Galp - Tópico Geral
Re: Galp - Tópico Geral
NirSup Escreveu:As reservas de lítio das Covas de Barroso são insignificantes, no contexto global, e a sua exploração é economicamente inviável. A não ser que ....
Quem o afirma é o Presidente do Observatório de Economia e Gestão de Fraude, Óscar Afonso. E acrescenta que só num contexto extremo, em que acabem as reservas mundiais, é que as reservas nacionais são viáveis.
Segundo ele há apenas uma forma de tornar o lítio de Covas do Barroso viável: haver apoios comunitários para a exploração. Apoios esses que são impostos de todos nós.
Claro, claríssimo, como a água límpida e transparente.Citizens groups growing by the day (a new one – Movimento Contra a Mineração do Massueime – appeared most recently) refer to the interview given to Rádio Renascença by Óscar Afonso, president of the Fraud Economics and Management Observatory (Observatório de Economia e Gestão de Fraude), in which he said lithium exploration in Portugal was not viable, and could be a fraud.
Indeed, he went as far as to say the “eventual use of (European) community funds for the installation in Portugal of a lithium refinery could be seen as a fraud…”
He explained: “If I consider that people know (lithium mining) is not profitable but they still move forwards with it – because the objective is to access community funds which compensate for it and therefore ‘they don’t care’, then that is a fraudulent thing in relation to the people who live there, and in relation to the rest of Europe. If I believe that people know all this and even so want to move forwards: it is fraud”.
Ver AQUI:https://www.miningsee.eu/tag/portugal/
Muitos sectores da nossa agricultura não são viáveis sem os apoios da PAC. É isto também fraude? Aliás o facto de se ter deixado de apoiar a produção de trigo deixou Portugal totalmente dependente do exterior e com reservas apenas para 15 dias.
Podia dar o exemplo da eólica e solar subsidiada a preço de ouro no passado. Era isto fraude também?
O meu problema com o uso de dinheiro dos contribuintes é que se faça através de uma empresa privada e não pública ou pelo menos com uma participação substancial. No entanto como acionista da galp fico contente.
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831
- Registado: 14/10/2021 22:31
"Portugal é o país com maior riqueza em espodumena da Europa e por isso é que existe potencial de exploração de lítio"
O geólogo Alexandre Lima defendeu, esta sexta-feira, que "Portugal é o pais com maior riqueza em espodumena da Europa", a principal fonte de metal do lítio, apontando que é por essa razão que "existe potencial de exploração" deste químico no nosso país.
Contudo, "há áreas mais interessantes e outras menos interessantes do ponto de vista do potencial de lítio", destacou, referindo-se às oito zonas propostas pelo Governo para a exploração do químico.
De acordo com o investigador, "a Serra D'Arga, uma serra granítica do norte de Portugal, não tem interesse para se fazer uma mina de lítio paras as baterias porque não têm valor de lítio suficiente", ao contrário do que acontece, por exemplo, no Barroso-Alvão, considerada por Alexandre Lima como "a zona com maior potencial de lítio" no país.
https://cnnportugal.iol.pt/videos/portu ... hared_site
As reservas de lítio das Covas de Barroso são insignificantes, no contexto global, e a sua exploração é economicamente inviável. A não ser que ....
Quem o afirma é o Presidente do Observatório de Economia e Gestão de Fraude, Óscar Afonso. E acrescenta que só num contexto extremo, em que acabem as reservas mundiais, é que as reservas nacionais são viáveis.
Segundo ele há apenas uma forma de tornar o lítio de Covas do Barroso viável: haver apoios comunitários para a exploração. Apoios esses que são impostos de todos nós.
Claro, claríssimo, como a água límpida e transparente.
Claro, claríssimo, como a água límpida e transparente.
Citizens groups growing by the day (a new one – Movimento Contra a Mineração do Massueime – appeared most recently) refer to the interview given to Rádio Renascença by Óscar Afonso, president of the Fraud Economics and Management Observatory (Observatório de Economia e Gestão de Fraude), in which he said lithium exploration in Portugal was not viable, and could be a fraud.
Indeed, he went as far as to say the “eventual use of (European) community funds for the installation in Portugal of a lithium refinery could be seen as a fraud…”
He explained: “If I consider that people know (lithium mining) is not profitable but they still move forwards with it – because the objective is to access community funds which compensate for it and therefore ‘they don’t care’, then that is a fraudulent thing in relation to the people who live there, and in relation to the rest of Europe. If I believe that people know all this and even so want to move forwards: it is fraud”.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
A CE autorizou a Alemanha a investir, no próximos 10 anos, e no âmbito do Regulamento das Ajudas de Estado, 900M€ em projectos de H2 verde em países fora da EU (eventualmente em Marrocos). Enquanto nós andamos de mão estendida à espera de trocos, os países contribuintes líquidos para o orçamento da EU investem o dinheiro dos seus contribuintes.
Contra isto podemos o quê? A EU está em contra relógio e nós arrastamos os pés, porque não temos capital.
https://ec.europa.eu/commission/pressco ... IP_21_7022
Contra isto podemos o quê? A EU está em contra relógio e nós arrastamos os pés, porque não temos capital.
https://ec.europa.eu/commission/pressco ... IP_21_7022
Em termos energéticos não sei como a Europa quer abolir as energias fósseis sem recorrer à energia nuclear.
As renováveis nunca bastarão e não tarda o sistema fica saturado e disfuncional: Ter excesso de energia renovável desaproveitada nuns dias e nuns horários e não ter noutros é um problema!!
Para este problema só encontro solução na energia nuclear e na biomassa.
A China e a Índia têm investimentos previstos na energia nuclear e considero que estão no caminho certo.
A Europa, sobretudo a grande Alemanha, está essencialmente dependente do gás da Rússia para os períodos em que as renováveis não colmatam as necessidades.
Se o Inverno for rigoroso, o gás e o petróleo continuarão a subir, e consequentemente teremos crise energética para durar.
Investir na nuclear e na biomassa parecem-me ser as únicas soluções sensatas.
Mas, só vejo entendidos a falar maravilhas das energias renováveis, ao mesmo tempo que vejo as renováveis a não tomarem conta das necessidades.
As renováveis nunca bastarão e não tarda o sistema fica saturado e disfuncional: Ter excesso de energia renovável desaproveitada nuns dias e nuns horários e não ter noutros é um problema!!
Para este problema só encontro solução na energia nuclear e na biomassa.
A China e a Índia têm investimentos previstos na energia nuclear e considero que estão no caminho certo.
A Europa, sobretudo a grande Alemanha, está essencialmente dependente do gás da Rússia para os períodos em que as renováveis não colmatam as necessidades.
Se o Inverno for rigoroso, o gás e o petróleo continuarão a subir, e consequentemente teremos crise energética para durar.
Investir na nuclear e na biomassa parecem-me ser as únicas soluções sensatas.
Mas, só vejo entendidos a falar maravilhas das energias renováveis, ao mesmo tempo que vejo as renováveis a não tomarem conta das necessidades.
- Registado: 1/11/2015 12:47
Lusitanus, acho que o poder de veto não vai ser um problema. Este governo já demonstrou que quando um projecto é aprovado a lei é boa, mas quando é reprovado é má. No último caso muda-se a lei e não o projecto. Leis do tipo ad hoc deixam-me muito sossegado...
https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2021/03 ... ao/228792/
Quanto ao projecto de produção de hidrogénio parece-me uma excelente notícia.
Fiquei surpreendido na segunda feira: estava à espera que fossem testados os 8€ e aguentou. Se suportar as próximas 2 semanas, creio que este é o fundo.
O Governo vai rever a legislação para eliminar o que considera ser um poder de veto das autarquias no desenvolvimento de infraestruturas de interesse nacional e estratégico como a localização do novo aeroporto, anunciou esta terça-feira o Ministério das Infraestruturas, que volta a colocar a opção Alcochete em equação.
https://rr.sapo.pt/noticia/pais/2021/03 ... ao/228792/
Quanto ao projecto de produção de hidrogénio parece-me uma excelente notícia.
Fiquei surpreendido na segunda feira: estava à espera que fossem testados os 8€ e aguentou. Se suportar as próximas 2 semanas, creio que este é o fundo.
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
- Registado: 14/10/2021 22:31
Punitor Escreveu:Lusitanus pesquise lá bem que população tem a aldeia de Covas do Barroso.
A oposição à extração do lítio não virá apenas da aldeia irredutível de Covas do Barroso (qual aldeia gaulesa

Lusitanus Escreveu:As populações (da região) do Barroso não são apenas 150 pessoas!!!
Eu li, algures, que eram 262 almas, mas não estou em condições de poder afirmar que continuem a ser 262 almas. Pode, entretanto, ter nascido ou ter morrido alguém.
Agora, gado ovino e bovino julgo que serão várias centenas. Isso também conta para efeito da Avaliação do Impacto Ambiental?
By Nirvana
Em tempo:
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Lusitanus pesquise lá bem que população tem a aldeia de Covas do Barroso.
Punitor Escreveu:Tudo leva a crer que parte do lítio usado na refinaria da Galp será de proveniência nacional.
O governo, e não só, está empenhado em que toda a cadeia de valor seja nacional, desde a extração, passando pela refinação, até ao fabrico e comercialização das baterias. O ministro do ambiente e o secretário da energia já fizeram considerações várias a respeito...
É evidente que as populações do Barroso não irão querer de maneira nenhuma a extração, coisa e tal...
Mas, o bem comum nacional sempre se sobrepõe ao interesse de umas centenas poucas de pessoas. Creio que em Covas do Barroso cerca de 150 pessoas. Pessoas que têm direitos obviamente e que haverá esforços para que sejam acautelados.
Também acredito que os estudos de impacto ambiental viabilizarão a extração mineira com algumas condições.
E, é sobretudo para isso que servem esses estudos: para estabelecer as condições que terão de ser acauteladas para a aprovação dos projetos.
A mim restam-me poucas dúvidas de que a extração será levada a cabo.
Mas, numa remota hipótese de o não ser, a refinaria continuará a ser viável, da mesma forma que o são outras noutros sítios do mundo sem minas de lítio.
NirSup Escreveu:Se me dão licença ...
Gostava de explicitar melhor aquilo que escrevi no ponto 2 sobre a quase impossibilidade de os órgãos da autarquia local darem o seu parecer favorável à exploração da mina de lítio do Barroso. (...)
Na prática, as autarquias envolvidas terão de dar o seu parecer favorável à exploração mineira e este parecer tem carácter vinculativo.
Estão a ver o filme?
Daí eu ter afirmado que era difícil, senão impossível, ver aprovada pela autarquia em causa, dada a oposição da população, a exploração do lítio no Barroso.
As populações (da região) do Barroso não são apenas 150 pessoas!!!
Lembre-se que a construção do aeroporto do Montijo foi inviabilizada devido à oposição de duas autarquias vizinhas. Ora, a extração de litio poderá, porventura, vir ser inviabilizada pela oposição das populações e das autarquias da região do Barroso.
Parecer negativo de autarquias do PCP (Moita e Seixal) leva regulador a recusar aprovação do Montijo
A ANAC não vai fazer apreciação prévia de viabilidade da construção do Aeroporto no Montijo. Entre os 5 concelhos diretamente atingidos, os do PCP — Moita e Seixal — disseram não.
A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) não vai fazer apreciação prévia de viabilidade para efeitos de construção do Aeroporto Complementar no Montijo, solicitada pela ANA, uma vez que não existe parecer favorável de todos os concelhos afetados.
Em comunicado, a ANAC informa que, “considerando que o n.º 3 do artigo 5.º do citado Decreto-Lei determina que ‘constitui fundamento para indeferimento liminar a inexistência do parecer favorável de todas as câmaras municipais dos concelhos potencialmente afetados […]”, conclui-se que a ANAC se encontra obrigada a indeferir liminarmente o pedido, em cumprimento do princípio da legalidade e do comando vinculativo do legislador constante da mencionada disposição legal, não havendo lugar à apreciação técnica do mérito do projeto”.
Em causa estão os pareceres recebidos de duas das cinco autarquias que o regulador considerou diretamente afetados pelo projeto — por razões ambientais e de operação. Moita e Seixal, duas câmaras comunistas, emitiram parecer negativo na consulta lançada pela ANA, como aliás já tinham dito que iam fazer. Barreiro e Montijo deram parecer positivo e Alcochete terá dado uma resposta inconclusiva. Estes pareceres pedidos pela ANA terão sido já entregues depois das autoridades ambientais considerarem que a Declaração de Impacte Ambiental emitida em 2010 a favor do Campo de Tiro de Alcochete já não podia ser prorrogada, tendo por isso caducado.
A ANAC realça que “no âmbito da instrução do pedido, a ANA anexou, entre outros elementos, pareceres das Câmaras Municipais dos concelhos potencialmente afetados, quer por superfícies de desobstrução, quer por razões ambientais, sendo de assinalar a existência de dois pareceres favoráveis, dois desfavoráveis e a não apresentação de parecer por uma das câmaras”.
https://observador.pt/2021/03/02/anac-i ... o-montijo/
Tudo leva a crer que parte do lítio usado na refinaria da Galp será de proveniência nacional.
O governo, e não só, está empenhado em que toda a cadeia de valor seja nacional, desde a extração, passando pela refinação, até ao fabrico e comercialização das baterias. O ministro do ambiente e o secretário da energia já fizeram considerações várias a respeito...
É evidente que as populações do Barroso não irão querer de maneira nenhuma a extração, coisa e tal...
Mas, o bem comum nacional sempre se sobrepõe ao interesse de umas centenas poucas de pessoas. Creio que em Covas do Barroso cerca de 150 pessoas. Pessoas que têm direitos obviamente e que haverá esforços para que sejam acautelados.
Também acredito que os estudos de impacto ambiental viabilizarão a extração mineira com algumas condições.
E, é sobretudo para isso que servem esses estudos: para estabelecer as condições que terão de ser acauteladas para a aprovação dos projetos.
Mas, numa remota hipótese de o não ser, a refinaria continuará a ser viável, da mesma forma que o são outras noutros sítios do mundo sem minas de lítio.
Sorte Grande
Estive a ver o caso do Reino Unido. Saiu-lhes a sorte grande. Ao procurarem produzir electricidade renovável a partir de fontes geotérmicas, perceberam que o fluxo de água geotérmico contém lítio, numa percentagem nunca vista até hoje.
Com um furo geotérmico obtêm calor, electricidade e... lítio. Três em um.
Sortudos!
By Nirvana
Estive a ver o caso do Reino Unido. Saiu-lhes a sorte grande. Ao procurarem produzir electricidade renovável a partir de fontes geotérmicas, perceberam que o fluxo de água geotérmico contém lítio, numa percentagem nunca vista até hoje.
Com um furo geotérmico obtêm calor, electricidade e... lítio. Três em um.
Sortudos!

By Nirvana
NirSup Escreveu:Não conheço o caso do Reino Unido. Estão previstas duas refinarias de lítio para a Alemanha, uma no sudoeste e outra no leste, porque foram descobertas reservas colossais de lítio na Alemanha. E uma delas será construída junto do local das reservas. Acresce que os fabricantes de baterias estão todos eles em redor da Alemanha.
Publiquei um mapa lá mais para trás em que isso é claro.
Não concluo nada com isto. Actualmente a matéria prima atravessa meio mundo por mar e depois meia China por terra para chegar às refinarias, depois, transformado, viaja para as fábricas e é utilizado na produção de baterias de lítio, que entretanto depois ainda viajam meio mundo até chegar a fabricas de veículos eléctricos espalhadas pelo mundo.
Que determinadas localizações possam ser vantajosas? Possivelmente. Se sim, em que medida e em que grau está colocada em causa a viabilidade economica? Qual é o impacto? Marginal? Determinante? Nada disto é discutido, avaliado ou contabilizado, nem será meramente o factor distância per se o único a considerar, certamente.
Não insisto mais, pois o que queria transmitir, já transmiti.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Não conheço o caso do Reino Unido. Estão previstas duas refinarias de lítio para a Alemanha, uma no sudoeste e outra no leste, porque foram descobertas reservas colossais de lítio na Alemanha. E uma delas será construída junto do local das reservas. Acresce que os fabricantes de baterias estão todos eles em redor da Alemanha.
Nirsup, estão a ser discutidas e planeadas várias grandes refinarias a localizar na Europa (e.g., Portugal, Reino Unido, Alemanha).
A resposta à tua pergunta só nos diz a que é que conduziram as condições e/ou decisões passadas (até aqui ninguém decidiu e/ou teve condições para o fazer). A tua pergunta não é pertinente nem responde realmente à questão da viabilidade futura desta(s) refinaria(s), é só uma forma de reiterares aquilo que tu achas sem chegar a fazer qualquer conta ou estudo de viabilidade económica.
A resposta à tua pergunta só nos diz a que é que conduziram as condições e/ou decisões passadas (até aqui ninguém decidiu e/ou teve condições para o fazer). A tua pergunta não é pertinente nem responde realmente à questão da viabilidade futura desta(s) refinaria(s), é só uma forma de reiterares aquilo que tu achas sem chegar a fazer qualquer conta ou estudo de viabilidade económica.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:NirSup Escreveu:Será que não tenho o direito de a dar a conhecer publicamente no sentido de acautelar os interesses de quem investe em Bolsa? Eu julgo que sim.
Tens direito e esse direito já foi defendido.NirSup Escreveu:Procuro ser o mais objetivo possível e daí ter a preocupação de não fazer apreciações pessoais soltas (desligadas dos factos), mas de relatar fatos.
Aqui é que já tenho enormes dúvidas. Case in point, outro exemplo, precisamente no post onde dizes que os proponentes estão "loucos", afirmaste que era economicamente inviável trazer a matéria prima para Portugal mas não apresentaste qualquer cálculo para mostrar/indicar que era efectivamente inviável. Fiz uma estimativa rápida (que até poderá estar errada) com base nas distâncias, custos diários e capacidade típica dos navios cargueiros e parece-me que o impacto é marginal face ao valor de mercado do produto final. O certo é que tu não ofereceste nenhuma e o que descreveste é precisamente o mesmo tipo de coisa que os refinadores na China já estão a fazer há vários anos.
Caro MarcoAntonio,
Não existe, atualmente, na Europa qualquer refinaria de lítio. E eu pergunto: porquê?
A resposta mais óbvia é porque não é economicamente rentável importar minério, mesmo concentrado (da China, da Austrália ou do Canadá). Espodumena concentrada a 5% a 6%. E essa é a melhor resposta à tua pergunta ou o melhor fundamento à minha conclusão.
Claro que nem sempre desenvolvemos os fundamentos de forma tão especificada quanto seria desejável. Os fundamentos estão dentro da nossa cabeça. Não na ponta dos dedos. VOIL`A!
By Nirvana
NirSup Escreveu:Será que não tenho o direito de a dar a conhecer publicamente no sentido de acautelar os interesses de quem investe em Bolsa? Eu julgo que sim.
Tens direito e esse direito já foi defendido.
NirSup Escreveu:Procuro ser o mais objetivo possível e daí ter a preocupação de não fazer apreciações pessoais soltas (desligadas dos factos), mas de relatar fatos.
Aqui é que já tenho enormes dúvidas. Case in point, outro exemplo, precisamente no post onde dizes que os proponentes estão "loucos", afirmaste que era economicamente inviável trazer a matéria prima para Portugal mas não apresentaste qualquer cálculo para mostrar/indicar que era efectivamente inviável. Fiz uma estimativa rápida (que até poderá estar errada) com base nas distâncias, custos diários e capacidade típica dos navios cargueiros e parece-me que o impacto é marginal face ao valor de mercado do produto final. O certo é que tu não ofereceste nenhuma e o que descreveste é precisamente o mesmo tipo de coisa que os refinadores na China já estão a fazer há vários anos.
EDP, Galp, Martifer e mais 10 ganham apoio de 30 milhões para produzir hidrogénio renovável em Sines
O projeto H2 Sines agora é GreenH2Atlantic, tendo como promotor um consórcio de 13 empresas e parceiros de investigação, de onde saiu a REN e entrou a Bondalti e a Efacec, entre outros, tendo sido selecionado pela CE no âmbito do Green Deal para desenvolver um projeto de produção de hidrogénio verde de 100 MW em Sines.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... l-em-sines
O projeto H2 Sines agora é GreenH2Atlantic, tendo como promotor um consórcio de 13 empresas e parceiros de investigação, de onde saiu a REN e entrou a Bondalti e a Efacec, entre outros, tendo sido selecionado pela CE no âmbito do Green Deal para desenvolver um projeto de produção de hidrogénio verde de 100 MW em Sines.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... l-em-sines
Perceção & Realidade
Caro MarcoAntonio,
A consulta que fiz ao perfil do CEO da Greenvolt apenas faz referência ao tal curso técnico. Tive essa preocupação. E não vi nem li, em lado algum, que o mesmo possuísse um MSc em Economia, Produção e Controlo de Qualidade.
Tanto quanto sei ou julgo saber é que ele tem uma enorme facilidade de construir relacionamentos pessoais/sociais e que a lista dos seus contatos foi de enorme utilidade, quer para a TESLA, quer para a criação da Northvolt.
Não digo que não tenhas razão naquilo que escreves. Acontece que fiz uma promessa a mim mesmo (até que a voz me doa!) de desmascarar, publicamente, tudo o que me cheire a charlatanice de responsáveis de empresas cotadas em Bolsa. Com um propósito óbvio: defender o meu património, em primeiro lugar, e defender, igualmente, o património de quem me lê e acredita em mim. Portanto, propósitos altruístas.
Acredites ou não nunca investi um cêntimo em posições curtas pelo que não é minha intenção retirar qualquer vantagem pessoal disso.
Nem sempre são claras as deias que temos da realidade, de uma realidade em concreto. Muitas vezes, a ideia que temos da realidade é uma ideia difusa, uma percepção confusa. Que resulta de leituras, relatos ou de outros eventos. Mas nem por isso deixa de ser a nossa perceção da realidade.
Será que não tenho o direito de a dar a conhecer publicamente no sentido de acautelar os interesses de quem investe em Bolsa? Eu julgo que sim.
Procuro ser o mais objetivo possível e daí ter a preocupação de não fazer apreciações pessoais soltas (desligadas dos factos), mas de relatar fatos. As conclusões, as minhas conclusões, são deduções lógicas desses factos. Mas tenho plena consciência que nem sempre abarco toda a realidade, mas uma parte da realidade. E, portanto, as conclusões, por mais que me esforce por ser objetivo, serão sempre subjetivas.
By Nirvana
Em tempo: agradeço a reativação do tópico da GALP. Faz todo o sentido em vésperas de ser conhecida a decisão da APA sobre Avaliação do Impacto Ambiental (AIA) das minas do Barroso.
Caro MarcoAntonio,
A consulta que fiz ao perfil do CEO da Greenvolt apenas faz referência ao tal curso técnico. Tive essa preocupação. E não vi nem li, em lado algum, que o mesmo possuísse um MSc em Economia, Produção e Controlo de Qualidade.
Tanto quanto sei ou julgo saber é que ele tem uma enorme facilidade de construir relacionamentos pessoais/sociais e que a lista dos seus contatos foi de enorme utilidade, quer para a TESLA, quer para a criação da Northvolt.
Não digo que não tenhas razão naquilo que escreves. Acontece que fiz uma promessa a mim mesmo (até que a voz me doa!) de desmascarar, publicamente, tudo o que me cheire a charlatanice de responsáveis de empresas cotadas em Bolsa. Com um propósito óbvio: defender o meu património, em primeiro lugar, e defender, igualmente, o património de quem me lê e acredita em mim. Portanto, propósitos altruístas.
Acredites ou não nunca investi um cêntimo em posições curtas pelo que não é minha intenção retirar qualquer vantagem pessoal disso.
Nem sempre são claras as deias que temos da realidade, de uma realidade em concreto. Muitas vezes, a ideia que temos da realidade é uma ideia difusa, uma percepção confusa. Que resulta de leituras, relatos ou de outros eventos. Mas nem por isso deixa de ser a nossa perceção da realidade.
Será que não tenho o direito de a dar a conhecer publicamente no sentido de acautelar os interesses de quem investe em Bolsa? Eu julgo que sim.
Procuro ser o mais objetivo possível e daí ter a preocupação de não fazer apreciações pessoais soltas (desligadas dos factos), mas de relatar fatos. As conclusões, as minhas conclusões, são deduções lógicas desses factos. Mas tenho plena consciência que nem sempre abarco toda a realidade, mas uma parte da realidade. E, portanto, as conclusões, por mais que me esforce por ser objetivo, serão sempre subjetivas.
By Nirvana
Em tempo: agradeço a reativação do tópico da GALP. Faz todo o sentido em vésperas de ser conhecida a decisão da APA sobre Avaliação do Impacto Ambiental (AIA) das minas do Barroso.
MarcoAntonio peço desculpa se em algum momento fui deselegante. Não creio que o tenha sido, mas pronto ficam as desculpas pedidas.
O problema acaba por ser o que dizes no teu último post: o NirSup omite verdades e conta outras mal contadas ou deturpadas.
Os argumentos devem ser debatidos, mas convém que sejam argumentos válidos.
O problema acaba por ser o que dizes no teu último post: o NirSup omite verdades e conta outras mal contadas ou deturpadas.
Os argumentos devem ser debatidos, mas convém que sejam argumentos válidos.
ui... o Brent a bombar e a dragonfly que fez ontem + rally natal + fecho de hoje 

Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Nirsup, agora escrevo como participante e não como moderador. Eu não compreendo a relevância de alguns dos teus posts. Por exemplo, há um post que é essencialmente (a maior parte dele) para desacreditar o CEO em que referes dados avulsos e vagos e deixas muito de fora.
Em relação à formação académica, dizes "o que não é" mas não referes qual é (inclui um MSc em Economia, Produção e Controlo de Qualidade e terá também uma pós graduação mas tu limitaste a dizer que não tem formação em química e que só tem um "curseco técnico"). Em relação à experiência profissional ainda, fazes apenas referência a um dos postos/funções anteriores. O indíviduo tem mais de 25 anos de experiência profissional em gestão e ligado a projectos de engenharia, que inclui várias empresas e organizações que vão desde a Sony Ericson à Tesla, entre outras.
Eu não estou em condições de avaliar as qualificações dele e duvido que tu estejas. O que mais sobressai contudo nessa tua exposição é o que tu decides deixar de fora para passar a imagem de alguém que não tem competências nem formação para estar onde está.
Em relação à formação académica, dizes "o que não é" mas não referes qual é (inclui um MSc em Economia, Produção e Controlo de Qualidade e terá também uma pós graduação mas tu limitaste a dizer que não tem formação em química e que só tem um "curseco técnico"). Em relação à experiência profissional ainda, fazes apenas referência a um dos postos/funções anteriores. O indíviduo tem mais de 25 anos de experiência profissional em gestão e ligado a projectos de engenharia, que inclui várias empresas e organizações que vão desde a Sony Ericson à Tesla, entre outras.
Eu não estou em condições de avaliar as qualificações dele e duvido que tu estejas. O que mais sobressai contudo nessa tua exposição é o que tu decides deixar de fora para passar a imagem de alguém que não tem competências nem formação para estar onde está.
Retificação e Esclarecimento
Relativamente às minhas publicações anteriores, gostava de retificar e esclarecer o seguinte:
1. A Northvolt foi fundada por Peter Carlsson, em 2016, e não em 2015, contrariamente ao escrevi, por erro de simpatia;
2. Quando afirmei que a Northvolt estava situada a 200 kms do Polo Norte, não quis significar com isso que estivesse a 200 kms Polo Norte Geográfico, no sentido rigoroso e técnico do termo, que é o ponto de intersecção do eixo de rotação da Terra com a sua superfície no Hemisfério Norte.
O termo Polo Norte foi usado na aceção comum do termo para designar a região geográfica localizada, no extremo norte da Terra, que começa no Círculo Polar Ártico (paralelo terrestre com uma latitude de 66° 33' 30'' norte) e acaba no Polo Norte Geográfico.
Portanto, em bom rigor, aquilo que queria dizer é que a Northvolt dista 200 quilómetros do Círculo Polar Ártico.
É óbvio que esta é uma questão a latere que não coloca em causa as restantes afirmações feitas. De salientar, conforme foi confessado pelo CEO da Northvolt, que o fato da giga-fábrica se situar numa zona tão fria e com muita pouca luz no inverno dificulta a angariação de trabalhadores para o local.
Espero desta forma ter apaziguado os ânimos mais exaltados.
By Nirvana
Relativamente às minhas publicações anteriores, gostava de retificar e esclarecer o seguinte:
1. A Northvolt foi fundada por Peter Carlsson, em 2016, e não em 2015, contrariamente ao escrevi, por erro de simpatia;
2. Quando afirmei que a Northvolt estava situada a 200 kms do Polo Norte, não quis significar com isso que estivesse a 200 kms Polo Norte Geográfico, no sentido rigoroso e técnico do termo, que é o ponto de intersecção do eixo de rotação da Terra com a sua superfície no Hemisfério Norte.
O termo Polo Norte foi usado na aceção comum do termo para designar a região geográfica localizada, no extremo norte da Terra, que começa no Círculo Polar Ártico (paralelo terrestre com uma latitude de 66° 33' 30'' norte) e acaba no Polo Norte Geográfico.
Portanto, em bom rigor, aquilo que queria dizer é que a Northvolt dista 200 quilómetros do Círculo Polar Ártico.
É óbvio que esta é uma questão a latere que não coloca em causa as restantes afirmações feitas. De salientar, conforme foi confessado pelo CEO da Northvolt, que o fato da giga-fábrica se situar numa zona tão fria e com muita pouca luz no inverno dificulta a angariação de trabalhadores para o local.
Espero desta forma ter apaziguado os ânimos mais exaltados.
Northvolt chief executive Peter Carlsson – a former Tesla executive – told Reuters staff at the company’s factory in Skelleftea, a former gold mining town about 200 km south of the Arctic Circle, is working “intensely” to produce the firm’s first batteries.
By Nirvana
Tópico reaberto. A reincidência poderá levar a outras medidas para lá da simples remoção de posts.
Recordo a minha mensagem anterior:
Recordo a minha mensagem anterior:
MarcoAntonio Escreveu:Caros, o debate não pode continuar neste tom.
Os participantes devem estar à vontade para apresentar as suas diferentes perspectivas e opiniões. E também devem estar à vontade para criticar outras opiniões, desde que mantenham um carácter minimamente construtivo e se expliquem minimamente.
Se o problema é de outro nível (eg, abuso do tópico) deverão utilizar canais alternativos para isso e junto da moderação.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, cali010201, Google [Bot], Goya777, OCTAMA, Shimazaki_2, trilhos2006, zorro2009 e 129 visitantes