Caldeirão da Bolsa

Novo artigo: "Defesa, defesa, defesa"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por saxo » 20/10/2004 10:57

Como eu me revejo no artigo.
Não invisto activamente (ando a aprender) mas nos trades que fiz há algum já cometi alguns erros, nomeadamente:
- Comprar para baixar o preço médio
- Não vender em queda esperando que um dia subam...

Já tinha percebido que esse não era o caminho e uso agora stop losses. Mas confesso que quando entro num trade começo logo a fazer contas aos lucros e esqueço-me das perdas que posso ter. Ainda tenho que ser mais racional.

Parabéns por mais um excelente artigo

Registado: 10/5/2004 13:42

por JN » 19/10/2004 23:15

Artigo muito oportuno.
Eu só uso stops nessa prespectiva, evitar perdas enormes e inesperadas.
O momento é para se ter stops.
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

Gostei...

por pergas » 19/10/2004 22:38

...de facto, e num português simples conseguiste mostrar a realidade desta selva! Excelente!

Abraço
pergas

Registado: 5/11/2002 10:43

por valves » 19/10/2004 20:29

Excelente Artigo Ulisses eu graças a Deus a Zeros nunca fui até porque parece -me que os casos em que se vai a zeros correspondem á maioria das vezes a produtos alavancados tipo CFD Warrants Futuros etc que como sabes não gosto. Gostaria aqui de frisar um excerto do post do Semprefrio porque na practica também o utilizo :

Isto significa que utilizo stops mentais, pensados abaixo (se longo) ou acima (se curto) de valores chave e que não acciono no próprio dia em que são atingidos (no caso das acções em que tenho posições abertas, muitas vezes só consulto as respectivas cotações ou tomo a decisão de accionar um stop com o mercado fechado).

Mais uma questão em relação a uma postura defensiva :

Diversificar mas saber rodar a carteira dos titulos que estão a mostrar fraqueza para os que estão a mostrar força ou então procurar outros titulos que estão a mostrar força para investir não considerar o cabaz de titulos da minha carteira como estando fixos.

Por outro lado os titulos não são pessoas e portanto não vão estranhar se lhes formos infieis :mrgreen:

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

"stops" ?

por O Rei das Ondas » 19/10/2004 19:20

...didáctico o artigo. A realidade temperada com a experiência e muinta pesquisa, fez de mim um redutor sobre eles: são falsos amigos quando a noção do movimento correcto não foi detectado. Neste cenário seremos sempre vencidos.
...
A solução, a nossa defesa fiável, passa por inicialmente, lêr-mos o futuro, os passos das primeiras "três jornadas".Perante esta visão a segurança é total e por precaução um "stop" bem longo.
...
Assim, venceremos!

Um abraço ao Ulisses,
R.d.O

Registado: 5/11/2002 12:03

por artista_ » 19/10/2004 18:11

Parabéns Ulisses, o artigo é sintético e excelente!

quanto ao facto de se ficar a zero, há sempre a hipótese de se fazerem sucessivoa aumentos de capital, o Jas é que percebe disso! :) :)

1 abraço

Registado: 17/3/2003 22:51

por djovarius » 19/10/2004 15:57

Eu concordo com tudo o que o Ulisses disse e sou daqueles que não tenho problema em dizer que já fui a zero !! :shock:

Os stops são para usar.

Nalguns mercados, e aqui noto que o nosso amigo semprefrio falou do cambial (e não só) é realmente complexo verificar que o mercado anda à procura de "comer" os stops do pessoal.
No mercado accionista, penso que tal situação não se verifica tanto na maioria das acções, podendo-se apostar numa tendência com um bom grau de r/r.

Um abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Visitante » 19/10/2004 15:51

Um excelente artigo, e muitas vezes defender o capital, a disciplina e coragem devender a perder dinheiro para preservar o capital.
Numa guerra ,as batalhas não representam sempre vitórias , tb há derrotas.
Visitante

Parabéns a dobrar

por jarc » 19/10/2004 15:10

Para bens pelo aniversário (amanhã calha-me tb o dia) e parabéns pelo artigo que no essencial visa prevenir para males. A Nok (que me deu pancada) decidiu prendar-me e eu desta vez segui o espírito de guarda redes, apanhei a bola com as duas mãos contra o peito, não fosse ela escorregar para a baliza. Fi-lo mais por falta de tempo para acompanhar o mercado que por convicção (as grande incógnitas estão em saber se o petróleo dá agora o trambolhão e se, caso dê, não vão aproveitar para distribuir).

Registado: 23/7/2003 16:05

por zé povinho » 19/10/2004 15:01

olá Ulisses

antes de mais parabéns e que vamos contando muitos por aqui.

o artigo é, mais uma vez muito didáctico, e importante para quem se está a iniciar nesta vida, e a visita ao Caldeirão vai-nos dizendo que há muita gente nova a começar.
mas para quem anda nisto há muito tempo e segue o mercado (português) todo o dia, julgo que a colocação de stops automáticos pode levar a maiores prejuizos que a colocação de stops caso a caso.
para não ir mais longe, temos o exemplo do que se passou ontem com o fecho da PTM.
exactamente por ter sido no fecho pode ter "comido" alguns stops automáticos que doutro modo não seriam activados.
um abraço e um bom resto de dia

Registado: 4/11/2002 23:38

por semprefrio » 19/10/2004 14:46

Ulisses, no essencial, estou de acordo. :)

No entanto, e exclusivamente baseado na minha experiência, permite-me dizer mais qualquer coisa.

Para mim, a colocação de stops acaba por ser das coisas mais difíceis de fazer. Para além do óbvio interesse defensivo é também mais uma oportunidade para perdermos dinheiro, mesmo estando do lado do mercado. :mrgreen: E é das coisas mais frustrantes que existem (mesmo que saibamos que faz parte do jogo) sermos stopados para ver o mercado seguir na direcção do nosso trade. Torna-se mais frustrante se ficamos com a ideia que alguém nos foi "comer" o stop. :evil:

Não tendo encontrado solução para questão tão traiçoeira, utilizo algumas regras que, até certo ponto, julgo minimizarem o problema. AS mais importantes são:

1. A não utilização de stops automáticos;
2. A utilização de stops tecnicamente razoáveis;
3. A introdução do factor tempo.

Isto significa que utilizo stops mentais, pensados abaixo (se longo) ou acima (se curto) de valores chave e que não acciono no próprio dia em que são atingidos (no caso das acções em que tenho posições abertas, muitas vezes só consulto as respectivas cotações ou tomo a decisão de accionar um stop com o mercado fechado).

No meu trading de acções, a diversificação tem também um papel importante na minimização do risco.

No forex, por ser um mercado aberto 24/24 (e onde trabalho com alavancagens) custou-me um bocado a adaptar esta forma de trading. Mas, penso que agora está interiorizada e que traz vantagens, pelo que decisões só em momentos de mercado parado ou muito calmo. :wink:

Anotei uma parte interessante do teu artigo:

"Pode ser que alguns de vocês consigam aprender essa lição, sem terem que passar pela mesma experiência dolorosa que eu."

Na minha opinião, tal não é possível. Se for, a probabilidade de tal acontecer deve ser menor do que a de conseguir um primeiro prémio no euro milhões. :twisted:

Abraço,
semprefrio

Registado: 31/12/2003 21:12

Stops -Importante

por Jobeta » 19/10/2004 13:53

Boa tarde,
Ulisses parabéns muita sabedoria e oportunidade no teu escrito.
Reconheço no amargo da experiência o valor do que escreveste
Abraço
A vidinha segue

Registado: 29/7/2004 20:58

por Ulisses Pereira » 19/10/2004 12:54

Tento sempre seguir. E acredite que quando o meu lado humano me faz ignorá-los, os resultados são quase sempre maus.

O meu objectivo não passa por ter mais trades lucrativas do que com prejuízo. Passa por, mesmo tendo mais negócios "falhados" do que certos, que o que ganhe nos lucrativos compense os outros. :) E para isso o uso de "stops" para cortar as perdas é essencial.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por marafado » 19/10/2004 12:45

Muito interessante, e excelente como é habitual.

Gostava de saber se segue sempre nos seus negócios essa regra dos stop´s.

Um abraço e parabens redobrados

Registado: 5/10/2004 16:59

Novo artigo: "Defesa, defesa, defesa"

por Ulisses Pereira » 19/10/2004 12:38

Acabei de publicar na Primeira Página o artigo "Defesa, defesa, defesa".

www.caldeiraodebolsa.com

Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, AlfaTrader, BullDuck, Google [Bot], Google Adsense [Bot], hugob0ss, junas, latbal, m-m, malakas, OCTAMA, PAULOJOAO, TTM62 e 432 visitantes