Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 14/5/2020 20:22

Já agora, aqui ficam os números para Espanha actualizados. A linha a vermelho é o número esperado segundo o Instituto de Salud Carlos III e a azul, o observado. Os valores estão corrigidos para a cobertura (segundo o ISCIII é de 93% da população). Está aqui sensivelmente mês e meio de pandemia. A linha a amarelo é o esperado mais o contabilizado como COVID. Para lá de um aparente atraso nos dados que se parece vislumbrar ali, não há qualquer aparência de fake deaths. Há aparência que estão a morrer mais pessoas que as contadas (ainda que não possamos precisar quais são os óbitos directos e os indirectos). E isto passa-se um pouco por todo o lado, incluindo Portugal e Suécia. Ou seja, parece ocorrer independentemente de quem governa ou do pormenor das medidas.

Note-se que a linha amarela é gerada a partir da data da publicação dos números e é expectável que os óbitos tenham ocorrido antes, eventualmente dias antes, pelo que é compreensível e expectável o lag. Não vejo ali nada de particularmente suspeito.

Imagem

Resumindo, não vejo qualquer evidência na europa de se estarem a inventar óbitos que não estão a ocorrer. Se alguma coisa, a evidência sugere o contrário.

(nota: como disse, dos países que tenho acompanhado, a excepção parece ser a Bélgica).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 14/5/2020 20:12

lfhm83 Escreveu:Honestamente não me fio de nada, tenho conhecimento que o governo português pelo menos no número de UCIs não era fidedigno com a realidade, por isso infelizmente tenho muita dificuldade em acreditar no que seja de qualquer instituição pública.

Neste momento os governos viram que aumentam a popularidade com aumento de controlo por isso têm algum interesse em manter números alarmantes para ter alguma margem para superar o vendaval económico que se avizinha.

lfhm83, para grande parte dos países europeus (incluindo Portugal, Espanha, Suécia, etc) temos controlo adicional através dos sistemas de monitorização da mortalidade. Não há nenhuma evidência que se estejam a contar óbitos a mais, antes pelo contrário, os números sugerem que estamos a contar a menos (é admissível que uma parte sejam óbitos indirectos mas é irrelevante, especialmente porque ocorre também na Suécia, mesmo com medidas soft, logo é razoável incluí-los como consequência (indirecta) da pandemia.

Crês que se estão a preencher certidões de óbito fictícias também e que está tudo metido, que o dedinho maquiavélico do estado/governo ou dos políticos chega a todo o lado? Ao certo, o que é que estás a dizer? É que começamos (parece-me) a entrar perigosamente no território da teoria da conspiração...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por GaioAzul » 14/5/2020 20:09

https://www.google.com/amp/s/www.nytime ... s.amp.html

Alguém viu isto?

“I think it should be a business’s right if they want to close or open,” said Mr. Archibald, a 29-year-old online fitness trainer from the Dallas area who lately has made it his personal mission to help Texas business owners challenge government orders to keep their doors shut during the coronavirus pandemic. “What is coming to arrest a person who is opening their business according to their constitutional rights? That’s confrontation.”
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher

Registado: 30/4/2020 1:39

por BearManBull » 14/5/2020 20:06

MarcoAntonio Escreveu:lfhm83, a generalidade dos países atacados severamente pela pandemia (incluindo a Suécia, e também a Espanha) estão a registar mais excesso de óbitos do que a contagem oficial; a que fake deaths ao certo te estás a referir? Quem é que está a inventar óbitos que não existem?

Honestamente não me fio de nada, tenho conhecimento que o governo português pelo menos no número de UCIs não era fidedigno com a realidade, por isso infelizmente tenho muita dificuldade em acreditar no que seja de qualquer instituição pública.

Neste momento os governos viram que aumentam a popularidade com aumento de controlo por isso têm algum interesse em manter números alarmantes para ter alguma margem para superar o vendaval económico que se avizinha.

Mas mesmo descontando falcatruas a taxa de mortalidade deve pelo menos rondar os 0,5-1% era mais esse o ponto.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por MarcoAntonio » 14/5/2020 19:48

lfhm83, a generalidade dos países atacados severamente pela pandemia (incluindo a Suécia, e também a Espanha) estão a registar mais excesso de óbitos do que a contagem oficial; a que fake deaths ao certo te estás a referir? Quem é que está a inventar óbitos que não existem?

Nota: um dos países que parece que está a contar com enorme precisão e onde creio que não existe grande desfazamento é a Bélgica, mas para falar de forma segura é preciso aguardar mais algum tempo (e eventualmente haverá outros).
Imagem

Administrador Fórum

por GaioAzul » 14/5/2020 19:48

lfhm83 Escreveu:
artista_ Escreveu:
lfhm83 Escreveu:Nisto concordo, o país está uma depressão e ainda nem começou o pesadelo das falências e do desemprego em massa.

Bem um estudo de serologia em Espanha mostra que a prevalência é de 5%, eu tinha ideia que seria 5x o dos casos detectados e parece que estava com um bom palpite.

Ou seja isto da uma taxa de mortalidade a rondar os 2% se extrairmos as fake deads que estou a assumir que os dados não são de todo credíveis porque em tudo há margem para a mentira principalmente em governos com tiranos que atiram o povo para manifestações para depois prender em casa, teremos portanto os tais 1% de mortalidade.

Outra conclusão do estudo é que nem de perto há imunidade de grupo se bem que nos grande focos Madrid e Barcelona já há mais de 10% de prevalência está muitíssimo longe dos 60% necessário, o que nos atira para um quase certo ressurgir de uma segunda onda durante o próximo inverno. :(

Os teus dados estarão mais ou menos corretos, quando houver mais estudos saberemos.... o que não concordo muito é com a ideia que têm de que é o confinamento que está a fazer os grandes estragos nas economias, para mim o grande culpado é o virus, com ou sem confinamento obrigatório, as pessoas mudam radicalmente o seu comportamento e as economias recentem-se. Aliás, acho que os países que reagiram mais tarde, estão a demorar mais a desconfinar e as economias sofrem mais... e, para já, pagaram com muitos mais mortos que os outros países!

Estou de acordo, mas acho que é exagerado continuar com fronteiras fechadas, aviões em terra e muitas outras medidas que são perfeitamente absurdas.

Neste momento tem devia-se aprender a viver com os devidas precauções cívicas expectáveis mas sem paranóia.

Absolutamente de acordo!
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher

Registado: 30/4/2020 1:39

por BearManBull » 14/5/2020 19:39

artista_ Escreveu:
lfhm83 Escreveu:Nisto concordo, o país está uma depressão e ainda nem começou o pesadelo das falências e do desemprego em massa.

Bem um estudo de serologia em Espanha mostra que a prevalência é de 5%, eu tinha ideia que seria 5x o dos casos detectados e parece que estava com um bom palpite.

Ou seja isto da uma taxa de mortalidade a rondar os 2% se extrairmos as fake deads que estou a assumir que os dados não são de todo credíveis porque em tudo há margem para a mentira principalmente em governos com tiranos que atiram o povo para manifestações para depois prender em casa, teremos portanto os tais 1% de mortalidade.

Outra conclusão do estudo é que nem de perto há imunidade de grupo se bem que nos grande focos Madrid e Barcelona já há mais de 10% de prevalência está muitíssimo longe dos 60% necessário, o que nos atira para um quase certo ressurgir de uma segunda onda durante o próximo inverno. :(

Os teus dados estarão mais ou menos corretos, quando houver mais estudos saberemos.... o que não concordo muito é com a ideia que têm de que é o confinamento que está a fazer os grandes estragos nas economias, para mim o grande culpado é o virus, com ou sem confinamento obrigatório, as pessoas mudam radicalmente o seu comportamento e as economias recentem-se. Aliás, acho que os países que reagiram mais tarde, estão a demorar mais a desconfinar e as economias sofrem mais... e, para já, pagaram com muitos mais mortos que os outros países!

Estou de acordo, mas acho que é exagerado continuar com fronteiras fechadas, aviões em terra e muitas outras medidas que são perfeitamente absurdas.

Neste momento tem devia-se aprender a viver com os devidas precauções cívicas expectáveis mas sem paranóia.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

por MarcoAntonio » 14/5/2020 19:39

Qualnhick Escreveu:Ninguem te vai responder a essa questão com dados objectivos.
Esses estudos só serão realizados daqui por algum tempo.

Então o que se está a discutir ao certo?

Porque a alternativa é discutir o ponto a) e, aparentemente, estamos mais ou menos de acordo.
Imagem

Administrador Fórum

por Qualnhick » 14/5/2020 19:31

Ninguem te vai responder a essa questão com dados objectivos.
Esses estudos só serão realizados daqui por algum tempo.

Registado: 19/12/2002 2:50

por MarcoAntonio » 14/5/2020 19:28

Uma das minhas questões era precisamente e cito "alternativa de medidas nenhumas, alguém consegue contabilizar os estragos económicos e humanos de ignorar completamente a pandemia?"

Qual era então o custo económico e humano de não tomar medida nenhuma e ignorar a pandemia?
Imagem

Administrador Fórum

por Qualnhick » 14/5/2020 19:20

As economias estão extremamente interligadas.
Mesmo que a Suecia (ou outro pais qualquer, é irrelevante para o caso) não tomasse medida nenhuma, tendo a grande maioria dos outros paises tomado medidas, e muitos deles bastante severas, vai sempre afectar a economia do pais que não tomou medida nenhuma.
No primeiro trimestre tens isto:
Suecia Pib em cadeia caiu -0.3 %
Pib comparado com o mesmo periodo do ano anterior +0.5%
https://www.scb.se/en/finding-statistic ... rter-2020/

Zona euro -3.8% ou a UE -3.5%
https://ec.europa.eu/eurostat/documents ... 07b7d663e6

por MarcoAntonio » 14/5/2020 19:12

A teoria do "medo" não vou discutir, parece-me descabida (e basicamente uma invenção contrariada pelas evidências) mas isso é a opinião de cada um. Tudo bem. Cada um envereda pelas teorias que quer. Não as tornam verdadeiras, mas a coisa funciona para os dois lados quando entramos no plano das teorias. Essencialmente, o que quero dizer é que não um dado objectivo, é uma opinião subjectiva altamente debatível, uma percepção, para dizer o mínimo.

A questão das medidas, que me parece bem mais importante: a Suécia está a tomar medidas e não parece, até ver, que o pormenor de quais medidas exactamente se tomam, num espaço de tempo delimitado ainda por cima por umas meras semanas, cause assim tão grande diferença em termos económicos. Posso estar errado, mas seja com for, está por demonstrar.

Portanto, temos essencialmente duas questões: a) quais medidas tomar ou b) não tomar medidas nenhumas. Em relação a a) está por estabelecer se faz uma diferença, quanta diferença faz e se o que se aplica ao país A, se aplicaria ao país B. Quanto à questão b), isto é, alternativa de medidas nenhumas, alguém consegue contabilizar os estragos económicos e humanos de ignorar completamente a pandemia?
Imagem

Administrador Fórum

por Qualnhick » 14/5/2020 19:03

Dizer que foi o virus que causou estes problemas economicos é saltar uma etapa da questão.
O virus está na origem do medo que levou a que se tomassem medidas (exageradas na minha opinião) que causaram danos economicos brutais.
Virus -> medo -> medidas -> danos economicos
Foram as medidas que causaram danos economicos.
Ainda hoje o nosso ministro das finanças afirmou que cada mes de lockdown (medida politica) tem o impacto no pib de 6.5% (dano economico).
Acho que é mais que obvio que quanto mais se parar a economia, quanto mais restrições houver, quanto mais regras e regrinhas houver, maior será o impacto economico.

por Opcard » 14/5/2020 18:35

O mercado antecipa sempre mais uma vez , os primeiros sinais preocupantes :

https://www.lesoir.be/300836/article/20 ... al-dalerte

Registado: 14/3/2009 0:19

por artista_ » 14/5/2020 17:52

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por BearManBull » 14/5/2020 13:40

miguellene Escreveu:
Quem diria que o Antonio Costa, que conseguir tirar Portugal do estado deprimido do Passos Coelho, nos enfiou na idades das trevas, e que nem ele de lá nos consegue tirar, rodeado que está de médicos que a única coisa que conseguem ver é a doença!

Sim, as nossas cidades hoje são cidades da idade das trevas. Aos nossos velhotes restam dias de confinamento a temer pelo covid sendo mais certo que morrerão de outra coisa qualquer (mesmo eles!).

É triste, mas o ambiente é de momento colectivo. A meu ver uma parvoeira.

MiguelLené.

Nisto concordo, o país está uma depressão e ainda nem começou o pesadelo das falências e do desemprego em massa.

― Leon C. Megginson

por Carrancho_ » 14/5/2020 11:56

miguellene Escreveu:
Quem diria que o Antonio Costa, que conseguir tirar Portugal do estado deprimido do Passos Coelho, nos enfiou na idades das trevas, e que nem ele de lá nos consegue tirar, rodeado que está de médicos que a única coisa que conseguem ver é a doença!

Sim, as nossas cidades hoje são cidades da idade das trevas. Aos nossos velhotes restam dias de confinamento a temer pelo covid sendo mais certo que morrerão de outra coisa qualquer (mesmo eles!).

É triste, mas o ambiente é de momento colectivo. A meu ver uma parvoeira.

MiguelLené.

Até tu estás cada vez mais isolado, já nem o bcp te "dá razão".
Um abraço,

Carrancho

Registado: 17/1/2015 1:54

por Lisboa_Casino » 14/5/2020 1:18

CONFINADOS AO SUCESSO !

Qualquer semelhança com Portugl é pura ilusáo !

S. Korea aims to create 1.56 mln jobs

https://en.yna.co.kr/view/AEN2020051400 ... virus/news

Registado: 23/11/2011 21:02

por MarcoAntonio » 14/5/2020 1:17

Os virus são todos invisíveis. O MERS estima-se que resultou em menos de 1000 fatalidades e a sua disseminação esteve bastante circunscrita. A situação com o SARS é semelhante. E envolveram a utilização de máscaras. Que de resto são utilizadas, em circunstâncias específicas, há muitas décadas e que inclusivamente são de uso bastante corrente em determinadas culturas (como na Coreia, que tanto elogias).

Quanto à minha opinião pessoal, tenho como já disse opinião sobre máscaras cirúrgicas e respiradores e não tenho grande opinião, até ver, sobre máscaras genéricas.
Imagem

Administrador Fórum

por Lisboa_Casino » 14/5/2020 0:45

Caro Marco,

Em mais de 70 anos , devemos ter tido variadissimas situaçoes complicadas, nas mais diversas partes do mundo e epidemias ( pandemias tão ou mais mais mortiferas do que esta ( mas se não ficassemos em casa, seguramente esta era bem pior ! ou talvez náo !)

MEARS, SARS , Aviarias , gripes mais fortes mais leves,,,,Tifoides e nem uma recomendação de mascaras . Mas finalmente, chegou

COVID 19 o Bicho invisível!

Marco, principalmente comento o tipo de nascara que estou a usar para cumprir calendario! Não serve para nada , porque por principio quem não acredita não a usa adequadamente

Contra mim falo ! Mal saio do comboio vai para o Bolso e mais logo, la estará
novamente .

Sinceramente, é mais um tama de pressão publica igual a outros que foram sendo seguidos na gestão desta pandemia.

A decisão não foi justificada pela prevenção mas mais como cedencia à opinião publica global !

E como mal não deve fazer pelo menos eles calam-se !

Abco d

por MarcoAntonio » 14/5/2020 0:22

Lisboa, o que é que 1948 tem que ver com um virus que surgiu em 2019, cujos mecanismos de transmissão ainda estão a ser estudados? Além disso, a OMS não gere os stocks internacionais de EPP's. Quanto muito faz apreciações e dá sugestões/conselhos. Aliás, eu não estava sequer a falar da OMS especificamente.

Quanto a ser essa razão ou não, para mim, é claro que essa foi a principal razão no que diz respeito a respiradores e máscaras cirúrgicas, e que de resto foi indicada expressamente em vários momentos. E faz todo o sentido: se não há suficiente para todos, então há que priorizar onde é mais importante (profissionais de saúde e grupos de risco). É o mais inteligente a fazer, promovendo a utilização eficiente de um recurso que é, no novo contexto, escasso.

Quanto às máscaras genéricas (cloth masks) nem estou certo que a questão seja particularmente relevante. Pessoalmente, não tenho para já grande opinião.
Imagem

Administrador Fórum

por Lisboa_Casino » 13/5/2020 23:44

[quote="MarcoAntonio"]As autoridades não aconselharam porque queriam proteger os recursos para os hospitais e mais debilitados (isto chegou a ser de resto indicado por algumas organizações/estados). Os Estados Unidos e a Europa não tinham stock destes materiais para a população toda na altura e como não tinham, queriam que o recurso limitado que tinham fosse utilizado de forma eficiente (onde era mais preciso, onde teria maior impacto). Isto gerou um discurso nebuloso, mas que deu para perceber (e como digo, isto chegou a ser dito explicitamente nalguns casos).
facemasks-by-the-public-may6-2020.pdf

Marco

Desde 7 de abril de 1948, a lidar com epidemias e pandemias , umas mais mediaticas do que outras) a OMS, ainda não tinha instituido o uso de mascara por medo de falta de material ?????

Se essa for a razão e descofio que náo, só irei houvir a OMS defender o controlo georeferencial , lá para o próximo milénio !

Abco d

por pepe7 » 13/5/2020 23:37

Qualnhick Escreveu:
pepe7 Escreveu:Não vi, mas uma coisa é "certa", passa o tempo em quarentena..."sempre" enfiado entre quatro paredes..."não percebo" porque não o faz em público...por forma a ofuscar o dito "medo" que fala(m)...

???
É cada argumento ...
O andre tem uma filha bebe, parece-me que usa um desktop, faz os videos onde tem o computador ...

Apenas fiz uma observação...a finalidade não era argumentar nada...Será que está em "quarentena"!? Mera curiosidade...
Achei "curioso" ele dizer que: "o medo que foi gerado por imagens que vinham China...porque é uma ditadura"...Então quer dizer que tb temos uma ditadura na Itália, Espanha, UK, EUA, etc...É que a Europa de certa forma "ignorou" o que se estava a passar em Wuwei e Wuhan...
Agora "argumentos" não faltam por ai...

Registado: 29/4/2010 22:36

por Lisboa_Casino » 13/5/2020 23:33

[quote="ricardmag"]

Nos mercados, a cara patada representa o meu anonimato, a caçadeira, os tiros que dou ao preço e a catana é para cortar as perdas :mrgreen:

Muito bom !!!!!!

Trend da mascarilha

Para quem náo circula em transportes publicos , compartilho com o forum o seguinte :

- Linha de Sintra _ Mascara 100% durante a viagem.

- Fora da viagem e no cais - mais de 50%

- Na rua - Apostaria 50 %

Ps ; Não me prgutem quantos dias tem a mascara, Por mim é so cumprir calendario , Mas cumpro !

: Ambiente cidade Lisboa - Zona El corte Inglès - Nivel de pessoas na rua - 20 a 30% maximo ! ( zona de escritorios e areas financeiras )

Espero que seja util a quem anda por casa .

Saude para todos

por Qualnhick » 13/5/2020 23:16

pepe7 Escreveu:Não vi, mas uma coisa é "certa", passa o tempo em quarentena..."sempre" enfiado entre quatro paredes..."não percebo" porque não o faz em público...por forma a ofuscar o dito "medo" que fala(m)...

???
É cada argumento ...
O andre tem uma filha bebe, parece-me que usa um desktop, faz os videos onde tem o computador ...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], boavista, Google [Bot], Luzemburg, niceboy, novato, PMP69 e 176 visitantes