acionista de referência comunicasse ao mercado o reforço na Edp.
Editado pela última vez por BenjaminMartins em 9/12/2024 18:52, num total de 1 vez.
Claro que os resultados contam, mas muito mais importante é a percepção que o mercado tem em termos futuros. E neste momento os ventos são contrários. Por isso há mais vendedores do que compradores.[/quote]
A não ser que entretanto inventem alguma forma de energia nova na qual a EDP seja impedida de investir não vejo como o futuro pode ser assim tão mau.
As previsões que tenho visto apontam para resultados por acção de aproximadamente 0,30 e dividendos de 0,20 por acção para os próximos anos (2024,2025 e 2026). O que, à cotação actual dá 9,2% ao ano e 6,3% ao ano respectivamente.
Acredito mais em especulação pura e dura para correr com as mãos fracas do mercado e encher as carteiras.
- Registado: 4/3/2019 20:39
Abade19 Escreveu:junas Escreveu:É a primeira vez, na minha vida, que vejo uma ação a ter lucros record e a cair valentemente e durante muito tempo.
Inacreditável.
Claro que os resultados contam, mas muito mais importante é a percepção que o mercado tem em termos futuros. E neste momento os ventos são contrários. Por isso há mais vendedores do que compradores.
Exato.... a familia EDP está a levar no lombo por causa das incertezas em relação ao que Trump vai fazer...enquanto o Trump não iniciar as funções nada de bom auguro... é continuar a levar no lombo porque melhores dias virão e isso eu tenho a certeza...a não ser que a electricidade deixe de ser uma comoditie importante no futuro...
O Elon já há anos que diz que haverá pouca capacidade elétrica no futuro para o demand que virá através de data centers, etc...para ele é a maior preocupação futura...
E o Elon como braço direito do Trump não entendo sinceramente este receio das casas de investimento...por acaso até consigo entender...essas mesmas casas de investimento nunca gostaram do Elon.
Ainda regressando à EDP, é nestes momentos que se percebe as fronteiras do pessimismo e da euforia...já ultrapassámos a fronteira do pessimismo à muito...o exagero agora está em peso...o valor da empresa não é este, nem pouco mais ao menos. Também quando a EDP estava nos 5,20 há 3 anos, as expectativas estavam eufóricas nessa altura...passados 3 anos a EDP VALE OS 5,20 e quando a euforia voltar, valores de 6 euros poderão ser eufóricos, dependendo do ano que isso acontecer.
O meu conselho é diversificar carteira...perde-se nuns sítios, ganha-se noutros. Neste momento a minha carteira está bem positiva, graças à Tesla...
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
junas Escreveu:Agora é a Morgan Stanley a baixar o price target.
Assim não há hipóteses de subir.
A mesma casa de investimento (que de investimento não deve ter nada) subiu o PT da Endesa de 20 para 20,50€. PT este, abaixo da cotação actual da Endesa.
Baixar o valor de uma empresa em 17% quando neste momento, o contexto de taxas de juro é de descida, factor muito favorável à empresa por permitir baixar custos financeiros e por essa via aumentar os lucros é no mínimo estranho.
Na minha opinião as perspectivas de crescimento de negócio da Edp são favoráveis.
De ressalvar o elevado dividend yield de 6,10%.
Ao nível técnico a tocar na linha de suporte, que pela minha análise apostaria numa subida na próxima semana acima dos 3,45€.
Agora é a Morgan Stanley a baixar o price target.
- Registado: 11/6/2008 21:46
Mais uma notícia dos USA
Dec 6 (Reuters) - Edp SA :
REACHES AGREEMENT WITH SALT RIVER PROJECT (SRP) TO PROVIDE 200 MW OF NEW ENERGY STORAGE TO ARIZONA GRID
PROJECT SCHEDULED TO BE OPERATIONAL IN 2025
Further company coverage: [EDP.LS]
(Gdansk Newsroom)
((gdansk.newsroom@thomsonreuters.com; +48 58 769 66 00;))
Dec 6 (Reuters) - Edp SA :
REACHES AGREEMENT WITH SALT RIVER PROJECT (SRP) TO PROVIDE 200 MW OF NEW ENERGY STORAGE TO ARIZONA GRID
PROJECT SCHEDULED TO BE OPERATIONAL IN 2025
Further company coverage: [EDP.LS]
(Gdansk Newsroom)
((gdansk.newsroom@thomsonreuters.com; +48 58 769 66 00;))
- Registado: 29/11/2007 14:05
Meta? Nada de novo
"EDPR and Meta expand on partnership through long-term contract for a new Texas solar park"
https://www.edp.com/en/news/edpr-and-me ... solar-park
"EDPR and Meta expand on partnership through long-term contract for a new Texas solar park"
https://www.edp.com/en/news/edpr-and-me ... solar-park
- Registado: 17/7/2014 22:33
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, cali010201, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, Heldroo, iniciado1, Intelligent Investor, OCTAMA, peterteam2, Shimazaki_2, trilhos2006, zorro2009 e 123 visitantes