Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/invas%C3%A3o-chinesa-de-taiwan-pode-acontecer-antes-de-2024-alerta-marinha-norte-americana/ar-AA13c3RD?ocid=entnewsntp&cvid=b444319b33f44f36a2d8fc20d0740b49
“Quando falamos sobre a janela de 2027, na minha mente, deve ser uma janela de 2022 ou potencialmente uma janela de 2023. Não quero ser alarmista, só que não podemos desejar que a ameaça simplesmente desapareça”, disse o almirante Mike Gilday ao Atlantic Council, na quarta-feira, citado pelo Financial Times.
- Registado: 7/4/2007 17:13
Marco Martins Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Marco, a questão da China-Taiwan é uma questão de fundo e não resolvida que já existe há décadas, já existia e ainda nem se sabia o que eram chips.
Sim, tens toda a razão. A necessidade de incorporar Taiwan como chinesa, não é de agora, nem tão pouco por causa dos chips.
Referi a questão dos chips apenas como sendo mais um argumento (que neste momento se acentua dada a conjuntura da guerra na Ucrânia) devido ao "peso que os chips têm na influência mundial" de quase tudo.
Mas também aceito que a razão não esteja do meu lado e que da forma como está escrito não seja essa a ideia que dá sobre o que pensei.

MarcoAntonio Escreveu:Marco, a questão da China-Taiwan é uma questão de fundo e não resolvida que já existe há décadas, já existia e ainda nem se sabia o que eram chips.
Sim, tens toda a razão. A necessidade de incorporar Taiwan como chinesa, não é de agora, nem tão pouco por causa dos chips.
Referi a questão dos chips apenas como sendo mais um argumento (que neste momento se acentua dada a conjuntura da guerra na Ucrânia) devido ao "peso que os chips têm na influência mundial" de quase tudo.
Marco Martins Escreveu:https://pplware.sapo.pt/informacao/ucrania-russia-pode-perder-a-guerra-por-falta-de-chips/
Este poderá ser um dos motivos pelo qual a China quer controlar Taiwan.
Sinceramente, acho que à China não interessa qual é o regime de Taiwan... mas o controlo dos chips é o mais importante.
Ler um bocado às vezes ajuda. Podes começar por aqui, pode ser que te ilumine um pouco.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Taiwan#Hist%C3%B3ria
“Buy high, sell higher...”.
Marco, a questão da China-Taiwan é uma questão de fundo e não resolvida que já existe há décadas, já existia e ainda nem se sabia o que eram chips.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
https://pplware.sapo.pt/informacao/ucrania-russia-pode-perder-a-guerra-por-falta-de-chips/
Sinceramente, acho que à China não interessa qual é o regime de Taiwan... mas o controlo dos chips é o mais importante.
BearManBull Escreveu:Marco Martins Escreveu:Entendo a tuda resposta e não entendas a minha questão como uma provocação... mas o que te leva a pensar que o nosso sistema democrático é melhor do que o regime que os outros países têm para que simplesmente nos isolemos deles?
Devia ser uma pregunta de resposta fácil mas não é.
Exactamente.
Embora estejamos num nível de democracia e liberdades diferentes, a resposta não é assim tão simples.
A resposta depende de muitos factores e da história de cada país e cada povo em determinado contexto.
Não vou dizer que há povos que gostam de ser escravizados e explorados... não é nesse sentido! Mas existem muitos factores que influenciam a maioria das pessoas gostarem ou não de um regime, seja porque ele veio trazer mais riqueza, mais liberdade, mais segurança, mais paz ou organização...
Por exemplo, em Portugal não sentimos a insegurança que no Brasil se sente... no entato também não temos a riqueza da Alemanha... mas se calhar os alemães não têm a alegria de viver como os Brasileiros... ou seja existe sempre algo que influencia as pessoas sobre aquilo que é melhor para elas em cada momento.
Na China, apesar da falta de liberdade, uma parte grande da população apoia o governo que tem, porque este lhes trouxe a riqueza e notariedade mundial que estava perdida há umas décadas....
Mas volto ao mesmo... isto nada tem a ver com ser defesor de um regime abusador dos direitos humanos como tantas vezes vemos... e o facto de querermos que os outros regimes sejam iguais ao nosso, nem sempre é possível, pois existe uma evolução e contexto para que isso possa acontecer...
O melhor exemplo que temos, foi por exemplo o Iraque que o ocidente foi libertar de um ditador e o país ficou num caos...
mais_um Escreveu:
Vamos ver como está depois do inverno.
Essa é a aposta da Rússia, com a nova estratégia.
Militarmente, parece-me que pouco se vai passar, em termos de ganhos territoriais , quanto ao resto, acho que ninguém pode prever o que vais ser da Rússia, da Ucrânia e da Europa.
Pedro
Vamos ver como está depois do inverno.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
BearManBull Escreveu:mais_um Escreveu:No sentido dos valores, até concordo contigo, a questão é, estás disposto de abdicar de conforto material para implementar uma medida dessas?
No teu dia a dia, como consumidor ou mesmo como investidor, tens isso presente quando fazes as tuas escolhas?
Tinha um paragrafo que estava para deixar no mesmo post relativo a isso.
A consequência para uma UE, que no total das importações cerca de 20% são da China, seria a de ter de abandonar boa parte do estado social. Como tu mesmo postaste o comentário do Borrel. já há muitos anos que ando a dizer isso pelo CdB, que a China tem sido o verdadeiro tampão deflacionista do ocidente.
Isto é de uma hipocrisia tremenda, porque no fundo uma sociedade que se diz solidaria e harmoniosa com o planeta, no fundo subsiste à base da exploração humana e da destruição de ecossistemas. O que os olhos não veem o coração não sente.
Portanto para mim acredito que inicialmente seria uma pequena catástrofe mas que no longo prazo seria o correcto. Tanto do lado oriental como ocidental seria um estimulo para abandonar o extremismo quer seja pela falta de democracia, quer seja pelo excesso de estado. No fundo teria o mesmo efeito liberador que o muro de Berlim.
Não respondeste à minha questão, no teu dia a dia, como consumidor ou mesmo como investidor, tens isso presente quando fazes as tuas escolhas?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
BearManBull Escreveu: é espantoso como é que todas as democracias ocidentais seguem sistemas fiscais praticamente idênticos e quando algum membro da OCDE se afasta do consenso é imediatamente atacado de todos os lados (e.g.: Hungria com a flat tax de 15% para IRS e 9% para empresas).
É off topic mas parece-me que é necessário
Actualmente as taxas de IVA na Hungria são 27, 18 e 5, cá são 23, 11 e 6.
Um empregado na Hungria desconta 18, 5% para a segurança social, cá desconta 11%, etc...
Comparando com Portugal, haverá situações em que se paga menos e outras em que se paga mais, eu pagaria menos na Hungria mas a grande maioria da população portuguesa pagaria mais impostos.
Como sabemos, há várias formas das sociedades se organizarem, sendo que nenhuma é perfeita.
No caso concreto da Hungria, a nível dos indicadores de qualidade de vida, está abaixo da média da OCDE em muitos deles por isso não sei se o modelo deles é realmente assim tão bom.
Mas já agora tirando a questão da Hungria não querer taxar as grande multinacionais a 15% (Google, Amazon, etc...) quais sãos as criticas da OCDE à Hungria em relação aos impostos?
Marco Martins Escreveu:Entendo a tuda resposta e não entendas a minha questão como uma provocação... mas o que te leva a pensar que o nosso sistema democrático é melhor do que o regime que os outros países têm para que simplesmente nos isolemos deles?
Devia ser uma pregunta de resposta fácil mas não é. Se a mesma pregunta fosse feita há 20 anos atrás não haveria margem de duvida. A nossa liberdade e nível de vida era infinitamente superior. Hoje em dia em países comunistas modernos (monopartidários) como a China ou Vietnam pode-se ter um nível de vida praticamente idêntico ao ocidente. No Vietnam não se pode ter terra própria, aluga-se ao estado por períodos de 50 anos (extensíveis), e pode-se construir um imóvel a gosto, aqui é praticamente o mesmo paga-se IMI que talvez até seja mais caro...
Tal como disse já neste tópico a globalização parece-me que teve a consequência de fazer convergir o oriente e ocidente, sendo que eles levaram com melhor da nossa parte (capitalismo) e nós absorvemos o pior (controlo, super burocratização, concentração de poderes). Ainda para mais temos a sociedade polarizada e vivemos numa mentira e numa ilusão de que a SS é sustentável quando é claramente uma bomba relógio (OEs que dedicam mais de 50% a gastos sociais...).
Apesar de tudo tenho esperança que a democracia seja um sistema que é mais flexível em alturas de crise e historicamente no longo prazo tem sido mais bem sucedido em respeitar a liberdade e atingir maior crescimento economico. Neste momento sinto que a democracia ocidental necessita de uma reforma, é espantoso como é que todas as democracias ocidentais seguem sistemas fiscais praticamente idênticos e quando algum membro da OCDE se afasta do consenso é imediatamente atacado de todos os lados (e.g.: Hungria com a flat tax de 15% para IRS e 9% para empresas).
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/roubini-traca-cenario-de-crise-pior-que-a-da-decada-de-1970
Ou seja, por uma via ou por outra, a Rússia vai conseguir o que quer... fragilizar ao máximo o ocidente....
No meio de mortos e feridos alguns se haverão de safar... resta saber quais, pois face a mudanças económicas, já assistimos a muitos países mudarem de regimes e as liberdades existentes mudarem...
A história é feita de altos e baixos, evoluções e retrocessos...
Num podcast da Bloomberg, Roubini vê ainda um longo caminho até a inflação aliviar. E adverte que, ao contrário da década de 1970, o elevado endividamento do setor privado torna mais difícil combater os preços elevados. O "profeta da desgraça" antecipa ainda que os bancos centrais terão de inverter o rumo - abandonando as subidas das taxas de juro - à medida que os mercados financeiros começarem a sofrer fortemente.
O economista considera que se vai assistir a maior protecionismo e desglobalização e que os riscos geopolíticos vão fragmentar e "balcanizar" a economia global.
Ou seja, por uma via ou por outra, a Rússia vai conseguir o que quer... fragilizar ao máximo o ocidente....
No meio de mortos e feridos alguns se haverão de safar... resta saber quais, pois face a mudanças económicas, já assistimos a muitos países mudarem de regimes e as liberdades existentes mudarem...
A história é feita de altos e baixos, evoluções e retrocessos...
mais_um Escreveu:No sentido dos valores, até concordo contigo, a questão é, estás disposto de abdicar de conforto material para implementar uma medida dessas?
No teu dia a dia, como consumidor ou mesmo como investidor, tens isso presente quando fazes as tuas escolhas?
Tinha um paragrafo que estava para deixar no mesmo post relativo a isso.
A consequência para uma UE, que no total das importações cerca de 20% são da China, seria a de ter de abandonar boa parte do estado social. Como tu mesmo postaste o comentário do Borrel. já há muitos anos que ando a dizer isso pelo CdB, que a China tem sido o verdadeiro tampão deflacionista do ocidente.
Isto é de uma hipocrisia tremenda, porque no fundo uma sociedade que se diz solidaria e harmoniosa com o planeta, no fundo subsiste à base da exploração humana e da destruição de ecossistemas. O que os olhos não veem o coração não sente.
Portanto para mim acredito que inicialmente seria uma pequena catástrofe mas que no longo prazo seria o correcto. Tanto do lado oriental como ocidental seria um estimulo para abandonar o extremismo quer seja pela falta de democracia, quer seja pelo excesso de estado. No fundo teria o mesmo efeito liberador que o muro de Berlim.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
BearManBull Escreveu:Marco Martins Escreveu:Por muito que custe, acho que é sempre melhor ter a Rússia por perto e termos negócios com a Rússia do que isola-los!!!
O ocidente devia fazer um novo muro de Berlim. E não era só com a Russia, tudo que fosse sistema anti democrático ou que se pude-se entender como uma ameaça no longo prazo devia estar completamente isolado. Quem quisesse ter acesso aos mercados/tech/conhecimentos ocidentais tinha de aceitar observadores internacionais que apurassem existir eleições limpas e que existia uma constituição que respeita os princípios de uma democracia como divisão de poderes judicial/governativo, liberdade de expressão entre outros.
No sentido dos valores, até concordo contigo, a questão é, estás disposto de abdicar de conforto material para implementar uma medida dessas?
Masterchief Escreveu:Independentemente de haver guerra ou paz na Ucrânia o problema energético europeu mantém-se. Não vai ser por haver acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia que o problema vai desaparecer.
Penso que o ocidente, nomeadamente a europa, volte a negociar tão cedo com o Putin. Essa porta fechou.
Por isso a europa tem que "dar corda aos sapatos" e resolver o seu problema energético sem contar com a Rússia.
Exacto, a Rússia deixou de ser fiável para fazer acordos, penso que a seguir ao que aconteceu na Georgia deixou de o ser mas fomos demasiado egoístas para o reconhecer.
Lusitanus Escreveu:Marco Martins Escreveu:
Entendo a tuda resposta e não entendas a minha questão como uma provocação... mas o que te leva a pensar que o nosso sistema democrático é melhor do que o regime que os outros países têm para que simplesmente nos isolemos deles?
![]()
Escrever isto é não ter noção do nível de liberdade de que se goza em Portugal e do nível de liberdade de que se goza na Rússia ou na China e da sorte que se tem em nascer em Portugal e não na Rússia ou na China.
Totalmente de acordo, nesses países é impossível ter estas discussões.
Marco Martins Escreveu:
Entendo a tuda resposta e não entendas a minha questão como uma provocação... mas o que te leva a pensar que o nosso sistema democrático é melhor do que o regime que os outros países têm para que simplesmente nos isolemos deles?

Escrever isto é não ter noção do nível de liberdade de que se goza em Portugal e do nível de liberdade de que se goza na Rússia ou na China e da sorte que se tem em nascer em Portugal e não na Rússia ou na China.
BearManBull Escreveu:Marco Martins Escreveu:Por muito que custe, acho que é sempre melhor ter a Rússia por perto e termos negócios com a Rússia do que isola-los!!!
O ocidente devia fazer um novo muro de Berlim. E não era só com a Russia, tudo que fosse sistema anti democrático ou que se pude-se entender como uma ameaça no longo prazo devia estar completamente isolado. Quem quisesse ter acesso aos mercados/tech/conhecimentos ocidentais tinha de aceitar observadores internacionais que apurassem existir eleições limpas e que existia uma constituição que respeita os princípios de uma democracia como divisão de poderes judicial/governativo, liberdade de expressão entre outros.
Muito do crescimento que a Europa tem, até foi feito à custa de muitos regimes que criticamos e consideramos "incorrectos" (para tentar englobar totalitarios, ditatoriais, comunistas, racistas, etc).
Portugal também já teve outros regimes e se não tivesse tido o regime que tivemos, talvez ainda hoje estariamos com governos de semanas ou meses...
Não quero com isto defender ou criticar o regime que tivemos... mas apenas mostrar que por vezes determinados regimes surgem por variados motivos e contextos e em determinado momento da sua existência pode não fazer sentido para os outros, mas fazer sentido no contexto desse país.
Temos a sorte de que a Europa já passou por muitas mudanças e (neste momento a meu ver) consegue ter uma democracia dita evoluída e também resultante do seu crescimento económico... mas nem todos os países conseguem estar ao mesmo tempo com as mesmas condições...
Marco Martins Escreveu:Por muito que custe, acho que é sempre melhor ter a Rússia por perto e termos negócios com a Rússia do que isola-los!!!
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Masterchief Escreveu:Independentemente de haver guerra ou paz na Ucrânia o problema energético europeu mantém-se. Não vai ser por haver acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia que o problema vai desaparecer.
Penso que o ocidente, nomeadamente a europa, volte a negociar tão cedo com o Putin. Essa porta fechou.
Por isso a europa tem que "dar corda aos sapatos" e resolver o seu problema energético sem contar com a Rússia.
Por muito que custe, acho que é sempre melhor ter a Rússia por perto e termos negócios com a Rússia do que isola-los!!!
Se o ocidente insistir nisso, a médio prazo estará a criar uma separação maior no mundo e o número de conflitos e problemas tenderão a aumentar.
A porta do petróleo só pode ser fechada quando existirem outros fornecedores que substituam os maiores produtores...
Mas curiosamente aqueles que têm petróleo estão cada vez mais a ser afastados... como a Rússia, Arábia Saudita, Irão, Iraque, Venezuela, etc.... Pode-se dizer que são regimes muito duvidosos... mas "essa parte do duvidoso" apenas existe quando políticamente existem interesses!!!
A utilização do petróleo não é apenas para geração de energia, pelo que não é assim tão simples de substituir pelas renováveis ou outras matérias...
Independentemente de haver guerra ou paz na Ucrânia o problema energético europeu mantém-se. Não vai ser por haver acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia que o problema vai desaparecer.
https://www.msn.com/pt-pt/noticias/ultimas/kremlin-diz-que-cinco-milh%C3%B5es-de-habitantes-dos-territ%C3%B3rios-anexados-se-encontram-na-r%C3%BAssia/ar-AA139miH?ocid=entnewsntp&cvid=092c2ef27a7b4ca3ffc1e83f194b11b8
Seja totalmente verdade ou não, o certo é que no meio de tantos civis existe quem se sinta mais Ucraniano ou mais Russo!!!... e isto tem de ser tido em conta em conversações.
Aquilo que estamos a fazer em prol da liberdade sem discutir seriamente o problema está a mudar a vida de milhões de pessoas (só na Ucrânia)... é cada vez mais importante haver a criação de um "tampão neutro" entre a Rússia e o ocidente para que se permita as pessoas voltarem para as suas casas.
“Cerca de cinco milhões de habitantes do Donbass [leste ucraniano] e das regiões do sudeste da Ucrânia encontraram refúgio na Rússia”
Seja totalmente verdade ou não, o certo é que no meio de tantos civis existe quem se sinta mais Ucraniano ou mais Russo!!!... e isto tem de ser tido em conta em conversações.
Aquilo que estamos a fazer em prol da liberdade sem discutir seriamente o problema está a mudar a vida de milhões de pessoas (só na Ucrânia)... é cada vez mais importante haver a criação de um "tampão neutro" entre a Rússia e o ocidente para que se permita as pessoas voltarem para as suas casas.
[url]"A última contagem decrescente de Elon Musk – Observador" https://observador.pt/opiniao/a-ultima- ... -musk/amp/[/url]
Musk começou por destacar o seguinte “post” do jornalista Matt Taibbi, publicado no dia 14 de Outubro: “Se a Casa Branca não acha que a guerra pode ser vencida, mas se recusa a abrir negociações ou ‘incentivar’ outros a fazê-lo, qual é exatamente a estratégia final?”
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PMP69 e 230 visitantes