CoronaVirus, panico justificado...?
Re: CoronaVirus, panico justificado...?
Alguns exemplos (só agora os óbitos começam a surgir nos sistemas de vigilância).
Holanda:

Espanha (os dias depois disto ainda estão a sofrer actualizações):

Reino Unido:

Holanda:
Espanha (os dias depois disto ainda estão a sofrer actualizações):
Reino Unido:
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:Os dados do Euromomo, que já mencionei aqui uma série de vezes, chegam a ter (várias) semanas de atraso até traduzir números actualizados.
Países como Reino Unido, Espanha, Holanda, já começam a mostrar os números a disparar nos sistemas de vigilância da mortalidade (além disso, o impacto não se fica pela mortalidade per se, não se pode ignorar as hospitalizações e todas as ocupações em unidades de cuidados intensivos, muito para lá das taxas de ocupação da gripe sazonal nos países mais afectados).
No video o Andre explica que inclusive faltam dados nesse site europeu, o que em nada invalida o que ele diz:
https://www.youtube.com/watch?v=BDQJw5F ... siVr1YaONw
- Registado: 19/12/2002 2:50
Numero de mortes estimadas por gripe no worldmeters ate hoje: 144k
Numeros de Mortes Reais mas ainda muitas por contar, ate hoje de covid-19, no worldmeters: 153k (atencao que as primeiras mortes foram em Fevereiro).
Ter atenção que estamos em casa...
Numeros de Mortes Reais mas ainda muitas por contar, ate hoje de covid-19, no worldmeters: 153k (atencao que as primeiras mortes foram em Fevereiro).
Ter atenção que estamos em casa...
- Registado: 29/11/2007 11:56
Os dados do Euromomo, que já mencionei aqui uma série de vezes, chegam a ter (várias) semanas de atraso até traduzir números actualizados.
Países como Reino Unido, Espanha, Holanda, já começam a mostrar os números a disparar nos sistemas de vigilância da mortalidade (além disso, o impacto não se fica pela mortalidade per se, não se pode ignorar as hospitalizações e todas as ocupações em unidades de cuidados intensivos, muito para lá das taxas de ocupação da gripe sazonal nos países mais afectados).
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
André Dias, PhD., Doutorado em Modelação de Doenças Pulmonares pela Universidade de Tromso, Noruega.
http://euromomo.eu/
https://evm.min-saude.pt/
http://euromomo.eu/
https://evm.min-saude.pt/
Numeros de hoje da Alemanha:
Infectados: + 2 565 (total: 139 134)
Óbitos: + 260 (total: 4 203)
Casos activos: -3 668 (total 56 020)
O numero de casos activos continua a descer e já sao menos 17 000 que o numero maximo (73 555) q foi atingido a 5 de Abril.
O valor de reproducao "R" de acordo com o RKI é estimado actualmente em 0,7.
Vamos ver a evolucao nas proximas semanas visto q a partir de 2a feira algumas medidas vao mudar e passar ser menos restritivas, passado a haver mais contacto entre pessoas.
Em Franca no porta avioes Charles de Gaulle de 2 300 tripulantes estao 1 041 infectados, mais de 500 com sintomas, 24 no hospital e 1 em cuidados intensivos.
Infectados: + 2 565 (total: 139 134)
Óbitos: + 260 (total: 4 203)
Casos activos: -3 668 (total 56 020)
O numero de casos activos continua a descer e já sao menos 17 000 que o numero maximo (73 555) q foi atingido a 5 de Abril.
O valor de reproducao "R" de acordo com o RKI é estimado actualmente em 0,7.
Vamos ver a evolucao nas proximas semanas visto q a partir de 2a feira algumas medidas vao mudar e passar ser menos restritivas, passado a haver mais contacto entre pessoas.
Em Franca no porta avioes Charles de Gaulle de 2 300 tripulantes estao 1 041 infectados, mais de 500 com sintomas, 24 no hospital e 1 em cuidados intensivos.
- Registado: 31/7/2014 8:10
artista_ Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Actualização/Espanha
Casos activos confirmados: +6738 (total:95627)
Recuperados: -1834 (total:72963)
Óbitos: +348 (total:19478)
Espanha a determinada altura parecia caminhar para algo pior que Itália, mas a realidade é que desde há uns dias para cá dá mostras de estar a controlar melhor a situação que os Italianos, apesar de terem menos cerca de 3 semanas de confinamento... um bocado estranho, até sou levado a pensar que em Itália as coisas são ainda bem pior do que os números mostram, serão em todos, mas ali o descontrole deverá ter atingido proporções bem mais dramáticas, e terá sido esse facto que fez com que a situação da Espanha parecesse comparável, quando na realidade nunca terá sido... enfim, estou a especular um bocado, obviamente... desfaz o coração de qualquer um pensar no que estarão a passar os italianos!
Edit: quando citei isto era para falar do aumento significativo de hoje nos casos ativos, nota-se bem no gráfico, embora o número de mortos tenha caído bastante... parece ter havido um acerto qualquer hoje, não sei se alguém sabe de alguma coisa?
A minha opiniao sobre isso é o q referi aqui já há algumas semanas:
A Italia quando comecou com o confinamento já estava com o sistema de saude em colapso.
A Espanha quando comecou com o confinamento ja tinha bastantes casos mas o sistema de saude (ainda) nao estava em colapso.
Portugal e Alemanha quando comecaram com o confinamento tinham relativamente poucos casos.
A partir do dia em que o confinamento é decreto, a grande maioria das pessoas parou de circular e por isso o contacto social é mt menor e o contagio será mt menor. Obviamente que durante as 2 semanas seguintes os numeros continuaram a subir exponencialmente (refletem a situacao antes do confinamento e foi nessa altura q o sistema de saude espanhol colapsou). A partir do momento que os infectados apos essas 2 semanas ficam curados, entao o pico é atingido e a situacao comecara a melhorar.
A semana do pico é determinada pelo inicio do confinamento. Nao depende do numero de casos antes. Claro q o numero de casos é relevante para saber a altura (numero maximo de casos) do pico, mas nao é relevante para a altura temporal (semana) em q será atingido o pico.
P.S.- Em Italia a situacao foi/´e bastante drastica em algumas regioes. Noutras regioes foi bastante mais calma. Eles tiveram o azar de serem o primeiro pais da Europa. Provavelmente se Espanha tivesse sido o primeiro pais, teria sido ainda mais grave. A Italia tem um maior numero de camas de cuidados intensivos por 100 000 habitantes do que a Espanha.
https://www.ft.com/content/5a2ffc78-6550-11ea-b3f3-fe4680ea68b5
- Registado: 31/7/2014 8:10
artista_ Escreveu:Espanha a determinada altura parecia caminhar para algo pior que Itália, mas a realidade é que desde há uns dias para cá dá mostras de estar a controlar melhor a situação que os Italianos, apesar de terem menos cerca de 3 semanas de confinamento... um bocado estranho, até sou levado a pensar que em Itália as coisas são ainda bem pior do que os números mostram, serão em todos, mas ali o descontrole deverá ter atingido proporções bem mais dramáticas, e terá sido esse facto que fez com que a situação da Espanha parecesse comparável, quando na realidade nunca terá sido... enfim, estou a especular um bocado, obviamente... desfaz o coração de qualquer um pensar no que estarão a passar os italianos!
Edit: quando citei isto era para falar do aumento significativo de hoje nos casos ativos, nota-se bem no gráfico, embora o número de mortos tenha caído bastante... parece ter havido um acerto qualquer hoje, não sei se alguém sabe de alguma coisa?
A situação de Espanha é pior do que a da Italia seja olhando para o numero de mortos por milhão 418 vs 377 seja olhando para a % de população infetada 0.4007% vs 0.2857%
MarcoAntonio Escreveu:Actualização/Espanha
Espanha a determinada altura parecia caminhar para algo pior que Itália, mas a realidade é que desde há uns dias para cá dá mostras de estar a controlar melhor a situação que os Italianos, apesar de terem menos cerca de 3 semanas de confinamento... um bocado estranho, até sou levado a pensar que em Itália as coisas são ainda bem pior do que os números mostram, serão em todos, mas ali o descontrole deverá ter atingido proporções bem mais dramáticas, e terá sido esse facto que fez com que a situação da Espanha parecesse comparável, quando na realidade nunca terá sido... enfim, estou a especular um bocado, obviamente... desfaz o coração de qualquer um pensar no que estarão a passar os italianos!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
State Department cables warned of safety issues at Wuhan lab studying bat coronaviruses
Two years before the novel coronavirus pandemic upended the world, U.S. Embassy officials visited a Chinese research facility in the city of Wuhan several times and sent two official warnings back to Washington about inadequate safety at the lab, which was conducting risky studies on coronaviruses from bats. The cables have fueled discussions inside the U.S. government about whether this or another Wuhan lab was the source of the virus — even though conclusive proof has yet to emerge.
Ler a totalidade do artigo
https://www.washingtonpost.com/opinions ... naviruses/
Two years before the novel coronavirus pandemic upended the world, U.S. Embassy officials visited a Chinese research facility in the city of Wuhan several times and sent two official warnings back to Washington about inadequate safety at the lab, which was conducting risky studies on coronaviruses from bats. The cables have fueled discussions inside the U.S. government about whether this or another Wuhan lab was the source of the virus — even though conclusive proof has yet to emerge.
Ler a totalidade do artigo
https://www.washingtonpost.com/opinions ... naviruses/
- Registado: 14/3/2009 0:19
Xacal Escreveu:miguellene Escreveu:
Em particular em Portugal os mais velhos foram vacinados pelo menos duas vezes para a bcg (coisa que não aconteceu em França).
MiguelLené.
Onde viste isso?
O programa de vacinação universal BCG esteve ativo durante 60 anos, deixando a vacina de ser obrigatória em 2017.
As pessoas mais velhas com mais de 65 anos nunca foram vacinadas, poderá haver exceções, mas todas as pessoas com que falei me confirmam isso.
Em Portugal a BCG foi introduzida no plano nacional de vacinação em 1965. algumas pessoas levavam 2 doses outras uma, os meus filhos e eu levámos uma dose, a minha mulher levou duas doses, tinha a ver com o facto de ter anti corpos ou não.
Mas antes de ser introduzida no PNV já existia a vacina, e algumas pessoas terão levado, principalmente aquelas que nasciam em hospitais/maternidades, como a minha irmã, que apesar de ter nascido em 1961 tem a vacina.
Assim em Portugal poderás encontrar pessoas com mais de 65 anos vacinadas mas não de uma forma universal, diria mesmo que deve ser uma minoria já que a maior parte dos nascimentos na década de 50 e antes era feito em casa.
Como já referi anteriormente a afirmação que o miguellene faz em relação a França não é verdadeira.
En France
En France, le vaccin est d'abord rendu obligatoire, par voie de circulaire, en 1947 pour certains groupes professionnels (élèves infirmières ou assistantes sociales, étudiants en biologie et en médecine et pupilles de l’État). En 1949 des projets de loi, gouvernementaux puis parlementaires évoquent la généralisation de l'obligation. Celle-ci intervient en 1950 (Loi no 50-7 du 5 janvier 1950). De 1950 à 2007 pour les enfants scolarisés56. L’obligation de vaccination par le BCG chez l’enfant et l’adolescent a été suspendue officiellement au cours de l'été 2007 (décret no 2007-1111 du 17 juillet 2007), au profit d’une recommandation de vaccination d'une population plus ciblée57.
https://fr.wikipedia.org/wiki/Vaccin_bi ... #En_France
O decreto lei que institui a obrigatoriedade da BCG em França:
https://www.legifrance.gouv.fr/affichTe ... rieLien=id
A BCG foi obrigatória em França desde 1950, ou seja os"velhos" franceses estão vacinados, os nossos não.... é o mais provável.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
miguellene Escreveu:
Em particular em Portugal os mais velhos foram vacinados pelo menos duas vezes para a bcg (coisa que não aconteceu em França).
MiguelLené.
Onde viste isso?
O programa de vacinação universal BCG esteve ativo durante 60 anos, deixando a vacina de ser obrigatória em 2017.
As pessoas mais velhas com mais de 65 anos nunca foram vacinadas, poderá haver exceções, mas todas as pessoas com que falei me confirmam isso.
- Registado: 29/11/2007 14:28
Actualização/Espanha
(existe uma nota no boletim relacionada com os dados da Catalunha)
Evolução de casos dados como activos, óbitos e recuperados:

Evolução dos óbitos diários (média suavizada a dois dias):

Fonte dos dados: Ministerio de Sanidad.
-----------
Actualização/Itália
Casos activos confirmados: +355 (total:106962)
Recuperados: +2563 (total:42727)
Óbitos: +575 (total:22745)
Em cuidados intensivos: 2812 (-124)

Fonte dos dados: Protezione Civile.
(existe uma nota no boletim relacionada com os dados da Catalunha)
Fonte dos dados: Ministerio de Sanidad.
-----------
Actualização/Itália
Casos activos confirmados: +355 (total:106962)
Recuperados: +2563 (total:42727)
Óbitos: +575 (total:22745)
Em cuidados intensivos: 2812 (-124)
Fonte dos dados: Protezione Civile.
Marco Martins Escreveu:Opcard Escreveu:Tomei uma decisão chovam coriscos ou picaretas, já que autorizam o 1.º Maio .
Também eu me autorizo a vir para a rua , dou 15 dias ao vírus ao poder , aviso vou para rua porque a vida é curta, e eu vejo que muitos se esforçam para má tornar mais curta .
A partir dessa data nao aceito mais limites a minha liberdade espero que a constituição me proteja .
Obs. Podem discordar é justo , não é justo é insultar quem pensa diferente .
,
E no 25 de Abril também...
Se os deputados se vão juntar todos para festejar este dia, faz sentido que tudo o resto se mantenha... se calhar a quarentena já acabou!!!
Não faz qualquer sentido, depois disto tudo, festejarem o 25 de Abril e convidarem para o evento os heróis da revolução que agora são pessoas de risco!!
Se tudo o resto como a Páscoa, eventos religiosos, pequeno comércio, várias pessoas dentro das lojas, foram limitados e impedidos de ser realizados, então se houver um ajuntamento para festejar uma data (independentemente de ser uma data histórica e importante), então toda a imagem que estes deputados se esforçaram para conseguir, vai por água abaixo!!!!
Se é feriado, então devem aproveitar para ficar em casa como todo o povinho!!!
Por mais que me esforce não consigo entender isto. Meter 130 pessoas num recinto fechado, em que muitas são de risco... é um absurdo. capitães de abril, ex-presidentes... um total disparate.

A forma e o tom com que Ferro Rodrigues respondeu ao depudado do CDS, para mim que me esforço por fazer ainda mais e melhor do que governo e DGS me pedem, para mim que prescindo de parte da minha liberdade todos os dias em prol do bem de todos... isto é um insulto a mim e ao próprio 25 de abril.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Opcard, é o segundo post teu que apagamos hoje no mesmo sentido. Avisámos para que este tópico fosse sobre o vírus e não as vossas discussões pessoais. Não vamos andar a apagar posts o dia inteiro. Por isso, ou respeitas as regras do fórum e o aviso dos moderadores ou não teremos outra alternativa senão banirmos-te do fórum.
Estamos disponíveis para ouvir todos os teus desabafos e dúvidas sobre as regras do fórum por mail ou mensagem privada. Aqui no fórum não.
Estamos disponíveis para ouvir todos os teus desabafos e dúvidas sobre as regras do fórum por mail ou mensagem privada. Aqui no fórum não.
Opcard Escreveu:Tomei uma decisão chovam coriscos ou picaretas, já que autorizam o 1.º Maio .
Também eu me autorizo a vir para a rua , dou 15 dias ao vírus ao poder , aviso vou para rua porque a vida é curta, e eu vejo que muitos se esforçam para má tornar mais curta .
A partir dessa data nao aceito mais limites a minha liberdade espero que a constituição me proteja .
,
E no 25 de Abril também...
Se os deputados se vão juntar todos para festejar este dia, faz sentido que tudo o resto se mantenha... se calhar a quarentena já acabou!!!
Não faz qualquer sentido, depois disto tudo, festejarem o 25 de Abril e convidarem para o evento os heróis da revolução que agora são pessoas de risco!!
Se tudo o resto como a Páscoa, eventos religiosos, pequeno comércio, várias pessoas dentro das lojas, foram limitados e impedidos de ser realizados, então se houver um ajuntamento para festejar uma data (independentemente de ser uma data histórica e importante), então toda a imagem que estes deputados se esforçaram para conseguir, vai por água abaixo!!!!
Se é feriado, então devem aproveitar para ficar em casa como todo o povinho!!!
- Registado: 7/4/2007 17:13
Tomei uma decisão chovam coriscos ou picaretas, já que autorizam o 1.º Maio .
,
,
- Registado: 14/3/2009 0:19
Interessante, esses dados.
Dado que os números são relativamente consistentes entre as duas fontes para Portugal, se considerarmos para a média o "walking / a pé", a média dará na ordem de 80.7% (a média que estão a fazer é uma média não pesada entre coisas bastante diferentes, vale o que vale, mas pronto).
Dado que os números são relativamente consistentes entre as duas fontes para Portugal, se considerarmos para a média o "walking / a pé", a média dará na ordem de 80.7% (a média que estão a fazer é uma média não pesada entre coisas bastante diferentes, vale o que vale, mas pronto).
A Google e a Apple têm plataformas que mostram a mobilidade nos diversos paises dos seus utilizadores.
São estatisticas interessantes:
Google:
https://www.google.com/covid19/mobility/
Apple:
https://www.apple.com/covid19/mobility
São estatisticas interessantes:
Google:
https://www.google.com/covid19/mobility/
Apple:
https://www.apple.com/covid19/mobility
miguellene Escreveu:Ou seja, isto mostra que estamos imunizados ou pelo menos resistentes. Ou não concordas?
Tu começas por dizer que o gráfico mostra que estamos imunizados ou pelo menos resistentes (uma coisa que o gráfico nunca poderia mostrar) e perguntar se eu concordo e acabas ou a ignorar ou a distorcer o que eu escrevo, com pseudo-lições de estatística pelo meio.
Wuzzu, falar contigo é pura perda de tempo.
Concluir o quê?
miguellene Escreveu:O meu problema com as tuas conclusões e com o gráfico é que só consegues olhar para a zona de 10 de Março a 10 de Abril. Se olhares para a que está imediatamente anterior podes ver que as flutuações são estatísticas, no mínimo.
Eu não olhei apenas para o período de 10 de Março a 10 de Abril e já respondi a esta questão. Convido-te a releres os posts anteriores.
miguellene Escreveu:Desculpa, mas não percebo muito bem os gráficos até porque não estão legendados.
O texto antes e depois do gráfico explicam o que o gráfico representa.
miguellene Escreveu:Assim, seria bom colocar Portugal, Holanda e Espanha. Se juntares a barra do desvio padrão (ou 2x o desvio padrão) creio que demonstrarás que em Portugal o efeito é residual...
Não vale a pena, dado que, como referi, a comparação que tipicamente se faz não é com a média mas com a baseline. Eu não tenho essa baseline (podia ir verificar como tem sido produzida em Portugal e tentar replicar mas francamente não me vou dar a esse trabalho, trata-se de uma análise muito preliminar e, pela enésima vez, esta análise irá ser realizada com mais cuidado a seu tempo). O que permite ver à vista desarmada é que, como tenho dito, o impacto em Portugal é bastante moderado. Vê-se/percebe-se à vista desarmada que existe (posso adiantar que é o ano com mais óbitos neste período que vai de 10 de Março a 10 de Abril, pelo menos desde 2009, por uma margem confortável); e percebe-se também que é moderado, bem menor do que o que é visível em Espanha, Reino Unido, Suiça ou Holanda, por exemplo. Mas o objectivo não é "contabilizar" os óbitos nem tão pouco oferecer uma estimativa precisa.
miguellene Escreveu:ps2: talvez fosse bom fazeres este gráfico para Italia e Espanha...
Não tenho estes dados para Itália, muito embora, com base nalguma informação que terá surgido na comunicação social, o impacto quando lido de forma indirecta, parece ser muito superior em Itália.
Tenho para alguns países, incluindo Espanha, que já fui colocando. Para a generalidade dos países estes dados têm atrasos consideráveis (tipicamente maiores do que os de Portugal, por sinal) mas coloquei, recentemente, para Espanha, Holanda e Reino Unido.
Deixo o gráfico actualizado para Espanha, produzido em matlab, com os dados disponíveis para os dias 10 de Março a 3 de Abril, com dados retirados do Instituto Carlos III, que faz a vigilância da mortalidade em Espanha. Os dias posteriores, pelo acompanhamento que tenho feito, ainda estão sujeitos a alterações em alta pelo que não vale a pena incluir.
A linha a laranja representa os óbitos esperados, segundo o ISCIII, a linha azul os óbitos registados (ou melhor, 90 e tal % destes) e, para referência, acrescento a tracejado os óbitos esperados somados aos atribuídos a COVID nestas datas.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: brunoktm, Google Adsense [Bot], Goya777, latbal, m-m, Majestic-12 [Bot], nunorpsilva, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, peterteam2, Shimazaki_2, silva_39, Top5555, trend=friend, trilhos2006, yggy, Zecadiabo e 203 visitantes