Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 17/4/2020 13:20

O registo de óbitos em Portugal permite visualizar, de forma indirecta, o impacto da pandemia em Portugal. Algumas leituras que esta análise muito preliminar permite obter: permite não só balizar este impacto (tendo por base a taxa de óbitos expectável, "sabemos" que o impacto do COVID não poderá ser maior do que uma determinada ordem de grandeza) como permite ter uma estimativa grosseira do eventual impacto. Este tipo de análise, conforme já referido diversas vezes, será realizado de forma mais robusta e cuidada a jusante, portanto, como todos os dados, deve ser tomado sempre com a devida reserva e cautelas. É, porém, informativo qb no actual contexto.

Quanto a uma leitura um bocadinho mais cuidada dos dados, para perceber um pouco melhor o percurso/evolução e a relação com a média, a média dos óbitos vinha sendo inferior à média dos anos anteriores (uma tendência que já vinha de 2019, na verdade). Julgo que a baseline para este ano na verdade deverá surgir abaixo da média dos anos anteriores (em rigor, o excesso de óbitos não se mede por comparação directa com a média dos anos anteriores mas por comparação com uma baseline que representa os óbitos esperados para esse ano). Eu não estou a produzir essa linha de referência dos óbitos esperados (baseline). Teremos de aguardar.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 17/4/2020 12:41

Actualização/Portugal

Casos confirmados: +181 (total:19022)
Recuperados: +26 (total:519)
Óbitos: +28 (total:657)

Hospitalizações: 1284 (-18)
Em cuidados intensivos: 222 (-7)

Evolução de UCI, Hospitalizações, outros casos activos, óbitos e recuperações:

Imagem

Evolução diária de testes novos a suspeitos e testes concluídos:

Imagem

Curva da epidemia na forma de casos confirmados e óbitos acumulados, em escala logarítmica, de um grupo seleccionado de países, sincronizados (logo, desfazados no tempo) para quando cada país tinha cerca de 50 casos confirmados. Para "ler" com cautela e ir acompanhando. Países "comparáveis" a Portugal em área geográfica e/ou população global (nota: neste conjunto de países, de acordo com os números disponíveis, Portugal é o país que mais testes tem realizado):

Imagem

Actualização dados SICO:

Imagem

Fonte dos dados nacionais: DGS.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 17/4/2020 12:33

Se quiserem insultar-se e provocar-se escolha outro fórum, aqui não. Por isso, seremos implacáveis e apagaremos todos os posts que visem esse objectivo e não discutir o Covid-19 que é o tema deste t´ópico.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por macau5m » 17/4/2020 11:59

MarcoAntonio Escreveu:
macau5m Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Deixo-te os primeiros dias também então.

Não encontro no site da DGS e nos relatórios que publicam o numero de testes diários, onde vais colher esse numero.

O número é deduzido dos restantes.

Volto a esclarecer que os números dizem respeito a testes a novos suspeitos, i.e., considera-se aqui um teste (um caso de teste) por suspeito.

Todos os dias a DGS publica o seguinte: total de casos suspeitos (testados), total de casos confirmados (positivos), total de casos não confirmados (negativos) e total a aguardar resultado. Destes números (das diferenças diárias) é possível deduzir quantos novos suspeitos foram testados e quantos foram concluídos.

Ok julgava que publicassem o numero de testes, mas só mesmo por dedução dos numeros .
obrigado

O número total de testes é superior uma vez que, em média, existem/realizam-se mais do que um teste por individuo. Mas esses números não são publicados pela DGS.
Que nunca por vencidos se conheçam

Registado: 6/9/2007 21:15

por MarcoAntonio » 17/4/2020 11:51

macau5m Escreveu:

Não encontro no site da DGS e nos relatórios que publicam o numero de testes diários, onde vais colher esse numero.

O número é deduzido dos restantes.

Volto a esclarecer que os números dizem respeito a testes a novos suspeitos, i.e., considera-se aqui um teste (um caso de teste) por suspeito.

Todos os dias a DGS publica o seguinte: total de casos suspeitos (testados), total de casos confirmados (positivos), total de casos não confirmados (negativos) e total a aguardar resultado. Destes números (das diferenças diárias) é possível deduzir quantos novos suspeitos foram testados e quantos foram concluídos.

O número total de testes é superior uma vez que, em média, existem/realizam-se mais do que um teste por individuo. Mas esses números não são publicados pela DGS.
Imagem

Administrador Fórum

por macau5m » 17/4/2020 11:44

por MarcoAntonio » 17/4/2020 11:42

Um artigo na STAT está a animar os mercados e diz respeito a potenciais resultados com o já badalado anti-viral Remdesivir (Gilead). Decorrem vários ensaios clínicos nos Estados Unidos com este anti-viral mas a gravação das declarações de um dos envolvidos num destes ensaios, na Universidade de Chicago, está a animar as esperanças. Neste estágio, estas declarações devem ser lidas/ouvidas com cautela.

Por detrás do entusiasmo, está a caracterização do estudo: 125 doentes, supostamente a maior parte em estado severo, sendo que segundo Kathleen Mullane, envolvida no ensaio clínico realizado por aquela Universidade, a maior parte recuperou e apenas dois terão falecido. A gravação não foi obtida em declarações à comunicação social mas em discussões internas entre membros da Universidade.

Link para o artigo:
https://www.statnews.com/2020/04/16/ear ... treatment/
Imagem

Administrador Fórum

Re: CoronaVirus, panico justificado...

por Opcard » 17/4/2020 11:38

mais_um Escreveu:
Opcard Escreveu:
Já India noto que não fazes ideia do trabalho colossal feito pelos ingleses algo que ultrapassa tudo

´É petulante da tua parte pensares em avaliar o que eu sei ou não sei.
O trabalho colossal dos ingleses na índia chama-se saque. Nunca tiveram uma visão de criar um pais uno e pacifico para mais tarde darem a independência. Tudo o que eles fizeram até serem obrigados a dar a independência foi em manter o subcontinente indiano controlado de forma a conseguirem extrair a maior riqueza possível (como todas as potências coloniais).

Depois de saírem, houve 3 guerras entre o Paquistão e a Índia, tens o conflito da Caxemira, o separatismo Sikh e nesse espaço vivem das pessoas mais pobres e com as piores condições de vida do mundo e tens o desplante dizer que eles fizeram um bom trabalho?

Sou sempre correcto mas não anjinho , deponho sempre de palavras adequadas e certas e educativas quando o quero e me dou ao trabalho sem palavrões , por norma escrevo sem esse esforço porque O contrário é trabalho é sofrimento .

, “ PETULANTE“ era dispensável como o Outro da a vaselina , nunca aqui irão ler uma palavra minha desse teor .Outra coisa que nunca faço utilizar utilizar frases que me dão jeito quando respondo mostro tudo .

Para educação e colocar na tua secretária e transmitirem a tua descendência foi o que fiz com minha com meu proveito e benefício hoje dos os meus compatriotas, ( perdoe-me a falta de modéstia ter 4 familiares que fizeram o juramento Hipócrates dá-me orgulho e angustia vendo o que passa nos hospitais )
são esses valores que defendo meu amigo são valores que tornam tudo possível .

Para memorizares
Educação porque ao acusares e utilizar essas palavras é um sinal de falta de educação, se te acusas a ti mostras que a educação começou , não te acusares a ti nem aos outros a tua educação está completa .
Editado pela última vez por Opcard em 17/4/2020 11:43, num total de 1 vez.

Registado: 14/3/2009 0:19

por Carrancho_ » 17/4/2020 11:08

mais_um Escreveu:
Opcard Escreveu:
Já India noto que não fazes ideia do trabalho colossal feito pelos ingleses algo que ultrapassa tudo

O trabalho colossal dos ingleses na índia chama-se saque. Nunca tiveram uma visão de criar um pais uno e pacifico para mais tarde darem a independência. Tudo o que eles fizeram até serem obrigados a dar a independência foi em manter o subcontinente indiano controlado de forma a conseguirem extrair a maior riqueza possível (como todas as potências coloniais).

Depois de saírem, houve 3 guerras entre o Paquistão e a Índia, tens o conflito da Caxemira, o separatismo Sikh e nesse espaço vivem das pessoas mais pobres e com as piores condições de vida do mundo e tens o desplante dizer que eles fizeram um bom trabalho?

O Colonialismo Inglês não é exemplo para ninguém. O Saque que fizeram não foi só na India, em África até as cavilhas das linhas de comboio trouxeram com eles. Aproveitaram o caminho desbravado pelos portugueses para conquistar terras, subjugar povos e explorá-los, muito mais que qualquer outro colonizador. As ex-colónias britânicas que hoje são evoluídas são-no por várias razões que não o seu ex-colonizador, a principal é o clima que muito tem haver com propagação de doenças. Ao contrário de Inglaterra, não por sermos santos mas porque tinhamos uma população de pouco mais de 1 Milhão de habitantes, os portugueses foram o colonizador mais inclusivo. Pelo que referi e porque o que nos movia, ao contrário dos Ingleses, eram essencialmente dois factores, comércio e espalhar a fé cristã (até pela herança Templária dos portugueses).

Quantos países tropicais estão na carruagem da frente?
Um abraço,

Carrancho

Registado: 17/1/2015 1:54

por mais_um » 17/4/2020 10:25

Opcard Escreveu:

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por BearManBull » 17/4/2020 10:23

O governo a adoptar uma solução liberal para um problema de escassez de oferta.

Nunca acreditei que disse-se isto mas parabéns pela medida.

Governo vai impor taxa máxima de lucro na venda de máscaras e álcool gel

Era bom que aprendessem a usar a mesma técnica noutros sectores, como imobiliário por exemplo.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por Luís Silva » 17/4/2020 10:04

ACTUALIZAÇÃO
Eis os elementos publicados ontem referentes a alguns países, nos gráficos tratados por milhão de habitantes (pmh).
São indicadores históricos a ler com cuidado tendo em conta as limitações dos dados e dos comparativos entre os países face a diferentes critérios de contabilização.
As anomalias estatísticas publicadas a 2 e 3 e 15 de Abril em França, 7 e 10 de Abril na Bélgica, 15 de Abril nos EUA (Nova Iorque) relativas a ocorrências anteriores, figuram no dia da comunicação.

Evolução de óbitos pmh (escala linear)
Imagem

Total de óbitos pmh (escala logarítmica)
Imagem

Óbitos diários pmh média dos últimos 7 dias (escala linear)
Imagem

Óbitos diários pmh (escala linear)
Imagem

Evolução ascendente na Belgica, EUA e Suécia (média 7 dias). Entre os países analisados, Bélgica é a partir de ontem o pais com maior mortalidade.

Casos diários pmh média dos últimos 7 dias (escala linear)
Imagem

Casos internados UCI pmh (escala linear)
Imagem

Casos activos pmh (escala linear)
Imagem

Baixo nível de casos recuperados em Portugal (2,6% do total).
Suíça, Áustria, Alemanha e Dinamarca parecem ter passado o pico do actual surto (máximos de casos activos ocorridos a 31 de março, 3 de Abril, 6 de Abril e 13 de Abril respectivamente). Na Rep. Checa, o maximo até agora registado foi há 3 dias.

Fonte: Worldometer

Registado: 30/4/2016 11:26

por Opcard » 17/4/2020 9:51

mais_um Escreveu:
Opcard Escreveu: A sua história mostra que foram os únicos a criar países de sucesso , USA , Canadá, Austrália Austrália ,Nova Zelândia países onde muitos milhões continuaram a querer ir para lá ir viver , e o trabalho mais espantoso feio na India ., Que tem para mostrar os outros países , violencia e miséria ...

Foi um lapso teres omitido as ex- colónias inglesas em Africa? O Paquistão? O Bangladesh? A Índia um trabalho espantoso? Essa é de rebolar no chão a rir...são milhões a quererem ir para a Índia todos os dias... :lol: :lol: . Os países que referistes não tem praticamente população nativa, basicamente foi transferir europeus para esses territórios e exterminar os nativos.

Muito cuidado ainda acabas na prisão , por muito menos já vi muitos serem processados , pois em causa a capacidade de certos povos ,então dizes que quando é a população nativa serão menos eficazes que população europeia transferida , boa sorte com esta afirmações .

Num jantar disse que o Chile era o país mais rico da A. do Sul único da OCDE e a Bolívia o mais pobre , infelizmente acrescentei um comentário , um era onde havia mais população europeia outro e onde havia menos , há países na Europa onde isto dá muito problema fui acusado de considerar que há povos superiores ...

O que eu mesmo gostava era de falar do UK e da Europa .

Já India noto que não fazes ideia do trabalho colossal feito pelos ingleses algo que ultrapassa tudo , obriga a muitos volumes de leitura para ter uma pequena ideia , fazer um país no meio de marajás é Hercule.

por mais_um » 17/4/2020 9:20

Opcard Escreveu: A sua história mostra que foram os únicos a criar países de sucesso , USA , Canadá, Austrália Austrália ,Nova Zelândia países onde muitos milhões continuaram a querer ir para lá ir viver , e o trabalho mais espantoso feio na India ., Que tem para mostrar os outros países , violencia e miséria ...

Foi um lapso teres omitido as ex- colónias inglesas em Africa? O Paquistão? O Bangladesh? A Índia um trabalho espantoso? Essa é de rebolar no chão a rir...são milhões a quererem ir para a Índia todos os dias... :lol: :lol: . Os países que referistes não tem praticamente população nativa, basicamente foi transferir europeus para esses territórios e exterminar os nativos.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Opcard » 17/4/2020 8:58

artista_ Escreveu:Eles podem querer esquecer o Brexit, os restantes paíeses é que não se devem esquecer... enfim, enquanto a pandemia durar acho bem que haja tréguas e que nos ajudemos uns aos outros no que pudermos, mas a UK não deverá ter previlégios especiais, por parte dos restantes países da UE!

Vou desabafar um bocado, por mim, para entrarem teria de haver um referendo em todos os outros paíeses para ver se os aceitávamos de volta... e eu votaria NÃO! Não são todos iguais, obviamente, mas uma boa parte dos meninos tem um tique de superioridade que sempre me irritou...

Aqui está um exemplo como nunca devemos estar nesta vida , eu estou sempre de braços abertos para tudo e todos dede que seja benéfica essa aproximação .

Está posição seria boas para as duas partes , já a separação a bruta será má para os dois lados , o UK faz muita falta para mim era o país que nunca devia sair, é o exemplo de liberdade são os seus valores que fizeram a melhor parte do mundo .

A sua história mostra que foram os únicos a criar países de sucesso , USA , Canadá, Austrália Austrália ,Nova Zelândia países onde muitos milhões continuaram a querer ir para lá ir viver , e o trabalho mais espantoso feio na India ., Que tem para mostrar os outros países , violencia e miséria ...

por mais_um » 17/4/2020 8:18

China revê em alta número total de mortes. Afinal, em Wuhan morreram mais 1290 pessoas que o reportado

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/c ... importados

Chegam no início da semana 65 dos 508 ventiladores pagos à cabeça pelo Governo

Mudança de regras a meio dos processos de encomenda e transporte por parte da autoridades chinesas e concorrência brutal entre países para comprar ventiladores tem atrasado a entrega das encomendas portuguesas.

https://www.publico.pt/2020/04/17/polit ... no-1912609

por artista_ » 17/4/2020 2:38

Eles podem querer esquecer o Brexit, os restantes paíeses é que não se devem esquecer... enfim, enquanto a pandemia durar acho bem que haja tréguas e que nos ajudemos uns aos outros no que pudermos, mas a UK não deverá ter previlégios especiais, por parte dos restantes países da UE!

Vou desabafar um bocado, por mim, para entrarem teria de haver um referendo em todos os outros paíeses para ver se os aceitávamos de volta... e eu votaria NÃO! Não são todos iguais, obviamente, mas uma boa parte dos meninos tem um tique de superioridade que sempre me irritou...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por pepe7 » 17/4/2020 2:08

pepe7 Escreveu:"Britânicos 'esquecem' Brexit e querem ajuda da UE no combate à pandemia"

https://www.noticiasaominuto.com/mundo/ ... a-pandemia

"Sondagem estima que 77% da população do Reino Unido seja favorável à manutenção de vários acordos europeus."

Alarga maioria da população do Reino Unido acredita que Boris Johnson deveria 'esquecer' o Brexit e trabalhar em conjunto com a União Europeia no combate à pandemia de Covid-19, segundo um estudo levado a cabo entre a Focaldata e o jornal britânico The Independent.

77% das pessoas que participaram nesta sondagem defenderam que, neste momento, a decisão mais sensata passaria por manter vários acordos europeus que permitam assegurar que o país tenha acesso a equipamentos de proteção, vacinas e testes.

Se reduzirmos o panorama, 57% dos cidadãos que admitem ter votado favoravelmente ao 'divórcio' com a União Europeia apoiam, agora, uma 'reconciliação', mesmo que seja a curto-prazo, durante o combate ao surto do novo coronavírus.

Uma opinião partilhada por 62% dos eleitores do Partido Conservador, 88% do Partido Trabalhista e 95% do Partido Liberal Democrata."

Agora...enfim... :shock: :twisted:
Já diz o ditado: "Casa arrombada trancas à porta"

"Depois da batalha aparecem os valentes..."

Registado: 29/4/2010 22:36

por pepe7 » 17/4/2020 2:06

...
Editado pela última vez por pepe7 em 17/4/2020 2:11, num total de 1 vez.

Registado: 29/4/2010 22:36

por MarcoAntonio » 17/4/2020 0:43

Deixo-te os primeiros dias também então.
Anexos
valores-diarios-a.PNG
valores-diarios-a.PNG (18.06 KiB) Visualizado 6144 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por macau5m » 17/4/2020 0:38

MarcoAntonio Escreveu:Penso que é isto que estás a pedir (não tenho colocado para manter o post relativamente simples).

Imagem

diarios(t) diz respeito aos testes dados como concluídos nesse dia
diarios(c) novos casos confirmados nesse dia
e a coluna com a % diz respeito à % de casos positivos nessa batch diária

A média global da taxa de positivos situa-se nos 12.5%.

Sim era isto, vou tentar analisar os casos com os testes realizados,

obrigado
Editado pela última vez por macau5m em 17/4/2020 11:44, num total de 2 vezes.

por MarcoAntonio » 16/4/2020 23:54

Penso que é isto que estás a pedir (não tenho colocado para manter o post relativamente simples).

Imagem

diarios(t) diz respeito aos testes dados como concluídos nesse dia
diarios(c) novos casos confirmados nesse dia
e a coluna com a % diz respeito à % de casos positivos nessa batch diária

A média global da taxa de positivos situa-se nos 12.5%.
Imagem

Administrador Fórum

por macau5m » 16/4/2020 23:46

MarcoAntonio Escreveu:Actualização/Portugal

Casos confirmados: +750 (total:18841)
Recuperados: +110 (total:493)
Óbitos: +30 (total:629)

Hospitalizações: 1302 (+102)
Em cuidados intensivos: 229 (+21)

Evolução de UCI, Hospitalizações, outros casos activos, óbitos e recuperações:

Imagem

Evolução diária de testes novos a suspeitos e testes concluídos:

Imagem

Curva da epidemia na forma de casos confirmados e óbitos acumulados, em escala logarítmica, de um grupo seleccionado de países, sincronizados (logo, desfazados no tempo) para quando cada país tinha cerca de 50 casos confirmados. Para "ler" com cautela e ir acompanhando. Países "comparáveis" a Portugal em área geográfica e/ou população global:

Imagem

Fonte dos dados nacionais: DGS.

Seria interessante comparar o numero diário de novos casos com o numero de testes efectuados, tens essa análise?

Eu penso que estando a testar bem abaixo da capacidade máxima, esse procedimento pode ter como objectivo o não saturar os serviços de saúde, assim vão-se testando à medida da disponibilidade hospitalar.

por Opcard » 16/4/2020 23:01

RPedroG Escreveu:
Opcard Escreveu:Tenho um amigo sempre que lhe telefono noto , que ele está a provocar um Krach na sua garrafeira só comparável a crise de 1929 ,

As perdas somam vários milhares euros , eu fico furioso aqueles vinhos que eu devia provar mesmo o Chateau De Latour de 1990 já foi , isto em ações do BCP daria para ser uns dos maiores acionistas do banco .

:lol:
estou na mesma situacao q o teu amigo.
só em vinhos esta crise ja me deu bastante prejuizo :wink: . o consumo é ainda mais alto do q o normal, e como estou à espera q as quintas engarrafem as ultimas colheitas, so me resta continuar a esvaziar o conteudo dos meus frigorificos de vinhos... o problema é q a cada dia q passa e a cada garrafa aberta a categoria dos vinhos (e o prejuizo) vai sendo mais alto.

Este meu amigo com medo do CoronaVirus crê menos numa vida por vir, para ele o presente é tudo.

Eu já antevendo a crise sugeri-lhe a mutualizaçao nas nossas garrafeiras que ele recusou ,
eu ainda lhe li alguma da argumentação do nosso 1.º ministro , mas ele fez ouvidos dr holandês .

por MarcoAntonio » 16/4/2020 23:00

RPedroG Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Sim, o assunto já tinha passado por aqui (nomeadamente as críticas de Christian Drosten, entre outros).

Ah peco desculpa entao. nao tinha reparado.
sinceramente nao li os posts nos 4-5 dias q estive ausente do forum.

É normal, não te preocupes com isto. Não tem qualquer problema.
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre_MF, BullDuck, Denário, Google [Bot], HFCA, iniciado1, karaya75, latbal, lito, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006, Zecadiabo e 173 visitantes