Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por trend=friend » 11/9/2018 9:04

Mesmo num cenário bear, uma ida aos 5400 (consolidar canal e retestar penúltimo mínimo significativo) fica bem no gráfico e aliviará indicadores.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por SFT » 11/9/2018 8:52

Eu acho que estamos numa fase de lateralização com possível rompimento de suporte (5250 - 5300) do canal de consolidação.

O candle da semana passada é feio para caraças, mas se esta semana houver um comportamento positivo acho que posso assumir que foi um falso breakout.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.

Registado: 20/5/2014 19:02

por EAGLE BULLMARKET » 11/9/2018 8:46

Sim , é claro que esta zona 5200-5300 , é um suporte importante antes dos 5000.

Para mim para o curto / medio prazo é importante ter quebrado em baixo a LTA que vinha desde 2016 e para já a tendência é de queda até voltar para cima da LTA .

E como é sabido , na minha opinião é muito mais importante nos próximos 2 meses como se vai comportar o SP500 , que o gráfico do PSI .

O gráfico do PSI vamos acompanhando a evolução , que na minha opinião neste momento , tem uma tendência atual de queda , estando abaixo da LTA , com pequenos ressaltos obviamente , nada cai a pique .

E suporte do PSI está muito apoiado na não variação da EDP e EDPR com 20% do índice .

Sem a OPA que na minha opinião não terá sucesso e após terminada , devem vir as cotadas para valores inferiores , poderemos após terminada a OPA , ver o PSI com valores bastantes inferiores com estas cotadas em nível bem abaixo.

Ai veremos a tendência de queda do gráfico PSI a acentuar-se

Registado: 11/5/2018 15:17

por SFT » 11/9/2018 8:39

EAGLE BULLMARKET Escreveu:Não disse nada disso , nem falei em nenhum canal descendente no PSI , só se diz o que dá jeito .
A queda no PSI ainda está a começar após quebrada a LTA .
Para inverter a probabilidade maior de queda tem de voltar novamente para cima da LTA , isso é que era dar a volta .

Só exemplifiquei que depois de quebrada a LTA com maior probabilidade em termos técnicos poderá continuar a queda , independente de ter estado a subir .

O tipo de queda no gráfico o mercado vai nos mostrar.

Já percebi o que quiseste dizer com o gráfico da SON. Por momentos assustei.me com o potencial canal descendente no PSI. Foi má interpretação da minha parte. Obrigado pelo esclarecimento.

Queres ver uma cena marada? PSI no gráfico semanal.

chart.png

por EAGLE BULLMARKET » 11/9/2018 8:27

SFT Escreveu:Estás a dizer.me que consegues ver o canal descendente da SON no gráfico do PSI, é isso?

Podes pôr aqui o gráfico do PSI com o canal descendente para me ajudares a identificá.lo, sff?

Não disse nada disso , nem falei em nenhum canal descendente no PSI , só se diz o que dá jeito .
A queda no PSI ainda está a começar após quebrada a LTA .
Para inverter a probabilidade maior de queda tem de voltar novamente para cima da LTA , isso é que era dar a volta .

Só exemplifiquei que depois de quebrada a LTA com maior probabilidade em termos técnicos poderá continuar a queda , independente de ter estado a subir .

O tipo de queda no gráfico o mercado vai nos mostrar.

por SFT » 11/9/2018 8:22

Estás a dizer.me que consegues ver o canal descendente da SON no gráfico do PSI, é isso?

Podes pôr aqui o gráfico do PSI com o canal descendente para me ajudares a identificá.lo, sff?

por EAGLE BULLMARKET » 11/9/2018 8:15

SFT Escreveu:Metes um gráfico a subir desde 2016 e focas.te na "tendência actual de queda" (que tem um mês). Gosto do "está tudo dito".

Com a LTA de medio prazo clara e visivelmente quebrada em termos técnicos , tendencialmente tendem a imperar as quedas e o sentido descendente .
Com LTA de medio prazo quebrada a probabilidade maior agora é de continuar as quedas , independentemente da subida anterior .

Não é por ter subido muito tempo que tem de continuar a subir , neste caso é alias o inverso.

Como exemplo tecnico ver no gráfico da SON o que aconteceu ao titulo e a tendência depois de quebrar em baixa a LTA de medio prazo com muitos meses , tem estado sempre a cair .
Anexos
son 1109.PNG

por SFT » 11/9/2018 8:09

Metes um gráfico a subir desde 2016 e focas.te na "tendência actual de queda" (que tem um mês). Gosto do "está tudo dito".

por EAGLE BULLMARKET » 11/9/2018 7:51

PSI após múltiplos dias em queda forte , e no estado técnico de sobrevendido, ontem lá conseguiu o pequeno ressalto técnico esperado por muitos , na zona de suporte dos 5200.
Quando a maioria lhe chama ressalto , está tudo dito sobre a tendência atual de queda .

Agora nesta zona 5200-5300 tenta aguentar o suporte .
veremos agora como se comporta nesta zona de suporte após o ressalto.
Anexos
psi 1009.PNG

por SFT » 10/9/2018 23:57

EAGLE BULLMARKET Escreveu:Este é um artigo muito interessante de ler.

Artigo mal escrito, torto e cheio de banalidades.

por EAGLE BULLMARKET » 10/9/2018 22:31

Este é um artigo muito interessante de ler.

Mas não sou eu que assino .

É o José Gomes Ferreira ( Só para que não hajam confusões )

"Vem aí Tempestade Financeira "

"Um artigo para todos os que se interessam por Finanças, Economia e Política, em jeito de alerta, não de alarme."

"A líder do Conselho de Supervisão do BCE, Danièle Nouy, declarou na semana passada que a próxima crise estará associada ao mercado imobiliário. E mais cedo ou mais tarde uma nova crise financeira acontecerá.

O alerta não é isolado, muitos dirigentes das grandes instituições financeiras internacionais têm repetido declarações de aviso sobre o impacto da injeção massiva de dinheiro nos mercados financeiros globalizados. Os principais índices das bolsas europeias e americanas atingiram níveis historicamente nunca vistos que toda a gente sabe, incluindo os agentes que ganham muito nesses mercados, serem insustentáveis.

Enquanto só uma parte da injeção massiva de dinheiro nos circuitos financeiros pelos bancos centrais chegou à economia real, ajudando a reduzir o desemprego, grande parte desse dinheiro criou bolhas de especulação imobiliária e está a minar a capacidade de milhões de trabalhadores, incluindo da classe média, de pagar habitação condigna próxima dos seus locais de trabalho (um fenómeno agravado pelo aumento dos fluxos de turismo, que ao mesmo tempo ajuda as economias locais).

Não só os preços dos imóveis, mas sobretudo os preços das ações, obrigações e outros títulos de dívida, estão claramente sobrevalorizados. (Os empréstimos de dinheiro da banca às atividades de produção de bens e de serviços da economia tradicional mantêm-se muito abaixo dos níveis do princípio do século, enquanto a parte financeira das economias inchou como um balão, ultrapassando o volume pré-2007) A correção é só uma questão de tempo. Há quem arrisque dizer, muito pouco tempo."

https://sicnoticias.sapo.pt/opiniao/201 ... nanceira-1

por Ativo » 10/9/2018 0:58

maceirafernandesjose Escreveu:Activo aquilo que eu acabei agora de dizer é conversa de charlatão,não ligues. :)

"maceirafernandesjose", já percebi, há algum tempo, que o que pretendes, muitas vezes, é, apenas, trocar umas palavras com alguém. :wink: Uma boa noite para ti!

Registado: 24/1/2014 17:24

por maceirafernandesjose » 10/9/2018 0:54

Activo aquilo que eu acabei agora de dizer é conversa de charlatão,não ligues. :)

Registado: 17/12/2013 1:15

por Ativo » 10/9/2018 0:44

maceirafernandesjose Escreveu:Activo e se eu disser agora que mais tarde ou mais cedo vamos bater com a cabeça na parede nem é quase de certeza é mais que certo,mas acertar no timing é que já não é nada façil, quase de certeza que vou açertar,ou antes vou açertar mais tarde ou mais çedo. :)

Claro que o dia e a hora de começo de uma crise não é coisa que se possa indicar. :lol: Mas pode-se, em certos contextos, indicar-se um prazo dentro do qual é provável o aparecimento de uma crise. Essa informação é de enorme valor, pois permite, avisadamente, começar a virar a vela!!!

Em relação à recente crise com que Portugal se confrontou houve quem, com competência na matéria, fosse capaz de indicar dentro de que prazo de tempo, se não fosse corrigida a trajetória, bateríamos na parede!

Começaste por dizer que as crises não são anunciadas, agora já admites que algumas o são, simplesmente não te dizem o dia e a hora exatos do início do evento! :lol:

por maceirafernandesjose » 10/9/2018 0:30

Activo e se eu disser agora que mais tarde ou mais cedo vamos bater com a cabeça na parede nem é quase de certeza é mais que certo,mas acertar no timing é que já não é nada façil, quase de certeza que vou açertar,ou antes vou açertar mais tarde ou mais çedo. :)

por Ativo » 10/9/2018 0:09

maceirafernandesjose Escreveu:Activo o socras pediu o pedido de assistençia finançeira apenas em 2009 e porque foi obrigado,a crise já tinha começado çerca de um ano antes ,e antes disso poucos tinham alertado para isso. :)

Eu não disse que foram muitos ou poucos que alertaram para a trajetória que o país seguia, foram alguns, não interessa o número, interessa, sim, que houve quem alertasse e não foi ouvido! :)

por maceirafernandesjose » 10/9/2018 0:04

Activo o socras pediu o pedido de assistençia finançeira apenas em 2009 e porque foi obrigado,a crise já tinha começado çerca de um ano antes ,e antes disso poucos tinham alertado para isso. :)

por Ativo » 9/9/2018 23:51

maceirafernandesjose Escreveu:Activo em portugal houve quem alertasse que iamos bater na parede sim ,mas quanto tempo antes ,2 ou 3 anos. :)

Até ao pedido de ajuda por parte do Governo encabeçado por Sócrates houve quem continuasse a alertar para o risco de irmos "bater na parede". :)

por maceirafernandesjose » 9/9/2018 23:42

Activo em portugal houve quem alertasse que iamos bater na parede sim ,mas quanto tempo antes ,2 ou 3 anos. :)

por Ativo » 9/9/2018 23:30

maceirafernandesjose Escreveu:Eagle há que respeitar o poder da tendençia e quem se atreve a desrespeitar a tendençia é quase sempre esmagado pelo poder da tendençia,e concordo com o SFT que quando as crises são anunciadas já há sangue nas ruas,ninguem anuncia crises antes de aconteçerem. :)

Não concordo: algumas crises são anunciadas antecipadamente, mas o que se passa é que, antes de elas chegarem, não se quer ouvir falar em tal, está-se na "festa", eufórico, e ninguém quer ouvir dizer que a festa vai terminar, ninguém, então, escuta devidamente quem anuncie o fim próximo da "festa".

Por exemplo, em Portugal houve quem alertasse para o facto de que iriamos "bater na parede". Assim aconteceu, Portugal teve depois que se submeter a um programa de assistência financeira exigente. :)

por maceirafernandesjose » 9/9/2018 22:11

Eagle há que respeitar o poder da tendençia e quem se atreve a desrespeitar a tendençia é quase sempre esmagado pelo poder da tendençia,e concordo com o SFT que quando as crises são anunciadas já há sangue nas ruas,ninguem anuncia crises antes de aconteçerem. :)

por EAGLE BULLMARKET » 9/9/2018 17:54

psi semanal 0909.PNG
psi semanal 0909.PNG (43.92 KiB) Visualizado 4000 vezes
Anexos
psi diario  chart 0909.PNG

por SFT » 7/9/2018 22:27

EAGLE BULLMARKET Escreveu:Saber que todos os excessos estão instalados e saber o timing da pancada são coisas completamente diferentes .

Concordo inteiramente.

Em tempos li um livro chamado American Sucker. É uma história, contada na primeira pessoa, cujo autor relata como perdeu uma pipa de massa à custa das Dot.Com e da brincadeira que o Greenspan fez, ao declarar do nada que havia uma bolha. Aquilo basicamente é um relato, quase diário, do que se passou. As crises, como eu as vejo, não saem pré.anunciadas no jornal nem em títulos a negrito.

As crises acontecem quando já houver sangue nas ruas. Em 1929, eram tantas as ordens que o ticker apresentava o preço praticado com horas de diferença. E mesmo a queda do Lehman Brothers, se alguém disser que já sabia que ia acontecer mente.

Se amanhã a China, hipoteticamente e para combater as tarifas, inundar o mercado de dólares até ajuda os países "emergentes" e ninguém se lembrará destas semanas por uns tempos.

Enfim. É ir olhando. Sem sentimentos.

por EAGLE BULLMARKET » 7/9/2018 22:14

Saber que todos os excessos estão instalados e saber o timing da pancada são coisas completamente diferentes .

Não levar um rombo na carteira num crash já é algo que não é para todos .

Alguns já há muito tempo no mercado sabem da bolha , e já têm existido nos últimos meses claros avisos de proeminentes figuras .

Mas quem se tem atrevido a shortar este mercado estratosférico de excessos em especial grandes fundos nos estados unidos, no ultimo ano tem saído fortemente queimado .

Há que aguardar que mercado decida que já chega de excessos e uma crise surja . Mas o mercado é soberano .

Agora que USA continue em máximos históricos por muitos mais meses e muito acima dos 3.000 Pontos sem uma forte correção duvido.

Para já aguardo uma correcção forte até final de Outubro e depois veremos o que o mercado nos proporciona .

Tranquilo

por SFT » 7/9/2018 22:02

EAGLE BULLMARKET Escreveu:
EU já .

Em 2007 A crise imobiliária americana era esperada por alguns muitos meses antes de acontecer .
E nos USA houve quem ganhasse fortunas com isso.

Muitos meses antes, comecei a ler vários artigos em sites americanos , onde se dizia que os NINJA loans eram uma loucura e que aquilo estava ao rubro e nunca seria pago por famílias sem rendimentos e para se ter um empréstimo gigante para comprar casa bastava ter pulso para assinar e alguém tratava dos documentos .

Muitos Meses antes da crise eu já estava fora do mercado a aguardar a pancada e quando aconteceu assisti impávido e sereno sem nenhum impacto na carteira .

Quem está atento muitos meses antes os sinais são evidentes dos excessos.

Em 2000 também já muito se falava da loucura das valorizações tecnológicas , embora ai eu estivesse há poucos anos no mercado e para mim ainda não era evidente que mesmo com grandes valorizações ia provocar um crash, e sai logo no inicio das quedas quase sem impacto na carteira .

Quando todos os sinais estão lá , é só esperar o catalisador e a pancada . Claro que o timing é decidido pelo mercado .

Por isso passei por 2 crashes sem mazelas na carteira.
Quando os sinais são por demais evidentes jogo á defesa e espero pela pancada .

Era aí que eu queria chegar: alguns sabiam. Os poucos que fizeram dinheiro fizeram.no porque acompanham o mercado, foram ao terreno, metem as mãos na trampa. O trabalho é que provoca sucesso. (o mercado, em geral, andava a comprar produtos AAA com financiamento...)

Dizes ainda que houve quem ganhasse fortunas e tu orgulhas.te teres ficado de fora, sabendo o que ia acontecer. É preciso coragem ficar de fora de uma oportunidade dessas sabendo que a mesma iria acontecer...

Ainda hoje estive a ler o tópico do BES. No dia que fez 0,30 - 0,20 - 0,12 cêntimos ainda havia quem perguntasse o que ia acontecer na segunda-feira seguinte. E havia quem quisesse fazer.se ao osso sem saber que ia ficar literalmente com o osso na boca, sem chicha.

Vejo demasiado pessimismo por aqui. Quando a crise vier, e há.de vir, vai ser o stop loss a mandar e ninguém estará à espera. (a minha teoria é que a crise virá com a inflação e subida veloz das taxas de juro na Zona Euro e USA, porque a inflação da maneira como está a economia tem tudo para subir feita Armstrong no Alpe d'Huez)

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Dragon56, Google Adsense [Bot] e 118 visitantes