Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Xacal » 17/4/2020 18:54

miguellene Escreveu:
Em particular em Portugal os mais velhos foram vacinados pelo menos duas vezes para a bcg (coisa que não aconteceu em França).

MiguelLené.

Onde viste isso?
O programa de vacinação universal BCG esteve ativo durante 60 anos, deixando a vacina de ser obrigatória em 2017.
As pessoas mais velhas com mais de 65 anos nunca foram vacinadas, poderá haver exceções, mas todas as pessoas com que falei me confirmam isso.

Registado: 29/11/2007 14:28

por MarcoAntonio » 17/4/2020 18:06

Actualização/Espanha

Casos activos confirmados: +6738 (total:95627)
Recuperados: -1834 (total:72963)
Óbitos: +348 (total:19478)

(existe uma nota no boletim relacionada com os dados da Catalunha)

Evolução de casos dados como activos, óbitos e recuperados:

Imagem

Evolução dos óbitos diários (média suavizada a dois dias):

Imagem

Fonte dos dados: Ministerio de Sanidad.

-----------

Actualização/Itália

Casos activos confirmados: +355 (total:106962)
Recuperados: +2563 (total:42727)
Óbitos: +575 (total:22745)

Em cuidados intensivos: 2812 (-124)

Evolução de casos dados como activos, óbitos e recuperados:

Imagem

Evolução dos óbitos diários (média suavizada a dois dias):

Imagem

Fonte dos dados: Protezione Civile.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Carrancho_ » 17/4/2020 16:02

Marco Martins Escreveu:
Opcard Escreveu:Tomei uma decisão chovam coriscos ou picaretas, já que autorizam o 1.º Maio .
Também eu me autorizo a vir para a rua , dou 15 dias ao vírus ao poder , aviso vou para rua porque a vida é curta, e eu vejo que muitos se esforçam para má tornar mais curta .

A partir dessa data nao aceito mais limites a minha liberdade espero que a constituição me proteja .

Obs. Podem discordar é justo , não é justo é insultar quem pensa diferente .

,

E no 25 de Abril também...
Se os deputados se vão juntar todos para festejar este dia, faz sentido que tudo o resto se mantenha... se calhar a quarentena já acabou!!!

Não faz qualquer sentido, depois disto tudo, festejarem o 25 de Abril e convidarem para o evento os heróis da revolução que agora são pessoas de risco!!
Se tudo o resto como a Páscoa, eventos religiosos, pequeno comércio, várias pessoas dentro das lojas, foram limitados e impedidos de ser realizados, então se houver um ajuntamento para festejar uma data (independentemente de ser uma data histórica e importante), então toda a imagem que estes deputados se esforçaram para conseguir, vai por água abaixo!!!!

Se é feriado, então devem aproveitar para ficar em casa como todo o povinho!!!

Por mais que me esforce não consigo entender isto. Meter 130 pessoas num recinto fechado, em que muitas são de risco... é um absurdo. capitães de abril, ex-presidentes... um total disparate. :oh:

A forma e o tom com que Ferro Rodrigues respondeu ao depudado do CDS, para mim que me esforço por fazer ainda mais e melhor do que governo e DGS me pedem, para mim que prescindo de parte da minha liberdade todos os dias em prol do bem de todos... isto é um insulto a mim e ao próprio 25 de abril.
Um abraço,

Carrancho

Registado: 17/1/2015 1:54

por Ulisses Pereira » 17/4/2020 15:41

Opcard, é o segundo post teu que apagamos hoje no mesmo sentido. Avisámos para que este tópico fosse sobre o vírus e não as vossas discussões pessoais. Não vamos andar a apagar posts o dia inteiro. Por isso, ou respeitas as regras do fórum e o aviso dos moderadores ou não teremos outra alternativa senão banirmos-te do fórum.

Estamos disponíveis para ouvir todos os teus desabafos e dúvidas sobre as regras do fórum por mail ou mensagem privada. Aqui no fórum não.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Marco Martins » 17/4/2020 15:09

Opcard Escreveu:Tomei uma decisão chovam coriscos ou picaretas, já que autorizam o 1.º Maio .
Também eu me autorizo a vir para a rua , dou 15 dias ao vírus ao poder , aviso vou para rua porque a vida é curta, e eu vejo que muitos se esforçam para má tornar mais curta .

A partir dessa data nao aceito mais limites a minha liberdade espero que a constituição me proteja .

,

E no 25 de Abril também...
Se os deputados se vão juntar todos para festejar este dia, faz sentido que tudo o resto se mantenha... se calhar a quarentena já acabou!!!

Não faz qualquer sentido, depois disto tudo, festejarem o 25 de Abril e convidarem para o evento os heróis da revolução que agora são pessoas de risco!!
Se tudo o resto como a Páscoa, eventos religiosos, pequeno comércio, várias pessoas dentro das lojas, foram limitados e impedidos de ser realizados, então se houver um ajuntamento para festejar uma data (independentemente de ser uma data histórica e importante), então toda a imagem que estes deputados se esforçaram para conseguir, vai por água abaixo!!!!

Se é feriado, então devem aproveitar para ficar em casa como todo o povinho!!!

Registado: 7/4/2007 17:13

por Opcard » 17/4/2020 14:44

Tomei uma decisão chovam coriscos ou picaretas, já que autorizam o 1.º Maio .

,

Registado: 14/3/2009 0:19

por MarcoAntonio » 17/4/2020 14:39

Interessante, esses dados.

Dado que os números são relativamente consistentes entre as duas fontes para Portugal, se considerarmos para a média o "walking / a pé", a média dará na ordem de 80.7% (a média que estão a fazer é uma média não pesada entre coisas bastante diferentes, vale o que vale, mas pronto).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Qualnhick » 17/4/2020 14:33

A Google e a Apple têm plataformas que mostram a mobilidade nos diversos paises dos seus utilizadores.
São estatisticas interessantes:

Google:
https://www.google.com/covid19/mobility/

Apple:
https://www.apple.com/covid19/mobility

Apple_01-720x495.jpg
Apple_01-720x495.jpg (72.73 KiB) Visualizado 8127 vezes

apple_02.jpg
apple_02.jpg (41.53 KiB) Visualizado 8127 vezes

Registado: 19/12/2002 2:50

por MarcoAntonio » 17/4/2020 14:22

miguellene Escreveu:Ou seja, isto mostra que estamos imunizados ou pelo menos resistentes. Ou não concordas?

Tu começas por dizer que o gráfico mostra que estamos imunizados ou pelo menos resistentes (uma coisa que o gráfico nunca poderia mostrar) e perguntar se eu concordo e acabas ou a ignorar ou a distorcer o que eu escrevo, com pseudo-lições de estatística pelo meio.

Wuzzu, falar contigo é pura perda de tempo.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 17/4/2020 14:08

Concluir o quê?
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 17/4/2020 13:58

miguellene Escreveu:O meu problema com as tuas conclusões e com o gráfico é que só consegues olhar para a zona de 10 de Março a 10 de Abril. Se olhares para a que está imediatamente anterior podes ver que as flutuações são estatísticas, no mínimo.

Eu não olhei apenas para o período de 10 de Março a 10 de Abril e já respondi a esta questão. Convido-te a releres os posts anteriores.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 17/4/2020 13:47

miguellene Escreveu:Desculpa, mas não percebo muito bem os gráficos até porque não estão legendados.

O texto antes e depois do gráfico explicam o que o gráfico representa.

miguellene Escreveu:Assim, seria bom colocar Portugal, Holanda e Espanha. Se juntares a barra do desvio padrão (ou 2x o desvio padrão) creio que demonstrarás que em Portugal o efeito é residual...

Não vale a pena, dado que, como referi, a comparação que tipicamente se faz não é com a média mas com a baseline. Eu não tenho essa baseline (podia ir verificar como tem sido produzida em Portugal e tentar replicar mas francamente não me vou dar a esse trabalho, trata-se de uma análise muito preliminar e, pela enésima vez, esta análise irá ser realizada com mais cuidado a seu tempo). O que permite ver à vista desarmada é que, como tenho dito, o impacto em Portugal é bastante moderado. Vê-se/percebe-se à vista desarmada que existe (posso adiantar que é o ano com mais óbitos neste período que vai de 10 de Março a 10 de Abril, pelo menos desde 2009, por uma margem confortável); e percebe-se também que é moderado, bem menor do que o que é visível em Espanha, Reino Unido, Suiça ou Holanda, por exemplo. Mas o objectivo não é "contabilizar" os óbitos nem tão pouco oferecer uma estimativa precisa.
Imagem

Administrador Fórum

por ricardmag » 17/4/2020 13:39

cvid19-usa.png
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por MarcoAntonio » 17/4/2020 13:30

miguellene Escreveu:ps2: talvez fosse bom fazeres este gráfico para Italia e Espanha...

Não tenho estes dados para Itália, muito embora, com base nalguma informação que terá surgido na comunicação social, o impacto quando lido de forma indirecta, parece ser muito superior em Itália.

Tenho para alguns países, incluindo Espanha, que já fui colocando. Para a generalidade dos países estes dados têm atrasos consideráveis (tipicamente maiores do que os de Portugal, por sinal) mas coloquei, recentemente, para Espanha, Holanda e Reino Unido.

Deixo o gráfico actualizado para Espanha, produzido em matlab, com os dados disponíveis para os dias 10 de Março a 3 de Abril, com dados retirados do Instituto Carlos III, que faz a vigilância da mortalidade em Espanha. Os dias posteriores, pelo acompanhamento que tenho feito, ainda estão sujeitos a alterações em alta pelo que não vale a pena incluir.

Imagem

A linha a laranja representa os óbitos esperados, segundo o ISCIII, a linha azul os óbitos registados (ou melhor, 90 e tal % destes) e, para referência, acrescento a tracejado os óbitos esperados somados aos atribuídos a COVID nestas datas.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 17/4/2020 13:20

O registo de óbitos em Portugal permite visualizar, de forma indirecta, o impacto da pandemia em Portugal. Algumas leituras que esta análise muito preliminar permite obter: permite não só balizar este impacto (tendo por base a taxa de óbitos expectável, "sabemos" que o impacto do COVID não poderá ser maior do que uma determinada ordem de grandeza) como permite ter uma estimativa grosseira do eventual impacto. Este tipo de análise, conforme já referido diversas vezes, será realizado de forma mais robusta e cuidada a jusante, portanto, como todos os dados, deve ser tomado sempre com a devida reserva e cautelas. É, porém, informativo qb no actual contexto.

Quanto a uma leitura um bocadinho mais cuidada dos dados, para perceber um pouco melhor o percurso/evolução e a relação com a média, a média dos óbitos vinha sendo inferior à média dos anos anteriores (uma tendência que já vinha de 2019, na verdade). Julgo que a baseline para este ano na verdade deverá surgir abaixo da média dos anos anteriores (em rigor, o excesso de óbitos não se mede por comparação directa com a média dos anos anteriores mas por comparação com uma baseline que representa os óbitos esperados para esse ano). Eu não estou a produzir essa linha de referência dos óbitos esperados (baseline). Teremos de aguardar.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 17/4/2020 12:41

Actualização/Portugal

Casos confirmados: +181 (total:19022)
Recuperados: +26 (total:519)
Óbitos: +28 (total:657)

Hospitalizações: 1284 (-18)
Em cuidados intensivos: 222 (-7)

Evolução de UCI, Hospitalizações, outros casos activos, óbitos e recuperações:

Imagem

Evolução diária de testes novos a suspeitos e testes concluídos:

Imagem

Curva da epidemia na forma de casos confirmados e óbitos acumulados, em escala logarítmica, de um grupo seleccionado de países, sincronizados (logo, desfazados no tempo) para quando cada país tinha cerca de 50 casos confirmados. Para "ler" com cautela e ir acompanhando. Países "comparáveis" a Portugal em área geográfica e/ou população global (nota: neste conjunto de países, de acordo com os números disponíveis, Portugal é o país que mais testes tem realizado):

Imagem

Actualização dados SICO:

Imagem

Fonte dos dados nacionais: DGS.
Imagem

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 17/4/2020 12:33

Se quiserem insultar-se e provocar-se escolha outro fórum, aqui não. Por isso, seremos implacáveis e apagaremos todos os posts que visem esse objectivo e não discutir o Covid-19 que é o tema deste t´ópico.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por macau5m » 17/4/2020 11:59

MarcoAntonio Escreveu:
macau5m Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Deixo-te os primeiros dias também então.

Não encontro no site da DGS e nos relatórios que publicam o numero de testes diários, onde vais colher esse numero.

O número é deduzido dos restantes.

Volto a esclarecer que os números dizem respeito a testes a novos suspeitos, i.e., considera-se aqui um teste (um caso de teste) por suspeito.

Todos os dias a DGS publica o seguinte: total de casos suspeitos (testados), total de casos confirmados (positivos), total de casos não confirmados (negativos) e total a aguardar resultado. Destes números (das diferenças diárias) é possível deduzir quantos novos suspeitos foram testados e quantos foram concluídos.

Ok julgava que publicassem o numero de testes, mas só mesmo por dedução dos numeros .
obrigado

O número total de testes é superior uma vez que, em média, existem/realizam-se mais do que um teste por individuo. Mas esses números não são publicados pela DGS.
Que nunca por vencidos se conheçam

Registado: 6/9/2007 21:15

por MarcoAntonio » 17/4/2020 11:51

macau5m Escreveu:

Não encontro no site da DGS e nos relatórios que publicam o numero de testes diários, onde vais colher esse numero.

O número é deduzido dos restantes.

Volto a esclarecer que os números dizem respeito a testes a novos suspeitos, i.e., considera-se aqui um teste (um caso de teste) por suspeito.

Todos os dias a DGS publica o seguinte: total de casos suspeitos (testados), total de casos confirmados (positivos), total de casos não confirmados (negativos) e total a aguardar resultado. Destes números (das diferenças diárias) é possível deduzir quantos novos suspeitos foram testados e quantos foram concluídos.

O número total de testes é superior uma vez que, em média, existem/realizam-se mais do que um teste por individuo. Mas esses números não são publicados pela DGS.
Imagem

Administrador Fórum

por macau5m » 17/4/2020 11:44

Que nunca por vencidos se conheçam

Registado: 6/9/2007 21:15

por MarcoAntonio » 17/4/2020 11:42

Um artigo na STAT está a animar os mercados e diz respeito a potenciais resultados com o já badalado anti-viral Remdesivir (Gilead). Decorrem vários ensaios clínicos nos Estados Unidos com este anti-viral mas a gravação das declarações de um dos envolvidos num destes ensaios, na Universidade de Chicago, está a animar as esperanças. Neste estágio, estas declarações devem ser lidas/ouvidas com cautela.

Por detrás do entusiasmo, está a caracterização do estudo: 125 doentes, supostamente a maior parte em estado severo, sendo que segundo Kathleen Mullane, envolvida no ensaio clínico realizado por aquela Universidade, a maior parte recuperou e apenas dois terão falecido. A gravação não foi obtida em declarações à comunicação social mas em discussões internas entre membros da Universidade.

Link para o artigo:
https://www.statnews.com/2020/04/16/ear ... treatment/
Imagem

Administrador Fórum

Re: CoronaVirus, panico justificado...

por Opcard » 17/4/2020 11:38

mais_um Escreveu:
Opcard Escreveu:
Já India noto que não fazes ideia do trabalho colossal feito pelos ingleses algo que ultrapassa tudo

´É petulante da tua parte pensares em avaliar o que eu sei ou não sei.
O trabalho colossal dos ingleses na índia chama-se saque. Nunca tiveram uma visão de criar um pais uno e pacifico para mais tarde darem a independência. Tudo o que eles fizeram até serem obrigados a dar a independência foi em manter o subcontinente indiano controlado de forma a conseguirem extrair a maior riqueza possível (como todas as potências coloniais).

Depois de saírem, houve 3 guerras entre o Paquistão e a Índia, tens o conflito da Caxemira, o separatismo Sikh e nesse espaço vivem das pessoas mais pobres e com as piores condições de vida do mundo e tens o desplante dizer que eles fizeram um bom trabalho?

Sou sempre correcto mas não anjinho , deponho sempre de palavras adequadas e certas e educativas quando o quero e me dou ao trabalho sem palavrões , por norma escrevo sem esse esforço porque O contrário é trabalho é sofrimento .

, “ PETULANTE“ era dispensável como o Outro da a vaselina , nunca aqui irão ler uma palavra minha desse teor .Outra coisa que nunca faço utilizar utilizar frases que me dão jeito quando respondo mostro tudo .

Para educação e colocar na tua secretária e transmitirem a tua descendência foi o que fiz com minha com meu proveito e benefício hoje dos os meus compatriotas, ( perdoe-me a falta de modéstia ter 4 familiares que fizeram o juramento Hipócrates dá-me orgulho e angustia vendo o que passa nos hospitais )
são esses valores que defendo meu amigo são valores que tornam tudo possível .

Para memorizares
Educação porque ao acusares e utilizar essas palavras é um sinal de falta de educação, se te acusas a ti mostras que a educação começou , não te acusares a ti nem aos outros a tua educação está completa .
Editado pela última vez por Opcard em 17/4/2020 11:43, num total de 1 vez.

Registado: 14/3/2009 0:19

por Carrancho_ » 17/4/2020 11:08

mais_um Escreveu:
Opcard Escreveu:
Já India noto que não fazes ideia do trabalho colossal feito pelos ingleses algo que ultrapassa tudo

O trabalho colossal dos ingleses na índia chama-se saque. Nunca tiveram uma visão de criar um pais uno e pacifico para mais tarde darem a independência. Tudo o que eles fizeram até serem obrigados a dar a independência foi em manter o subcontinente indiano controlado de forma a conseguirem extrair a maior riqueza possível (como todas as potências coloniais).

Depois de saírem, houve 3 guerras entre o Paquistão e a Índia, tens o conflito da Caxemira, o separatismo Sikh e nesse espaço vivem das pessoas mais pobres e com as piores condições de vida do mundo e tens o desplante dizer que eles fizeram um bom trabalho?

O Colonialismo Inglês não é exemplo para ninguém. O Saque que fizeram não foi só na India, em África até as cavilhas das linhas de comboio trouxeram com eles. Aproveitaram o caminho desbravado pelos portugueses para conquistar terras, subjugar povos e explorá-los, muito mais que qualquer outro colonizador. As ex-colónias britânicas que hoje são evoluídas são-no por várias razões que não o seu ex-colonizador, a principal é o clima que muito tem haver com propagação de doenças. Ao contrário de Inglaterra, não por sermos santos mas porque tinhamos uma população de pouco mais de 1 Milhão de habitantes, os portugueses foram o colonizador mais inclusivo. Pelo que referi e porque o que nos movia, ao contrário dos Ingleses, eram essencialmente dois factores, comércio e espalhar a fé cristã (até pela herança Templária dos portugueses).

Quantos países tropicais estão na carruagem da frente?
Um abraço,

Carrancho

Registado: 17/1/2015 1:54

por mais_um » 17/4/2020 10:25

Opcard Escreveu:

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por BearManBull » 17/4/2020 10:23

O governo a adoptar uma solução liberal para um problema de escassez de oferta.

Nunca acreditei que disse-se isto mas parabéns pela medida.

Governo vai impor taxa máxima de lucro na venda de máscaras e álcool gel

Era bom que aprendessem a usar a mesma técnica noutros sectores, como imobiliário por exemplo.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 83 visitantes