Novo artigo: "Defesa, defesa, defesa"
15 mensagens
|Página 1 de 1
Como eu me revejo no artigo.
Não invisto activamente (ando a aprender) mas nos trades que fiz há algum já cometi alguns erros, nomeadamente:
- Comprar para baixar o preço médio
- Não vender em queda esperando que um dia subam...
Já tinha percebido que esse não era o caminho e uso agora stop losses. Mas confesso que quando entro num trade começo logo a fazer contas aos lucros e esqueço-me das perdas que posso ter. Ainda tenho que ser mais racional.
Parabéns por mais um excelente artigo
Não invisto activamente (ando a aprender) mas nos trades que fiz há algum já cometi alguns erros, nomeadamente:
- Comprar para baixar o preço médio
- Não vender em queda esperando que um dia subam...
Já tinha percebido que esse não era o caminho e uso agora stop losses. Mas confesso que quando entro num trade começo logo a fazer contas aos lucros e esqueço-me das perdas que posso ter. Ainda tenho que ser mais racional.
Parabéns por mais um excelente artigo
- Registado: 10/5/2004 13:42
Excelente Artigo Ulisses eu graças a Deus a Zeros nunca fui até porque parece -me que os casos em que se vai a zeros correspondem á maioria das vezes a produtos alavancados tipo CFD Warrants Futuros etc que como sabes não gosto. Gostaria aqui de frisar um excerto do post do Semprefrio porque na practica também o utilizo :
Isto significa que utilizo stops mentais, pensados abaixo (se longo) ou acima (se curto) de valores chave e que não acciono no próprio dia em que são atingidos (no caso das acções em que tenho posições abertas, muitas vezes só consulto as respectivas cotações ou tomo a decisão de accionar um stop com o mercado fechado).
Mais uma questão em relação a uma postura defensiva :
Diversificar mas saber rodar a carteira dos titulos que estão a mostrar fraqueza para os que estão a mostrar força ou então procurar outros titulos que estão a mostrar força para investir não considerar o cabaz de titulos da minha carteira como estando fixos.
Por outro lado os titulos não são pessoas e portanto não vão estranhar se lhes formos infieis
Um abraço
Vasco
Isto significa que utilizo stops mentais, pensados abaixo (se longo) ou acima (se curto) de valores chave e que não acciono no próprio dia em que são atingidos (no caso das acções em que tenho posições abertas, muitas vezes só consulto as respectivas cotações ou tomo a decisão de accionar um stop com o mercado fechado).
Mais uma questão em relação a uma postura defensiva :
Diversificar mas saber rodar a carteira dos titulos que estão a mostrar fraqueza para os que estão a mostrar força ou então procurar outros titulos que estão a mostrar força para investir não considerar o cabaz de titulos da minha carteira como estando fixos.
Por outro lado os titulos não são pessoas e portanto não vão estranhar se lhes formos infieis

Um abraço
Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
"stops" ?
...didáctico o artigo. A realidade temperada com a experiência e muinta pesquisa, fez de mim um redutor sobre eles: são falsos amigos quando a noção do movimento correcto não foi detectado. Neste cenário seremos sempre vencidos.
...
A solução, a nossa defesa fiável, passa por inicialmente, lêr-mos o futuro, os passos das primeiras "três jornadas".Perante esta visão a segurança é total e por precaução um "stop" bem longo.
...
Assim, venceremos!
Um abraço ao Ulisses,
R.d.O
...
A solução, a nossa defesa fiável, passa por inicialmente, lêr-mos o futuro, os passos das primeiras "três jornadas".Perante esta visão a segurança é total e por precaução um "stop" bem longo.
...
Assim, venceremos!
Um abraço ao Ulisses,
R.d.O
- Registado: 5/11/2002 12:03
Eu concordo com tudo o que o Ulisses disse e sou daqueles que não tenho problema em dizer que já fui a zero !!
Os stops são para usar.
Nalguns mercados, e aqui noto que o nosso amigo semprefrio falou do cambial (e não só) é realmente complexo verificar que o mercado anda à procura de "comer" os stops do pessoal.
No mercado accionista, penso que tal situação não se verifica tanto na maioria das acções, podendo-se apostar numa tendência com um bom grau de r/r.
Um abraço
dj

Os stops são para usar.
Nalguns mercados, e aqui noto que o nosso amigo semprefrio falou do cambial (e não só) é realmente complexo verificar que o mercado anda à procura de "comer" os stops do pessoal.
No mercado accionista, penso que tal situação não se verifica tanto na maioria das acções, podendo-se apostar numa tendência com um bom grau de r/r.
Um abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Parabéns a dobrar
Para bens pelo aniversário (amanhã calha-me tb o dia) e parabéns pelo artigo que no essencial visa prevenir para males. A Nok (que me deu pancada) decidiu prendar-me e eu desta vez segui o espírito de guarda redes, apanhei a bola com as duas mãos contra o peito, não fosse ela escorregar para a baliza. Fi-lo mais por falta de tempo para acompanhar o mercado que por convicção (as grande incógnitas estão em saber se o petróleo dá agora o trambolhão e se, caso dê, não vão aproveitar para distribuir).
olá Ulisses
antes de mais parabéns e que vamos contando muitos por aqui.
o artigo é, mais uma vez muito didáctico, e importante para quem se está a iniciar nesta vida, e a visita ao Caldeirão vai-nos dizendo que há muita gente nova a começar.
mas para quem anda nisto há muito tempo e segue o mercado (português) todo o dia, julgo que a colocação de stops automáticos pode levar a maiores prejuizos que a colocação de stops caso a caso.
para não ir mais longe, temos o exemplo do que se passou ontem com o fecho da PTM.
exactamente por ter sido no fecho pode ter "comido" alguns stops automáticos que doutro modo não seriam activados.
um abraço e um bom resto de dia
antes de mais parabéns e que vamos contando muitos por aqui.
o artigo é, mais uma vez muito didáctico, e importante para quem se está a iniciar nesta vida, e a visita ao Caldeirão vai-nos dizendo que há muita gente nova a começar.
mas para quem anda nisto há muito tempo e segue o mercado (português) todo o dia, julgo que a colocação de stops automáticos pode levar a maiores prejuizos que a colocação de stops caso a caso.
para não ir mais longe, temos o exemplo do que se passou ontem com o fecho da PTM.
exactamente por ter sido no fecho pode ter "comido" alguns stops automáticos que doutro modo não seriam activados.
um abraço e um bom resto de dia
Ulisses, no essencial, estou de acordo.
No entanto, e exclusivamente baseado na minha experiência, permite-me dizer mais qualquer coisa.
Para mim, a colocação de stops acaba por ser das coisas mais difíceis de fazer. Para além do óbvio interesse defensivo é também mais uma oportunidade para perdermos dinheiro, mesmo estando do lado do mercado.
E é das coisas mais frustrantes que existem (mesmo que saibamos que faz parte do jogo) sermos stopados para ver o mercado seguir na direcção do nosso trade. Torna-se mais frustrante se ficamos com a ideia que alguém nos foi "comer" o stop.
Não tendo encontrado solução para questão tão traiçoeira, utilizo algumas regras que, até certo ponto, julgo minimizarem o problema. AS mais importantes são:
1. A não utilização de stops automáticos;
2. A utilização de stops tecnicamente razoáveis;
3. A introdução do factor tempo.
No meu trading de acções, a diversificação tem também um papel importante na minimização do risco.
No forex, por ser um mercado aberto 24/24 (e onde trabalho com alavancagens) custou-me um bocado a adaptar esta forma de trading. Mas, penso que agora está interiorizada e que traz vantagens, pelo que decisões só em momentos de mercado parado ou muito calmo.
Anotei uma parte interessante do teu artigo:
"Pode ser que alguns de vocês consigam aprender essa lição, sem terem que passar pela mesma experiência dolorosa que eu."
Na minha opinião, tal não é possível. Se for, a probabilidade de tal acontecer deve ser menor do que a de conseguir um primeiro prémio no euro milhões.
Abraço,
semprefrio

No entanto, e exclusivamente baseado na minha experiência, permite-me dizer mais qualquer coisa.
Para mim, a colocação de stops acaba por ser das coisas mais difíceis de fazer. Para além do óbvio interesse defensivo é também mais uma oportunidade para perdermos dinheiro, mesmo estando do lado do mercado.

Não tendo encontrado solução para questão tão traiçoeira, utilizo algumas regras que, até certo ponto, julgo minimizarem o problema. AS mais importantes são:
1. A não utilização de stops automáticos;
2. A utilização de stops tecnicamente razoáveis;
3. A introdução do factor tempo.
No meu trading de acções, a diversificação tem também um papel importante na minimização do risco.
No forex, por ser um mercado aberto 24/24 (e onde trabalho com alavancagens) custou-me um bocado a adaptar esta forma de trading. Mas, penso que agora está interiorizada e que traz vantagens, pelo que decisões só em momentos de mercado parado ou muito calmo.

Anotei uma parte interessante do teu artigo:
"Pode ser que alguns de vocês consigam aprender essa lição, sem terem que passar pela mesma experiência dolorosa que eu."
Na minha opinião, tal não é possível. Se for, a probabilidade de tal acontecer deve ser menor do que a de conseguir um primeiro prémio no euro milhões.

Abraço,
semprefrio
Stops -Importante
Boa tarde,
Ulisses parabéns muita sabedoria e oportunidade no teu escrito.
Reconheço no amargo da experiência o valor do que escreveste
Abraço
Ulisses parabéns muita sabedoria e oportunidade no teu escrito.
Reconheço no amargo da experiência o valor do que escreveste
Abraço
A vidinha segue
- Registado: 29/7/2004 20:58
Tento sempre seguir. E acredite que quando o meu lado humano me faz ignorá-los, os resultados são quase sempre maus.
O meu objectivo não passa por ter mais trades lucrativas do que com prejuízo. Passa por, mesmo tendo mais negócios "falhados" do que certos, que o que ganhe nos lucrativos compense os outros.
E para isso o uso de "stops" para cortar as perdas é essencial.
Um abraço,
Ulisses
O meu objectivo não passa por ter mais trades lucrativas do que com prejuízo. Passa por, mesmo tendo mais negócios "falhados" do que certos, que o que ganhe nos lucrativos compense os outros.

Um abraço,
Ulisses
Novo artigo: "Defesa, defesa, defesa"
Acabei de publicar na Primeira Página o artigo "Defesa, defesa, defesa".
www.caldeiraodebolsa.com
Ulisses
www.caldeiraodebolsa.com
Ulisses
15 mensagens
|Página 1 de 1