Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 14/4/2020 19:46

MarcoAntonio Escreveu:Vejo que isto se encaminha para outra discussão como a anterior, que eu não irei alimentar desta vez.

Tenho dificuldade em entender a tua postura que se limita sempre a criticar qualquer dado ou teoria apresentada sempre com os mesmos argumentos:
- Se forem dados ou nao sao reais ou nao representam o numero real de infetados, mortos, whatever, ou nao sao comparaveis.
- Se for teoria, ou nao é de uma fonte credivel ou nao foi ainda validada pelos pares, quandp todos sabemos o tempo que isso leva a acontecer.

Mas depois das-te ao trabalho de apresentar informacao que tu proprio nao consideras fidedigna ou, pior ainda, comparas dados que tu proprio consideras que nao podem ser comparados.

Enfim ... nao vale a pena, tens razao.

Registado: 19/12/2002 2:50

por Opcard » 14/4/2020 19:41

Não comprarem porque não sabem , ninguém sabe , , estão a perder o vosso tempo .

A Bélgica inicia o isolamento no mesmo dia de Portugal ou melhor a 17 Portugal a 16 e é o 2.º país do mundo com mais vítimas .

Nem todos os países contabilizam da mesma forma , será a explicação mais lógica.

Registado: 14/3/2009 0:19

por MarcoAntonio » 14/4/2020 19:39

Vejo que isto se encaminha para outra discussão como a anterior, que eu não irei alimentar desta vez.

E como nestas discussões o ponto central tende-se a perder no meio do ruído: o meu ponto é que para a eficácia das medidas, o número real de infectados à data das medidas desempenha um papel fundamental e nós não temos esse número.

Tenho dificuldade em perceber como é que alguém pode disputar esta questão. O único contra-argumento que encontro é que "não, porque a testagem é perfeita ou quase, os números oficiais espelham a realidade de forma virtualmente perfeita".
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Qualnhick » 14/4/2020 19:34

MarcoAntonio Escreveu:
Qualnhick Escreveu:Para que é que colocas os gráficos comoarativos dos varios paises ?
Tempo perdido ...

Como tenho sempre dito, os valores são meramente indicativos. Além disso, se me permites, não creio que seja tempo perdido porque muito embora não permitam tirar conclusões precisas, inequívocas, dão-nos indicações importantes.

Exactamente o mesmo se passa com o meu quadro, está exactamente na mesma posicao dos teus dados

MarcoAntonio Escreveu:Suspeito que a generalidade concordará, mas se achas que é tempo perdido, estás no teu inteiro direito. Assiste-te o direito de opinião. É tua.

Estou a usar os teus criterios para aferir a validade dos dados ou nao.
Ou seja, tu é que deverias considerar a informação que tu divulgas como irrelevante.
Entao achas que nao pode ser comparavel informacao entre os diversos paises e depois colocas graficos com essa informação ????

por MarcoAntonio » 14/4/2020 19:28

Qualnhick Escreveu:Para que é que colocas os gráficos comoarativos dos varios paises ?
Tempo perdido ...

Como tenho sempre dito, os valores são meramente indicativos. Além disso, se me permites, não creio que seja tempo perdido porque muito embora não permitam tirar conclusões precisas, inequívocas, dão-nos indicações importantes. Nomeadamente numa comparação grosso modo entre diferentes países (julgo que ninguém disputa que não estamos na situação de Itália ou Espanha, independentemente da precisão dos números). Bem como na análise e tipificação da evolução da situação (perceber se estarão a piorar, estabilizados ou a melhorar). Sempre com limitaçoes pois claro, como não me canso de ir referindo ao longo do tópico, mas informativos q.b...

Suspeito que a generalidade concordará, mas se achas que é tempo perdido, estás no teu inteiro direito. Assiste-te o direito de opinião. É tua.

Mais, tento na medida do possível complementar os dados com informação indirecta que permita balizar a informação, tendo já colocado, para Portugal, de forma sistemática os dados SICO, e para Espanha algumas referências à vigilância realizada pelo Instituto Carlos III, por exemplo.

Porque os números não são perfeitos, porque não seguem as métricas ideais, não significa que não consigamos ter uma perspectiva global das diferentes situações e como evoluem.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Qualnhick » 14/4/2020 19:21

MarcoAntonio Escreveu:
Qualnhick Escreveu:O quadro foi construido com base nos numeros oficiais e serve de comparativo entre os varios paises. Sao estes os numeros oficiais e, como tal, sao comparaveis pais a pais.

Quando os países têm critérios e ritmos diferentes de testagem, os números não podem ser comparáveis.

Ou seja, comparar espanha com italia, portugal, suecia etc nao faz sentido nenhum, nao pode ser comparável ..

Para que é que colocas os gráficos comoarativos dos varios paises ?
Tempo perdido ...

por MarcoAntonio » 14/4/2020 19:16

Qualnhick Escreveu:O quadro foi construido com base nos numeros oficiais e serve de comparativo entre os varios paises. Sao estes os numeros oficiais e, como tal, sao comparaveis pais a pais.

Quando os países têm critérios e ritmos diferentes de testagem, os números não podem ser comparáveis.

Qualnhick Escreveu:A tua primeira critica sobre uma coisa é a data cronologica outra é a situação em termos de infetados à data da entrada do isolamento é de quem nao leu o quadro, porque é essa uma das colunas.

O meu comentário é no sentido de que, para nenhum país, conhecemos o número real de infectados à data das medidas. Este, em conjunto com o carácter e eficácia das medidas, são os valores mais pertinentes para determinar o impacto das medidas. O número oficial é meramente o que se sabe, mas o virus não se dissemina em função do que se sabe, dissemina-se em função do que existe realmente na população. Infelizmente, não conseguimos nesta altura (e só vamos saber vagamente mais tarde) qual era a situação.

No caso de Itália, por exemplo, já foi assumido (nomeadamente nas conferências de imprensa da Protezione Civile) que o virus já andaria em Itália desde pelo menos Janeiro e que os clusters locais são anteriores à detecção. Além disso, também como já foi discutido aqui no tópico, a linha de óbitos em Itália começa a subir claramente antes, indiciando detecções tardias (ou mesmo post-mortem, quem sabe qual a parcela destes). O que quer dizer que os Italianos aperceberam-se dos clusters locais quando os casos começaram a cair em catadupa nos hospitais, mas que já se estavam a disseminar provavelmente há semanas. Este é provavelmente o caso mais flagrante e isto, basicamente, aconteceu em todos os países em alguma medida.

Mas nuns mais e noutros menos (nós nunca chegamos a esta situação, por exemplo).
Imagem

Administrador Fórum

por Qualnhick » 14/4/2020 19:09

MarcoAntonio Escreveu:Não serem o valor real (porque esse só o conseguimos estimar a posteriori) e não servirem de nada, são coisas diferentes. Por

O quadro foi construido com base nos numeros oficiais e serve de comparativo entre os varios paises. Sao estes os numeros oficiais e, como tal, sao comparaveis pais a pais.
A tua primeira critica sobre uma coisa é a data cronologica outra é a situação em termos de infetados à data da entrada do isolamento é de quem nao leu o quadro, porque é essa uma das colunas.

por MarcoAntonio » 14/4/2020 18:46

Qualnhick Escreveu:Tens as duas informacoes no quadro, a data de entrada em vigor do lockdown e a %de populacao infetada à data de entrada do lockdown, e é este o valor que interessa.

Qualnhick, com o devido respeito, tu não pareces entender as coisas que eu escrevo.

Qualnhick Escreveu:Nao entendo para que é que te das ao trabalho de colocar dados e graficos diariamente, infelizmente valem de pouco porque se nao se baseiam no numero de infetados reais nem de mortos reais, que segundo o que dizes apenas pode ser aferido posteriormente. Poupa-te esse trabalho diario ... nao serve de nada !!

Não serem o valor real (porque esse só o conseguimos estimar a posteriori) e não servirem de nada, são coisas diferentes. Por exemplo, o número de individuos em unidades de cuidados intensivos é um indicador importante per se. Além disso, os restantes, mesmo não sendo os reais, são indicativos e informativos. Mais uma vez, entre indicativo e conclusivo, há uma diferença. Ora, eu nunca disse que não valem para nada (nem os meus nem os teus). O máximo que posso aconselhar é leres atentamente as coisas que eu escrevo para assimilares, na medida do possível, a minha linha de pensamento em lugar de construires a tua ideia do que eu penso, que não espelha o que eu realmente penso. Em especial, o exagero e a hipérbole dispensam-se.

Lamento também que tenhas dificuldade em aceitar comentários construtivos e claramente pertinentes e os tomes como uma crítica destrutiva. Claramente, temos posturas completamente diferentes no tópico e, mais uma vez, não compreendes as minhas intervenções. Mas quanto a isso, pouco ou nada posso fazer e não vou alterá-la apenas porque não é do teu agrado.
Imagem

Administrador Fórum

por Qualnhick » 14/4/2020 18:43

[quote="MarcoAntonio"]Qualnhick, mais cedo no calendário e mais cedo em relação ao número de real de infectados, são duas coisas diferents. Além disso, o teu quadro não mostra o número real de infectados mas os casos conhecidos/confirmados em função do sistema de testagem, o que também são duas coisas diferentes. O número real de infectados à data da tomada das medidas não é conhecido (quanto muito pode ser inferido de outra informaçã, ou então estimado mais tarde em função de estudos serológicos complementares). Infelizmente, o teu quadro permite concluir pouco.[/quote]

Tens as duas informacoes no quadro, a data de entrada em vigor do lockdown e a %de populacao infetada à data de entrada do lockdown, e é este o valor que interessa.
Se ordenares o quadro com base nessa coluna ves que, por exemplo, Portugal foi o primeiro pais a tomar medidas e esta na posicao que esta (pouco menos que a meio da tabela) a suecia e brasil nem tomaram essas medidas e estao na posicao que estao, o brasil na melhor posicao, a suecia um pouco acima de poetugal, a Noruega foi a ultima a tomar essa decisao e está nos mais bem posicionados.
Este quadro foi construído com base nos numeros reais, o numero de infetados à data do lockdown sao os oficiaid e é com base nesses numeros que temos de trabalhar.
Acho curiosa a tua postura. Limita-se a criticar qualquer critério e qualquer teoria que se apresente.
Nao entendo para que é que te das ao trabalho de colocar dados e graficos diariamente, infelizmente valem de pouco porque se nao se baseiam no numero de infetados reais nem de mortos reais, que segundo o que dizes apenas pode ser aferido posteriormente. Poupa-te esse trabalho diario ... nao serve de nada !!

por MarcoAntonio » 14/4/2020 18:41

O aumento do número de casos dados como activos em Itália é o mais baixo desde o início de Março e em Espanha, onde o reporte de casos recuperados parece ser mais rápido, desce pela primeira vez. O número de óbitos diários está relativamente estabilizado e significativamente abaixo dos picos. O número de casos em UCI continua a baixar consistentemente em Itália.

Actualização/Espanha

Casos activos confirmados: -299 (total:86981)
Recuperados: +2777 (total:67504)
Óbitos: +567 (total:18056)

Evolução de casos dados como activos, óbitos e recuperados:

Imagem

Fonte dos dados: Ministerio de Sanidad.

-----------

Actualização/Itália

Casos activos confirmados: +675 (total:104291)
Recuperados: +1695 (total:35435)
Óbitos: +602 (total:21067)

Em cuidados intensivos: 3186 (-74)

Evolução de casos dados como activos, óbitos e recuperados:

Imagem

Fonte dos dados: Protezione Civile.
Imagem

Administrador Fórum

por yggy » 14/4/2020 18:32

Do primeiro caso ate ao numero de infectados na data de isolamento, qual a foi percentagem de aumentos?

Registado: 29/11/2007 11:56

por MarcoAntonio » 14/4/2020 18:27

Qualnhick, mais cedo no calendário e mais cedo em relação ao número de real de infectados, são duas coisas diferents. Além disso, o teu quadro não mostra o número real de infectados mas os casos conhecidos/confirmados em função do sistema de testagem, o que também são duas coisas diferentes. O número real de infectados à data da tomada das medidas não é conhecido (quanto muito pode ser inferido de outra informaçã, ou então estimado mais tarde em função de estudos serológicos complementares). Infelizmente, o teu quadro permite concluir pouco.
Imagem

Administrador Fórum

por Qualnhick » 14/4/2020 17:27

artista_ Escreveu:
Qualnhick Escreveu:
artista_ Escreveu:Eu tenho uma convicção muito forte de que aquilo que mais diferença faz tem a ver com o ponto em que se tomaram as medidas de isolamento. Os que as tomaram já com muitos casos, teriam uma base de infetados já muito grande e isso resultou em muito mais casos e mortes... os que as tomaram antes, o contrário. Depois haverá muitas outras pequenas medidas que também terão contribuido, eventualmente num caso ou outro o contributo pode ter sido significativamente grande (para um lado ou para o outro) mas na generalidade, estou plenamente convencido de que a altura em que avançaram com as medidas de contenção severas, foi de longe o que mais contribuiu para o evoluir da situação em cada país!

É isso é ... basta alias olhar para o seguinte quadro para se chegar a outras conclusoes:

O Ficheiro Capturar.JPG não está disponível

E quais são essas outras conclusões? Pois eu olhando tiro mais ou menos as mesmas.. e convém distinguir os casos reais existentes, dos detetados, que estão ligados ao número de testes realizados...

Tiras mais ou menos as mesmas ?
Entao o quadro demonstra que os paises que tomaram medidas "duras" mais cedo estao em pior situação que os que as tomaram mais tarde e tu tiras as mesmas conclusoes ?
Enfim ...
Toma lá o quadro actualizado e com mais dados, pode ser que consigas concluir alguma coisa assim:

Capturar.JPG

por artista_ » 14/4/2020 17:07

Qualnhick Escreveu:
artista_ Escreveu:Eu tenho uma convicção muito forte de que aquilo que mais diferença faz tem a ver com o ponto em que se tomaram as medidas de isolamento. Os que as tomaram já com muitos casos, teriam uma base de infetados já muito grande e isso resultou em muito mais casos e mortes... os que as tomaram antes, o contrário. Depois haverá muitas outras pequenas medidas que também terão contribuido, eventualmente num caso ou outro o contributo pode ter sido significativamente grande (para um lado ou para o outro) mas na generalidade, estou plenamente convencido de que a altura em que avançaram com as medidas de contenção severas, foi de longe o que mais contribuiu para o evoluir da situação em cada país!

É isso é ... basta alias olhar para o seguinte quadro para se chegar a outras conclusoes:

Capturar.JPG

E quais são essas outras conclusões? Pois eu olhando tiro mais ou menos as mesmas.. e convém distinguir os casos reais existentes, dos detetados, que estão ligados ao número de testes realizados...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Opcard » 14/4/2020 15:55

Afinal afinal uns sim outros nao desenvolvem , anticorpos , corados voltam a dar positivo

https://youtu.be/NCy-qvcDDl4

por MarcoAntonio » 14/4/2020 13:22

Deixo também a actualização dos dados SICO, que são importantes na medida em que permitem também, por via indirecta, confirmar que a situação está bastante controlada em Portugal. Estes dados sugerem ainda que poderemos já estar na fase descendente (muito embora, dada a variabilidade desta informação, seja necessário mais alguns dias para percebe-lo melhor, isto é, com maior segurança).

Imagem
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 14/4/2020 13:18

Sem novidades, situação relativamente calma em Portugal. Entretanto o ritmo de testes abrandou, o que não parece dever-se apenas ao fim-de-semana uma vez que se mantém nesta actualização de terça-feira (relativa a resultados até ao final de segunda).

Actualização/Portugal

Casos confirmados: +514 (total:17448)
Recuperados: +70 (total:347)
Óbitos: +32 (total:567)

Hospitalizações: 1227 (+40)
Em cuidados intensivos: 218 (+30)

Evolução de UCI, Hospitalizações, outros casos activos, óbitos e recuperações:

Imagem

Evolução diária de testes novos a suspeitos e testes concluídos:

Imagem

Curva da epidemia na forma de casos confirmados e óbitos acumulados, em escala logarítmica, de um grupo seleccionado de países, sincronizados (logo, desfazados no tempo) para quando cada país tinha cerca de 50 casos confirmados. Para "ler" com cautela e ir acompanhando. Países "comparáveis" a Portugal em área geográfica e/ou população global:

Imagem

Fonte dos dados nacionais: DGS.
Imagem

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 14/4/2020 13:16

Miguelllene/Wuzzu, apagámos mais um post teu. Já não bastava teres feito um filme para saíres do Caldeirão indignado e regressares com outro nick e continuas com uma agressividade inaceitável por aqui. Da próxima vez que apagarmos um post teu seremos obrigados a banir-te. Por isso, repensa a tua forma de participares no Caldeirão porque provavelmente este não é mesmo o melhor fórum para ti. Há por aí muitos fóruns em que podes intervir como tanto gostas sem que ninguém te incomode.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Qualnhick » 14/4/2020 12:10

Capturar.JPG
Capturar.JPG (64.7 KiB) Visualizado 6687 vezes

por Opcard » 14/4/2020 10:29

Àlvaro Escreveu:A pandemia revela outras epidemias. Então não é que o Estado gasta muitos milhões anualmente em formação de professores, havendo até Centros de Formação espalhados pelo País e, quando os alunos precisam de ensino à distância 45% ficam a ver navios porque os professores não sabem usar o computador! Pois não... alguém faz ideia o que é a formação em exercício? Imagine-se: uns lugares à sombra dos alunos nos Centros de Fromação, mais uns milhões para os sindicatos fazerem formação, mais uns amigos que são convidados para aquela formação sobre o que há décadas deixou de constar na internet por estar ultrapassado... em suma: uma epidemia! Portanto, eis agora do que se lembrou o Ministro da Educação! Formação, pois claro! Mas como é que se faz formação à distância a quem não sabe usar o computador para esse efeito? E o burro é o holandês?! :? :shock:
https://www.dn.pt/pais/professores-vao- ... ndbu21NwdM

Talvez percebam , o porque da riqueza e da pobreza das nações , sei por experiência minha tinha tudo para trabalhar a partir de casa há muito anos assim como todas as empresas no norte da Europa , chegada a crise a parte industrial vem o com os cuidado legais o resto faz teletrabalho.

Infelizmente depois desta crise a riqueza entre Norte e Sul pode-se agravar com todo o mal político que pode originar .

por Àlvaro » 14/4/2020 9:59

A pandemia revela outras epidemias. Então não é que o Estado gasta muitos milhões anualmente em formação de professores, havendo até Centros de Formação espalhados pelo País e, quando os alunos precisam de ensino à distância 45% ficam a ver navios porque os professores não sabem usar o computador! Pois não... alguém faz ideia o que é a formação em exercício? Imagine-se: uns lugares à sombra dos alunos nos Centros de Fromação, mais uns milhões para os sindicatos fazerem formação, mais uns amigos que são convidados para aquela formação sobre o que há décadas deixou de constar na internet por estar ultrapassado... em suma: uma epidemia! Portanto, eis agora do que se lembrou o Ministro da Educação! Formação, pois claro! Mas como é que se faz formação à distância a quem não sabe usar o computador para esse efeito? E o burro é o holandês?! :? :shock:
https://www.dn.pt/pais/professores-vao- ... ndbu21NwdM

Registado: 31/5/2014 23:07

por Luís Silva » 14/4/2020 9:49

ACTUALIZAÇÃO
Eis os elementos publicados ontem referentes a alguns países, nos gráficos tratados por milhão de habitantes (pmh).
São indicadores históricos a ler com cuidado tendo em conta as limitações dos dados e dos comparativos entre os países face a diferentes critérios de contabilização.
As anomalias estatísticas de 2 e 3 de Abril em França e 7 e 10 de Abril na Bélgica, referentes a ocorrências anteriores fora do âmbito hospitalar, figuram no dia da comunicação.

Evolução de novos casos e óbitos na Europa e América do Norte
Imagem

Total de Óbitos pmh (escala logarítmica)
Imagem

Óbitos diários pmh média dos últimos 7 dias (escala linear)
Imagem

Óbitos diários pmh (escala linear)
Imagem

Redução genérica de óbitos, à exceção da subida na Bélgica (26 óbitos pmh) que mantém níveis que se destacam dos restantes países analisados.
Nos Estados Unidos, destaque para abrandamento no estado de Nova Iorque para 34 obitos pmh (depois de mais de 40 pmh durante os 5 dias anteriores).
Em termos acumulados, Bélgica supera a mortalidade per capita de Itália.

Total de Casos pmh (escala logarítmica)
Imagem

Casos diários pmh média dos últimos 7 dias (escala linear)
Imagem

Casos diários pmh (escala linear)
Imagem

34 novos casos pmh em Portugal vs 59 no dia anterior. Nas últimas semanas, o nº de casos reportado à 2ª feira (com os dados de domingo) é o menor da semana porque há menos testes e resultados comunicados pelos laboratórios.
Relativamente a casos UCI, redução de -18% em Portugal (18 pmh), -2% nos Países Baixos (79 pmh) e subida +1% na Bélgica (106 pmh) e 2% na Suécia (85 pmh).

Casos activos pmh (escala linear)
Imagem

Baixo nível de recuperados em Portugal (apenas 2% do total).
Suiça, Austria e Alemanha parecem ter passado o pico do actual surto (máximos ocorridos a 31 de março, 3 de Abril e 6 de Abril respectivamente).

Fonte: Worldometer

Registado: 30/4/2016 11:26

por MarcoAntonio » 14/4/2020 5:05

miguellene Escreveu:Espero que lá porque não encaixa no dogma sirvas tu de referee mesmo que a quantidade de dados utilizados seja enorme e as diferenças claras.

O despropósito dos teus posts continua igual apesar de teres mudado de nick. Lê com atenção o meu post em lugar de disparatares. O que eu disse é que era uma hipótese e que tanto quanto sabia decorriam ensaios clínicos para verificar a sua validade. Quanto às reservas e potenciais problemas que existem em relação a este pre-print, bastava desceres e leres os diversos comentários. Não os tweets, mas os comentários.

Embora, francamente, alguns dos problemas sejam bastante óbvios. Isso não quer dizer que não existe relação, necessariamente, mas estes papers têm aspectos problemáticos no método e na qualidade dos dados que não permitem estabelecer conclusivamente se de facto existe uma relação nem pouco mais ou menos. Se existir de facto uma relação, em breve saberemos. Para já, é uma hipótese.
Imagem

Administrador Fórum

por Gaio Azul » 14/4/2020 3:06

MarcoAntonio Escreveu:
Gaio Azul Escreveu:Concordo com tudo o que acabaste de escrever. Mais uma vez expliquei mal. Recebo muita informação diariamente. Tento ler tudo ou quase tudo e tento formar uma opinião.
Neste momento há muita informação contraditória.
Posso dizer com toda sinceridade que este fórum é dos mais precisos que já li. Os comentários são de pessoas cultas, críticas e embora às vezes discutam, todos têm a mesma meta: a verdade.
Vim aqui com uma mente aberta e não tenho problema em dizer quando estou equivocado. Nunca tive.
As análises e os comentários são "sharp" e mostram bem a evolução das reflexões.
Estamos a viver uma situação difícil por ter tantas incógnitas. Estamos a evoluir conforme a informação recebida e a análise desta.

Óptimo. É uma excelente postura. E espero, naturalmente, que não fiques melindrado com as interpelações.

Claro que não :D Embora não participe muito, vou lendo e conhecendo os participantes.
"Open-minded people don't care to be right, they care to understand. There's never a right or wrong answer. Everything is about understanding."

"Do not judge. You do NOT know what STORM I have asked them to walk through." God

"Be sure to taste your words before you spit them out."

Registado: 27/3/2020 7:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], cacha, GalegoPT, Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, peterteam2, Shimazaki_2, Top5555, trend=friend e 128 visitantes