Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Petróleo - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Petróleo...

por Pata-Hari » 20/4/2020 21:13

Artista, o storage não implodiu hoje às 6 da tarde de lisboa.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por bogos » 20/4/2020 21:09

Ulisses Pereira Escreveu:Artista Romeno, tem calma até porque se fez hist´ória nos mercados. Até porque esta decisão da CME de permitir que se negociasse em valores negativos não é consensual.

A mim preocupa-me sobremaneira que um dos maiores ETF`s sobre o crude tenha praticamente 1/3 das posições abertas do contrato de Junho que expira a 19 de Maio. E que possa ter dificuldades em fazer o "rollover" dessas posições sem perdas muito grandes.

Estranho mundo este em que te pagam 36 dólares para ficares com um barril de crude.

Abraço,
Ulisses

Caro Ulisses...

É possivel eu exigir que possa atestar depósitos de Gasol para a minha viatura do dia-a-dia e que me paguem por cima para meter o produto deles??? :lol: :lol: :lol:

Eu hoje tive que ir meter a agulha e o preço era de 1,18 €....
Anda aqui meio mundo a gozar com o Zé Povo...

Bogos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson

Registado: 29/12/2005 16:34

por Ulisses Pereira » 20/4/2020 21:03

Artista Romeno, tem calma até porque se fez hist´ória nos mercados. Até porque esta decisão da CME de permitir que se negociasse em valores negativos não é consensual.

A mim preocupa-me sobremaneira que um dos maiores ETF`s sobre o crude tenha praticamente 1/3 das posições abertas do contrato de Junho que expira a 19 de Maio. E que possa ter dificuldades em fazer o "rollover" dessas posições sem perdas muito grandes.

Estranho mundo este em que te pagam 36 dólares para ficares com um barril de crude.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Artista Romeno » 20/4/2020 21:00

Ulisses Pereira Escreveu:Chegou a 0,01. A CME anunciou que autoriza que os contratos sejam negociados abaixo de zero! Se eu, há 27 anos atrás, sugerisse isto aos meus professores da faculdade era chumbado pelo irrealismo da ideia. :)

Abraço,
Ulisses

Se explicasses que a procura esvaiu que os eua nao tem uma infraestrutura exportadora de oil e que alem do mais nao há muito onde o guardar....resumindo storage cost altissimo convinience yield irrelevante....
idem para a pata é o estoiro do shale que a fed tentou propelir via hy etf, mas a procura nao se cria do nada em commos! O excesso de oferta foi fatal
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Pata-Hari » 20/4/2020 20:59

lfhm83 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Chegou a 0,01. A CME anunciou que autoriza que os contratos sejam negociados abaixo de zero! Se eu, há 27 anos atrás, sugerisse isto aos meus professores da faculdade era chumbado pelo irrealismo da ideia. :)

Abraço,
Ulisses

Ou seja acabou-se o storage space? Sai mais barato devolver o barril do que guardar?

É única razão que encontro que alguém esteja a pagar para se livrar dos barris que comprou....

Sim, se eu estivesse aqui a fazer o rollover estaria com um pequeno problema em arranjar garafões para o pôr. Se for um banco, vai ser dificil gerir o problema.

Estou ultra preocupada com o que isto pode querer dizer em termos de quem possa ter estoirado com a brincadeirinha.
Administrador Fórum

por djovarius » 20/4/2020 20:54

Viva,

Aceder ao Caldeirão está complicado...

Malta, depois de juros negativos, nada nos deve admirar ou espantar.

Petróleo a preço negativo até faz mais sentido do que dinheiro a preço negativo.

É mesmo isso, não havendo espaço para guardar, diz-se:

"ouve lá, pá, não queres isto?
Não!
Não? Leva lá, que eu pago-te para levares..."

Isto faz-me lembrar o dono de uma tasca que eu conheci que pagava 10 euros e uma bebida aos clientes indesejáveis para saírem logo a seguir e nunca mais lá voltar.

Acontece !!! :lol: :lol: :lol:

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Pata-Hari » 20/4/2020 20:53

Estamos num planeta louco!

A minha preocupação é que isto deve ser o estoiro de alguém e tenho muito medo que seja de alguém grande que possa trazer uma nova desgraça para o mercado.... não era o que precisávamos agora.

https://www.google.com/amp/s/www.bloomb ... orage-woes

The price on the futures contract for West Texas crude that is due to expire Tuesday fell into negative territory -- minus $37.63 a barrel. That’s right, sellers were actually paying buyers to take the stuff off their hands. The reason: with the pandemic bringing the economy to a standstill, there is so much unused oil sloshing around that American energy companies have run out of room to store it. And if there’s no place to put the oil, no one wants a crude contract that is about to come due.
Administrador Fórum

por BearManBull » 20/4/2020 20:48

Abraço,
Ulisses

Ou seja acabou-se o storage space? Sai mais barato devolver o barril do que guardar?

É única razão que encontro que alguém esteja a pagar para se livrar dos barris que comprou....
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por bogos » 20/4/2020 20:42

Boa noite

Isto é mesmo só para tolinhos...
Vou negociar fraca figura, e por ventura fazer figura de urso armado em touro... :lol: :lol: :lol:

Target...14,50
Loss...10,50
Entrada...11,80

Quantidade....é coisa pouca, é para encher somente o depósito de gasol ao datsun..... :lol: :lol:

Bogos
Anexos
crude.png
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson

Registado: 29/12/2005 16:34

por Ulisses Pereira » 20/4/2020 19:18

Afinal é possível cair-se mais de 100%. Contrato de futuro do Crude de Maio cai neste momento 138% para -7 dólares :shock:

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 20/4/2020 19:10

-1,43!

Uma mercadoria a negociar no negativo! História a ser feita.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 20/4/2020 19:06

Chegou a 0,01. A CME anunciou que autoriza que os contratos sejam negociados abaixo de zero! Se eu, há 27 anos atrás, sugerisse isto aos meus professores da faculdade era chumbado pelo irrealismo da ideia. :)

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Candelstick » 20/4/2020 19:02

Chegou a $0.00 ??? está a $0.45 -97.8%

Registado: 29/11/2007 2:25

por djovarius » 20/4/2020 18:42

Oi,

Há já quem pague a petroleiros só para guardar petróleo...

De facto, estamos a chegar quase a zero porque ninguém precisa de transformar os contratos em produto, daí que esses futuros não tenham hipótese.
Mas, como disse antes, estamos a chegar a valores normais (à vista) dos anos setenta (sem contar com o choque do petróleo I e II), o que tirando a inflação, equivale a valores reais dos anos 50 - isto está em linha com o movimento, por exemplo, da aviação de passageiros (só a de carga segue a bombar) nos EUA, a qual está em valores de 1954.

Portanto, é possível que a Arábia continue a vender a dez ou menos cada barril (há quem diga que já o vendem a 3 USD - preço de custo do pior crude). Assim, rebenta com a concorrência (até com os Russos) e dominará os mercados pós-crise.

Os produtores de Brent, como a Noruega ou a Escócia, vão ter uma vida melhor, pois este produto dificilmente cairá muito dos atuais valores (cerca de 26 dólares), sendo sempre mais salvaguardado na recuperação, pois é um produto que rende mais na refinação. Ainda assim, por arbitragem, o próprio Brent poderá ter momentos piores. Vamos ver.
Como disse no meu tópico, este mercado, não as ações, espelham bem a crise que atravessamos, mostrando também que o maior perigo agora é uma espiral deflacionista.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

por Opcard » 20/4/2020 18:39

A banca vai sofrer com este preços eles não pagarão as dívidas.

Registado: 14/3/2009 0:19

por Candelstick » 20/4/2020 18:33

Espera mais um bocado que ainda vão pagar para ficar com ele…
$1.34 -93%

por Ulisses Pereira » 20/4/2020 18:29

Abri este post à procura exactamente de algo sobre o petróleo. Já me ocorreu que poderia fazer sentido até usar um etf short no petróleo exactamente por causa do efeito contango. Mas, claro, isso é um trade diferente do que se pretende.

Alguém tem alguma ideia de como fazer….?

Pata_Hari, este teu post era de 1 de Abril. Estavas a pensar num ETF e não serit tão rentável. Mas se tivesses shortado crude no contrato deste mês ias fechar o trade quase a 0 dólares. Teria sido um grande "trade".

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Candelstick » 20/4/2020 18:22

Oil is getting crushed again with one futures contract down 80% to record low under $3

por Ulisses Pereira » 20/4/2020 17:55

Olá António, porque esse valor que estás a ver (nesta altura já vai abaixo de 5!) é o contrato de Maio que expira amanhã. Portanto a referência já é o contrato do mês seguinte. Incrível o ponto a que se chegou mas a explicação é lógica.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por António Vieira » 20/4/2020 17:42

Olá a todos
Desculpem a Minha ignorância. Pq o Nymex cai 57% e o Brent cai só 5%

Obrigado
Editado pela última vez por António Vieira em 20/4/2020 23:40, num total de 1 vez.

Registado: 14/12/2014 20:38

por Optimiza » 20/4/2020 15:55

Maior queda % diária de sempre nos futuros sobre o WTI provocada pela expiração amanhã dos contratos de Maio (Contango - troca de contratos pelos de mês posterior, situação em que o preço futuro de uma commodity é superior ao preço à vista=spot price, de contrato próximo de expiração). Também por isso, a maior diferença % de sempre entre cotação WTI e Brent. A razão subjacente e conhecida por todos, prende-se com o Lockdown do Mundo ocidental e consequente não consumo de 25M bpd dos atuais 90M bpd produzidos (produção em tempos pré-corona rondava os 100M bpd).

Diferença "normal a considerar": Apesar de nos contratos de junho a diferença já ser neste momento a que se deve levar em conta, $26,50 para o Brent (queda de 4,3%) e $22,11 para o WTI (queda de 8,5%),aliás visível nos trackers, calls/puts novas negociações, futuros Junho e Agosto, e todos os ETF's: USO e Crudp evidenciam a queda real dos contratos a rondar os 8% .

A diferença no terminus do contrato de Maio chegou a um "absurdo" de $26,8 para $11,5 apenas aproveitável por quem previu isso antes e shortou WTI a C's Maio, ou em pair trades em opções/futuros, sobre Brent vs WTI.
A) Poderá voltar a acontecer no final de Maio (relativo aos contratos de Junho)? Sim, mas agora os valores WTI/Brent estão mais desfasados, e os bids estão com spreads acima da média, levando a um potencial lucro mais apertado em pair trades e o mercado ficará "mais vacinado" para o terminus de Junho.
B) Qual a melhor opção para o pair trade? Call e Put porque em caso de erro da estratégia, a perda e o timing da perda não são tão decisivos/trágicos como com contratos de futuros.
C) Qual a razão subjacente para o Gap Brent/WTI, mas exagerada pelos mercados ? Stockagem.
A Stockagem WTI é o ponto relevante para determinar o (des)equilíbrio produção/consumo, considera apenas USA (com centenas de pontos de armazenamento, outras reservas federais, estaduais, refinarias, petroliferas que são secundarizados), com um controlado diariamente para efeitos estatísticos de reservas imputáveis ao WTI » Cushing ( ex: México e Canadá ainda com ampla margem para stockagem não são considerados).
D) Brent - considera preços a pagar à produção e desconsidera stockagem. A mesma é feita por dezenas de países, centenas de petrolíferas e refinarias, 2 dezenas de empresas de oil shipping refletindo-se de modo desfasado na articulação oferta/procura.

Apesar de todo este previsto e incontornável cenário bearish para o WTI (Fevereiro a princípio de Maio), também é previsível e incontornável que com a desgraduação do Estado de emergência ao longo de Maio no Mundo Ocidental, o consumo aumente consideravelmente e consequentemente o preço do WTI também (num período ainda com clara sobre-stockagem).
comparison-diferença wti vs brent empolada na expiração dos contratos de Maio .png
comparison-diferença wti vs brent empolada na expiração dos contratos de Maio .png (60.97 KiB) Visualizado 10197 vezes
Etf´s USO e Crudp espelham a diferença real de pricing no WTI pós 3 feira .png
Etf´s USO e Crudp espelham a diferença real de pricing no WTI pós 3 feira .png (64.14 KiB) Visualizado 10197 vezes

Registado: 1/11/2012 23:18

por djovarius » 20/4/2020 14:08

Viva,

É sim. No Brent, há "rollover" automático na maioria das corretoras. A expiração do contrato é muito mais prolongada no tempo.
Normalmente, não se nota o "contango".

Abraço

dj

por Celsius-reloaded » 20/4/2020 13:59

djovarius Escreveu:Olá,
Lembro-me muito bem de ouvir falar disso e até foi falado aqui, salvo erro.

Agora, uma corretora "normal" fecharia automaticamente a posição e acabou, mas nesse tempo...

O que se deve fazer, é fechar logo a posição antes, abrindo a do mês seguinte logo de seguida.
Muita gente deve ter feito isso na sexta-feira, fechando e abrindo os "curtos", mudando só o mês. Outros, como se vê, estão a abrir só hoje as posições curtas.
Este, está a ser um "trade" ainda mais óbvio do que o da recente queda dos mercados acionistas... :roll: até quando !!!???

Abraço

dj

Aconteceu-me precisamente isso numa conta demo que tenho para testar negócios com o petroleo. Abri para ver a valorização expnencial da minha carteira e a posição curta no wti foi fechada e creditados os lucros. Curiosamente a posição no brent continuou aberta.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por TheKeyboardDuck » 20/4/2020 13:06

O proxy de long USDCAD continua a ir com uma correlação negativa muito boa face ao WTI.
btw análise maioritariamente fundamental com base em CAD e WTI
Imagem

Registado: 28/1/2019 11:00

por djovarius » 20/4/2020 12:42

Olá,
Lembro-me muito bem de ouvir falar disso e até foi falado aqui, salvo erro.

Agora, uma corretora "normal" fecharia automaticamente a posição e acabou, mas nesse tempo...

O que se deve fazer, é fechar logo a posição antes, abrindo a do mês seguinte logo de seguida.
Muita gente deve ter feito isso na sexta-feira, fechando e abrindo os "curtos", mudando só o mês. Outros, como se vê, estão a abrir só hoje as posições curtas.
Este, está a ser um "trade" ainda mais óbvio do que o da recente queda dos mercados acionistas... :roll: até quando !!!???

Abraço

dj

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Bing [Bot], Gold Stock, Google [Bot], latbal, m-m, malakas, Manchini888, OCTAMA, OffTheRecord, Opcard33, PAULOJOAO, Phil2014, PiFer, Shimazaki_2, silva_39, Silvaz77, trilhos2006 e 219 visitantes