Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Volumes

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 16/1/2003 13:10

Provedor... pois, como é que isso se faz?????? onde vais buscar a info? de forma automatica?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Provedor » 16/1/2003 13:03

A minha sugestão, embora dê algum trabalho recorrendo a programas como o MetaStock, é que nesse tipo de análise sejam retirados os volumes referentes às passagens de modo a filtrar esse tipo de movimentos.

Provedor

Registado: 9/1/2003 11:57

por Pata-Hari » 16/1/2003 11:50

Olha que questão tão bem abordada e pensada, Fernando. Já me tinha perguntado montes de vezes porquê que a análise como esse género de indicadores não resultava muito bem com o BCP. E claro... sou mesmo burra, não me tinha ocorrido a tua explicação. As passagens desvirtuam o significado dos volumes aumentando de forma estupida a ponderação de um movimento e portanto tornando essa ponderação algo aleatória.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Tecnoboy » 16/1/2003 11:42

Já agora também gostava que o Marco e o Ulisses se pronunciassem em relação a EDP !

Registado: 10/12/2002 0:26

Volumes

por Fernando dos Aidos » 16/1/2003 11:33

A importância dos volumes foi ontem abordada pelo Ulisses e pelo Marco António. Eu gostava de lembrar que há indicadores que dependem do volume mas que são muito pouco referidos. Desde que o "On Balance Volume", já aqui referido e mostrado várias vezes pelo Marco António, me salvou de assistir curto à cavalgada da PT, este indicador subiu muito na minha consideração :) .

Deixo aqui 3 gráficos com o OBV:

O caso da PTC já foi aqui apresentado várias vezes. Continua (em minha opinião) sem sinais de distribuição (cuidado que isso não quer dizer que tenha que subir, pois a distribuição, tanto quanto eu sei, é geralmente feita em queda).

O caso da EDP é DEPRIMENTE. Embora a cotação aparente a formação de uma base, eu não consigo vislumbrar acumulação no OBV (tu consegues Marco? Ulisses?)

O BCP é engraçadíssimo. Com frequentes passagens superiores a 100 milhões ficamos com isto :?: Como ultrapassar este inconveniente? Alguma ideia? Talvez com um "cut-off" nos volumes que se adicionam/subtraem ao OBV?

Abraço

Fernando dos Aidos
Anexos
ptc.png
PTC - ainda sem distribuição?
ptc.png (9.67 KiB) Visualizado 1549 vezes
edp.png
EDP - OBV não parece mostrar acumulação.
edp.png (10.22 KiB) Visualizado 1546 vezes
bcp.png
BCP - Santo Deus... o que é isto?
bcp.png (8.1 KiB) Visualizado 1538 vezes

Registado: 5/11/2002 2:26

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 112 visitantes