Volumes
Olha que questão tão bem abordada e pensada, Fernando. Já me tinha perguntado montes de vezes porquê que a análise como esse género de indicadores não resultava muito bem com o BCP. E claro... sou mesmo burra, não me tinha ocorrido a tua explicação. As passagens desvirtuam o significado dos volumes aumentando de forma estupida a ponderação de um movimento e portanto tornando essa ponderação algo aleatória.
Volumes
A importância dos volumes foi ontem abordada pelo Ulisses e pelo Marco António. Eu gostava de lembrar que há indicadores que dependem do volume mas que são muito pouco referidos. Desde que o "On Balance Volume", já aqui referido e mostrado várias vezes pelo Marco António, me salvou de assistir curto à cavalgada da PT, este indicador subiu muito na minha consideração
.
Deixo aqui 3 gráficos com o OBV:
O caso da PTC já foi aqui apresentado várias vezes. Continua (em minha opinião) sem sinais de distribuição (cuidado que isso não quer dizer que tenha que subir, pois a distribuição, tanto quanto eu sei, é geralmente feita em queda).
O caso da EDP é DEPRIMENTE. Embora a cotação aparente a formação de uma base, eu não consigo vislumbrar acumulação no OBV (tu consegues Marco? Ulisses?)
O BCP é engraçadíssimo. Com frequentes passagens superiores a 100 milhões ficamos com isto
Como ultrapassar este inconveniente? Alguma ideia? Talvez com um "cut-off" nos volumes que se adicionam/subtraem ao OBV?
Abraço
Fernando dos Aidos

Deixo aqui 3 gráficos com o OBV:
O caso da PTC já foi aqui apresentado várias vezes. Continua (em minha opinião) sem sinais de distribuição (cuidado que isso não quer dizer que tenha que subir, pois a distribuição, tanto quanto eu sei, é geralmente feita em queda).
O caso da EDP é DEPRIMENTE. Embora a cotação aparente a formação de uma base, eu não consigo vislumbrar acumulação no OBV (tu consegues Marco? Ulisses?)
O BCP é engraçadíssimo. Com frequentes passagens superiores a 100 milhões ficamos com isto

Abraço
Fernando dos Aidos
- Anexos
-
- PTC - ainda sem distribuição?
- ptc.png (9.67 KiB) Visualizado 1548 vezes
-
- EDP - OBV não parece mostrar acumulação.
- edp.png (10.22 KiB) Visualizado 1545 vezes
-
- BCP - Santo Deus... o que é isto?
- bcp.png (8.1 KiB) Visualizado 1537 vezes