BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
Odeio quando estamos nesta posição com quedas a roçar a irracionalidade. As decisões tomadas nesta altura são quase sempre erradas.
A exposição directa portuguesa, tanto à Ucrânia quanto à Russia é virtualmente zero e, por muito que se prolongue esta guerra, a nossa economia nunca irá parar, como aconteceu em 2020, o me me leva a ter que pensar em cenários alternativos para justificar estas quedas fortes e prolongadas:
1. Guerra massiva à vista, com envolvimento de todos, o que está a levar a que o smart money (gente/instituições que têm informação previligiada) esteja a vender sem contemplações;
2. Fundos relacionados com a Rússia a vender as posições para realizar dinheiro (só na Estónia, Letónia ou Lituânia são às centenas);
3. Irracionalidade pura e dura!
Quero acreditar que estamos no cenário 2 ou 3 e que a tormenta irá passar um dia. Infelizmente tenho posição no BCP adquirida na ultima sessão.
A exposição directa portuguesa, tanto à Ucrânia quanto à Russia é virtualmente zero e, por muito que se prolongue esta guerra, a nossa economia nunca irá parar, como aconteceu em 2020, o me me leva a ter que pensar em cenários alternativos para justificar estas quedas fortes e prolongadas:
1. Guerra massiva à vista, com envolvimento de todos, o que está a levar a que o smart money (gente/instituições que têm informação previligiada) esteja a vender sem contemplações;
2. Fundos relacionados com a Rússia a vender as posições para realizar dinheiro (só na Estónia, Letónia ou Lituânia são às centenas);
3. Irracionalidade pura e dura!
Quero acreditar que estamos no cenário 2 ou 3 e que a tormenta irá passar um dia. Infelizmente tenho posição no BCP adquirida na ultima sessão.
- Registado: 7/12/2020 19:33
Incrivel como ainda alguém pensa em entrar nisto. Anda tudo maluco.
- Registado: 24/5/2021 17:51
Dia negro no BCP a aproximar-se de 12 cêntimos! E mesmo por aqui a entrada será para ficar atento.
- Registado: 31/5/2014 23:07
Para quem estiver interessado deixo aqui o link onde podem ver a exposição do sistema bancário por país À Russia. são dados de setembro/2021 portanto hoje talvez seja superior.
O montante total é de 121 mil milhões de dólares.
Os países com mais exposição são: 1º França a seguir itália e Austria. O sistema bancário português tem uma exposição de 149 milhões.
Não é preciso ser génio para perceber que os bancos europeus podem vir a sofrer muito e por arrasto portugal.
https://stats.bis.org/statx/srs/table/b4?c=RU
O montante total é de 121 mil milhões de dólares.
Os países com mais exposição são: 1º França a seguir itália e Austria. O sistema bancário português tem uma exposição de 149 milhões.
Não é preciso ser génio para perceber que os bancos europeus podem vir a sofrer muito e por arrasto portugal.
https://stats.bis.org/statx/srs/table/b4?c=RU
Àlvaro Escreveu:JCS e Isitis, o que se passa é que o BCP, embora n´ão tenha exposição à Rússia, nem à Ucrânia, cai arrastado por esses bancos que estão muito expostos, especialmente o Deutsch Bank. Este banco caiu mais que o BCP que já vai em mais de 30% de queda. Próximo de 13 veremos então o que diz o mercado, é por aí que o espero. Atenção à Polónia e ao dinamismo que os americanos trarão a esse País; em poucos dias estão mais de 10.000 soldados americanos. A Polónia será a grande base da NATO na Europa, é por isso que o CEO tem reiterado que esse banco não está à venda. Ora bem...
O DB tem muita exposição? O DB?
- Registado: 17/7/2014 22:33
JCS e Isitis, o que se passa é que o BCP, embora n´ão tenha exposição à Rússia, nem à Ucrânia, cai arrastado por esses bancos que estão muito expostos, especialmente o Deutsch Bank. Este banco caiu mais que o BCP que já vai em mais de 30% de queda. Próximo de 13 veremos então o que diz o mercado, é por aí que o espero. Atenção à Polónia e ao dinamismo que os americanos trarão a esse País; em poucos dias estão mais de 10.000 soldados americanos. A Polónia será a grande base da NATO na Europa, é por isso que o CEO tem reiterado que esse banco não está à venda. Ora bem... 

J.C.P. Escreveu:Esta queda vertiginosa bem faz lembrar o que aconteceu com o antigo BES. Esta ação (BCP) está mesmo a pique, enquanto que com outras ações não se vê este afundanço, independentemente do conflito Rússia-Ucrânia.
Resultado de subidas e descidas vertiginosas, que têm pautado este papel nos últimos 12 meses. Este comportamento não se verifica noutros papéis, por isso, está queda vertiginosa está relacionada com a volatilidade ao máximo que caracteriza este papel nos últimos tempos. A proximidade da Polónia do conflito, tb não é albeia. Um eventual cessar fogo (um mito) faria a cotação disparar para os 0,20 novamente.
Mas relacionar isto com o BES , ou BANIF , é completamente errado a meu ver. Outros tempos. Outros reguladores. Outra atençao.
Ontem ao início do dia, dei ordem de compra de uma posição de 20% da minha carteira, ao preço de 0,134. Achei que nunca seria realizada, mas a ser realizada, seria a um bom preço de entrada. Espantado fiquei, quando às 16:29h recebo SMS a informar da realização da ordem! Sentimento misto de surpresa, apreensão,e confiança, mas creio ter sido uma boa compra. A queda esta semana foi exagerada a meu ver e acredito num ressalto em breve, até aos 0,15 embora possa continuar a cair no curto prazo. Se assim for, irei reforçar por volta dos 0,10/0,11 tendo em conta também, o contexto internacional. Sou aquele investidor que deixou de estar colado às cotações muitas horas por dia...Perde-se qualidade de vida e saúde. Funciono agora por alertas de SMS em vários papéis, nem abro as cotações dias seguidos, e consulto apenas os mails do montepio com abertura e fecho dos mercados. Essa informação mais os alertas de preço que recebo, chegam-me para ter a carteira controlada. A ordem de venda do BCP já está em sistema.
ITISI1000
- Registado: 25/10/2015 12:33
Esta queda vertiginosa bem faz lembrar o que aconteceu com o antigo BES. Esta ação (BCP) está mesmo a pique, enquanto que com outras ações não se vê este afundanço, independentemente do conflito Rússia-Ucrânia.
- Registado: 12/2/2008 9:50
Caríssimos,
Não vale a pena tentar adivinhar o amanhã. Sou investidor técnico, e esta situação que estamos a viver é daquelas, poucas, como sempre disse, que me deixam alerta.
Obviamente que esta queda NADA tem a ver com o BCP, absolutamente NADA! O banco, comparado com há 5, 10 e até 15 anos, está muitíssimo melhor, não há comparação, e a prova era o caminho que estava a percorrer.
Agora, embora continue a olhar para o gráfico, não sou inocente, é óbvio que em tempos de pânico, a probabilidade de não haverem suportes, assim como fundamentais, que a segure, é enorme. E o mesmo acontece em tempos de euforia, a probabilidade de não haverem resistências ou fundamentais que a segurem é muito grande.
Mas o mais importante aqui é que a queda não se deve a motivos intrínsecos ao banco, embora este ainda tenha muito limpeza para fazer. Mas está substancialmente melhor que na última década, década e meia, isso é incontestável.
Nunca se esqueçam que uma das regras é não contrariar a tendência. E se o fizerem, que seja junto a um suporte, e nunca se esqueçam de protegerem o investimento com o stop.
Bom fim de semana
Não vale a pena tentar adivinhar o amanhã. Sou investidor técnico, e esta situação que estamos a viver é daquelas, poucas, como sempre disse, que me deixam alerta.
Obviamente que esta queda NADA tem a ver com o BCP, absolutamente NADA! O banco, comparado com há 5, 10 e até 15 anos, está muitíssimo melhor, não há comparação, e a prova era o caminho que estava a percorrer.
Agora, embora continue a olhar para o gráfico, não sou inocente, é óbvio que em tempos de pânico, a probabilidade de não haverem suportes, assim como fundamentais, que a segure, é enorme. E o mesmo acontece em tempos de euforia, a probabilidade de não haverem resistências ou fundamentais que a segurem é muito grande.
Mas o mais importante aqui é que a queda não se deve a motivos intrínsecos ao banco, embora este ainda tenha muito limpeza para fazer. Mas está substancialmente melhor que na última década, década e meia, isso é incontestável.
Nunca se esqueçam que uma das regras é não contrariar a tendência. E se o fizerem, que seja junto a um suporte, e nunca se esqueçam de protegerem o investimento com o stop.
Bom fim de semana
Cordiais cumprimentos
Investbem
Investbem
Fiquei à espera, se da reunião resultar mais uma finta de Putin, então pode bem acontecer ser levada até aí. As coisas estão bem complicadas com a Rússia a entrar em bancarrota e Putin a não ceder 1 milímetro. Se piorar nem aí se segura, nem esta nem sequer a Galp porque bem pode o gasóleo custar 3 euros que o Povo deixará de comprar. Será uma arraso para toda a economia. Portanto, duas pequenas posições, uma em Bcp a perder e outra em Impresa sem relevância.
Re: BCP - Novo Tópico Geral "uma opinião"
Estou disponível para vender a: 0,15 e reforçar a:0,1111,
/0,1075
CumPrim/
ValeAquilino

CumPrim/
ValeAquilino
- Anexos
-
- BCP 04Mar..png (124.37 KiB) Visualizado 5672 vezes
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Zé Couves, em situação de guerra como a da Ucrânia e com todas as sanções económicas associadas é "normal" existir uma tendência de queda em quase todas as ações (com ligeiras exceções). Mas se o conflito parar e determinada ação não estiver particularmente muito dependente das sanções aplicadas a sua inversão de tendência pode ser (quase) imediata. Daí eu perceber a intervenção do Pikas.
- Registado: 9/3/2017 16:10
Muito me tenho lembrado do Ulisses. Em bear markets os suportes não interessam, só o quebrar de resistências.
A procurar suportes já levo uma paulada jeitosa na carteira
A procurar suportes já levo uma paulada jeitosa na carteira
- Registado: 17/7/2014 22:33
PIKAS Escreveu:Nessa ordem de ideias também podemos dizer que para a semana isto pode estar acima dos 17 cêntimos.ze couves Escreveu:Não me admira nada que para a semana isto esteja abaixo dos 10 cêntimos.
As razões que a estão a fazer malhar tão depressa podem-se inverter de um momento para o outro e, tal como assistimos agora a quedas vertiginosas, também poderemos assistir a subidas vertiginosas.
Cumprimentos,
Sejamos sérios. Mas como é que pode ir aos 17 cêntimos? Mas afinal não se passa nada no mundo?????? Vivemos uma situação normal?
A situação pode inverter de 1 dia para o outro??????????????????????????????
Obvimanete que a tendência é a queda.
Por favor.
Com a guerra como pano de fundo de fundo, os suportes e outras figuras da AT tem, quanto a mim, muito pouca validade. Mas em qualquer caso esta linha de suporte está lá.

Cumprimentos,
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
Nessa ordem de ideias também podemos dizer que para a semana isto pode estar acima dos 17 cêntimos.ze couves Escreveu:Não me admira nada que para a semana isto esteja abaixo dos 10 cêntimos.
As razões que a estão a fazer malhar tão depressa podem-se inverter de um momento para o outro e, tal como assistimos agora a quedas vertiginosas, também poderemos assistir a subidas vertiginosas.
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
Vale, tbm espero entrar aqui com posição que se veja, diria que ainda hoje talvez consiga. Ligeiramente acima de 13. Vamos ver. 

Não me admira nada que para a semana isto esteja abaixo dos 10 cêntimos.
Que loucura.
A agonia que é estar com Títulos da banca em carteira durante o fim de semana. Um gajo nem consegue dormir.
Que loucura.
A agonia que é estar com Títulos da banca em carteira durante o fim de semana. Um gajo nem consegue dormir.
Re: BCP - Novo Tópico Geral "uma opinião"
Salpim Escreveu:Não percebi nada do gráfico, ou do boneco, resumindo o BCP ainda vai levar mais pancadaria!!?
Pareceu-me acertado vender GALP

CumPrim/
ValeAquilino
- Anexos
-
- BCP 04Mar..png (121.62 KiB) Visualizado 5889 vezes
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Neste momento é apanhar facas a caír.
Macron diz que o pior ainda está para vir.........................dito isto, não me parece que as coisas vão melhorar.
E obviamente as consequências económicas não se vão sentir no imediato, mas daqui a uns meses.
Estou completamente fora.
Macron diz que o pior ainda está para vir.........................dito isto, não me parece que as coisas vão melhorar.
E obviamente as consequências económicas não se vão sentir no imediato, mas daqui a uns meses.
Estou completamente fora.
Não percebi nada do gráfico, ou do boneco, resumindo o BCP ainda vai levar mais pancadaria!!?
- Registado: 11/1/2016 17:00
Nova recessão económica a caminho...será por isto que continua a recuar e recuar??Ou pela questão do banco polaco??
- Registado: 25/2/2019 17:26
- Registado: 19/2/2007 10:01
luislobs Escreveu:Mais 2 esperançosos da desgraça, interessa e q desca, nem que mostre força e siga sempre p norte so entram se for a 13 perdem um trade quando noatra forca mas entram num título que desce aos 13 nossa senhora
chegou a prova dos 9: aguentando a LTA, temos aqui um belo momento para entrar no BCP.
- Registado: 21/8/2011 19:31
Hum... o ponto é que a Rússia poderá deixar de poder pagar a credores e arrasta os bancos expostos à dívida. O BCP não está exposto, mas... quando vai arrasta o setor. 

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Bing [Bot], darkreflection, jls1, latbal, m-m, malakas, nunorpsilva, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, smog63, trilhos2006 e 338 visitantes