Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
[quote="xxx...talha bestas...xxx"]o que vejo por aqui é, talvez, muitos entalados com a cotação abaixo do preço a que compraram ME
e outros com FOMO de não mais apanhar o barco, ou o sharter dos chineses.
especula-se tanto sobre o valor do AC.
A empresa não pode comentar a notícia da casa de investimento a colocar o AC em torno dos € 1,40, e os € 1,60, da mesma maneira que não comenta price targets, e/ou análises de re-search.
A cotação continuará neste marasmo, até existir alguém que vá comprando com fulgor, ou então o inverso
Não acredito minimamente em AC abaixo dos €2, pois colocar-se-ia um valor muito baixo do último aumento de capital executado, para retirar a ME África de bolsa.
Finalmente, este AC tem um objectivo específico, por conseguinte quanto mais abaixo for o valor do AC, mais possibilidades todos os accionistas terão em concorrer, e/ou estar interessados.
Assim, lá para meados de 2021 não restará alternativa à cotação da ME, a não ser acompanhar o valor do AC, seja ele para baixo dos € 1,40, ou para cima de € 1,40.
Até lá, Feliz Natal, e Boas Entradas........[/q
Mais uma ideia aqui para a Mota.... acham que vão construir o aeroporto de Montijo?....
lita

A empresa não pode comentar a notícia da casa de investimento a colocar o AC em torno dos € 1,40, e os € 1,60, da mesma maneira que não comenta price targets, e/ou análises de re-search.
A cotação continuará neste marasmo, até existir alguém que vá comprando com fulgor, ou então o inverso

Não acredito minimamente em AC abaixo dos €2, pois colocar-se-ia um valor muito baixo do último aumento de capital executado, para retirar a ME África de bolsa.
Finalmente, este AC tem um objectivo específico, por conseguinte quanto mais abaixo for o valor do AC, mais possibilidades todos os accionistas terão em concorrer, e/ou estar interessados.
Assim, lá para meados de 2021 não restará alternativa à cotação da ME, a não ser acompanhar o valor do AC, seja ele para baixo dos € 1,40, ou para cima de € 1,40.

Até lá, Feliz Natal, e Boas Entradas........[/q
Mais uma ideia aqui para a Mota.... acham que vão construir o aeroporto de Montijo?....
lita
- Registado: 29/11/2007 9:45
o que vejo por aqui é, talvez, muitos entalados com a cotação abaixo do preço a que compraram ME
Até lá, Feliz Natal, e Boas Entradas........

Até lá, Feliz Natal, e Boas Entradas........
eu vou subscrever mesmo que seja feito a 2 euros..
- as cotaçoes estao esticadas em muitas empresas mas a Mota continua perto dos minimos historicos
-as perspectivas de investimentos comunitarios para 2021
- o business ilimitado que se pode ter pela frente de maos dadas com os chineses(a Africa tem perspectivas para obras de todo tipo)
- a saida do Trump pode fazer cair essa ameaça de Pompeo feita contra a Mota mes passado
eu acho que a Mota pode ser a verdadeira aposta para 2021 na bolsa portuguesa
- as cotaçoes estao esticadas em muitas empresas mas a Mota continua perto dos minimos historicos
-as perspectivas de investimentos comunitarios para 2021
- o business ilimitado que se pode ter pela frente de maos dadas com os chineses(a Africa tem perspectivas para obras de todo tipo)
- a saida do Trump pode fazer cair essa ameaça de Pompeo feita contra a Mota mes passado
eu acho que a Mota pode ser a verdadeira aposta para 2021 na bolsa portuguesa
- Registado: 25/2/2019 17:26
forza, ficar à espera desse desconto é como meter um calhau numa gaiola e esperar que ele cante.
- Registado: 31/5/2014 23:07
forza algarve Escreveu:parece tudo a correr linearmente mas aqui pode sempre haver surpresas..esse 7% que falta aos chineses pode ser que seja comprado ao mercado ou tal vez a algum institucional que detem mais de 2% e quer sair..nao sei..
e nao sabemos se eles nao estao a comprar no mercado nestes dias..pouco a pouco porque estas compras ao redor dos 1,40 tambem poderiam fazer pensar isso..ate' o 2% nao precisam de declarar..
e tambem nao sabemos o que os reguladores vao dizer sobre a entrada dos chineses..ainda nao esta tudo dito..
mas eu nao acredito que com a cotaçao em 1,40 o aumento de capital sera a 2 euros..![]()
Certo, atenção só que não disse AC a 2 euros mas para onde poderia ir a cotação no teu cenário 1 de AC a 1,60
PS para a valuation post money a 750m acho que até tinha de ficar a cotação no final acima de 2,20 (750/337)

Editado pela última vez por trend=friend em 17/12/2020 13:17, num total de 1 vez.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Também concordo , deverá ser o primeiro dos cenários, a preço acordado entre me e cccc. Esse preco afastará muitos pequenos accionistas e a cccc irá rapar os direitos. Agora o preço deverá ser para o alto, ou encostado nos 1.6 ou até talvez mais acima.
- Registado: 28/11/2020 17:42
parece tudo a correr linearmente mas aqui pode sempre haver surpresas..esse 7% que falta aos chineses pode ser que seja comprado ao mercado ou tal vez a algum institucional que detem mais de 2% e quer sair..nao sei..
e nao sabemos se eles nao estao a comprar no mercado nestes dias..pouco a pouco porque estas compras ao redor dos 1,40 tambem poderiam fazer pensar isso..ate' o 2% nao precisam de declarar..
e tambem nao sabemos o que os reguladores vao dizer sobre a entrada dos chineses..ainda nao esta tudo dito..
mas eu nao acredito que com a cotaçao em 1,40 o aumento de capital sera a 2 euros..

mas eu nao acredito que com a cotaçao em 1,40 o aumento de capital sera a 2 euros..

F63 Escreveu:forza algarve Escreveu:pergunta de dois cenarios que temos que ter em conta e começar a pensar:
1) anunciam o aumento de capital a um preço superior da cotaçao atual..por exemplo 1,60..como pensam que poderia reagir a cotaçao??
2) anunciam a desconto da cotaçao atual (um exemplo 1,10)..nesse caso ja e' mais comum o cenário
Não tendo bola de cristal, diria que o 1º cenário é bem mais provável.
Isto porque, apesar do 2º cenário ser um cenário de AC mais "normal" e mais amigo da família MOTA pois teria que gastar muito menos €€ na compra das ações novas, é um cenário que não permite aos chineses obter os direitos necessários para atingir a posição na empresa a que se propõem de 30%. Nesse 2º cenário haveria muitos pequenos acionistas a acompanhar o AC não deixando disponiveis direitos suficientes para os chineses.
BN
Não podia concordar mais
Clint Eastwood
Clint Eastwood
forza algarve Escreveu:pergunta de dois cenarios que temos que ter em conta e começar a pensar:
1) anunciam o aumento de capital a um preço superior da cotaçao atual..por exemplo 1,60..como pensam que poderia reagir a cotaçao??
2) anunciam a desconto da cotaçao atual (um exemplo 1,10)..nesse caso ja e' mais comum o cenário
Futurologia sempre perigosa, mas não sendo este um AC de aflitos, e estando já todo praticamente alocado, diria que, sem manobras de qualquer ordem, em 1) a cotação iria cerca de 20 ou 30% acima do valor que dizes, ou seja, lá para os 2 euros. Os direitos teriam valor económico, funcionando o mercado normalmente
No cenário 2) a cotação ficaria onde está e os direitos igualmente valeriam alguma coisa.
Cotação a 1,40 e em simultâneo AC a 1,40 é que seria algo perfeitamente inusitado... direitos de valor nulo ou perto disso e prontos a serem arrebanhados das mãos dos desinteressados em acorrer ao AC, que seria qualquer agente económico racional de pequena dimensão e sem capacidade de adquirir posição de controlo
Clint Eastwood
Clint Eastwood
forza algarve Escreveu:pergunta de dois cenarios que temos que ter em conta e começar a pensar:
Não tendo bola de cristal, diria que o 1º cenário é bem mais provável.
Isto porque, apesar do 2º cenário ser um cenário de AC mais "normal" e mais amigo da família MOTA pois teria que gastar muito menos €€ na compra das ações novas, é um cenário que não permite aos chineses obter os direitos necessários para atingir a posição na empresa a que se propõem de 30%. Nesse 2º cenário haveria muitos pequenos acionistas a acompanhar o AC não deixando disponiveis direitos suficientes para os chineses.
BN
- Registado: 7/2/2017 15:10
pergunta de dois cenarios que temos que ter em conta e começar a pensar:
Zé Manel, não tenhas só o dia 1 de Abril como o dia dos enganos. Talvez muita da conversa seja mesmo só conversa.
TalhaBestas, o que se passa na Mota deverá estar relacionado com vontade de comprar a preço mais baixo, daí esses movimentos em torno de 1.40, não credito que sejam entradas do lad curto, não se arriscariam a tanto.
TalhaBestas, o que se passa na Mota deverá estar relacionado com vontade de comprar a preço mais baixo, daí esses movimentos em torno de 1.40, não credito que sejam entradas do lad curto, não se arriscariam a tanto.

Talha, não percebo a teimosia de insistir em provar que não existe correlação entre a cotação da Mota e o preço do petróleo. Normalmente a Mota também tem um beta superior às outras, e acompanha com mais vigor os movimentos dos mercados, e nesta altura mal se mexe. Não me interessa se tens ou não razão, mas fazer isso quando o preço da Mota está condicionado por um AC a curto prazo, é só desonesto.
- Registado: 28/12/2015 16:15
Por curiosidade,
Aqueles foristas que receberam o mail da CGD por causa dos direitos já esclareceram a questão.
Não se quererão referir a exercer o direito de voto na assembleia geral e isso ter que ser decidido se votam ou não ou se vão ou não à (na) assembleia do dia 7 de janeiro?
SE já esclareceram com a CGD não podem dizer aqui o feedback?
Aqueles foristas que receberam o mail da CGD por causa dos direitos já esclareceram a questão.
Não se quererão referir a exercer o direito de voto na assembleia geral e isso ter que ser decidido se votam ou não ou se vão ou não à (na) assembleia do dia 7 de janeiro?
SE já esclareceram com a CGD não podem dizer aqui o feedback?
- Registado: 7/8/2014 18:53
gostaria de perceber quem vende e a logica pela qual vende dias e dias e dias depois de continuar paralziada a beira dos 1,40
para os amantes da ME que vaticinam a correlação do crude com a cotação do título
ME perde 1%
Crude WTI ganha 1,15%

ME perde 1%
Crude WTI ganha 1,15%

Punitor Escreveu:Pois os números da empresa...
Tudo seria belo e bonito se não fossem os números da empresa.
Prejuízos no primeiro semestre e talvez prejuízos ainda no segundo...
em bolsa, e no que respeita à evolução dum título, as espetativas de subidas de resultados no futuro suplantam a verdade de maus resultados no presente.
V V
- Registado: 28/10/2007 7:43

Pois os números da empresa...
- Registado: 1/11/2015 12:47
Evv Escreveu:F63 Escreveu:Evv Escreveu:Em relação às perspetivas para o fututo da ME, vou deixar aqui algumas notas que não são mais que uma opinião pessoal:
A futura parceria de que a familia mota abriu mão do controlo da ME, assim deverá permanecer a curto médio prazo, não acredito que venham aí opas por parte da cccc. A cccc tem capital, a familia Mota tem o know how. Esta parceria poderá abrir portas a obras em angola, obras publicas na china, que se fala em avultuosos montantantes orçamentados. Angola está repleta de obras concessionadas a empresas chinesas, mas também não é menos verdade que algumas deram problemas , a falta de know how....
A cccc deverá trazer funding e funding a custos mais baixos. por outro lado o proprio encaixe que a ME fez tambem é benefico em tarmos do rating da ME e assim do custo de funding por si obtido.
Por outro lado , pode acontecer outro cenário ao qual atribuo reduzida probabilidade. A familia mota querer vender parte da posição detida entregando a maioria do capital à cccc. isso seria benefico ao accionista na perspetiva duma opa , mas não necessariamente,se a seguir ao aumento de capital as acções começarem a mergulhar e que a opa seria a valores inferiores à cotação atual ....
Tudo muito bonito, mas discordo de 2 pontos:
- A CCCC não tem falta de Know how. Mal seria dada a sua dimensão... Ela procura na Mota uma porta para entrar mais facilmente em certos mercados;
- Dizes que o encaixe que a ME fez é benéfico para o rating. Esqueces-te que a ME não fez nenhum encaixe. Quem encaixou foi a família.
O encaixe só será feito no AC.
BN
se fores detentor duma empresa e fizeres um bom encaixe ainda que a título particular, o proximo empréstimo que a tua empresa fizer na banca , logo me dirás se não consegues melhores condições fruto de lhe terem melhorado o rating. e já nem falo em possíveis colateriais a título particular.
A detenção de cash ou outros activos liquidos muda por completo a relação com a banca. lembras-te como o Amorim comprou há uns anos a participação na galp ?
O que interessa são os números da empresa. Pelo menos desta dimensão. Com PME talvez seja como dizes
Amorim comprou com margin loans. O que tem a ver com a Mota?
- Registado: 17/7/2014 22:33
Esta decisão fundamental da Fed dá para a Mota e para as outras todas. Ainda bem que atestei o depósito no fecho senão amanhã não conseguiria acompanhar o pelotão. Nunca a FED foi tão amiga dos touros durante tanto tempo. Preparem-se para máximos.
Agora começo a olhar para o topo norte do intervalo em 1.60. 

F63 Escreveu:Evv Escreveu:Em relação às perspetivas para o fututo da ME, vou deixar aqui algumas notas que não são mais que uma opinião pessoal:
A futura parceria de que a familia mota abriu mão do controlo da ME, assim deverá permanecer a curto médio prazo, não acredito que venham aí opas por parte da cccc. A cccc tem capital, a familia Mota tem o know how. Esta parceria poderá abrir portas a obras em angola, obras publicas na china, que se fala em avultuosos montantantes orçamentados. Angola está repleta de obras concessionadas a empresas chinesas, mas também não é menos verdade que algumas deram problemas , a falta de know how....
A cccc deverá trazer funding e funding a custos mais baixos. por outro lado o proprio encaixe que a ME fez tambem é benefico em tarmos do rating da ME e assim do custo de funding por si obtido.
Por outro lado , pode acontecer outro cenário ao qual atribuo reduzida probabilidade. A familia mota querer vender parte da posição detida entregando a maioria do capital à cccc. isso seria benefico ao accionista na perspetiva duma opa , mas não necessariamente,se a seguir ao aumento de capital as acções começarem a mergulhar e que a opa seria a valores inferiores à cotação atual ....
- A CCCC não tem falta de Know how. Mal seria dada a sua dimensão... Ela procura na Mota uma porta para entrar mais facilmente em certos mercados;
- Dizes que o encaixe que a ME fez é benéfico para o rating. Esqueces-te que a ME não fez nenhum encaixe. Quem encaixou foi a família.
BN
se fores detentor duma empresa e fizeres um bom encaixe ainda que a título particular, o proximo empréstimo que a tua empresa fizer na banca , logo me dirás se não consegues melhores condições fruto de lhe terem melhorado o rating. e já nem falo em possíveis colateriais a título particular.
A detenção de cash ou outros activos liquidos muda por completo a relação com a banca. lembras-te como o Amorim comprou há uns anos a participação na galp ?
V V
- Registado: 28/10/2007 7:43
Evv Escreveu:Em relação às perspetivas para o fututo da ME, vou deixar aqui algumas notas que não são mais que uma opinião pessoal:
BN
- Registado: 7/2/2017 15:10
Evv Escreveu:Em relação às perspetivas para o fututo da ME, vou deixar aqui algumas notas que não são mais que uma opinião pessoal:
Pontos interessantes. Também atribuo pouca probabilidade, senão mesmo nula, ao segundo cenário.
E a maioria que a família vai conservar será sempre superior aos indispensáveis 33% de bloqueio... Para além de uns pozitos que membros da família têm individualmente.
Concorde-se ou discorde-se, é bom ver algum sumo quando se entra no tópico
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Ulisses, que contas fazes então para duvidares disso? Eu voltei a entrar antes que aloja feche
Eu nºao faço contas nenhumas. Nunca me ouviste dizer se a Mota era uma empresa com bons ou maus fundamentais. Mas quando alguém diz isso, é natural que o moderador do fórum pergunte porquê. Mas pelos vistos, a resposta é perguntares a mim.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AC2719, Bing [Bot], danielme1962, Dc team, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Opcard33, PMP69 e 119 visitantes