Portfolio PXYC

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros de uma forma genérica e a todo o tipo de informação útil que possa condicionar o desempenho dos mesmos

Moderadores: pata-hari, Ulisses Pereira, MarcoAntonio

Re: Portfolio PXYC

por Ocioso » 13/5/2019 22:58

Com o que tens em carteira, a longo prazo, o teu retorno andará sempre abaixo dos 10%.

Registado: 14/4/2015 1:34

por PXYC » 13/5/2019 23:40

Ocioso Escreveu:Com o que tens em carteira, a longo prazo, o teu retorno andará sempre abaixo dos 10%.

no PSI Geral recomendas-me alguma acção com probabilidade de retorno acima dos 10%?
eu quero em algum momento ter acções de outras bolsas, mas o valor que posso reservar para a minha carteira é ainda bastante diminuto e por esse motivo não me meti em outras bolsas onde teria (ainda) mais comissões.

Registado: 13/10/2014 16:44

por Ocioso » 14/5/2019 0:42

PXYC Escreveu:
Ocioso Escreveu:Com o que tens em carteira, a longo prazo, o teu retorno andará sempre abaixo dos 10%.

no PSI Geral recomendas-me alguma acção com probabilidade de retorno acima dos 10%?
eu quero em algum momento ter acções de outras bolsas, mas o valor que posso reservar para a minha carteira é ainda bastante diminuto e por esse motivo não me meti em outras bolsas onde teria (ainda) mais comissões.

Recomendo a compra, duas vezes por ano, preferencialmente nas correcções, do S&P 500 durante décadas.

por PXYC » 14/5/2019 15:35

Ocioso Escreveu:Recomendo a compra, duas vezes por ano, preferencialmente nas correcções, do S&P 500 durante décadas.

de certa forma tenho aplicado isso ao PSI Geral nos últimos 6 meses, comprei apenas na correcção do último trimestre de 2018 e na correcção que estamos a viver agora, espero ver isso influenciar positivamente a minha rendabilidade já daqui a 2 anos.
entendo o que dizes do S&P 500, mas neste momento não é uma opção para mim.

por Ocioso » 14/5/2019 16:50

PXYC Escreveu:
Ocioso Escreveu:Recomendo a compra, duas vezes por ano, preferencialmente nas correcções, do S&P 500 durante décadas.

de certa forma tenho aplicado isso ao PSI Geral nos últimos 6 meses, comprei apenas na correcção do último trimestre de 2018 e na correcção que estamos a viver agora, espero ver isso influenciar positivamente a minha rendabilidade já daqui a 2 anos.
entendo o que dizes do S&P 500, mas neste momento não é uma opção para mim.

No PSI apenas tens meia dúzia de empresas que se aproveitam, com elas, irás ter uma carteira muito concentrada e com um retorno inferior ao do MSCI EMU.

por PXYC » 24/9/2019 21:55

Atualizo com nova reflexão sobre a evolução da (minha) Carteira PXYC, com dados consolidados até 2T 2019. Vou focar esta actualização apenas nos dividendos.

O meu objectivo é o investimento de longo prazo focado em dividend stock, e se bem tenho reinvestido o valor dos dividendos em novas compras, assumo com pouca originalidade que tudo o que quero para o futuro é rendimento passivo! :pray:
O gráfico apresenta o retorno absoluto e percentual dos dividendos desde que iniciei a carteira:

Imagem

Ora, verifico que já há 3 anos que a minha yield líquida anual se mantém pouco acima dos 3%.
O meu objetivo seria atingir os 4% líquidos, algo que este ano apenas será possível com algum dividendo extraordinário (falta ainda receber Novabase no 2S). Seja como for, não estou frustrado com 3%. É claro que este número isolado não diz nada sobre o retorno total, e de facto, coincidindo com o pagamento de dividendos no PSI20 este ano veio logo a seguir uma correcção brutal do preço de algumas acções (ej. NAVIGATOR) que penalizou o meu retorno total - mas afinal o retorno total é mau por causa dos dividendos ou com as condicionantes macro (juros BCE, guerra comercial, etc) a penalizar o preço das ações devo ao menos agradecer os dividendos? :-k
Olhando para as acções compradas individualmente, dividiria a minha avaliação nestes 3 grupos:

GOOD PAYOUT: REN, NAVIGATOR, NOVABASE
    Estas cotadas têm pago bons dividendos sem pôr em causa os fundamentais, como exemplo os dividendos recebidos até agora dos meus investimentos na REN e NAVIGATOR em 2015/2016 já pagaram 25% do valor investido, ao mesmo tempo que os resultados líquidos têm sido estáveis e crescentes. :wink:

SUSPICIOUS PAYOUT: EDP, BCP
    A EDP pagou dividendos acima dos resultados, e se não fosse pelo bom momento das energéticas já teria vendido as minhas acções -- mas se mantiver este comportamento de payout acima de resultados em 2020 vou mesmo vender (fiquei escaldado com os CTT). E quanto ao BCP não sei o que diga, é aquela acção que sempre é decepcionante apesar de nunca ficar decepcionado :roll: , este ano deu-me o rebuçado do primeiro dividendo apesar de não haver muitos motivos para ficar contente.

BAD PAYOUT: CTT, CORT.AMORIM
    Os CTT foram um péssimo investimento, foi como pagar entrada meia-hora antes do fim da festa, apenas não vendo porque sou da opinião que pese aos fracos fundamentais está ainda assim sub-avaliada. Em relação 'a Corticeira Amorim, tenho deixado de reforçar porque parece que terminou a sua tendência ascendente e o payout actual é quase nada, mas não me posso queixar do retorno total.

Olhando para o valor absoluto recebido, divirto-me a pensar que autonomia me proporciona, digamos que em 2019 seria quanto baste para pagar a minha factura anual de condomínio :lol:. Compreendo que são valores aborrecidos, mas reflectem a realidade de quem tem recursos limitados para fazer reforços.
Editado pela última vez por PXYC em 26/9/2019 13:51, num total de 2 vezes.

por GamesOver » 24/9/2019 23:32

Acho que te fazia falta ai ALTRI e NOS.
Não digo que sejam actualmente bons investimentos, só estou a referir o dividendo em relação à cotaçao.

Registado: 17/8/2018 16:19

por PXYC » 25/9/2019 12:29

GamesOver Escreveu:Acho que te fazia falta ai ALTRI e NOS.
Não digo que sejam actualmente bons investimentos, só estou a referir o dividendo em relação à cotaçao.

No que diz respeito à bolsa portuguesa apenas penso adicionar Jerónimo Martins, e quando chegar aos 15.000€ de investimento no PSI vou começar a investir fora de Portugal.

Quanto às tuas sugestões, as telecomunicações não me interessam, e papeleiras já tenho NVG e não quero expor-me demasiado a esse segmento.

por forza algarve » 25/9/2019 12:38

GamesOver Escreveu:Acho que te fazia falta ai ALTRI e NOS.

eu tambem concordo..

Registado: 25/2/2019 17:26

por ativo » 21/10/2019 12:59

PXYC, dado já teres estado no Fórum depois de ter respondido à tua mensagem particular e a minha mensagem de resposta ainda figurar na minha caixa de saída de mensagens, alerto-te, deste modo, para o envio por mim de resposta à tua mensagem particular. Vê a tua caixa de entrada de mensagens particulares. Agradeço que me confirmes o visionamento da minha mensagem particular de resposta.
Cumprimentos. Ativo.

Registado: 24/1/2014 17:24

por PXYC » 21/10/2019 20:52

ativo Escreveu:PXYC, dado já teres estado no Fórum depois de ter respondido à tua mensagem particular e a minha mensagem de resposta ainda figurar na minha caixa de saída de mensagens, alerto-te, deste modo, para o envio por mim de resposta à tua mensagem particular. Vê a tua caixa de entrada de mensagens particulares. Agradeço que me confirmes o visionamento da minha mensagem particular de resposta.
Cumprimentos. Ativo.

com efeito vou abrindo o fórum ora no telemóvel ora no computador, e a tua mensagem passou-me despercebida quando abri no telemóvel.
obrigado pela resposta! :wink:

por pata-hari » 21/10/2019 22:01

Ocioso, fiquei curiosa com uma coisa que escreveste: define correcção do SP. Quanto de queda? como defines essa correcção? é algo que é muito mais complexo de fazer do que de dizer, daí a curiosidade em saber como geres esses momentos.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Daniel@Machado, EuRico$, Ferry57, Francisco Miguel, jmmalmeida, lfhm83, LoneWolf, m-m, malakas, pattern, RFPB, vinas1976, Xadrezinho e 43 visitantes