Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Os primeiros Bull's à solta I

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Mais uma "Toura" :) ADCT

por Paulo Marques » 23/1/2003 0:02

Boa noite

gostava de vos deixar um gráfico da ADC Telecommunications, que julgo estar com um excelente aspecto.
Um fecho amanhã acima dos 2.65, a meu vêr, seria ouro sobre azul.

Cmpts
Anexos
adct_22_01_2003.gif
ADC Telecommunications
adct_22_01_2003.gif (21.73 KiB) Visualizado 2528 vezes

Registado: 5/11/2002 0:40

Conclusão

por Paulo Marques » 20/1/2003 21:34

Ena,,, Tantas respostas :)

Desde já muito obrigado a todos pela atenção dispensada.
E já que se deram ao trabalho de olhar para os meus gráficos gostava de vos deixar a conclusão que retiro dos mesmos (agora é que eu vou estragar tudo)

Conclusão (glup):

Terá o Bear nas techs chegado ao fim? Não sei.
Pelo menos nestas que aqui vos deixei, julgo haver uma forte possibilidade para tal: LT de longo prazo e MM 200 dias quebradas com forte volume.

Talvez o trigo se esteja claramente a separar do joio.

Mas então porque estão estas a quebrar as resistências de longo prazo ao invés de outras, como por exemplo a Intel, que mantem uma clara tendência descendente? Não faço a menor ideia, mas pelos vistos o nosso amigo “mercado” já sabe de alguma coisa …

Aproveito para deixar aqui o gráfico de uma das TMTs que mais alegrias me tem dado nos últimos tempos: Primus Telecommunications Group, Inc. (PRTL).

Mais uma vez obrigado Curare, Ulisses, Pata, Waterman e Antunes pelas vossas respostas e críticas.

P.S. quanto aos resultados que tenho tido, bem, últimamente não têm sido famosos, principalmente na Cisco e Yahoo onde estive short, saindo só depois de levar uma tareia à moda antiga, bem hajam os oiros descobertos pelo nosso amigo César Borja que lá me têm safo de males maiores.
Anexos
prtl_20_01_2003.gif
prtl_20_01_2003.gif (35.89 KiB) Visualizado 2661 vezes

por Curare » 20/1/2003 17:30

Ulisses Pereira Escreveu:Assim já percebo melhor, embora a forma como o disseste no início foi, a meu ver, completamente extemporânea pois não sabes a mínima ideia se o Paulo tem obtido bons ou maus resultados nos mercados nos últimos anos.

Aliás, essa questão de ganhar ou não dinheiro é sempre algo que não se discute na praça pública porque quem vem dizer que ganha isto ou aquilo tem, desde logo, a minha desconfiança, pois os "traders" de sucesso não apregoam ao mundo quanto ganham.

Ulisses, estou totalmente de acordo contigo. No entanto, é de notar que eu nunca falei específicamente dos resultados do Paulo, usei foi um comentário dele para divagar para outro tema. É-me totalmente indiferente se ele tem tido resultados bons ou maus.

Ulisses Pereira Escreveu:E quanto ao método, mantenho a minha postura que cada um deve usar aquele que melhor resulta com ele.

Concordo. O que eu estava a dizer (é sempre perigoso generalizar) é que muitas vezes há aspectos do trading extremamente importantes que são totalmente esquecidos, quando se procuram os erros/virtudes de uma estratégia.

Ulisses Pereira Escreveu:Agora discutir se o Borja é melhor trader que tu, ou se a Pata é melhor trader que o Paulo não o vou fazer. Além de ser uma mera perda de tempo, não estamos na posse de todos os dados que permitam fazer uma avaliação correcta das coisas.

Eu usei o Borja por ser um exemplo conhecido de uma estratégia/aproximação (pública) ao trading que eu aprecio, precisamente por ser bastante completa, e que é um caminho que nos leva ao position trading de médio prazo (que eu penso ser o time frame mais adequado para a maior parte de nós, mas isto é uma opinião pessoal).

Há muitos outros traders (ou frequentadores do fórum) que eu aprecio ler, o Borja foi escolhido mais ou menos aleatoriamente. Aliás, há muitos que eu considero bons em determinados aspectos do trading e é com o objectivo de fazer a súmula de todos esses contributos que eu participo neste género de coisas. Não me interessa minimamente ter um ranking de traders. Aliás, quando recebi um e-mail publicitário do David Nichols que começava por "Not a single losing trade", foi o primeiro e único argumento que precisei para mandar aquilo para o lixo.

Ulisses Pereira Escreveu:Os fóruns existem não é para se discutirem rentabilidades, mas sim para se trocarem opiniões. E quando se discorda, a melhor forma de o fazer é mesmo explicar porquê e rebatendo com argumentos. É esse o caminho.

É o que, humildemente, penso ter feito desde que comecei a participar em fóruns. As rentabilidades (relativas) poderão servir propósitos expositivos, e é só...

Abraço.

Registado: 5/11/2002 12:54

Bem...

por Curare » 20/1/2003 16:06

Já vi que fui totalmente mal interpretado. Eu já explico melhor...

Abraço.

por Curare » 20/1/2003 16:00

Ulisses Pereira Escreveu:Ah... mas então clarifiquemos as coisas. Uma coisa é discordarmos da opinião e análise de outros. É a coisa mais natural do mundo. Outra coisa é, por discordarmos, dizermos que todos sabem traçar as linhas mas só está ao alcance de alguns ganhar dinheiro... Essa é a forma menos correcta de discordar pois, além de não se apresentar argumentos, acaba por se ser deselegante nas respostas.

Só se fosse maluco é que ia mandar uma boca dessas, quando acabei de fazer o mesmo que o Paulo ao deixar um gráfico do NDX mais abaixo... :)

Eu nem sequer discordo com a opinião do Paulo (ou se calhar até discordo, mas ainda não sei... :)), mas é sem dúvida uma opinião válida, e útil.

Pessoalmente, depois de ter visto aquele gráfico com retracements cada vez menores ao longo do bear, dá-me ideia que a arrancada para o bull não será esta, mas até ver, posso estar completamente errado...

Mas a minha boca era mesmo só uma divagação...

Abraço.

por Ulisses Pereira » 20/1/2003 15:56

Assim já percebo melhor, embora a forma como o disseste no início foi, a meu ver, completamente extemporânea pois não sabes a mínima ideia se o Paulo tem obtido bons ou maus resultados nos mercados nos últimos anos.

Aliás, essa questão de ganhar ou não dinheiro é sempre algo que não se discute na praça pública porque quem vem dizer que ganha isto ou aquilo tem, desde logo, a minha desconfiança, pois os "traders" de sucesso não apregoam ao mundo quanto ganham.

E quanto ao método, mantenho a minha postura que cada um deve usar aquele que melhor resulta com ele.

Agora discutir se o Borja é melhor trader que tu, ou se a Pata é melhor trader que o Paulo não o vou fazer. Além de ser uma mera perda de tempo, não estamos na posse de todos os dados que permitam fazer uma avaliação correcta das coisas.

Os fóruns existem não é para se discutirem rentabilidades, mas sim para se trocarem opiniões. E quando se discorda, a melhor forma de o fazer é mesmo explicar porquê e rebatendo com argumentos. É esse o caminho.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Então eu explico...

por Curare » 20/1/2003 15:48

O que eu queria dizer é que o que o Paulo detectou agora, também se passou em 2001 (duas vezes), e desde então os indíces partiram-se todos.

Isto da AT é muito bonita (eu sou grande defensor), mas tenho vindo a aperceber-me cada vez mais que não é a AT que faz a diferença, e que ela sozinha não leva a lado nenhum. É a grande vantagem que tipos como o Borja têm sobre muitos de nós (eu incluído): conseguem conjugar a AT com coisas que não aparecem no gráfico, e depois executam. Plan the trade (onde entra a AT), trade the plan (aqui nem é bom falar, já que esta parte é tão ou mais importante que a parte do planeamento e muita gente não lhe presta atenção nenhuma).

Em quase todos os momentos, podemos olhar para a nossa BD e ver comportamentos idênticos repetirem-se vezes sem conta ao longo dos anos, no entanto isso dá-nos um "edge" cada vez menor sobre os outros traders (que nos alimentam). O segredo não será esse...

Enfim, era apenas uma divagação...

por Ulisses Pereira » 20/1/2003 15:39

Ah... mas então clarifiquemos as coisas. Uma coisa é discordarmos da opinião e análise de outros. É a coisa mais natural do mundo. Outra coisa é, por discordarmos, dizermos que todos sabem traçar as linhas mas só está ao alcance de alguns ganhar dinheiro... Essa é a forma menos correcta de discordar pois, além de não se apresentar argumentos, acaba por se ser deselegante nas respostas. Por isso a estranhei Curare.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Sinceramente não me parece...

por Antunes » 20/1/2003 15:36

...mas essa é somente a minha opinião que pode, obviamente, estar errada!

PS: ponho o exemplo da IBM porque essa deve ser uma das mais antigas TMT's...
Anexos
IBM.gif
IBM.gif (18.2 KiB) Visualizado 2928 vezes

Registado: 4/12/2002 11:16

por Ulisses Pereira » 20/1/2003 15:31

Curare,

"Não basta saber desenhar, temos que saber ganhar dinheiro com esses desenhos... "

Isso é óbvio! Não percebo é o porquê desta tua frase nesta sequência de posts...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Pata-Hari » 20/1/2003 15:28

Bem, os excelentissimos leitores querem saber a conclusão de quem fez os gráficos. Pode até ser pecaminoso pedir... mas . :P opinar não ofende, e o autor está opinando. Eu até acho graça a opinanços fundamentados e os do Paulo até me costumam agradar além de já estarem documentados com os gráficos.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Durante 2001

por Curare » 20/1/2003 15:27

poderíamos ver cenários semelhantes e no entanto...

Como dizia o Joe Ross: toda a gente "sabe" AT (ler indicadores, desenhar LTs, detectar padrões), por isso o que diferencia os ganhadores dos perdedores não será uns verem LTs que outros não vêm, etc, mas sim saber conjugar indicadores/instrumentos, para conseguir "interpretar" a AT, a actuar de acordo com essa interpretação, de forma a ganhar consistentemente...

Não basta saber desenhar, temos que saber ganhar dinheiro com esses desenhos...

Fica aqui o link.....

por Waterman (Nick) » 20/1/2003 15:25

"You have to swim with the tide or stay out of the water"

Registado: 16/1/2003 23:50

Quero relembrar....

por Waterman (Nick) » 20/1/2003 15:22

aos execelentíssimos leitores que em todos os rebounds anteriores (Abril 2001, Setembro de 2001) tivemos breakouts de trends de médio prazo...

Acontece que esses breakouts foram feitos (como agora), com fortes divergências nos indicadores de momentum.

De qualquer forma o panorama das Big-Caps não é assim tão animador :cry:

Ver o post "Is this a buy" onde "analiso" olhando apenas para 3 papéis, mais de 20% do NDX.

Um abraço!
"You have to swim with the tide or stay out of the water"

Registado: 16/1/2003 23:50

por Pata-Hari » 20/1/2003 15:17

Também achei absolutamente excelente, Paulo.

Já agora, e como sou meio burrinha.... poderias fazer um pequeno comentário conclusivo. A mim a tua compilação sugere-me que estamos face a uma potencial inversão de tendência, com uma retracção agora e que nesse caso seria uma oportunidade de compra.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Ulisses Pereira » 20/1/2003 15:14

Não percebo este seu post, Visitante (seria melhor arranjar um nick pois visitantes há muitos). É evidente que as bolsas não são constituídas apenas por empresas tecnológicas, mas elas também constituem os índices e os influenciam.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Visitante » 20/1/2003 15:07

As bolsas não são constituidas exclusivamente por tech's eufóricas! Parece que o rebentar da bolha não serviu para nada...
Visitante

por Ulisses Pereira » 20/1/2003 15:04

Excelente trabalho, Paulo!

Um grande abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Os primeiros Bull's à solta III

por Paulo Marques » 20/1/2003 14:42

e por fim ...
Anexos
orcl_20_01_2003.gif
Oracle Corporation
orcl_20_01_2003.gif (38.71 KiB) Visualizado 3116 vezes

Os primeiros Bulls à solta II

por Paulo Marques » 20/1/2003 14:40

Continuação
Anexos
nok_20_01_2003.gif
Nokia Corp
nok_20_01_2003.gif (38.19 KiB) Visualizado 3150 vezes
qcom_20_01_2003.gif
Qualcomm Inc.
qcom_20_01_2003.gif (36.46 KiB) Visualizado 3141 vezes
yhoo_20_01_2003.gif
Yahoo! Inc.
yhoo_20_01_2003.gif (35.9 KiB) Visualizado 3141 vezes

Os primeiros Bull's à solta I

por Paulo Marques » 20/1/2003 14:37

Bom dia

julgo ser interessante dar uma vista de olhos aos gráficos em escala semi-log de alguns gigantes americanos.

cmpts
Anexos
amzn_20_01_2003.gif
Amazon.com, Inc.
amzn_20_01_2003.gif (37.07 KiB) Visualizado 3187 vezes
csco_20_01_2003.gif
Cisco Systems, Inc.
csco_20_01_2003.gif (36.44 KiB) Visualizado 3193 vezes
jnpr_20_01_2003.gif
Juniper Networks, Inc.
jnpr_20_01_2003.gif (36.03 KiB) Visualizado 3190 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: danielme1962, Denário, Google [Bot], Google Feedfetcher, Phil2014 e 177 visitantes